
Realizou-se no dia 25 de novembro, na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, o IX Festival de Sopas Solidárias organizado pela operação IUPI 5G Monforte, da qual o Município de Monforte é a Entidade Coordenadora Local de Parceria, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Monforte, o Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, o Centro Social de Santo António de Vaiamonte, a Fundação Vaquinhas e Velez de Peso, o Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, o Centro de Dia de Nossa Senhora dos Milagres, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte e o Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, incluindo os seus Finalistas 2025/2026.
Foram adquiridos 326 “kits” (tigela de barro alusiva ao evento, talheres, guardanapo e pão) necessários para degustar à discrição as sopas que cada uma das entidades parceiras apresentou, enquanto o serviço do bar foi atribuído aos Bombeiros Voluntários. Para além do lucro obtido da venda de outros produtos (bolos, salgados e sobremesas) pelas IPSS’S nas suas bancas, o valor da venda de cada kit, a 5€, reverteu a favor das IPSS’S participantes. Este ano, o valor angariado foi de 1.630,00€. No final do evento, o valor correspondente a cada instituição foi entregue aos respetivos representantes pelo Presidente do Município, Miguel Rasquinho, acompanhado pela Vereadora do Executivo, Raquel Pereira, e pela equipa do CLDS, que efetuou também a entrega dos certificados de participação. O Festival contou ainda com um momento musical da Universidade Sénior do Município de Monforte, com a atuação dos alunos da disciplina de Música, acompanhados pelo professor Manuel Bagorro.
O projeto CLDS 5G é financiado no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu +(FSE+) e pela União Europeia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.















