Já se encontra em funcionamento uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, que visa reforçar a capacidade de resposta no concelho. A cerimónia de acolhimento aos novos elementos teve lugar nas instalações dos bombeiros e contou com a presença dos representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Município de Viana do Alentejo e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Composto por cinco elementos em regime de permanência, este novo apoio vem “colmatar as necessidades de recursos humanos e reforçar a prontidão do socorro e segurança em prol de toda a população”, garante o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, José Fernando Paitio. Este dirigente acrescenta que a população “está mais segura” com a entrada em funcionamento desta nova equipa, cuja missão é “assegurar com eficácia e atempadamente a prevenção e proteção de pessoas e dos seus bens”.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Ainda segundo José Fernando Paitio, a criação desta segunda equipa “só foi possível graças à vontade e ao esforço entre diversas entidades”, nomeadamente a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.
No âmbito do protocolo assinado em agosto de 2021 entre o Município de Viana, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cabe ao Município assegurar metade dos custos decorrentes da remuneração da equipa, cabendo à ANEPC suportar a outra metade.
[/shc_shortcode]