Peixe do Rio do Alandroal nos dias 14 a 30

A XII Mostra Gastronómica de Peixe do Rio de Alandroal decorre de 14 a 30 de maio.

Para já, apenas se sabe as datas do evento, que contará com a colaboração do chef José Júlio Vintém.

O evento é uma organização da Câmara Municipal de Alandroal.

Paulo de Carvalho e Hammond Project encerram Art Jazz Festival de Elvas

Paulo de Carvalho junta-se, enquanto convidado, ao espetáculo “Hammond Project”, de Carlos Araújo e Luís Ruvina, este sábado, no cineteatro municipal de Elvas, naquela que é última noite de ArtJazz Festival.

Esta tarde, estivemos, no decorrer dos ensaios do concerto de logo à noite, à conversa com os artistas.

Neste regresso aos palcos, Paulo de Carvalho recorda os tempos estranhos que se viveram, até aqui, lembrando que a Cultura continua a ser “muito maltratada por quem manda” em Portugal. “Foi estranho, foi qualquer coisa de novo, mas o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação, de maneira que temos de pensar naquilo que se está a passar e temos que reagir a tudo isto, dentro das nossas limitações e das nossas capacidades”, revela o artista.

Desde abril de 2020, que Paulo de Carvalho não trabalhava. “Isto foi um problema que tocou a todos, não foi só aos artistas. Houve muita gente com grandes dificuldades em termos de emprego e nós temos as nossas dificuldades, inerentes à nossa profissão”, comenta.

Relativamente ao espetáculo desta noite, Paulo Carvalho garante que é com “muito prazer” que se junta a Carlos Araújo e Luís Ruvina, interpretando temas que o grande público conhece, mas em versões adaptadas ao jazz. “São algumas cantigas que as pessoas conhecem, que eu canto, mas não deixam de ser cantigas cantadas e tocadas de outra maneira”, revela. “Quem nos vier logo, que não estranhe, porque as coisas foram modificados e tanto eu julgo saber este é, ou pretende ser, um festival de jazz”, alerta Paulo de Carvalho.

Apesar de diferentes, o público que não quiser perder o espetáculo vai ter oportunidade de ouvir Paulo de Carvalho interpretar temas como “Prelúdio”, mais conhecido por “Mãe Negra”, “Meninos de Huambo” e músicas de homenagem a Carlos do Carmo, como “Lisboa, Menina e Moça”.

Já Carlos Araújo explica que o “Hammond Project”, apresentado esta noite em Elvas, acaba por resultar num projeto de música original, combinado com arranjos de canções portuguesas. “O conceito é de um jazz luso, que tem por grande referência o Hammond, com a guitarra e a voz, em que juntamos um baterista cubano, que é incrível, e temos sempre convidados”, explica.

Usar músicas conhecidas do grande público, neste projeto, acaba por ser uma forma de conseguir que as pessoas se aproximem mais do jazz, assegura Carlos Araújo. O artista garante ainda que é com grande “seriedade” que, neste projeto, trata a música portuguesa, conduzida, sempre, para o espectro desta área do jazz.

Luís Ruvina, por sua vez, assegura que o Art Jazz Festival de Elvas é o exemplo de que “a música não morreu” e que os músicos existem “para servir um público”. Para fazer música, diz ainda Luís Ruvina, é necessário que haja quem a queira ouvir, sendo que as soluções digitais, nesta altura de pandemia, foram boas, mas que são apenas uma pequena parte da realidade.

O espetáculo desta noite está marcado para as 21 horas, no cineteatro municipal de Elvas, sendo que conta, em simultâneo, com transmissão em direto na página de Facebook do Município de Elvas.

Estremadura espanhola com 105 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola regista, este sábado, dia 1 de maio, mais 105 casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, não se registar mortes associadas à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.755 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 49 doentes, num total de 72.286 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 63 pessoas, 14 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Reguengos de Monsaraz recebe espetáculos de maio a outubro

Todas as localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz vão receber de maio a outubro espetáculos integrados no Festival Arte(S)em Palco, numa iniciativa da Bolsa D’Originais – Associação Cultural com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e da Direção-Geral das Artes.

No total, vão realizar-se 15 concertos e espetáculos de teatro e de marionetas com entrada livre e lugares limitados, de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Festival Arte(S)em Palco abre no dia 9 de maio, às 11h, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, com o teatro “Parda”, pelo TEatroensaio, a partir de um texto de Gil Vicente. Esta peça de teatro dirigida por Pedro Estorninho e interpretada por Inês Leite vai também ser apresentada no dia 16 de maio, às 11h, no Centro Cultural Caridadense 1.º de Maio, na aldeia de Caridade.

No dia 22 de maio, igualmente às 11h, realiza-se um concerto de percussão e bombos tradicionais na Praça Bernardino José Cruz, em Campinho, com o percussionista Aldovino Munguambe que convidou o grupo de bombos tradicionais Tomba-Lobos, de Redondo. Neste concerto intitulado “Marimba Spiritual” será interpretada uma das peças mais icónicas do repertório para marimba, escrita pelo compositor japonês Minoru Miki como sinal de revolta e alerta sobre a fome que se viveu em África entre 1980 e 1990.

Guirimbadu é um projeto criado em 2017 por Eudoro Grade na guitarra e Vasco Ramalho na marimba e vai ser apresentado no dia 12 de junho, às 21h, no palco exterior da Casa do Cante, no Telheiro, e no dia 4 de julho, pelas 21h30, no Centro de Convívio, em Carrapatelo. Este duo tem tocado em festivais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Montenegro e interpreta melodias desde Bach aos Beatles, passando por Gismonti e Villa-Lobos, mas também pela música portuguesa.

La Mar de la Musica Ensemble é a união dos músicos Eduardo Ramos (alaúde árabe e voz), Joana Godinho (mezzo-soprano) e Daniela Tomaz (flauta e adúfe) e vão apresentar o seu repertório de música medieval de raiz mediterrânica nos dias 19 e 20 de junho, respetivamente no Centro Cultural e Convívio em Santo António do Baldio e no Centro Cultural em Outeiro, com ambos os concertos a terem início às 18h30. O ensemble evoca o património musical do território do Gharb Al-Andalus, procurando evidenciar as culturas coexistentes na Península Ibérica até finais do século XV, através de uma seleção de temas seculares e religiosos transversais à cultura cristã, mourisca e sefardita.

No dia 3 de julho, às 21h30, a Igreja Matriz em S. Pedro do Corval vai receber Voces Splendentes, um ensemble vocal de Évora que integra cantores e músicos profissionais com experiência no âmbito do repertório coral e de câmara. O concerto será preenchido por obras corais a capella, em que as peças escolhidas são representativas da sofisticada e expressiva escrita cromática da segunda metade do século XIX, num programa com obras que atravessam o repertório sacro e secular.

O Duo Lundú com Joana Godinho (voz) e José Farinha (guitarra romântica e guitarra clássica) vai atuar no dia 10 de julho, pelas 21h, no Largo do Cruzeiro, em S. Marcos do Campo, e no dia 9 de outubro, às 16h30, no Centro de Convívio na Barrada. Estes recitais vão ser comentados para enquadrar o público numa viagem pelo universo da canção de câmara do século XIX em Espanha, Portugal e Itália, com alguns dos compositores mais emblemáticos do repertório erudito para canto e guitarra.

O Festival Arte(S)em Palco apresenta o grupo Al’Marafado no dia 18 de julho, às 21h, no Centro de Recreio Popular, em Motrinos, e no dia 26 de setembro, pelas 19h, no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada. Joana Godinho (voz), Bruno Martins (contrabaixo), Daniela Pinhel (oboé) e Vasco Ramalho (marimba e percussões) interpretam na primeira parte do concerto canções intemporais de Zeca Afonso, Fausto, Vitorino e de outros nomes icónicos da música portuguesa e da canção de intervenção. Na segunda parte vão ouvir-se os ritmos quentes do Brasil, com destaque para as músicas e os poemas de Tom Jobim e de Chico Buarque.

A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, vai receber no dia 4 de setembro, pelas 21h30, um espetáculo de marionetas com os robertos tradicionais e música ao vivo pela Trulé Marionetas. Este espetáculo com Manuel Dias (manipulação, construção dos bonecos e palheta), António Bexiga (música original, arranjos, viola campaniça e percussão) e Nuno do Ó (arranjos, guitarra, percussão e voz) vai ser repetido no dia 2 de outubro, às 16h30, no jardim público em Perolivas.

O Festival Arte(S)em Palco apresenta no dia 18 de setembro, pelas 21h30, na Praça da liberdade, o Quinteto de Metais Alentejano e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. O quinteto composto por Hélio Ramalho (trompete), João Carlos Araújo (trompete), Rui Rúbio (trompa), João Rasteiro (tuba) e Flávio Bolrão (trombone) e o grupo coral vão fundir as sonoridades numa junção inédita entre a música de câmara erudita e o Cante Alentejano, com arranjos adaptados a estas duas formações, num espetáculo em que se poderão ouvir algumas das mais conhecidas modas alentejanas com o grupo de metais a acompanhar as vozes.

[/shc_shortcode]

Elvas sem novos casos de Covid-19 este sábado

O concelho de Elvas não regista este sábado, dia 1 de maio, novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Elvas conta com 1369 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 1339 já recuperaram.

Não resistiram à doença, em Elvas, 28 pessoas.

“O Elvas” – Footkart na ronda 1 do Nacional de Sub-15

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai participar no Torneio Nacional de Sub-15.

A equipa dos azuis e ouro, que conheceu esta quinta-feira, 29 de abril, o alinhamento da competição, integra a Série K.

Na primeira jornada, “O Elvas” defronta o Footkart. O Académico de Santarém e o Alverca são as outras duas equipas do grupo.

Alentejo regista 15 novos casos de Covid-19

O Alentejo regista, hoje, sábado, 1 de maio, 15 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), não foram registadas, na região, mortes associadas à doença.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram identificados 29.790 casos positivos de infeção e registadas 971 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: nove casos no sábado 24 de abril; 51 casos no domingo 25 de abril; quatro casos na segunda-feira 26 de abril; 28 casos na terça 27 de abril; dois casos na quarta-feira 28 de abril; nove casos na quinta 29 de abril; dez casos na sexta-feira 30 de abril; e 15 casos no sábado 1 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

 

Mais 454 casos Covid e duas mortes em Portugal

Portugal regista, este sábado, 1 de maio, 454 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes, sendo que o número de internamentos, quer em enfermaria, quer em unidades de cuidados intensivos, continua a descer.

Nas últimas 24 horas, 639 doentes foram dados como recuperados da Covid-19. Os dois óbitos foram registados no Centro e no Algarve. Dos 454 novos casos das últimas 24 horas, 71% foram em duas regiões: 162 (36%) em Lisboa e Vale do Tejo e 161 (35%) no Norte.

Atualmente, encontram-se internadas 302 pessoas (menos 22 que ontem), das quais 84 (menos cinco) em Unidades de Cuidados Intensivos. O número de casos ativos, no país, é agora de 23.494, menos 187 que ontem.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 836.947 casos confirmados de infeção e 16.976 óbitos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Da doença, já recuperaram 796.477 pessoas.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 567 casos no sábado 24 de abril; 478 casos no domingo 25 de abril; 196 casos na segunda-feira 26 de abril; 353 casos na terça 27 de abril; 572 casos na quarta-feira 28 de abril; 470 casos casos na quinta 29 de abril; 460 casos na sexta-feira 30 de abril; e 454 no sábado 1 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Cobertura de rede móvel melhorada em Esperança (Arronches)

A instalação de uma nova estação de telecomunicações, no Rei Santo, em Arronches, encontra-se concluída e o serviço já entrou em funcionamento.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches explica que “há muitos anos que só existia uma única antena de telecomunicações, na freguesia de Esperança, mas como a freguesia não é muito plana, a cobertura de rede era um problema, não sendo fácil que as operadoras invistam nestas zonas com pouca população”.

No último ano o município conseguiu mais duas antenas para esta freguesia, Fermelinda Carvalho revela que “conseguiu-se melhorar bastante a cobertura, mas o problema não ficou resolvido na íntegra, e o facto de ser uma zona fronteiriça, a rede espanhola tem maior intensidade e abafa a rede portuguesa, e em certas zonas, apanha-se rede espanhola, ao invés da portuguesa”, o que para a presidente “é uma chatice”.

O município continua a fazer um esforço para aumentar a cobertura de rede. Também “a questão da internet, com fibra ótica está a tentar ser melhorada, estendendo-a às freguesias rurais, o que faz sentido porque as pessoas que vivem nestes locais têm direito a ter acesso à internet”, revela a presidente da Câmara de Arronches.

Município de Arronches que instalou mais duas antenas de telecomunicações na freguesia de Esperança e encontra-se a tentar melhorar também a cobertura de internet, nomeadamente de fibra ótica nas freguesias rurais do concelho.

Paulo de Carvalho este sábado no Art Jazz Festival em Elvas

A 6ª edição do Art Jazz Festival de Elvas encontra-se a decorrer no Cineteatro Municipal de Elvas, sendo que o concerto deste sábado, 1 de maio, o último, será aberto ao público e transmitido, simultaneamente, em streaming, no Facebook do Município de Elvas.

Este concerto, que tem início marcado para as 21 horas, conta com Hammond Project de Carlos Araújo e Luís Ruvina, e ainda a presença de Manuel Santiesteban e Paulo de Carvalho.

O Art Jazz Festival de Elvas é organização da Câmara Municipal de Elvas, com produção e direção de Jorge Goes.

As entradas são gratuitas e os bilhetes para o espetáculo podem ser levantados no Posto de Turismo da Praça da República ou uma hora antes no Cineteatro Municipal de Elvas.

Pedro Abrunhosa no ciclo “À conversa com… e não só”

A Academia de Musica de Elvas, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas e a Direção Regional da Cultura do Alentejo, organiza o ciclo “À conversa com… e não só”.

Pedro Abrunhosa foi o primeiro convidado deste ciclo, que tem como moderador Luís Zagalo, diretor da Academia de Música de Elvas.

Durante cerca de hora e meia, para além de responder às questões dos alunos da Academia de Música, o artista presentou os presentes com alguns dos seus temas.

Tudo, para ver no vídeo abaixo:

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

Campo Maior não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém, este sábado, dia 1 de maio, com um único caso ativo.

De recordar que, no concelho, foram registados 642 casos positivos, desde o início da pandemia, dos quais 630 já recuperaram.

Vítimas do novo coronavírus, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

GNR detém três homens em Arraiolos por violação de confinamento obrigatório

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Arraiolos, deteve ontem, dia 30 de abril, três homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos, por violação do confinamento obrigatório no concelho de Arraiolos.

Na sequência de uma denúncia, que dava conta que os três indivíduos estariam na via pública a proceder à remoção de um sistema de escape de uma viatura ali estacionada, os militares da GNR “deslocaram-se rapidamente para o local e localizaram os suspeitos no interior de uma empresa de gestão de resíduos, na posse de um sistema de escape e de diverso material ferroso”, revela a GNR em nota de imprensa.

Os militares apuraram, no decorrer das diligências, que os suspeitos encontravam-se “em violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos”. Os homens foram detidos e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Évora.

A GNR recorda que “ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde, todos os doentes com Covid-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa. A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência”.

Euromilhões com jackpot de 53 milhões no próximo sorteio

Não houve ontem, 30 de abril, totalistas no sorteio do Euromilhões, pelo que, na próxima terça-feira, dia 4 de maio, vai estar em jogo um jackpot de 53 milhões de euros.

O segundo prémio, de 281 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro. Também o terceiro, de 19 mil euros, completou dez jogadores, todos eles com aposta registada fora de território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.100 euros, contempla um total de 55 jogadores, seis deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 16, 24, 28 e 46 e as estrelas 2 e 11.

CIMAA transfere património para a Câmara de Elvas

No âmbito de candidaturas conjuntas, determinados bens da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) passaram do património intermunicipal para o património da câmara de Elvas.

“Trata-se essencialmente de material informático que já era utilizado pelo município de Elvas e que agora passa a fazer parte do seu património”, como nos referiu o vereador Sérgio Ventura.

Esta transferência de património não acarreta “despesa para a câmara. Falamos, sobretudo, de computadores e respetivo hardware  e software”.

Esta transferência de património foi aprovada pela Assembleia Municipal de Elvas.