“Lava.Pó.Nada” sobe esta sexta-feira ao palco do cineteatro de Elvas

Tem início hoje, dia 11 de junho, o segundo acto da Festa do Teatro em Elvas, promovido pela associação UmColetivo, com a peça “Lava.Pó.Nada”.

Pelas 21 horas, a dança da criadora brasileira Bárbara Faustino (na foto), em parceria com coreógrafa argentina Janice Landritsky será apresentados ao público, no cineteatro municipal de Elvas.

“Esta peça nasce do meu encontro com a bailarina Janice Landritsky, em Lisboa, onde vivemos neste momento e do desejo de criar algo juntas”, começa por contar Bárbara Faustino. “Descobrimos essa afinidade através do movimento e de um poema da Hilda Ritz, que é uma poetisa brasileira, que tem um livro chamado “Do Desejo” e em que ela pergunta ao desejo ‘quem és tu?’. E o desejo responde: lava, depois pó e, depois, nada”, adianta.

É a partir do impulso de se questionarem sobre os seus desejos,  Bárbara Faustino e Janice Landritsky construíram esta obra de dança, durante o ano passado e o início de 2021.

“Estamos super contentes de estar aqui, a partilhar finalmente a peça, que também conta com uma instalação de um artista plástico espanhol, com quem nos cruzámos em Lisboa e que criou uma cenografia muito bonita para a peça”, revela ainda a bailarina brasileira.

Amanhã, também a partir das 21 horas, mas na Casa Tangente, será a vez da companhia Bestiário apresentar uma das suas peças em Elvas, no âmbito desta Festa do Teatro. Já no domingo, dia 13, pelas 11 horas, “Lullaby”, uma peça de teatro para bebés, é apresentada pelo Teatro Plage, no cineteatro de Elvas.