Casa arde completamente em Elvas

Ao final desta tarde de sexta-feira, um incêndio destruiu uma habitação devoluta na Rua Dr. Januário Cavalheiro, na Boa-Fé, em Elvas.
Os Bombeiros de Elvas foram chamados ao local, tendo mobilizado dez operacionais e quatro viaturas.

A habitação encontrava-se há algum tempo devoluta e o acumular de vegetação já originou queixas dos vizinhos, precisamente pelo risco de incêndio.

Veja o vídeo:

DPOINT vence concurso regional do Poliempreende

“DPOINT” é o projeto vencedor do concurso regional do Poliempreende.

As apresentações dos sete projetos a concurso decorreram na passada quarta-feira, dia 9 de junho, no auditório  dos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre e tiveram a duração de dez minutos,  seguindo-se período de discussão do projeto.

A avaliação esteve a cargo do júri presidido por Albano Silva, presidente do Politécnico  de Portalegre e onde estiveram ainda Maria Luís Rodolfo, representante da Caixa Geral  de Depósitos; Alexandra Correia em representação da Associação de Desenvolvimento  Regional do Alentejo; João Assunção, representante do Parque do Alentejo de Ciência  e Tecnologia e Artur Romão, pelo Gabinete do Empreendedorismo e Emprego do  Politécnico de Portalegre, unidade organizadora do concurso.

Após apresentação e discussão dos projetos a concurso, o júri utilizou grelhas de  avaliação tendo por base uma grande variedade de parâmetros, que incluem o grau de  inovação de negócio, plano de marketing, plano financeiro, exequibilidade, impacto  socioeconómico e competências da equipa.

Classificação final:

1º classificado – “DPOINT” de André Antão, aluno da licenciatura de Gestão, na Escola  Superior de Tecnologia e Gestão;

2º classificado – “TUBEFARM & SMARTCITIES” de Ana Lebre, aluna da licenciatura  em Agronomia, na Escola Superior Agrária de Elvas, e Bruno Pimenta;

3º classificado – “ENG.COM” de Luciana Nunes Gomide, aluna do mestrado de Gestão  de PME, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

De acordo com o regulamento do concurso regional, o projeto vencedor é premiado com  dois mil euros, o segundo classificado recebe 1.500 euros e serão entregues mil euros ao projeto que ficou  em terceiro lugar. Além dos prémios monetários, os três primeiros classificados recebem ainda  três meses de incubação gratuita na BioBIP.

O projeto “DPOINT” irá representar o Politécnico de Portalegre no concurso nacional, a  realizar em Santarém, onde poderá habilitar-se a vencer mais dez mil euros.

O júri decidiu ainda atribuir ao projeto “TUBEFARM & SMARTCITIES” o Prémio Startup  Labware, para reconhecimento de projetos e ideias de negócio, que apresentem  soluções de base tecnológica que respondam a desafios para o desenvolvimento  urbano da região Alentejo NUT II e que se enquadrem na estratégia europeia de cidades inteligentes e que contribuam para um ou mais objetivos definidos pelas Nações Unidas  para Desenvolvimento sustentável.

O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos  Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das  universidades), que surgiu em 2003.

Esta é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de  negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos,  diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem  equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.

O objetivo é fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento  de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e  proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.

Estremadura espanhola com 51 novos casos Covid

A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 11 de junho, mais 51 casos de Covid-19 e nenhuma vítima mortal associada à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 45 doentes, num total de 75.119 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 21 pessoas, quatro em Unidades de Cuidados Intensivos.

Visita especial ao Forte de Santa Luzia este sábado

O Forte de Santa Luzia vai ser o destino da visita guiada especial, que se realiza este sábado, dia 12, a partir das 10 horas.

Trata-se de uma visita guiada mais prolongada por todo o espaço do forte, em que se incluem as contraminas e a cisterna, locais usualmente encerrados ao público. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

As visitas guiadas cumprem o plano de contingência, respeitando as normas da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso de máscaras e o distanciamento social.

“Lava.Pó.Nada” sobe esta sexta-feira ao palco do cineteatro de Elvas

Tem início hoje, dia 11 de junho, o segundo acto da Festa do Teatro em Elvas, promovido pela associação UmColetivo, com a peça “Lava.Pó.Nada”.

Pelas 21 horas, a dança da criadora brasileira Bárbara Faustino (na foto), em parceria com coreógrafa argentina Janice Landritsky será apresentados ao público, no cineteatro municipal de Elvas.

“Esta peça nasce do meu encontro com a bailarina Janice Landritsky, em Lisboa, onde vivemos neste momento e do desejo de criar algo juntas”, começa por contar Bárbara Faustino. “Descobrimos essa afinidade através do movimento e de um poema da Hilda Ritz, que é uma poetisa brasileira, que tem um livro chamado “Do Desejo” e em que ela pergunta ao desejo ‘quem és tu?’. E o desejo responde: lava, depois pó e, depois, nada”, adianta.

É a partir do impulso de se questionarem sobre os seus desejos,  Bárbara Faustino e Janice Landritsky construíram esta obra de dança, durante o ano passado e o início de 2021.

“Estamos super contentes de estar aqui, a partilhar finalmente a peça, que também conta com uma instalação de um artista plástico espanhol, com quem nos cruzámos em Lisboa e que criou uma cenografia muito bonita para a peça”, revela ainda a bailarina brasileira.

Amanhã, também a partir das 21 horas, mas na Casa Tangente, será a vez da companhia Bestiário apresentar uma das suas peças em Elvas, no âmbito desta Festa do Teatro. Já no domingo, dia 13, pelas 11 horas, “Lullaby”, uma peça de teatro para bebés, é apresentada pelo Teatro Plage, no cineteatro de Elvas.

UÉ espera receber 365 alunos estrangeiros em setembro

A Universidade de Évora (UÉ) ocupou 100% das vagas na 1.ª fase do concurso especial de acesso para estudantes internacionais, nos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado.

A reitora da Universidade, Ana Costa Freitas (na foto), explica que “o número de vagas tem vindo a aumentar de ano para ano. Apesar de, normalmente, não virem todos os inscritos é muito bom que a Universidade de Évora seja conhecida lá fora e que tenhamos preenchido estas 365 vagas, que representam uma percentagem do número de vagas do concurso nacional de acesso”.

De acordo com a reitora, os alunos, provenientes sobretudo de países africanos e do Brasil, “adaptam-se muito bem. Eu penso que o facto de ser uma cidade pequena faz com que gostem e passem a palavra”.

A questão da pandemia poderá, de alguma forma, ter beneficiado “o Alentejo uma vez que os alunos que vêm de fora procuram universidades em regiões onde os números de infeção não são tão elevados”, garantiu a reitora.

Universidade de Évora com 365 novos alunos estrangeiros, nos cursos de licenciatura e mestrado integrado a iniciar a sua formação académica na já em setembro.

Táxi Coletivo é inovação em Montemor

Para dar resposta a um problema de mobilidade já antigo, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, lançou, recentemente, o projeto-piloto “Táxi Coletivo”.

Este era um projeto que constava do programa eleitoral do atual executivo da União de Freguesias, mas que só agora viu a luz do dia, tendo em conta as “demoradas negociações” e o surgimento da Covid-19, segundo explica o presidente António Danado. Com este projeto procurou-se “tentar criar soluções para colmatar as faltas de transporte coletivos nas aldeiras e lugares da freguesia”, adianta.

Sem conseguir dar resposta a essas faltas, através da Rodoviária do Alentejo, a União de Freguesias encontrou nos taxistas de Montemor-o-Novo o melhor parceiro para este projeto. Os taxistas acabam por cobram menos um euro, nas deslocações, com a União de Freguesias a comparticipar em três euros. O restante valor, adianta António Danado, terá de ser pago pelos utentes.

Por esta altura, cada táxi só pode fazer deslocar duas pessoas, de cada vez, sendo que, passada a pandemia, o valor a pagar pelo transporte será ainda mais baixo, caso o automóvel vá cheio.

Com horários e trajetos definidos, o Táxi Coletivo leva as pessoas de São Geraldo, Fazendas do Cortiço, Monas, Reguengo, Ferro da Agulha, Rosenta e Cavaleiros até Montemor-o-Novo.

António Danado assegura ainda que este é um projeto ainda em avaliação, para se perceber se há possibilidade de o mesmo perdurar no tempo, dando resposta às necessidades da população.

O objetivo do Táxi Coletivo passa por agilizar as deslocações das pessoas mais velhas e mais vulneráveis, facilitando o processo e diminuindo os custos por pessoa em cada viagem. A marcação para este serviço deve ser feita através do contacto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras (266 070 750).

Os horários, os trajetos disponíveis e os preços das viagens para consultar na imagem abaixo:

TaxiColetivo

DECO alerta para cuidados a ter na gestão do dinheiro

Muitos jovens abrem e começam a gerir a sua primeira conta à ordem quando se iniciam no mercado de trabalho ou quando entram para a universidade. O cartão de estudante é, muitas vezes, também cartão de débito associado a uma conta à ordem.

“O banco concede um plafond e o estudante vai gastando até que surge o dia em que tem de devolver o dinheiro que o banco lhe emprestou, até com juros, e tudo começa a complicar-se”, refere Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

“Nesta fase, porventura, o primeiro passo de maior impacto na vida financeira do estudante será o recurso ao crédito. O crédito estudante ou para formação prevê um período de carência, em que só paga juros. Veio facilitar o acesso ao ensino e à formação a quem não dispõe de meios financeiros para tal, mas o estudante deve saber que vai pagar juros. Quanto mais tempo estiver a pagar, mais juros suportará. Logo, mais caro lhe vai sair o crédito no final.

A oferta deste tipo de produto, ao nível de créditos para estudantes, é diversificada e com juros bonificados, podendo incluir uma Garantia Mútua por parte do Estado. Mas se optar por essa solução, o conselho da DECO é para que compare e que não peça mais do que necessita, pelo que é fundamental fazer uma boa gestão financeira o que implica a tomada de decisões e opções no dia-a-dia”, sublinha.

DECO alerta consumidores, e sobretudo os jovens, para cuidados a ter na gestão do dinheiro. Este é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Maria Inês Alvarenga.

Aquamaior procede a intervenção de desbaratização e desratização em Campo Maior

A Aquamaior vai proceder nos dias 14,15 e 16 deste mês, a partir das 7.30 horas, a uma intervenção de desbaratização e desratização, no concelho de Campo Maior.

Para tal, informa os utilizadores do sistema de distribuição de água e de recolha de efluentes do concelho, que para “o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, solicita-se à população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, por favor contacte os serviços da Aquamaior, através do número 268 689 309.

A Aquamaior adianta ainda que tentará “realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”.

Campo Maior sem alterações na situação epidemiológica

O concelho Campo Maior não regista esta sexta-feira, dia 11, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

Tentativa de assalto a snack-bar no Bairro de São Pedro

O snack-bar “As Manas 2”, no Bairro de São Pedro, em Elvas, foi alvo de uma tentativa de assalto na madrugada desta sexta-feira, dia 11 de junho.

Os alarmes, como revela a proprietária, Andreia Carmo, soaram por volta das 5.15 horas. “Alguns vizinhos ligaram-me e entretanto eu liguei para o meu cunhado, que mora aqui no Bairro de São Pedro. Ele conseguiu chegar o mais rápido possível”, adianta. Ao chegar, o cunhado de Andreia deparou-se “com a porta toda partida”. Terá visto ainda “um senhor a fugir pela ribanceira acima”.

Andreia Carmo adianta que, quem partiu o vidro da porta do estabelecimento, não conseguiu entrar no seu interior, pelo que não foi furtado qualquer bem do café.

O prejuízo resultante do vidro partido é de cerca de 300 ou 400 euros, explica ainda Andreia Carmo, que garante que, numa altura como esta, em que depois de um longo período de portas encerradas, devido à pandemia, valores como estes fazem toda a diferença.

Apesar do sucedido, o estabelecimento encontra-se hoje aberto ao público. Contudo, Andreia confessa que terá de fechar, entretanto, pois diz-se “psicologicamente afetada”.

Francisco Laranjeira com mínimos do Campeonato do Mundo Surdos

O elvense Francisco Laranjeira, do Grupo Desportivo Diana, participou no Campeonato Nacional Universitário, nos dias 5 e 6 de junho, em Lisboa.

O atleta conquistou os mínimos para o campeonato do mundo de surdos, nos 5000 metros (15 minutos 49,37 segundos); Raque Haar foi campeã Nacional Universitária no salto em comprimento (5,47 metros), e Marta Batalha conquistou a Medalha Bronze no lançamento do dardo (37,96 metros).

Participaram ainda Diogo Fernandes, nos 1500 metros (4 minutos 12,51 segundos), e Carolina Escada participou nos 5000 metros, mas foi forçada a desistir por indisposição.

Também neste fim de semana, Diana Nascimento participou, extra competição, nos Campeonatos Regionais da Madeira, na prova de 100 metros barreiras e obteve a marca de 18,28 segundos.

Kentucky Fried Chicken (KFC) chega a Badajoz

O Município de Badajoz já atribuiu a licença de obra do restaurante Kentucky Fried Chicken (KFC) que irá realizar um investimento de um milão de duzentos mil euros e criar 40 postos de trabalho na cidade vizinha.
As obras irão iniciar-se de pouco tempo e abertura deverá acontecer no mês de setembro.
O Alcaide Francisco Fragoso mostrou bastante satisfeito com este novo investimento afirmando “obrigado por confiarem em Badajoz”.
A Kentucky Fried Chicken ou KFC é uma rede de restaurantes de fast-food americana, baseada na antiga receita de frango frito do Kentucky, criada pelo seu fundador Coronel Harland Sanders,  em 1939, na cidade de Corbin, no estado do Kentucky, nos Estados Unidos da América.

Pão com Tudo no “Retoma da Economia”

“Pão com tudo” é o estabelecimento localizado na Rua de Alcamim, nº57 B, e que tem atualmente com proprietária Mónica Pestana.

Este estabelecimento era propriedade do pai de Mónica, há mais de 20 anos, tendo, há cerca de um ano, ficado a Mónica como proprietária do mesmo. A proprietária era empregada do seu pai e explica que gostava que o estabelecimento passasse, daqui a uns anos, também para as suas filhas.

No “Pão com tudo” há pão caseiro e fresco, diariamente, assim como bolos diversos de pastelaria fina e também bolos caseiros, cafés, torradas, entre outros. No estabelecimento há também serviço de esplanada e Mónica ambiciona ter, “lá mais para a frente” serviço de refeições diárias”.

O programa Retoma da Economia conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir a entrevista completa a Mónica Pestana, aqui:

Mercado municipal regressa este sábado a Campo Maior

O mercado municipal em Campo Maior foi retomado no passado dia 8 de maio, e volta a realizar-se amanhã, sábado, dia 12, no Campo da Feira.

O mercado decorre sempre no segundo sábado de cada mês, e há um ano que o mesmo não acontecia devido à pandemia, tendo no mês passado sido retomado.

No passado mês, “cerca de 50% dos vendedores compareceram para este mercado municipal, das cerca de 70 pessoas que ali vendem os seus produtos, depois de um contacto estabelecido pelo município”, refere o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, adiantando espera que “este mês mais se juntem a este mercado, no qual todas as normas da Direção-Geral da Saúde são cumpridas”.

Em dia de mercado os utilizadores do Campo da Feira, no que ao estacionamento diz respeito, devem retirar os seus veículos. João Muacho revela que “este foi um processo que correu muito bem, no mês passado”, tendo conseguido contactar com todos aqueles que ali estacionam, e conseguido que o espaço ficasse livre para a realização do mercado”, deixando um agradecimento “aos campomaiorenses pela sua tolerância, aos colaboradores do município, que tiveram um árduo trabalho e à GNR”.

Mercado Municipal de Campo Maior que regressa amanhã ao Campo da Feira.

Bombeiros de Montemor resgatam cegonha presa no ninho

Uma cegonha foi resgatada ontem, dia 10 de junho, pelos Bombeiros de Montemor-o-Novo.

Segundo a corporação a cegonha estava presa no próprio ninho, tendo sido efetuado o resgate, com sucesso.

A corporação montemorense foi acionada pelo CDOS de Évora para apoio aos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas.

Festa de Santo António este sábado em Elvas

A Fraternidade Leiga de São Domingos vai assinalar a Festa de Santo António de Lisboa, este sábado dia 12.

Desta forma, às 17.30 horas haverá Eucaristia na Igreja de São Domingos com bênção do pão de Santo António.

Devido às restrições provocadas pela atual pandemia, “não é possível fazer a distribuição do pão de Santo António, assim cada um trará o seu pão para ser benzido no fim da missa, no respetivo lugar”, revela António Carlos, presidente da Fraternidade Leiga de São Domingos.

Fase seguinte do desconfinamento começa esta sexta-feira

A próxima fase do desconfinamento, que deveria começar na próxima segunda-feira, foi antecipada para hoje. De acordo com a resolução do Conselho de Ministros publicada ontem quinta-feira no Diário de República Eletrónico.

Assim, a partir de hoje, nos concelhos que avançam para a próxima fase de desconfinamento:

– deixa de haver obrigatoriedade de teletrabalho;

– as atividades de comércio de retalho alimentar e não alimentar vão passar a funcionar de acordo com o seu horário de atendimento;

– na restauração e equipamentos culturais, os horários de funcionamento passarão a ser até à 1 hora, com última hora de admissão à meia-noite;

– os atendimentos públicos (e não se incluem aqui as lojas de cidadão), que prestem atendimento presencial, passam a poder ser acedidos sem necessidade de marcação prévia, sendo que as lojas de cidadão mantêm as regras atuais;

– os eventos de natureza familiar continuam a ter de respeitar uma redução de 50% do espaço utilizado;

– prática desportiva passa a poder ter público, no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e uma restrição de 33% da lotação total.

– também passa a ser necessário a realização de testes em empresas com mais de 150 trabalhadores. A testagem passará também a ser obrigatória para acesso a eventos familiares, desportivos e culturais.