A Câmara Municipal de Évora aprovou, recentemente, por unanimidade o Plano Municipal da Juventude 2021/2025.
Este é um “documento estratégico que permite planear o desenvolvimento e implementação das políticas de carácter global e transversal, que respondem aos desafios colocados, facilitam recursos e serviços que possibilitam aos jovens alcançar plena cidadania”, revela a autarquia em comunicado.
O Plano Municipal da Juventude teve por base “a elaboração do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora e consolidou-se com a abertura de diversos canais de participação juvenil, os quais tiveram ampla resposta por parte dos jovens do Concelho, num processo bastante rico, tanto na diversidade de entidades intervenientes como nos contributos recolhidos”.
O Município revela ainda que este é um documento “em permanente transformação”, estando sempre aberto à introdução de novas medidas, programas ou projetos, podendo e devendo ser atualizado para acompanhar as mudanças da realidade e a existência de novos desafios, preocupações e constrangimentos.
O plano está assente em quatro eixos estratégicos: Évora Participativa (Comunicação & Novas Tecnologias/Participação & Associativismo/Equipamentos Municipais), Évora Criativa (Emprego & Inovação/Cultura & Criação), Évora Solidária (Educação & Formação/Habitação/Cidadania & Igualdade) e Évora Sustentável (Ambiente, Património/Território & espaço Público/Desporto, Lazer & Vida Sustentável). Estes quatro eixos contêm diversos objetivos operacionais, alcançados através de um vasto conjunto de ações concretas, contendo referência a programas, projetos e iniciativas já implementadas ou a implementar pelo município.


O Clube Elvense de Natação, representado por três atletas, marcou presença no Meeting “Dia Nacional do Dardo”, que decorreu no passado sábado, 31 de julho, em Castelo de Vide.
O Clube Elvense de Natação (CEN) participou, representado pelas atletas Bárbara Franco e Ana Sofia Caldes, este fim de semana, no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos de Portugal – Open, no Jamor, em Lisboa, em piscina longa de 50 metros.
A Extremadura regista esta segunda-feira, 2 de agosto, 291 novos casos de Covid-19 e um óbito devido à doença. Destes novos casos, 73 foram registados na área de saúde de Badajoz.
Foi efetivada, na passada quarta-feira, dia 28 de julho, em reunião do executivo municipal, a transferência de competências na área da Cultura, que pressupõe a entrega do Castelo de Elvas, edifício, equipamentos e funcionários adstritos, à Câmara Municipal de Elvas.





Fruto de onde o Campo é Maior com as suas vastas planícies a perder de vista, nasce o novo monocasta branco Adega Mayor Gouveio. Estruturado e aromaticamente expressivo apresenta-se como um branco alentejano de perfume e frescura ímpares, reforçando a gama de Monocastas brancas Adega Mayor
O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública realizou, entre 26 de julho e 1 de Agosto, 10 operações de fiscalização rodoviária tendo controlado 384 veículos e elaborado 19 autos de contraordenação; realizou ainda seis ações de fiscalização das medidas de prevenção a adotar por forma a prevenir a ocorrência de incêndios rurais; duas de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; quatro de fiscalização no âmbito da pandemia Covid-19 e uma de fiscalização no âmbito das oficinas de reparação automóvel.
O concelho de Elvas regista hoje, segunda-feira, dia 2, duas recuperações de Covid-19, estando ativos 37 casos de infeção.
A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo há já algum tempo que vem a ajudar a população mais vulnerável do concelho, com a atribuição de bens alimentares. A verdade é que o número de cabazes que a instituição oferece duplicou, neste período da pandemia.
Tiago Abreu (na foto), que chegou a fazer parta da lista da coligação “Elvas Somos Nós” PSD/CDS-PP à Assembleia Municipal, é o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Borba.
O Alentejo regista esta segunda-feira, 2 de agosto, 27 novos casos positivos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
Portugal regista esta segunda-feira, 2 de agosto, mais 1.190 casos de Covid-19 e nove óbitos associados à doença, segundo a Direção-Geral da Saúde. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.448 casos de recuperação.
A coligação “Elvas Somos Nós” PSD/CDS-PP entregou hoje as listas dos candidatos aos órgãos autárquicos do concelho.
O auto de consignação da obra de requalificação da antiga estrutura residencial para pessoas idosas, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, foi assinado hoje.
À Câmara Municipal de Campo Maior coube a responsabilidade da comparticipação nacional. João Muacho, presidente da autarquia campomaiorense, mostra-se muito orgulhoso com este investimento. “Que daqui por um ano possamos estar a inaugurar este espaço com toda a dignidade e dedicada àqueles que muito deram a Campo Maior”.
Sem registo, esta segunda-feira, 2 de agosto, de novos casos de Covid-19, Campo Maior vê hoje o número de casos ativos, no concelho, descer, com a recuperação de três doentes.
Um incêndio que deflagrou esta segunda-feira, 2 de agosto, numa habitação em Cortiçadas de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, fez dois feridos ligeiros, sendo que outras três pessoas tiveram de receber assistência.
Patrícia Vitorino é naturopata e tem com consultório, na Derma Health, em Elvas. A naturopatia surge na sua vida há cerca de seis anos, altura em que um familiar conseguiu curar um problema de saúde com recurso a esta terapêutica não convencional, a partir daí, Patrícia decidiu tirar o curso de naturopatia.
Atualmente, e tendo em conta as nomas do Governo, relativas à pandemia, quem quiser usufruir de uns dias em alojamentos rurais e locais, ou em hotéis deve apresentar um certificado digital ou um teste negativo à Covid-19.
O Atum com Tempura de Legumes, do restaurante Acontece Avenida, em Elvas, é um dos pré-finalistas do concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”.
O concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” conta, na pré-final com 49 pratos, sete de cada uma das sete categorias, nomeadamente, petiscos, pratos vegetarianos, pratos veganos, peixe e marisco, carne, cozinha molecular e doçaria. Na mesa categoria do Restaurante Acontece estão o Filete de Robalo da Zambujeira e a Trilogia de Polvo, da Nazaré.