Rondão e as bolsas de estudo: jovens aceitaram alteração ao regulamento

As candidaturas às bolsas de estudo, destinadas a alunos do concelho de Elvas, que frequentem o Ensino Superior, abrem a 15 de setembro. Mas desta vez a Câmara Municipal decidiu fazer uma alteração ao regulamento deste apoio social, sendo que os jovens que receberem bolsa, num valor de 1.500 euros anuais, passam, nas suas férias letivas, a realizar duas semanas de trabalho social.

Antes de efetuar esta alteração, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, esteve reunido, no Auditório São Mateus, com cerca de cem bolseiros, para os questionar sobre como encaravam esta possibilidade. O objetivo é que nos períodos de férias se consigam manter as escolas abertas, para que, em conjunto com a Associação Juvenil Arkus, estes jovens bolseiros ajudem a ocupar as crianças de primeiro ciclo do concelho com atividades. “Este programa de animação que a Câmara Municipal tem, em parceria com a Arkus, torna-se insuficiente, tendo em atenção a procura que tem tido”, explica.

No decorrer da reunião, garante Rondão Almeida, os jovens bolseiros mostraram-se prontamente disponíveis para colaborar com o município. “Eu vi até uma certa alegria e simpatia, por parte dos jovens. Foram os próprios a dizer que podemos contar com eles”, recorda.

A verdade é que esta alteração ao regulamento das bolsas de estudo foi alvo de alguma contestação por parte da Comissão Política Concelhia do PS de Elvas, que pediu à autarquia para reconsiderar a medida (ver aqui). Rondão Almeida, contudo, diz não compreender esse pedido, dado que os jovens aceitaram, desde logo, essa alteração. “É ter uma falta de confiança naquilo que é a nossa juventude, que reconhece aquilo que são as necessidades sociais do concelho e que disponibilizam duas semanas dos dois ou três meses das suas férias letivas”, garante.

De recordar que no ano letivo passado, foram 201 os elvenses a usufruírem da bolsa da Câmara Municipal de Elvas, num total de 300 mil euros. Os alunos recebem 150 euros por mês, durante dez meses. As candidaturas para as Bolsas de Estudo para o Ensino Superior vão decorrer entre os dias 15 de setembro e 31 de outubro.

Para fazer a candidatura é necessário residir no concelho de Elvas, ter idade igual ou inferior a 25 anos, estar matriculado no Ensino Superior e ter aproveitamento escolar do ano letivo anterior. Para além disso, o rendimento anual do agregado familiar per capita não pode ultrapassar o valor de 11.712,98 euros.

Os interessados devem dirigir-se ao Balcão Único do Município de Elvas ou ao Balcão Virtual em www.servicosonline.cm-elvas.pt.