GNR deteta várias espécies em cativeiro ilícito

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Portalegre, detetou ontem, dia 25 de fevereiro uma propriedade que possuía ilicitamente espécies cinegéticas em cativeiro, no concelho do Crato.

No decorrer de uma ação de fiscalização para a prevenção e deteção de situações ilícitas, os militares da guarda apuraram que a propriedade detinha em cativeiro dois veados, Cervus elaphus, um macho e uma fêmea, três gamos, Dama dama, um macho e duas fêmeas, e três muflões, Ovis orientalis, um macho e duas fêmeas.

Foi elaborado um auto de contraordenação por detenção de espécies cinegéticas em cativeiro sem a devida licença, que foi remetido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Estremadura regista 38 novos casos de infeção e três mortes

A Estremadura espanhola registou esta sexta-feira, dia 26, 38 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de três pessoas.

As autoridades de saúde registam 95 pessoas internadas, o número mais baixo desde o dia 12 de setembro. Nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) estão 15 pessoas.

Por áreas de saúde: Cáceres 11; Don Benito, 11; Mérida, 7; Badajoz, 3; Llerena – Zafra, 3; Plasencia, Navalmoral de la Mata e Coria registam um caso novo cada.

Crianças de Elvas dispõem de Sala de Apoio Virtual

A Sala de Apoio Virtual, com recurso à Plataforma Mais Sucesso, para os alunos do 1º ciclo de todos os agrupamentos escolares, é uma das medidas excecionais implementadas pelo município, no âmbito da pandemia e do confinamento.

Este apoio encontra-se sob a responsabilidade da Equipa Multidisciplinar do Projeto Mais Sucesso Escolar, que em articulação com os professores titulares e os Encarregados de Educação, irá tentar colmatar as necessidades de aprendizagem dos alunos. A Sala de Apoio Virtual irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 16 e as 17 horas, de forma a complementar as atividades letivas já programadas pelos professores titulares.

Os professores que pretendam efetuar referenciações e os encarregados de educação que pretendam solicitar este apoio podem fazê-lo para o e-mail da equipa: maissucesso.elvas@gmail.com, com informação do aluno: nome, ano, escola, nome do encarregado de educação, contacto de telefone e e-mail e nome do professor titular.

Borba regista mais duas recuperações de Covid-19

O concelho de Borba regista esta sexta-feira, dia 26, mais duas recuperações de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 480 casos positivos, sendo que cinco estão ativos e 465 recuperados, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. Dez pessoas já faleceram no concelho de Borba.

Elvas tem mais quatro casos e três altas

O concelho de Elvas regista, hoje, mais quatro casos de infeção por Covid-19 caso de infeção e a recuperação de três pessoas.

Esta sexta-feira, dia 26, Elvas conta com 1330 casos confirmados, 33 ativos, 1269 recuperados e 28 óbitos.

Vila Viçosa regista mais três altas de Covid-19

O concelho de Vila Viçosa conta com mais três recuperados de Covid-19.

Vila Viçosa regista 456 casos positivos, sendo que 10 estão ativos, 435 recuperados e já se verificaram 11 mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Os dados apresentados esta sexta-feira, dia 26, dizem respeito ao apuramento de dia 24 de fevereiro.

GNR deteta corte e poda ilegal de 3 mil azinheiras

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, detetou ontem, dia 24 de fevereiro, o corte rente e a poda mal executadas de cerca de três mil azinheiras, no concelho de Monforte.

No âmbito de uma ação de patrulhamento de proteção florestal, os militares da Guarda detetaram, numa área aproximada de 42 hectares, o corte rente de 1 939 azinheiras em bom estado vegetativo e a poda mal executada de 1 058 azinheiras, também em bom estado vegetativo.

No decorrer das diligências policiais, foi solicitada a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para avaliar o impacto no ecossistema e a destruição do estado vegetativo das árvores, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de autorização do corte de azinheiras adultas e de poda mal executada.

Foi ainda elaborado um auto de notícia por danos contra a natureza. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre.

O corte ou arranque das espécies de azinheira e sobreiro em povoamento ou isolados, carece de autorização prévia, uma vez que estas espécies incluem alguns dos biótopos mais importantes ocorrentes em Portugal continental em termos de conservação da natureza. Desempenham assim uma importante função na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico e na qualidade da água. Têm ainda um elevado interesse económico a nível local, desempenhando um papel fundamental na produção animal, nomeadamente destinada a produtos tradicionais.

Arronches regista mais uma morte por Covid-19

O concelho de Arronches registou, nas ultimas 24 horas, mais um óbito e um novo caso de infeção por Covid-19.

Esta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, Arronches conta com um total de 185 casos confirmados, sendo que 24 estão ativos e 156 foram dados como recuperados. No concelho já faleceram cinco pessoas.

Reabilitação do Convento da Senhora da Luz em Arronches

O processo de reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz já está em andamento.

No centro da zona histórica da vila de Arronches, já está em andamento uma das intervenções mais esperadas pela comunidade arronchense, com o arranque dos trabalhos de reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz, depois de assinado o auto de consignação entre o Município e a empresa Agrocinco – Construções, S.A. no passado dia 18 de fevereiro.

A recuperação deste templo vai ser uma empreitada significativamente complexa e que, quer pela sua dimensão, quer pela localização da infraestrutura, se irá desenrolar por um período nunca inferior a dezoito meses, estando, portanto, prevista a sua conclusão para a segunda metade de 2022.

Esta profunda intervenção não irá conferir qualquer exclusividade de uso àquelas instalações, pelo que o espaço poderá ser futuramente utilizado para eventos de qualquer natureza.

Na impactante obra que vai ser reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz, a autarquia vai aplicar o valor de 1.259.122,37 euros.

Grupo de cidadãos quer estátua de Celdrán na cidade

Um grupo de cidadãos de Badajoz constituiu uma comissão para concretizar a ideia de erguer uma escultura de homenagem ao alcaide Miguel Celdrán, que faleceu no mês passado.

A escultura ficará localizada na rua pedonal, junto ao “El Corte Inglés” zona onde o alcaide residiu durante vários anos.

O grupo de cidadão criou uma comissão, chefiada por Pedro Rubio, e pretendem que a memória de Miguel Celdrán não se perca junto da população pacense.

 

Alentejo tem 51 novos casos e seis mortes

A região Alentejo regista, hoje, sexta-feira, dia 26, mais 51 casos de Covid-19, num total de 28 381 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 941 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais seis pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 49 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; 31 casos no sábado 20 de fevereiro; 42 casos no domingo 21 de fevereiro; 33 casos na segunda-feira 22 de fevereiro; 50 casos na terça 23 de fevereiro; 84 casos na quarta-feira 24 de fevereiro; 22 casos na quinta 25 de fevereiro; e 51 casos na sexta-feira 26 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal registou 1027 novos casos e 58 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1027 casos de infeção confirmada por Covid-19 e 58 óbitos. De ontem para hoje, 2780 pessoas recuperam da doença.

Dos 1027 novos casos de infeção das últimas 24 horas, destacam-se 410 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 250 no Norte e 140 no Centro. Os 58 óbitos correspondem a 28 pessoas moradoras em LVT, 13 no Centro, 11 no Norte e seis no Alentejo.

Nova baixa de números hospitalares nas últimas 24 horas: esta sexta-feira, há 2404 doentes internados (menos 209 que ontem), dos quais 522 estão em unidades de cuidados intensivos (menos 14 de ontem para hoje). O número de casos ativos é de 72.037, menos 1811 que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.243 mortes e 802.773 casos de infeção, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1940 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; 1570 casos no sábado 20 de fevereiro; 1186 casos no domingo 21 de fevereiro; 549 casos na segunda-feira 22 de fevereiro; 1032 casos na terça 23 de fevereiro; 1480 casos na quarta-feira 24 de fevereiro; 1160 casos na quinta 25 de fevereiro; e 1027 casos na sexta-feira 26 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Projecto +RESILIENT lança a plataforma Bússola Social

A Bússola Social é uma plataforma interactiva que agrega num único sítio da Internet toda a informação sobre as respostas sociais do Alentejo Central. Foi inteiramente criada a partir de dados abertos e de dados públicos e permite identificar os serviços sociais disponíveis para apoio a pessoas ou famílias, incluindo respostas específicas destinadas a grupos mais vulneráveis

A Bússola Social resulta de uma acção-piloto do projecto+RESILIENT, desenvolvida pela RCDI, o parceiro português do projecto, com a colaboração da CCDR-Alentejo (parceiro associado) e da Fundação Eugénio de Almeida (co-criação e gestão da plataforma), para além de outras entidades regionais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Bússola Social tem como destinatários todos os cidadãos, as entidades que prestam serviços sociais, os seus dirigentes e colaboradores, os profissionais do sector da economia social, investigadores, académicos e consultores e também os políticos e decisores a nível municipal e regional.

A Bússola Social está disponível em https://bussolasocial.alentejo.pt/

[/shc_shortcode]

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta sexta-feira, dia 26, novos casos de Covid-19.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 637 casos confirmados de Covid-19, sendo que sete estão ativos, 619 foram já dados como recuperados e 11 pessoas já morreram no concelho devido ao coronavírus.

Município de Monforte recusa mudar nome à Praça José Carlos Malato

Foto: Instagram José Carlos Malato

A revolta gerada com os comentário de José Carlos Malato, a 25 de janeiro, depois de André Ventura ter sido o segundo candidato à presidência da República com maior votação em vários concelhos da região Alentejo, resultou numa petição dirigida ao presidente da Câmara de Monforte, a pedir a alteração à toponímia da praça daquela localidade com o nome do apresentador de televisão.

De recordar que José Carlos Malato disse que o Alentejo era “uma vergonha”, pelo que, a partir daquele dia, seria lisboeta, declarações que o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, considera “tristes” e “pouco democráticas”. Ainda assim, a petição e o pedido associado, não foram aceites pelo Município, até porque, se assim fosse, estaria a ter “uma reação à ação”.

“Houve uma petição e uma revolta social, compreensível, mas essa revolta também foi a quente e, de alguma forma, irrefletida. A democracia oferece-nos isso: a possibilidade de fazer uma petição, de haver uma convocatória da sociedade, perante aquilo que acreditam piamente. Aos executivos compete analisar, de forma serena, pelo que não podemos reagir de uma forma igualmente populista às declarações proferidas”, esclarece o autarca.

Gonçalo Lagem lembra que a atribuição do nome de José Carlos Malato ao largo em questão foi da responsabilidade do executivo de 2005, pelo que não caberia ao atual atuar no sentido de retirar o nome do apresentador do referido espaço. “Foi a decisão mais acertada deste executivo e foi uma decisão por unânime, onde estão representadas duas forças políticas”, diz ainda, garantindo que não se “pode andar atrás do sabor de reações irrefletidas e a quente”.

A petição contou com mais de quatro mil assinaturas, sendo apresentadas, como alternativas, ao Largo José Carlos Malato, os nomes “Praça dos Monfortenses” ou “Largo da Biblioteca”, como era antes conhecido.

JSD de Portalegre promoveu sessão sobre como Ser Autarca em Portugal

A JSD Distrital de Portalegre organizou ontem, quinta-feira, dia 25, uma conferência, denominada “Ser Autarca em Portugal”, que teve como orador o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro.

O autarca de Ovar na sua intervenção realçou que “ser autarca na nossa terra, para as nossas gentes, é uma das atividades mais nobres na política” e explicou que “um autarca tem de ser um gestor, tem de saber estabelecer metas e traçar um plano de ação para as atingir”. Além disso, lembrou que “fomos nós, Partido Social Democrata, a criar o primeiro Ministério do Ambiente, temos de ter orgulho em dizê-lo”. O Vice-Presidente do PSD referiu ainda que “não há ninguém tão bem preparado como a juventude atual para a transformação digital”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Salvador Malheiro concluiu a sua intervenção afirmando que “temos de promover a ascensão social. É nosso dever ajudar quem está mal a melhorar a sua qualidade de vida”. O também Vice-Presidente de Rui Rio teve ainda espaço para responder às diversas perguntas dos jovens sociais-democratas do distrito.

“Teríamos todo o gosto em receber um autarca como o Salvador Malheiro na nossa terra, mas uma vez que a situação pandémica ainda não o permite, optámos por realizar o evento de forma digital”, refere o Presidente da JSD Distrital, João Pedro Luís.

Nas palavras do líder distrital, “esta conferência reflete o compromisso da estrutura com a formação de potenciais jovens autarcas” e o “empenho da jota em ajudar o partido no desafio autárquico do final do ano”.

João Pedro Luís remata ainda: “as autárquicas no distrito de Portalegre são para ganhar”.

[/shc_shortcode]

Fronteiras com Espanha fechadas até 16 de março

Espanha vai continuar com as fronteiras fechadas com Portugal até, pelo menos, dia 16 de março, segundo um anúncio publicado no Boletim Oficial do Estado Espanhol.

As entradas em Espanha a partir de Portugal vão continuar a ser controladas e, apenas nos horários e pontos de passagens autorizados.

Todas as viagens de fora da União Europeia vão continuar restritas até, pelos menos, 31 de março.

Município de Campo Maior lança iniciativa “Chamada Amiga”

 “Chamada amiga” é o nome do projeto desenvolvido pelo município de Campo Maior e pelas funcionárias do Centro Comunitário.

Trata-se de um projeto que pretende, através de uma chamada diária, levar aos utentes que frequentavam o centro comunitário, e agora se veem impossibilitados, devido a pandemia, momentos de companhia através do telefone.

Para tal, as técnicas do Centro Comunitário vão contactar por telefone os membros dos Clubes dos Maiores para, de certa forma, “fazer companhia a estas pessoas, que não podem estra presentes para as atividades que decorriam neste espaço”.

“A reação é fantástica”, explica Vanda Alegria, vereadora no município de Campo Maior, “porque as pessoas têm a necessidade de conversar, e demonstram a saudade desta casa (Centro Comunitário), que era onde passavam a maior parte do tempo”.

A vereadora refere que esta iniciativa “tem feito a diferença no dia-a-dia destas pessoas”, e que é muito “satisfatória, não só para quem trabalha no Centro Comunitário, mas também para os utentes, que se sentem, de certa forma, acompanhados”.

“Chamada Amiga”, projeto do município de Campo Maior, que pretende acompanhar a vários níveis, através de chamada telefónica, as cerca de 80 pessoas que frequentavam os Clubes dos Maiores.

Desta forma, será possível manter o trabalho que este espaço tem vindo a desenvolver junto da população mais idosa há já cerca de duas décadas.

População de Évora começa a ser vacinada

A nova fase de vacinação da população de Évora contra a Covid-19 arrancou ontem, tendo como público alvo pessoas com 80 e mais anos e acima dos 50 com doenças associadas.

De acordo com Carlos Pinto de Sá, presidente da câmara municipal de Évora, “estão vacinados todos os utentes de lar onde não se verificaram casos de infeção, sendo que esta fase será mais demorada porque o número de vacinas disponíveis é mais reduzido”.

“Neste momento, o processo de vacinação, tirando a falta de vacinas, está a decorrer positivamente. Gostaria de destacar a colaboração entre a Administração Regional de Saúde, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), a Câmara Municipal e a Proteção Civil, no sentido de se assegurar a vacinação”, referiu o presidente.

Carlos Pinto de Sá diz que “há alguma preocupação em relação aos maiores de 80 anos que não estejam registados na base de dados da saúde ou que tenham dificuldades de contacto por via telemóvel. Nesse sentido, estamos a fazer um esforço para que todos possam ser identificados e tomar a vacina”.

A Arena d’Évora é o espaço do município onde foi instalado o centro de vacinação concelhio e conta com quatro postos de vacinação e capacidade para vacinar 600 pessoas por dia.

Ponte de Sor tem mais um caso e quatro altas

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, quinta-feira, dia 25, mais um caso de infeção e quatro casos de recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 805 casos confirmados, sendo que sete estão ativos e 765 foram dados como recuperados.

Já faleceram 33 pessoas no concelho.