Câmara de Évora aprova Plano Municipal da Juventude

A Câmara Municipal de Évora aprovou, recentemente, por unanimidade o Plano Municipal da Juventude 2021/2025.

Este é um “documento estratégico que permite planear o desenvolvimento e implementação das políticas de carácter global e transversal, que respondem aos desafios colocados, facilitam recursos e serviços que possibilitam aos jovens alcançar plena cidadania”, revela a autarquia em comunicado.

O Plano Municipal da Juventude teve por base “a elaboração do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora e consolidou-se com a abertura de diversos canais de participação juvenil, os quais tiveram ampla resposta por parte dos jovens do Concelho, num processo bastante rico, tanto na diversidade de entidades intervenientes como nos contributos recolhidos”.

O Município revela ainda que este é um documento “em permanente transformação”, estando sempre aberto à introdução de novas medidas, programas ou projetos, podendo e devendo ser atualizado para acompanhar as mudanças da realidade e a existência de novos desafios, preocupações e constrangimentos.

O plano está assente em quatro eixos estratégicos: Évora Participativa (Comunicação & Novas Tecnologias/Participação & Associativismo/Equipamentos Municipais), Évora Criativa (Emprego & Inovação/Cultura & Criação), Évora Solidária (Educação & Formação/Habitação/Cidadania & Igualdade) e Évora Sustentável (Ambiente, Património/Território & espaço Público/Desporto, Lazer & Vida Sustentável). Estes quatro eixos contêm diversos objetivos operacionais, alcançados através de um vasto conjunto de ações concretas, contendo referência a programas, projetos e iniciativas já implementadas ou a implementar pelo município.