Este sábado, dia 6 de maio, com a presença do vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante António Coelho Cândido, foi inaugurado no Alandroal, um memorial evocativo de todos os marinheiros do concelho que, ao longo dos tempos, serviram na Marinha Portuguesa.
A iniciativa partiu da Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas da Associação Nacional de Fuzileiros e contou com o envolvimento da autarquia. A estrutura, concebida e executada pela Câmara Municipal conta com um painel de azulejos da autoria do escultor Tolentino Abegoaria.
Na sua intervenção, o vice-almirante António Coelho Cândido destacou a importância de que a Marinha consiga “chegar aos mais jovens e conseguir despertar interesse das novas gerações para o desempenho de funções nas forças armadas” e apontou a Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas, presidida por Licínio Morgado, como “exemplo de grande dinamismo e de divulgação da Marinha Portuguesa.”
Já João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, destacou o verdadeiro trabalho de equipa que levou à execução desta obra, falou de um concelho “que se orgulha de todos os homens e mulheres que dedicaram e dedicam as suas vidas a servir o bem comum nas forças militares, nas forças de segurança e em muitas outras funções de natureza pública” e destacou a “importância das Forças Armadas e de todos os que dentro e fora delas contribuem diariamente para a nossa segurança, como pilares da defesa e manutenção da nossa Soberania e da nossa Democracia nunca deve ser posta em causa. Deve antes, ser-lhe atribuído o devido valor.”