Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados já animam a freguesia

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados arrancaram hoje, 1 de agosto, na freguesia de Degolados, concelho de Campo Maior. A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia local, com o apoio do Município de Campo Maior e do União Futebol de Degolados, começou pelas 19h30 com uma tourada à vara larga.

A abertura oficial da quermesse teve lugar às 20h30, dando início a uma noite recheada de animação. Os espetáculos musicais começaram às 21h30 com “À Capelas”, seguidos pelo grupo Rumo ao Sul, às 23h00. O concerto de Ruth Marlene está previsto para as 00h30, com a festa a prolongar-se pela madrugada ao som do DJ Cuba, a partir das 2h30.

A programação continua amanhã, sábado, com destaque para o espetáculo dos espanhóis RAYA Evolution. As entradas têm o custo de quatro euros, sendo possível adquirir uma pulseira para ambos os dias pelo valor total de cinco euros.

Monforte Summer Football de 4 a 13 de agosto para escalões entre Sub-11 e Sub-14

O Clube de Futebol Monfortense, com o apoio da Câmara Municipal de Monforte, promove de 4 a 13 de agosto, o Monforte Summer Football.

Trata-se de uma iniciativa destina a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os escalões Sub-11 e Sub-14, referentes à época de 2025/2026.

Esta atividade tem como principal objetivo promover a prática de atividade física, incentivando a adoção de um estilo de vida mais saudável e contribuindo para o desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e sociais dos participantes. Entre os objetivos específicos destaca-se o desenvolvimento das capacidades técnicas individuais, tanto ao nível defensivo como ofensivo.

As atividades vão decorrer durante a manhã, entre o Estádio Municipal Dinis Serrano e as Piscinas Municipais. Nesse sentido, será necessário equipamento para a prática de futebol, assim como para as idas às piscinas.  

As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas através do email vitor.elvas.carreiras@cm-monforte.pt. Nome completo, data de nascimento e Número de Identificação Fiscal são os dados necessários para a inscrição.

Grupos da Argentina e do Panamá na primeira noite do Festival Internacional de Folclore em Elvas

Esta sexta-feira, 1 de agosto, na primeira noite de espetáculos do 33º Festival Internacional de Folclore, na Praça da República de Elvas, atuam os grupos de Ballet Folklórico Raíces Nuevas, da Argentina, e o Grupo Folclórico do Panamá.

Amanhã, sábado, dia 2, sobem ao palco o Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folclórico de Paredes de Bairro, de Anadia. Já no domingo, dia 3, atuam o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e Festifolk, do Equador.

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore, prossegue no próximo fim de semana, com mais três noites de animação.

Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.

“Férias no Castelo” de Elvas com atividades para os mais novos a 5 e 9 de agosto

O programa “Férias no Castelo”, em Elvas, conta ainda com dois dias de atividades: a 5 e 9 de agosto.

Destinada a crianças de 1º Ciclo e Atl’s, a iniciativa conta com várias atividades didáticas e lúdicas, a decorrem no período entre as 10h e as 11h30, numa manhã que promete ser diferente e muito animada.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, através do email castelo@cm-elvas.pt, pelo telefone 268 009 660 ou na receção do Castelo.

Normal circulação reposta na Estrada Municipal que liga Vila Viçosa a São Romão

Já se encontra reposta a normal circulação na Estrada Municipal 509, que liga Vila Viçosa e a freguesia de São Romão, após a conclusão da empreitada de reconsolidação do talude, informa a Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Esta obra foi realizada “após os serviços técnicos da Divisão de Obras Municipais do Município de Vila Viçosa realizarem uma vistoria, na qual identificaram que, na estrada municipal EM509, o muro de suporte de terras ruiu parcialmente, na zona de transição entre a escavação e o aterro, o que originou um deslizamento de terras, provocado presumivelmente por precipitações abundantes, nos primeiros quatro meses do ano”.

A obra foi “concluída com sucesso e foi devidamente acompanhada pelo LENEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e os técnicos responsáveis do Município”.

Festival do Crato anuncia data extra com entrada livre

O Festival do Crato volta para mais uma edição imperdível, com datas confirmadas entre os dias 26 e 30 de agosto de 2025. O cartaz deste ano conta com nomes de peso como Wet Bed Gang, Plutónio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny e Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Zé Felipe, Fernando Daniel e Nena.

Foi anunciado, em conferência de imprensa, um dia extra de festival, com entrada livre, a acontecer a 26 de agosto, em simultâneo com a inauguração do espaço da Feira de Artesanato e Gastronomia.

Este arranque gratuito do Festival do Crato será marcado por uma noite de celebração alentejana, com a presença já confirmada de Os Vizinhos, autores do hit “Pôr do Sol”, Os Raiz que trazem como convidados os Átoa, Los Romeros, Afonso Dubraz e Kika, a banda inglesa Cutting Crew, autora do hit “(I Just) Died In Your Arms” e a terminar a noite o projeto Remember Old Times que com o seu pop-rock e dance music promete fazer o público dançar ao som das músicas dos anos 80, 90 e 2000.

No palco After Hours, a festa continua pela noite dentro com DJ Dadda, DJ LK da Escócia, DJ Matcho, DJ Ana Isabel Arroja e Insert Coin.

Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato e diretor do Festival do Crato, refere que “Queríamos surpreender todos os que fazem parte desta festa. Este dia extra gratuito é um presente para o público fiel que todos os anos enche o Crato de vida. Começamos a festa mais cedo e com o pé direito.”

Questionado sobre o ecletismo do cartaz apresentado, Joaquim Diogo afirma que “… o Festival do Crato o que faz todos os anos é tentar ser o mais abrangente possível e ir ao encontro de muitos gostos musicais. Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos para que quem nos visite fique surpreendido“.
 
Para além dos artistas internacionais e nacionais que vão animar os fins de tarde e noites no recinto do Festival do Crato, haverá uma Feira de Artesanato e Gastronomia, que é uma parte importante do evento, destacando a cultura e as tradições locais. Este cruzamento de música, artesanato e gastronomia vai muito além dos dias do festival, como nos explica, Joaquim Diogo, diretor do Festival do Crato “o Festival do Crato acaba por nos posicionar em termos daquilo que é a nossa marca, aquilo que é o nome deste concelho magnífico deixando sempre um rastro a quem vem nesses dias para conhecer os seus monumentos, as suas dinâmicas e, a gastronomia, é sempre um ponto de atração“.

26 agosto (entrada livre)
Cutting Crew
Os Vizinhos
Os Raiz (com os convidados Átoa, Los Romeros, Afonso Dubraz e Kika)
Remember Old Times

27 agosto
Wet Bed Gang
Plutonio
Mizzy Miles
DJ Dadda

28 agosto
Matuê
Lon3r Johny e ProfJam
JÜRA
DJ LK da Escócia

29 agosto
Skunk Anansie
GNR
Luís Trigacheiro e Convidados
DJ Matcho
DJ Ana Isabel Arroja

30 agosto
Zé Felipe
Fernando Daniel
Nena
Insert Coin​

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

“Noites de Verão” regressam à Praça da República de Elvas de 14 a 24 de agosto

As Noites de Verão regressam à Praça da República de Elvas, com oito espetáculos programados por forma a animar as noites quentes de verão, entree os dias 14 e 24 de agosto.

Este evento organizada pela Câmara Municipal, que tem entrada livre de público, vai dinamizar o coração do Centro Histórico da cidade Património Mundial, atraindo pessoas à Praça da República e dinamizando a economia local.

No dia 14, quinta-feira, há concerto em colaboração entre o grupo de música irlandesa e norte-americana The Jig Kickers e o coro elvense Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas. No dia 15, sexta-feira, sobem ao palco o Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Vila Boim e Alentejo na Voz. Já no dia 16, sábado, haverá concerto de TutiMeia e, no domingo, dia 17, de Al-Canti.

No dia 21, quinta-feira, a Praça da República acolhe uma Noite de Fados com Berta Miranda, Carla Isabel, Nelson Cardoso, Silvino Sardo, Vasco Gamelas, Marlene Mocisso, Ramiro Santos, Rosa Maria Abrunheiro e Toy Faria e Ana Isabel Cunha, acompanhados pelos músicos Jorge Silva e Joaquim Ferreira. No dia 22, sexta-feira, haverá espetáculos dos A.L.M.A., no dia 23, sábado, dos irmãos Nuno e Cláudio Aparício; e, por fim, no dia 24, domingo, dos participantes do projeto “Elvas a Cantar”.

Todos os espetáculos têm início às 21h30.

Pratos de bacalhau voltam a ter grande destaque nas ementas dos restaurantes de Campo Maior até 15 de agosto

Tem início esta sexta-feira, 1 de agosto, em Campo Maior, mais uma Quinzena Gastronómica do Bacalhau.

À iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, aderiram, desta feita, sete restaurantes.

Entre a tradição e a inovação, são muitos os pratos de fazer crescer água na boca que, até dia 15 de agosto, irão estar em destaque na restauração da vila.

Bacalhau Dourado, à Comendador, à Casa, à Lagareiro e assado na brasa ou são apenas algumas das sugestões dos restaurantes de Campo Maior aderentes a esta Quinzena Gastronómica.

Investimentos fraudulentos na rubrica da DECO

Nas redes sociais proliferam o uso de figuras públicas para atrair investidores para esquemas fraudulentos e que constituem autênticas armadilhas para os menos avisados. Muitas vezes, e para tornar mais credível a informação, colocam comentários de alegados investidores a confirmarem satisfação pelo investimento que fizeram.

A DECO alerta para estas situações e, quando tiver dúvidas, desconfie, pois investir através da internet pode ser uma via que oferece vantagens, não só porque é de fácil acesso e de custo mais reduzido, mas também pode apresentar alguns riscos que quem investe precisa de ter em conta, destacando algumas situações como: tentarem persuadi-lo a tomar uma decisão imediatamente; pedirem seja disponibilizada uma pequena quantia inicial, alegando que essa verba servirá para fazer uma reserva do investimento futuro; serem solicitados dados pessoais, por exemplo, ou o NIF e dados do cartão de crédito, para concretizar o investimento, resultando em roubo de identidade e perda de recursos financeiros.

Esquemas de pirâmide, onde os lucros dos primeiros investidores são pagos com o dinheiro de novos investidores, são também comuns, com proposta de angariação de novos clientes e tentativa de convencer que o seu retorno será tanto maior quanto maior o número de novos investidores que conseguir angariar.

Outro dos pontos a ter em atenção são as mensagens com links. Confirme se o direcionam para sites não seguros ou maliciosos (pode confirmar se o link é falso colocando o cursor do seu rato no link, sem clicar e verificar a respetiva correspondência).

Com isto, o pretendido é tentar mitigar riscos e se pretende investir, faça-o em segurança.

Antes de qualquer decisão de investimento, faça uma pesquisa prévia, confirme se o site é fiável e utilize plataformas e corretores de confiança, certificando-se na CMVM se o intermediário financeiro está registado.

Finalmente, lembre-se que a melhor estratégia será diversificar os seus investimentos e diluir os riscos, mas sempre em consciência e fundamentadamente.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Terrugem em festa: espetáculos da Banda DFB, DJ Mojo e Hélder Tavares esta sexta-feira

Entre hoje e segunda-feira, de 1 a 4 de agosto, a Terrugem, no concelho de Elvas, está em festa.

O arranque das festas acontece esta sexta-feira, pelas 19 horas, com arruada com a comissão de festas e autoridades convidadas, abrilhantada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, e com a abertura da exposição de artesanato no mercado municipal.

A partir das 21h30, no Palco Popular, há atuação de Afonso Abrantes, seguindo-se as Roncas d’Elvas. Às 22 horas, realiza-se uma corrida de touros à portuguesa.

A banda DFB (na imagem) sobe ao palco principal pelas 23h30. Após discoteca com DJ Mojo e Hélder Tavares, a noite termina ao som de DJ Dinga. 

Secundária de Elvas entre as escolas do distrito que mais contribuem para a campanha “Escola Electrão”

As nove escolas do distrito de Portalegre que participaram ativamente na 14ª edição da “Escola Electrão” recolheram mais de sete toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo.

Cinco escolas do distrito, incluindo as Secundárias de Elvas e Campo Maior, conquistaram cheques-prenda com um valor global de 375 euros que poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos. 

Portalegre
13 escolas inscritas
9 escolas participaram ativamente
5 escolas conquistaram cheques-prenda
REEE (kg)Lâmpadas (kg)Pilhas (kg)Prémio Pontos (€)
Escola Básica Garcia da Orta, Castelo de Vide620
Escola Básica João Maria Botas Carriço, Monforte1 20075
Escola Básica José Régio, Portalegre698316375
Escola Básica n.º 1 de Elvas310
Escola Básica n.º 2 de Elvas285520
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão9062575
Escola Secundária D. Sancho II, Elvas1 610575
Escola Secundária de Campo Maior1 0701075
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre33423
Total7 03239106375

Os resultados nacionais

A nível nacional, a campanha “Escola Electrão” registou um crescimento de 27% no último ano letivo, atingindo um dos melhores resultados da última década.

Ao longo desta 14ª edição da iniciativa, que decorreu entre setembro de 2024 e junho de 2025, acompanhando o ano letivo, foram recolhidas cerca de 460 toneladas de resíduos, mais especificamente 18 toneladas de pilhas e baterias e 440 toneladas de equipamentos elétricos usados e lâmpadas. 

Estes resultados superam significativamente as 360 toneladas reunidas na edição anterior, sendo necessário recuar ao ano letivo de 2015/2016 para encontrar um valor tão elevado.

Participaram nesta edição cerca de 890 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira. O valor global a atribuir às escolas ascende a 50 mil euros, a entregar em cheques-prenda que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.

As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são depois convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados, cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

“A Escola Electrão assume-se, ano após ano, como um canal privilegiado de educação para a cidadania que reforça a mensagem sobre a necessidade de encaminhar corretamente para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, por questões de saúde pública e proteção ambiental. Por outro lado, é uma campanha que tem já um peso significativo nos resultados globais apresentados pelo Electrão”, sublinha o Diretor Geral do Electrão de Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado.

Ao longo de 14 edições, esta campanha do Electrão já permitiu a recolha de mais de sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e, paralelamente, possibilitou a sensibilização de milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens.

Nesta edição, a campanha “Escola Electrão” voltou a associar-se ao concurso “Recicla e Ganha”, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF, direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino. Electrão e EGF voltaram, assim, a unir esforços para reforçar as ações de sensibilização junto da comunidade e impulsionar a reciclagem.

As escolas que combinam a participação nos dois programas são beneficiadas com um ponto adicional como reconhecimento do seu compromisso com a reciclagem.

 O TOP 3 das escolas

 A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, voltou a destacar-se nesta edição ao conquistar 2.175 euros em cheques-prenda graças à recolha de 79 quilos de pilhas e baterias, 68 quilos de lâmpadas e 27.592 quilos de equipamentos elétricos usados.

 No segundo lugar surge a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que recebe 1.200 euros em cheques-prenda pela recolha de 60 quilos de pilhas e baterias, 30 quilos de lâmpadas e 15.110 quilos de equipamentos elétricos usados.

 No terceiro lugar, a nível nacional, posiciona-se o Colégio de São Miguel de Fátima, distrito de Santarém, com 1.222 quilos de pilhas e baterias recolhidas, o que lhe permitirá receber cheques-prenda no valor de 975 euros.

Prémios para os “Repórteres Electrão”

A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

No primeiro período deste ano letivo, a propósito do tema do “Dia Internacional dos Resíduos Elétricos”, os alunos foram desafiados a criar vídeos que mostrassem aos colegas como “Destralhar para Reciclar”. Foram submetidos 42 trabalhos, de 18 escolas e selecionados quatro vencedores, um por cada nível de ensino.

Neste desafio foi premiada uma equipa de alunos e professor da Escola Básica nº 1 de Marrazes, no distrito de Leiria. O Externato de S. José, em Lisboa, arrecadou o prémio da categoria do 2º ciclo e na categoria do 3º ciclo foi escolhido o trabalho apresentado pela Escola Básica Foz do Neiva, em Viana do Castelo. No Secundário destacou-se a Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos.

Outros 22 trabalhos foram apresentados por parte de 13 escolas do país no segundo desafio, com o mote “Reciclagem na escola”. A Escola Básica da Lourencinha, na Ilha da Madeira, voltou a garantir o prémio ao nível do 1º ciclo. Foram ainda escolhidos os trabalhos apresentados pela Escola Básica de Tondela, distrito de Viseu, na categoria do 2º ciclo; Escola Secundária Campos de Melo, na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, no 3º ciclo; e Escola Secundária da Amadora, distrito de Lisboa, ao nível do Secundário.

O terceiro desafio, dedicado ao tema dos “5R’s: ideias para uma vida mais sustentável”, reuniu 22 trabalhos de 12 escolas. O prémio do 1º ciclo distinguiu a Escola Básica da Lourencinha, na Madeira. Ao nível do 2º ciclo destacou-se a Escola Básica de Tondela, no distrito de Viseu. A Escola Básica 2/3 José Saraiva, em Leiria, foi premiada na categoria do 3º ciclo. A Escola Secundária da Amadora voltou a destacar-se, neste período letivo, ao nível do Ensino Secundário.

O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

Autárquicas: AD com “auscultação ativa e proximidade com a população” em Elvas entre maio e julho

Em comunicado enviada à redação da Rádio ELVAS, a candidatura da Aliança Democrática à Câmara Municipal de Elvas, dando conta da sua “agenda intensa de visitas, reuniões e contacto direto com a população, instituições, associações e empresários do concelho”, faz um “balanço positivo” das atividades realizadas entre os meses de maio e julho.

Convidando todos a fazerem-lhe chegar as suas ideias, a candidatura, liderada por Margarida Paiva (na imagem), propõe-se ainda, até final de setembro, a “visitar todas as associações, empresas e instituições públicas do concelho”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A candidatura da Aliança Democrática à Câmara Municipal de Elvas faz um balanço positivo das atividades realizadas nos meses de maio, junho e julho, marcados por uma agenda intensa de visitas, reuniões e contacto direto com a população, instituições, associações e empresários do concelho.

Neste período, visitámos o Hospital de Elvas, onde reunimos com a Direção da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, deslocámo-nos à Abegoaria Municipal para conhecer o seu funcionamento e as condições dos trabalhadores da autarquia,  falámos com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas. Reunimos também com o gestor do Parque Empresarial de Elvas e Estação de Melhoramento de Plantas, com foco no desenvolvimento económico e na dinamização da atividade empresarial local.

Contactámos diretamente com a Associação Empresarial de Elvas e diversas empresas, como a Alempack, a Vidrelvas, empresas das áreas do marketing, publicidade e design, e a Marktel, onde reunimos com o seu CEO. A estas juntam-se muitas outras empresas elvenses, com quem tivemos oportunidade de conversar e ouvir preocupações, ideias e propostas concretas.

Estivemos igualmente com associações culturais do concelho, cuja ação é fundamental para a vitalidade social e cultural de Elvas. Reunimos também com pais e avós, para perceber as suas preocupações e aspirações em relação à educação das suas crianças, porque acreditamos que a política começa no cuidado com o futuro da comunidade.

Estivemos presentes nas festas de Varche, Calçadinha, Vila Fernando e Vila Boim, e continuaremos a marcar presença nas restantes festas populares até setembro, culminando com a Feira de São Mateus. Estes momentos são oportunidades privilegiadas para estar com as pessoas, falar com elas e apresentar os rostos da nossa candidatura.

Até ao final de setembro, propomo-nos a visitar todas as associações, empresas e instituições públicas do concelho. Esta candidatura está verdadeiramente com Elvas, é por Elvas e é para Elvas e para todos os Elvenses.

Convidamos todos os cidadãos a fazerem-nos chegar as suas ideias. Não há ideias pequenas, nem ideias más. O nosso objetivo é dar-vos voz, escutar com atenção e trabalhar para colocar Elvas no mapa novamente.

Desde já, assumimos de forma clara que o nosso programa eleitoral terá dois pilares fundamentais, Cultura e Economia. Acreditamos que é através da valorização do nosso património cultural e do fortalecimento do tecido económico local que Elvas poderá crescer de forma sustentada, atrativa e com qualidade de vida para todos.

Elvas merece uma liderança que escute, compreenda e aja.

Com Elvas, Por Elvas, Para Elvas

Elvas, 1 de Agosto de 2025

Margarida Coelho de Paiva”

Ruas Floridas de Redondo mostram ao público a arte dos habitantes da vila durante nove dias

David Galego, presidente da Câmara de Redondo

Redondo vai, entre amanhã, 2 de agosto, e o próximo dia 10, mostrar o resultado de muito trabalho dos últimos meses, ficando com as suas ruas cheias de cor, arte, tradição e identidade. As Ruas Floridas prometem colocar a vila como um dos destinos deste verão.

Ao todo, estarão decorados 25 espaços, entre ruas, largos, travessas e praças, com flores e outros elementos em papel, com o Município a convidar todos a mergulhar num ambiente encantado, criado com dedicação.

Garantindo que esta edição do evento apresenta uma qualidade superior da de há dois anos, David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo, lembra que os habitantes da vila são a “alma viva” das Ruas Floridas. “São eles que, durante muitos e muitos meses, têm vindo a construir peças lindíssimas, que terão todos a oportunidade de poder visitar de 2 a 10 de agosto. Há trabalhos fantásticos, há uma qualidade que ainda supera a edição anterior, de 2023”, assegura.  

“Estamos, de facto, todos ansiosos por colocar nas ruas todo aquele trabalho, a beleza, a cor, a alegria que as ruas floridas têm. Não temos dúvidas que será uma iniciativa de grande qualidade também, naturalmente, aliada a um cartaz que nos orgulha, porque preenche um bocadinho todas as áreas musicais, não só nacionais como internacionais”, diz ainda o autarca.

Durante nove dias, arte e música estarão lado a lado. Os espetáculos decorrerão alternadamente na Praça da República e no Parque Ambiental.

Este sábado, dia 2 de agosto, ao palco do evento sobe a espanhola Edurne. Seguem-se Filarmónica União Montoitense, Bandidos do Cante, João de Campos, no domingo; Cantadores do Redondo e Buba Espinho, no dia 4; Emanuel, no dia 5; Tomba Lobos com Galandum Galundaina, no dia 6; Cantadeiras de Redondo, Filarmonia Campaniça, Raia, Celina da Piedade, Ana Santos, Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, Coro e Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, no dia 7; Hangover Band, no dia 8; e Diogo Piçarra, no dia 9. O evento termina, no dia 10, com o IX Festival de Folclore.

Haverá ainda animação com DJs este sábado (DJ Boss Dici e DJ Alan Briats), no dia 8 (DJ Casaca, DJ Brat e DJ Malasiano) e no dia 9 (DJ San, Rich & Mendes, Diego Miranda feat Katorz).

“À Capelas” e Rumo ao Sul juntam-se a Ruth Marlene na primeira noite de festas em Degolados

Têm início hoje, 1 de agosto, as festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, no concelho de Campo Maior. Organizadas pela Junta de Freguesia de Degolados, com o apoio do Município de Campo Maior e do União Futebol de Degolados, as festas arrancam pelas 19h30, com uma tourada à vara larga.

A abertura da quermesse acontece uma hora mais tarde, com os espetáculos musicais a iniciarem-se às 21h30. Neste primeiro dia sobem a palco os grupos “À Capelas” e Rumo ao Sul (23 horas), antes do concerto de Ruth Marlene, previsto para as 00h30. A partir das 2h30, a animação musical prossegue noite fora ao som do DJ Cuba.

Amanhã, sábado, o maior destaque da programação vai para um espetáculo dos espanhóis RAYA Evolution. As entradas têm um custo de quatro euros. Quem adquirir a pulseira para os dois dias de espetáculos paga cinco euros.

“Conta-me”: Raquel Guerra protagoniza concerto teatral que está a percorrer as freguesias de Elvas

Depois de já ter passado por São Vicente, Santa Eulália e Terrugem, o concerto teatral “Conta-me” chega este fim de semana a Barbacena, Calçadinha e Varche.

Para a protagonista do espetáculo, Raquel Guerra, esta tem sido uma experiência “muito gratificante”, onde tem oportunidade de unir duas das suas maiores paixões: a música e a representação. “Tem sido muito, muito, muito gratificante, sinceramente, não só pela forma como eles pensaram e elaboraram este projeto, mas também pelo talento que existe nos jovens que estão por trás de mim”, começa por dizer.

“É uma peça teatral, que é cantada e que só tem uma personagem, que sou eu, mas depois tem por trás de mim todo um elenco, quer de músicos, quer de produção, que têm sido fantásticos e que são todos jovens do nosso concelho, super talentosos”, adianta a artista, dizendo-se “muito orgulhosa” deste grupo de trabalho.

Falando numa experiência “muito positiva”, num espetáculo “muito dinâmico”, que tem surpreendido o público, com momentos de “comédia e de introspeção”, Raquel Guerra explica que a história apresentada é adaptada a cada freguesia do concelho, acabando, por isso, por ser diferente em todas elas. “A peça de teatro é diferente em todas as freguesias, porque tem peculiaridades daquela freguesia”, explica. A personagem a que a atriz e cantora dá vida é alguém “que viveu na freguesia e que, em algum momento da vida dela, precisou de ir para uma grande cidade e que depois volta e revive todas as memórias dela. Quando regressa a Lisboa, começa a dar valor àquele lugar do Alentejo”, adianta.

A acompanhar esta história, o leque de canções, cantadas e tocadas ao vivo, é vasto: desde “Se Fores ao Alentejo” e “Aldeia da Roupa Branca” até “Chamar a Música” e “Pequeno T2”. Acompanham Raquel Guerra neste projeto os músicos Diogo Rego, João Batuca, João Brinquete, João Carriço e Márcio Gago.

Sempre com início às 21h30 e entrada livre do público, o espetáculo é apresentado hoje, 1 de agosto, no Pavilhão Multiusos de Barbacena, amanhã, sábado, dia 2, no jardim de Vila Fernando e no domingo, dia 3, no Centro Cultural de Varche.