Batalha de Montes Claros assinala-se esta sexta-feira em Borba

O Município de Borba comemora os 357 anos da Batalha de Montes Claros, travada em 17 de junho de 1665 e incluída na Guerra da Restauração, entre Portugal e Castela.

O programa começa às 11 horas de sexta-feira, dia 17, com a cerimónia militar de homenagem aos mortos, no Padrão da Batalha, nos arredores de Rio de Moinhos. Nesse dia, às 17 horas, tem lugar uma Reprise a Cavalo, pela escola de Mafra, no Largo da Fonte das Bicas, em Borba. Nesse local, às 22 horas, a Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba afirma que este é um momento de grande importância, uma vez que “esta batalha contribuiu para a independência de Portugal ”, e com estas comemorações pretende-se “preservar a memória, respeitar a história e acima de tudo perceber que acima de tudo perceber só somos alguma coisa porque muitos trabalharam para sermos aquilo que somos hoje e, com tanta história e memória devemos ter orgulho em ser portugueses”, acrescenta o presidente.

No sábado, 18 de junho, às 22 horas, no Largo das Bicas, decorre o espetáculo “Filmes em Concerto”, pela Banda Euterpe, de Portalegre.

Ainda no âmbito destas comemorações, decorre no domingo, um passeio pelas memórias da Batalha de Montes Claros, num percurso de 12 quilómetros. António Anselmo afirma que “é objetivo passar por vários locais onde esta batalha decorreu”, nomeadamente em Rio de Moinhos e no Barro Branco.

Para o passeio não é necessária inscrição prévia, acrescenta o presidente adiantando que acima de tudo o importante é que “as pessoas percebam e conheçam o que as rodeia”.

O programa encerra no domingo, dia 19, às 8.30 horas, com a saída do passeio pedestre Memórias de Montes Claros, da Ermida da Senhora da Vitória, no Barro Branco.