Espírito de Natal invade Mercado Municipal de Arronches

O primeiro Mercadinho de Natal de Arronches, organizado pelo Município e pelo CLDS 4G local – Coração Mágico, anima o fim de semana daquela vila, num evento que reúne diversos expositores, entre outros, de produtos alimentares, decoração, vestuário e artesanato. O evento começou ontem, sábado, 11 de dezembro, e decorre ainda ao longo deste domingo, no Mercado Municipal de Arronches.

Para o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, a iniciativa está “a exceder largamente todas as expectativas”, tendo em conta a quantidade de pessoas que já quis visitar esta feira. “É o sentimento da Câmara, mas também dos comerciantes que aqui estão, não só os residentes no mercado, mas todos aqueles que se quiseram associar a esta iniciativa”, comenta, assegurando que, no evento, também não falta animação com os grupos musicais da terra e dos concelhos vizinhos.

João Crespo revela que foram apenas convidados a participar neste mercadinho de natal, para além das IPSS, os comerciantes de Arronches, procurando-se com isto dinamizar o comércio local. “Estimular a venda e o próprio negócio” são os grandes objetivos da iniciativa, sendo que, com a mesma, diz o autarca, “junta-se o útil ao agradável”.

Em representação do CLDS de Arronches, bem como da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Ana Maria Lagarto explica que participam neste evento 28 comerciantes locais, bem como 16 bancas, entre outras, com pessoas que se encontram em situação de desemprego e que, aqui, têm oportunidade de se promover, com vista a criar o seu próprio emprego. Na banca da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, revela ainda, vendem-se alguns artigos feitos pelas crianças da instituição e produtos alimentares doados por algumas empresas do concelho. Com as verbas angariadas, irão ser compradas prendas de natal para as crianças institucionalizadas.

Outras das instituições presentes no evento são a Santa Casa da Misericórdia de Arronches, bem como o Centro Social Bom Jesus de Esperança.

Ontem, a animação musical esteve a cargo do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa. Luís Grilo, responsável pelo grupo, revela que a atuação correu “dentro do possível”, tendo sido este o último espetáculo deste ano, dado que, com o aumento do número de novos casos diários de Covid-19, todos os outros foram cancelados.

O Mercado Municipal de Arronches, onde decorre este primeiro Mercadinho de Natal, abre portas às 10 horas e encerra às 19, sendo que, hoje, pelas 15 horas, há atuação das Roncas d’Elvas e, às 17.30 horas, do Grupo Coral Vozes à Janela de Arronches.