Alunos da Universidade Sénior retomam atividades dia 1

Os alunos da Universidade Sénior de Elvas retomam na próxima terça-feira, dia 1, as suas atividades.

Em termos de oferta formativa, “vai manter-se igual aos anos anteriores. Por outro lado, nas freguesias rurais as atividades vão decorrer ao ar livre e o ginásio sénior vai contar com números mais reduzidos para ser possível cumprir as regras de segurança”, de acordo com Vitória Branco (na foto), vereadora na câmara de Elvas

Vitória Branco refere que as turmas “não vão ser iguais aos anos anteriores uma vez que não vai ser possível manter todas as pessoas na mesma turma”. A vereadora pede “compreensão a todos os alunos para que aceitem as orientações que os professores vão transmitir”.

As inscrições para a Universidade Sénior estão a decorrer e podem ser feitas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou na Junta de Freguesia de residência.

O projeto destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que gostem de aprender e não sofram de doença ou perturbação mental que prejudique o normal funcionamento das aulas. É necessário aceitar os princípios e norma de funcionamento e fazer a inscrição através da ficha de candidatura.

Casa da Cidadania Salgueiro Maia abre a 1 de julho

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, vai ser inaugurada no dia 1 de julho, data em se completam 77 anos do nascimento desta capitão de Abril, num investimento global de três milhões de euros.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi construída no castelo da vila, património do Estado, e o projeto, entre outras valências, integra um núcleo museológico que homenageia o capitão de Abril e onde está, por exemplo, o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder à democracia.

“Quantas vezes”, o último single de Maria Barreto

Maria Barreto

“Quantas vezes” é a música mais recente de Maria Barreto. Trata-se de uma homenagem ao avó Manuel Barreto, que residia em Assumar, no vizinho concelho de Monforte.

Maria Barreto atuou no festival da juventude de Monforte, o Agitagente, há quatro anos.

O tema “Quantas vezes” conta com um vídeo, que foi gravado, precisamente, em Assumar: https://youtu.be/2lr8EvfI8LQ

Elvas mantém situação epidemiológica

O concelho de Elvas não regista novos casos de infeção por Covid-19, tendo este domingo, dia 30, cinco casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1377 casos de infeção, sendo que 1344 já recuperaram e 28 pessoas morreram.

 

Estremadura espanhola volta a não registar óbitos devido à Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 44 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar, pelo quinto dia seguido.

As autoridades de saúde registam este domingo, dia 30, 25 pessoas internadas, 8 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 14; Llerena – Zafra (na foto), 14; Coria, 7; Cáceres, 3; Don Benito, 3; Navalmoral de la Mata, 2; Mérida, 1 e Plasencia não regista novos casos de infeção.

Alentejo tem mais 14 casos Covid

A região Alentejo regista, este domingo, dia 30, mais 14 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.179 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 19 casos no domingo 23 de maio; oito casos na segunda-feira 24 de maio; 20 casos na terça 25 de maio; 13 casos na quarta-feira 26 de maio; 22 casos na quinta 27 de maio; 15 casos na sexta-feira 28 de maio; 12 casos no sábado 29 de maio; e 14 casos no domingo 30 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista 445 novos casos de Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 445 novos casos de infeção e a recuperação de 256 doentes. De ontem para hoje, não há mortes a lamentar.

Dos 445 novos casos, houve 185 (42%) em, Lisboa e Vale do Tejo e 160 (36%) no Norte. O número de casos ativos subiu: são 22.822, mais 189 que ontem.

Este domingo, dia 30 de maio, a situação dos hospitais teve ligeiro agravamento: 271 doentes estão internados (mais 27 que ontem), dos quais 49 em unidades de cuidados intensivos (mais cinco de sábado para domingo).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.023 mortes, 848.658 casos de infeção e 808.813 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 413 casos no domingo 23 de maio; 241 casos na segunda-feira 24 de maio; 375 casos na terça 25 de maio; 594 casos na quarta-feira 26 de maio; 572 casos na quinta 27 de maio; 598 casos na sexta-feira 28 de maio; 609 casos no sábado 29 de maio; e 445 casos no domingo 30 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

“Alimente esta ideia”: contribua até dia 6 de junho

Em resposta à situação de emergência que se vive atualmente, e na impossibilidade de se fazer a tradicional recolha de alimentos das superfícies comerciais, o site www.alimentestaideia.pt permite a doação de alimentos.

Francisca Sousa, membro da direção do Banco Alimentar Contra a Fome de Évora, explica que “a doação pode ser feita através dos vales, disponíveis nos supermercados, ou através deste site, alimentestaideia.pt. Neste site é muito fácil. Basta entrar, escolher os produtos que queremos doar e determinar para que área do país queremos fazer essa doação”.

Os bens doados serão usados para reforço dos cabazes entregues às famílias de acordo com os critérios do Banco Alimentar de cada região e em função das entidades registadas na Rede de Emergência Alimenta.

A campanha decorre até dia 6 de Junho.

Ensino Profissional em debate em Campo Maior

A qualidade na educação e na formação profissional voltam a estar em debate no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com a realização do II Encontro Regional do Ensino Profissional.

Este encontro decorre amanhã, dia 1 de junho, às 15 horas, à distância, e contará com a participação do Instituto Politécnico de Portalegre, Município de Campo Maior, várias entidades parceiras do Agrupamento de Escolas de Campo Maior e alunos e professores do próprio agrupamento.

A aposta no Ensino Profissional é uma realidade no Agrupamento de Campo Maior, tendo-lhe sido atribuído em 2020 o Selo de Conformidade EQAVET, certificando, desta forma, o Sistema de Garantia da Qualidade da oferta formativa de Educação e Formação Profissional deste estabelecimento de ensino.

Campo Maior mantém ativos cinco casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de COVID-19 no concelho de Campo Maior.

Este domingo, 638 dos 654 casos confirmados já recuperaram, existindo cinco casos ativos no concelho.

Jesus Monraia em terceiro lugar nos 100 km de Mérida

Maria de Jesus Monraia terminou os 100 quilómetros da edição deste ano das “58ª Millas Romanas” em Mérida, na terceira posição da classificação geral individual feminina.

A atleta da Associação Desportiva Ialbax levou 14 horas e 38 minutos a percorrer a distância.

Guadiluso há cerca de dois anos em Campo Maior

Dedicada à venda de peças e acessórios, óleos e baterias para automóveis, e com sede em Elvas, a Guadiluso abriu em Campo Maior há cerca de dois anos, mais propriamente na zona Industrial.

Hélder Feiteirona, colaborador da empresa há 15 anos, e responsável pela loja em Campo Maior refere que “existiu necessidade de expandir o negócio”, uma vez que tinham clientes deste concelho, e que quando começou a trabalhar no ramo, a convite do proprietário, Bruno Germano, começou “a ganhar gosto” pelo mesmo e “pelo contacto com os clientes”.

Relativamente ao negócio em Campo Maior, Hélder Feiteirona considera que há ainda necessidade de “mudar a mentalidade dos clientes, que pensam muito, em continuar a comprar em Espanha”, mas tentam “continuar a prestar um bom serviço”.

A Guadiluso vende muito para as oficinas, no entanto a venda ao cliente particular, ao balcão tem vindo a crescer. Os clientes agora, procuram “é mais material agrícola”, e neste sentido estão a tentar expandir, uma vez que não têm muito stock, por agora, adianta o colaborador da Guadiluso, em Campo Maior.

Guadiluso que está no mercado há cerca de 15 anos, em Elvas, tendo há dois anos, expandido o negócio para Campo Maior.

A Guadiluso em Campo Maior funciona de segunda a sexta-feira das 9 horas às 13 horas e das 15 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas.