Bombeiros de Elvas festejam 94 anos de história

Os Bombeiros Voluntários de Elvas assinalam este domingo, 7 de maio, 94 anos de fundação.

O programa de comemorações teve início com o içar das bandeiras no quartel, sendo que no pavilhão da corporação está disponível para visita uma coleção, que inclui moedas, medalhas, canetas, emblemas de outras associações humanitárias de bombeiros e cadernetas de cromos, do antigo bombeiro, em Elvas, José Farrapa.

As comemorações prosseguiram com a habitual romagem ao cemitério, para a deposição de flores no monumento de homenagem aos bombeiros já falecidos. Seguiu-se um desfile de viaturas pelas ruas da cidade, missa na Igreja de Santa Luzia e a bênção de novos veículos.

O presidente da direção dos bombeiros, Amadeu Martins, esperando que a época de incêndios que se avizinha seja, dentro dos possíveis, tranquila e com pouco trabalho, assegura que todos os associados “estão de parabéns”.

“Peço a todos os elvenses e, sobretudo, àqueles que não o são, que se façam sócios, porque os bombeiros precisam deles”, apela Amadeu Martins, assegurando que o voluntariado já não é o que era.

Considerando ser importante conseguir-se criar, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, uma segunda equipa de intervenção permanente no seio da corporação, o presidente da direção da corporação revela que, atualmente, são 35 os bombeiros assalariados na Associação Humanitária de Elvas.

Veja aqui o momento do Içar das Bandeiras, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas:

Conheça mais a detalhe a coleção do antigo bombeiro José Farrapa, em exibição no pavilhão da corporação de bombeiros:

As imagens da romagem ao cemitério, numa cerimónia que contou, entre outros, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida:

O desfile das viaturas dos Bombeiros de Elvas, neste dia de aniversário, para ver nas imagens captadas pela Rádio ELVAS: