António Costa, primeiro-ministro português, informou hoje o páis que se pode “dar o passo de avançar”, com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 19 de abril, mas há sete concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, que não avançam no desconfinamento.
Após o Conselho de Ministros, António Costa, na conferência de imprensa, disse que há sete concelhos que ficam na segunda fase de desconfinamento: Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
Mais grave é a situação para quatro concelhos, que recuam e voltam ao confinamento: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Outros treze concelhos (Alzejur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão) desconfinam, mas assim que fiquem acima dos 120 mil casos por 100 mil habitantes “têm de ter particular atenção sobre a forma como controlam a pandemia no seu território durante os próximos 15 dias”.

Apesar de Portugal avançar para a terceira fase de desconfinamento e da melhoria da evolução da pandemia também em Espanha, as fronteira terrestres com Espanha vão continuar fechadas, até ao final do mês de abril.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu o procedimento concursal para a constituição de uma reserva de recrutamento de, no máximo 2000 candidatos, para o preenchimento das vagas para admissão ao Curso de Formação de Guardas (CFG) da GNR que vierem a ser definidas por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna, encontrando-se o concurso aberto por um período de 10 dias úteis (até dia 22 de abril).
A Goldenergy, empresa portuguesa de distribuição de eletricidade e gás natural, abriu uma loja na Rua Arco da Praça, em Elvas.
A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 15 de abril, mais 133 casos de Covid-19 e dois óbitos.
A representação da obra de Samuel Beckett “Esperando a Godot” é o espetáculo que decorre este sábado, dia 17, no Teatro Lopez de Ayala, em Badajoz. Dirigido por Antonio Simón e interpretado por Pepe Viyuela, Alberto Jiménez, Juan Díaz, Fernando Albizu y Jesús Lavi.
Rondão Almeida é candidato pelo “Movimento Cívico por Elvas” às eleições autárquicas deste ano. Esta é a sua segunda candidatura enquanto independente, depois de também em 2017 se ter apresentado a votos.
Rondão Almeida enumera algumas das suas principais preocupações enquanto candidato, como “a falta de estacionamento e a degradação do Centro Histórico, os agregados familiares e as micro empresas que enfrentam dificuldades. As linhas de orientação da Câmara Municipal de Elvas tinham de ter uma resposta mais forte, de apoio, a tudo o que é esse mundo empresarial”.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou duas mortes devido à pandemia e 501 novos casos de infeção. De ontem para hoje, 542 pessoas recuperam da doença.
O Atelier das Flores, de Felismina Calado, abriu hoje, quinta-feira, dia 15, na Rua Rossio do Meio nº10-A, em Elvas.
No âmbito das comemorações do 25 de abril de 2021, o Município de Montemor-o-Novo promove um ciclo de cinema, com início já esta quinta-feira, dia 15.
O concelho de Campo Maior permanece sem casos ativos de Covid-19. Dos 641 casos confirmados, 630 já recuperaram e 11 pessoas morreram, devido à infeção pelo novo coronavírus.
Um homem de 34 anos foi detido ontem, quarta-feira, dia 14, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Campo Maior, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.
A petiscaria e cervejaria Mau Maria, junto ao mercado municipal de Elvas, há cerca de dois anos e meio, já reabriu depois de ter estado encerrada quase três meses, devido à pandemia.


O Presidente da República falou ontem à noite ao país, depois da aprovação do 15º estado de emergência, assumindo que espera que este seja o último.