Há pessoas que não ajudam no centro histórico de Elvas

A recolha de lixo doméstico e de outros materiais destinados a reciclagem, no centro histórico de Elvas, depende de muitas pessoas: dos residentes, dos proprietários e colaboradores das casas comerciais, das equipas que varrem as ruas e do pessoal e viaturas que recolhem os resíduos.

No centro histórico, há locais onde é mais frequente a acumulação de materiais diversos, em especial junto aos contentores subterrâneos, aos contentores de reciclagem e em certas esquinas com menos movimento.

Acontece que as situações concorrentes para passar a imagem de uma cidade descuidada são várias: por vezes os contentores subterrâneos estão cheios, noutras situações são os contentores de reciclagem que não são recolhidos com regularidade, há pessoas que deixam sacos de lixo fora dos contentores e há quem entenda que pode deitar papéis e plásticos no chão a contar com o trabalho das varredoras.

Com mais cuidado por parte de cada um dos intervenientes, seria possível que as fotografias de situações na via pública, que acompanham este texto, deixassem de poder ser vistas no centro histórico de Elvas. No fundo, estamos na presença de um caso em que precisamos da colaboração de todos, para não vermos repetidas certas imagens desagradáveis para uma cidade que gosta de poder dar bem-estar aos seus residentes e receber bem quem a visita.