Skip to content

Depois de um interregno de um ano, Ultra Trail São Mamede está de regresso com algumas novidades

Portalegre volta a ser epicentro do Trail Run em Portugal nos dias 25, 26 e 27 de abril. A prova organizada pelo Atletismo Clube de Portalegre apresenta uma estrutura que a torna “num evento singular na região e que depois de um ano de interregno volta a inspirar com diversas novidades”, revela a organização em comunicado de imprensa.

Ainda a decorrer a fase de inscrições, a prova que percorre em quase toda a extensão o Parque Natural da Serra de São Mamede conta já com 600 atletas confirmados. As participações dos atletas vão dos quatro anos aos 72 anos, com 12 nacionalidades distintas (Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Nepal, Países Baixos, Moldávia, Estados Unidos, e obviamente, Espanha e Portugal, que são a maioria) a marcar presença, “o que confirma que a prova é uma referência a nível nacional e até internacional”.

A distância principal será de 102 quilómetros, numa prova que começa às 22 horas de 25 de abril e decorrerá quase integralmente no Parque Natural da Serra de São Mamede (nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão). A prova tem a categorização internacional (ITRA, UTMB), nacional (ATRP) e regional (AADP) e tem neste momento a participação confirmada de 160 concorrentes, acompanhados por mais 50 concorrentes que vão experienciar os primeiros dez quilómetros da prova rainha (100 quilómetros), numa prova de carácter social onde o valor da inscrição reverte a favor dos parceiros solidários (Cerci e Liga Portuguesa Contra o Cancro).

No sábado, dia 26 de abril, pelas 9 horas, partem da Ponte Romana da Portagem (Marvão) os concorrentes à distância ultra (50 quilómetros). No domingo, 27 de abril, é a vez de entrarem em prova os concorrentes na distância de 25 quilómetros, que partirão de Alegrete às 9 horas e os concorrentes da distância curta de 15 quilómetros, que partirão de Reguengo às 9h30 m.

Uma novidade será que todas as chegadas decorrerão no Jardim da Avenida da Liberdade (Jardim do Tarro), que irá dar durante os três dias uma dinâmica diferente ao espaço e ao centro da cidade.

Compartilhe este artigo: