Marcelo pede mais um esforço para um “verão diferente”

O Presidente da República falou ontem à noite ao país, depois da aprovação do 15º estado de emergência, assumindo que espera que este seja o último.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o esforço que os portugueses têm feito, destacando a sua “coragem e solidariedade” e a forma como têm conseguido “encontrar caminhos difíceis, mas notáveis, de sobrevivência”.

Este 2021, disse ainda o Presidente da República, terá de “ser o ano do início da reconstrução”, garantindo que se a economia vai demorar a dar passos “na reconstrução”, a “sociedade demorará muito mais”. Problemas sociais, como a solidão e a pobreza, serão, segundo Marcelo, mais difíceis de superar que a crise económica que se vive.

Marcelo pediu ainda mais um esforço aos portugueses, “para que o desconfinamento possa prosseguir com a segurança de que o calendário das restrições e os confinamentos locais, se necessários, garantam um verão e um outono diferentes”.

O diploma foi aprovado por mais 15 dias, até 30 de abril. Votaram a favor da renovação PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O Bloco de Esquerda absteve-se, enquanto PCP, “Os Verdes”, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra.