Concelho de Elvas com cerca de 70% da população vacinada contra a Covid-19

O concelho de Elvas conta já “com cerca de 70% da população vacinada contra a covid-19, o que corresponde a cerca de 15 mil pessoas com a vacinação completa”, segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, Tiago Bugio.

No total, foram administradas, no concelho, cerca de 28 mil vacinas. Bugio considera que estes “são valores muito bons, se bem que há uma faixa etária que será agora vacinada, o que fará aumentar esta percentagem, relembrando “a vacinação dos 16 e 17 anos, onde no sábado passado foram vacinados 324 jovens, já esta sexta-feira está prevista administração de mais 508 vacinas”.

A vacinação de jovens, entre os 12 e 15 anos, vai decorrer durante os próximos dois fins de semana, havendo “2300 jovens para vacinar, no entanto alguns não estão a responder à chamada do Centro de Saúde, ou a fazer o auto agendamento, devido ao período de férias”. Para este sábado, adianta, “há confirmação de 250 que serão vacinados”.

A vacinação decorre a “bom ritmo”, e para Tiago Bugio é algo que se reflete “no número baixo de internamentos, adiantando que, em Elvas, há apenas quatro pessoas internadas, e no distrito são nove, destas uma está em cuidados intensivos”. “Comparando o número de infetados com os internamentos, a vacinação está assim a responder ao objetivo inicial”, explica Tiago Bugio, mas apela para que “não se baixe a guarda e se mantenham todos os cuidados relativos à doença, como uso de máscara, etiqueta respiratória, distanciamento social”.

Quanto à modalidade de Casa Aberta, que decorre igualmente na Estrutura de Vacinação Concelhia, instalada no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, Tiago Bugio explica que “está a correr bem e que se destina a pessoas com mais de 16 anos, e que, por diversos motivos, ainda não foram vacinadas, pelo que podem deslocar-se a este local e levar a vacina, entre as 11 horas e o meio-dia”. Esta “é uma forma para aproveitar todas as vacinas, sem se desperdiçar”. O coordenador municipal da Proteção Civil diz ainda que até ao momento, “não houve desperdício de vacinas, no concelho”.

Parte vidro do Núcleo do Sporting e confessa delito na PSP

O Núcleo de Elvas do Sporting foi na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto, alvo de um ato de vandalismo, depois de arremessada uma pedra da calçada a um dos vidros da porta da coletividade.

O responsável pelo sucedido, um indivíduo, de sexo masculino, contudo, e” num ato de arrependimento”, segundo revela o chefe José Moreira, da PSP de Portalegre, entregou-se, logo de seguida, na esquadra de Elvas, confessando o delito.

“Isto é um crime de natureza semi-pública e caberá agora ao titular de direito de queixa, neste caso, à pessoa que estiver a explorar este estabelecimento, apresentar queixa contra o indivíduo, caso assim o pretenda”.

O ato do indivíduo, revela ainda o chefe José Moreira, vem na sequência de quezílias antigas com o proprietário do estabelecimento. “Em temos criminais, isto será um processo autónomo, se é que vai existir”, adianta.

Contactado pela Rádio ELVAS, o presidente da direção do Núcleo, Carlos Cambóias, explica que “a direção repudia este e qualquer tipo de ato de vandalismo” e que irá “apresentar queixa na PSP de Elvas”, para dessa forma ser ressarcida dos danos materiais causados, que rondam os “mil euros”.

Mais seis casos de Covid-19 e uma alta em Elvas

Elvas regista esta quarta-feira, 18 de agosto, seis novos casos de Covid-19 e uma recuperação, pelo que há agora 28 casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1643 casos de infeção, dos quais 1582 já recuperaram da doença.

Da doença, no concelho, já morreram 29 pessoas.

Sessão de retrato de estúdio para seniores em Monsaraz

Amanhã, 19 de agosto, pelas 9.30 horas, a praia fluvial de Monsaraz vai receber uma sessão de retrato de estúdio para seniores. Esta atividade faz parte do Topofilias, um projeto de fotografia para seniores, integrada no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

A sessão é produzida pela Malvada Associação Artística, sob a direção artística de Ana Luena e José Soares. As fotografias estão a cargo de José Miguel Soares, com assistência de produção de Beatriz Ourique.

José Miguel Soares é fotógrafo e psicólogo, residiu em Lisboa e em Roma onde trabalhou em imagem e comunicação durante mais de uma década. Atualmente mora em Évora. As suas fotografias estão publicadas em dezenas de revistas e publicações e em paralelo a este trabalho de autor tem realizado vídeo e fotografia comercial para agências e marcas nacionais e internacionais.

“O Elvas” defronta esta quarta-feira a equipa espanhola do Montijo

A equipa sénior de “O Elvas” continua a sua preparação para o Campeonato e a Taça de Portugal, defrontando hoje, em Espanha, a equipa do Montijo, a partir das 20 horas.

Até agora, a equipa elvense já realizou três jogos de treino. No primeiro, em casa, diante do Grupo União Sport empatou a duas bolas. No segundo, também no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, saiu derrotado do encontro com a equipa do Montijo, por 2-0.

Na semana passada, “O Elvas” foi a Montemor bater o Grupo União Sport por 1-0.

De recordar que “O Elvas” defronta o Rabo de Peixe, em jogo que abre a Série E do Campeonato de Portugal, no próximo dia 29.

Já a 11 de setembro, na primeira eliminatória da Taça de Portugal, a equipa elvense entra em campo para enfrentar o Sacavenense. Estes dois jogos são disputados em Elvas. O da taça será transmitido, em direto, no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.

Mais dois óbitos e 185 novos casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista esta quarta-feira, 18 de agosto, mais 185 casos de Covid-19 e dois óbitos, devido à patologia, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 35.736 casos de infeção e registadas 1.004 mortes.

Portugal regista mais 2.983 casos Covid e 17 óbitos

Portugal regista esta quarta-feira, 18 de agosto, mais 2.983 casos de Covid-19 e 17 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2.206 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 695 doentes internados, menos 49 que ontem, 139 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco).

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde, existem 44.505 casos ativos da infeção em Portugal, mais 760 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.601 pessoas vítimas de Covid-19 em território nacional e foram identificados 1.009.571 casos de infeção. Ao todo há 947.465 doentes recuperados da doença em Portugal.

“Balanço a ser feito quando acabarem os apoios”, diz presidente da ERT Alentejo

Foto Ambitur

A apresentação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) ou de teste negativo é obrigatória no acesso a estabelecimentos turísticos e alojamento local, em todo o país.

Estas medidas, implementadas pelo Governo, condicionaram, “ao início o funcionamento destes empresários turísticos. No entanto, após as empresas terem percebido melhor as condições destas regras, tudo passou a correr com normalidade e é algo perfeitamente assumido hoje em dia”, como nos referiu Vítor Silva (na foto), presidente da Turismo do Alentejo.

Vítor Silva assegura que, até ao momento, “poucas empresas turísticas fecharam portas definitivamente. É verdade que há algumas de animação turística que estão inativas porque trabalham, sobretudo, com o turismo internacional. E esse não existe. Eu penso que o balanço que fizermos, para a animação turística, hotelaria e restauração, terá que ser feito quando acabarem os apoios do Estado porque aí é que vamos perceber quem tem capacidade para continuar no mercado”.

De acordo com o da OCDE, a pandemia e os esforços globais de contenção da doença representam uma contração de 45 a 70% da economia do turismo internacional, mas as indústrias do turismo local também estão a ser afetadas, uma vez que se estima que cerca de metade da população mundial esteja limitada por medidas de contenção.

UCC Elvas.com em destaque no “Elvas + Solidária”

Desde 2011 que o Centro de Saúde de Elvas conta com uma Unidade de Cuidados na Comunidade, a UCCElvas.com, que está hoje em destaque no programa “Elvas + Solidária”.

Maria José Pestana, enfermeira nesta unidade, revela que a intervenção da equipa de trabalho tem como missão “contribuir para a melhoria o estado de saúde” da população do concelho de Elvas, através de várias parceiras: com a Câmara Municipal, GNR, PSP, Segurança Social, as juntas de freguesia e as escolas.

A UCC resulta de um plano de ação e de intervenção, em 2008, com a reestruturação dos cuidados de saúde primários, tendo em Elvas, começado a trabalhar junto da população no início de 2011.

A equipa da UCC Elvas.com é formada por seis enfermeiros e por outros vários técnicos, como um médico, uma nutricionista, uma assistente social, um fisioterapeuta e uma psicóloga.

Durante este período de pandemia, os técnicos e profissionais desta unidade tem dado resposta à realização de testes à Covid-19 e a colaborar no processo de vacinação.

Barragem do Caia com 64 por cento da sua capacidade

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia era, ao dia de ontem, 17 de agosto, de 122 milhões e 298 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 228,48 metros.

Este volume corresponde a 64,37 por cento, em relação à cota de descarga (que corresponde a 190 milhões de metros cúbicos) da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quarta-feira

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 18, novos casos de infeção por Covid-19, nem recuperações, pelo que mantém com sete casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 684 casos positivos, dos quais 666 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

Delta Q lança campanha de comunicação Palavra por Palavra

A Delta Q celebra o 90º aniversário do Comendador Rui Nabeiro com o lançamento de uma campanha de comunicação ímpar, que desafia os portugueses a dedicar e a partilhar as palavras que melhor definem o fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Com o mote “Uma celebração palavra por palavra”, a campanha tem um site próprio, 90AnosComendador.mydeltaq.com, onde qualquer pessoa pode deixar uma palavra de celebração dedicada ao Comendador Rui Nabeiro. A campanha terá presença em outdoor, rádio, televisão e digital, uma estratégia de media definida pela Initiative, com criatividade da agência Label e produção da Bro, com realização de Fabiana Tavares.

Nas últimas seis décadas, Rui Nabeiro chegou longe, “sem nunca esquecer as origens”, e é hoje o rosto humano da marca e da história da Delta Cafés. Foi esta história que inspirou a Delta Q a criar, não só esta campanha ímpar, mas também o blend de assinatura Delta Q Comendador Collection. Um café pensado ao detalhe, feito pela mão e mestria do próprio Comendador, de torra lenta e especialmente cuidada. Os grãos de café utilizados neste blend têm origem na região costa-riquenha de Tarrazu e na Ilha de Java na Indonésia, e dão origem a um café encorpado, envolvente e rico em notas de cacau, chocolate e avelãs torradas.

Para uns, Senhor Rui, para outros Comendador, e em comum, a admiração pelo homem que fez da sua história de vida um exemplo para todos os portugueses. O Comendador Rui Nabeiro é, indiscutivelmente, uma figura singular, um homem admirado e acarinhado por todos, mesmo pelos que não o conhecem pessoalmente. O que poucos sabem é que, aos 90 anos, o Sr. Rui continua a apurar cafés com a mesma paixão e dedicação do primeiro dia.

“O meu avô é um homem único e generoso que merece ser celebrado por todos nós. A participação que já tivemos nesta campanha mostra o quanto Rui Nabeiro é admirado e isso deixa-me, verdadeiramente, emocionado e agradecido”, afirma Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

MA Arte, Galeria e Molduras no Retoma da Economia

A MA Arte, Galeria e Molduras existe em Elvas há cerca de 25 anos, atualmente na Rua da Feira.

É um espaço “dedicado à arte e molduras que Já teve mais capacidade e mais material mas, atualmente, o negócio veio um pouco a baixo”, de acordo com o seu proprietário Miguel Laranjeira (na foto).

Nesta galeria “o cliente traz o trabalho e a ideia que tem e eu faço. Já fiz molduras de camisolas de jogadores, espadas, sapatos, muita coisa. As pessoas nem imaginam aquilo que se pode emoldurar e é um trabalho que pode ficar bonito, exposto numa parede da nossa casa em vez de estar fechado numa gaveta”.

A MA Arte, Galeria e Molduras está em destaque na edição de hoje do programa Retoma da Economia.

Centro Educativo Alice Nabeiro com diversas atividades este verão

O Centro Educativo Alice Nabeiro está a desenvolver, durante estas férias de verão, e em segurança, diversas atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças.

Pensando na inovação tecnológica a que escola foi submetida, ao longo de 2020, devido à pandemia, e como explica o coordenador pedagógico da instituição, Carlos Pepê, “havia muito trabalho a fazer ao nível das competências pedagógicas” e decidiram reforçá-las “na questão da sustentabilidade”. Desta forma, “foram desenhados desafios de oficina, e onde há um projeto para cada uma das oficinas temáticas, e também uma partilha de competências entre os vários técnicos do Centro”.

Ao longo destas semanas, vão sendo desenvolvidas atividades ligadas às artes, biblioteca, ciências, entre outras, que têm um foco comum: “o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável, saúde pública, alterações climáticas e aquecimento global, em que muitos dos desafios apontam na direção de um pensamento mais sustentável, e uma atitude mais consciente, desde o pré-escolar, o que demonstra uma aposta e qualificação reforço de competências e recursos, para as crianças”, revela Carlos Pepê.

A manhã é dedicada a “aplicações online, através de quadros interativos para que as crianças aprendam a jogar entre elas e ligadas à motricidade, depois as crianças trabalham na plataforma online UBU, onde aprendem o conceito de desenvolvimento sustentável associados à programação, bem como momentos lúdicos”. A tarde, há um bloco dedicado à leitura e reforço escolar e depois os desafios semanais onde estão a trabalhar com blocos de tabuleiros”. Carlos Pepê afirma que “são atividades diversificadas e enriquecedoras do ponto de vista da aprendizagem, assim como do ponto de vista do desenvolvimento de competências de cada criança”.

Centro Educativo Alice Nabeiro que desenvolve, até setembro, várias atividades lúdico-pedagógicas com as crianças da instituição.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O segundo prémio do sorteio de ontem, 17 de agosto, do Euromilhões, no valor de 478 mil euros, saiu a um apostador em Portugal, assim como a um no estrangeiro.

Sem totalistas no sorteio de ontem, o jackpot engorda para 29 milhões a sortear na sexta-feira.

O terceiro prémio, de 18 mil euros, saiu a seis jogadores, todos com aposta registada no estrangeiro, enquanto o quarto, de dois mil euros, saiu a 17 jogadores, um deles em território nacional.

A chave vencedora do sorteio do Euromilhões de ontem é composta pelos números 12, 31, 41, 42 e 47 e as estrelas 4 e 6.

Feira Taurina de São Mateus com duas corridas no coliseu de Elvas

A tradicional Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta com duas corridas de touros, a 18 e a 24 de setembro, no coliseu Comendador Rondão Almeida.

A 18 de setembro estarão em praça os cavaleiros João Moura Jr. e Marcos Bastinhas, a lidar  touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório. Pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Já a 24 de setembro, os cavaleiros João Moura Caetano e Francisco Palha e o matador António Ferrera enfrentam toiros da ganadaria Varela Crujo. Pegam os Forcados Académicos de Elvas e do Aposento da Moita.

As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.