São esperados, este sábado, 16 de março, em Arronches, para mais uma prova de Duatlo, cerca de 250 atletas, entre os quais os melhores da modalidade em Portugal.
Trata-se do XVI Duatlo de Arronches, uma prova que, de acordo com o presidente da Câmara, João Crespo, sendo de “alto nível”, está já “enraizada no calendário nacional” da modalidade. “Com a proximidade que temos a Espanha, normalmente temos também atletas que vêm aqui do país vizinho”, adianta o autarca.
Estes cerca de 250 atletas, a partir das 15 horas, “irão correr e pedalar pelas ruas e estradas” do concelho de Arronches, numa prova que tem partida e chegada no Estádio Municipal. “As provas de corrida desenvolvem-se dentro das ruas da vila e a de ciclismo vai até à freguesia de Esperança, pelo que temos uma abrangência muito grande do território do concelho”, garante João Crespo.
A esperança do Município de Arronches é que, a par dos atletas presentes, “muitas pessoas” possam assistir à prova. “Temos sempre muitos acompanhantes dos atletas que vêm até Arronches; também muito público que aproveita a tarde de sábado para vir visitar o concelho e assistir à prova”, assegura o autarca, que diz ainda esperar ver o concelho “cheio de gente”, por esta ocasião, e que a meteorologia possa colaborar, para que a prova decorra “sem qualquer problema e incidente”.
Lembrando que a restauração e a hotelaria de Arronches saem sempre a ganhar com a realização desta prova, João Crespo garante que é também com o objetivo de dinamizar a economia local que a Câmara Municipal promove este Duatlo há já 16 anos.
A prova resulta de uma organização da Câmara Municipal, com o apoio de várias associações locais e da Federação de Triatlo de Portugal. A competição inicia-se, no sábado, pelas 15 horas, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Arronches, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada, no mesmo local, para as 17h10.
O XVI Duatlo de Arronches é constituído por duas provas: Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo (2ª Etapa), no formato de duatlo em estrada, em sprint, destinado apenas a atletas licenciados; e Prova Aberta, destinada a atletas não licenciados e que também pode ser disputada em estafetas.