Percurso por Évora e Montemor recorda obra de José Saramago

O segundo percurso temático do Roteiro Literário Levantado do Chão decorreu no passado dia 30. A iniciativa foi uma organização da Fundação José Saramago, com o apoio dos Municípios de Évora e de Montemor-o-Novo e da Biblioteca Pública de Évora (BPE).

O percurso “A Resistência” teve início em Évora, onde os cerca de 30 participantes foram recebidos, na Biblioteca Pública, pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto Sá, os técnicos de ambos os municípios e a diretora da BPE Zélia Parreira. Na Biblioteca, os participantes tiveram a oportunidade de consultar a documentação aí requerida por José Saramago, durante o período de revisão da obra. No Palácio D. Manuel, os visitantes foram convidados a ver uma exposição de fotografia do século XX apresentada por Cármen Almeida. A terminar o itinerário de Évora, os técnicos dos municípios apresentaram a Praça de Touros de Évora, atual Arena d’Évora, onde decorreu o comício anticomunista de 1936 relatado na obra Levantado do Chão, de José Saramago.

Pelo início da tarde, seguindo os passos da família Mau-Tempo, os visitantes entraram no concelho de Montemor-o-Novo. Em Santiago do Escoural, foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, e pelo presidente da Junta de Freguesia, José Geraldo. A apresentação dos pontos do roteiro decorreu no edifício da Junta de Freguesia. Já em São Cristóvão, depois da pausa do almoço, os visitantes encontraram o cenário das primeiras páginas de Levantado do Chão, sendo esta a localidade para onde os Mau-Tempo primeiro se deslocam nas suas muitas mudanças. Seguiu-se São Geraldo, onde se abordou o encontro clandestino de João Mau-Tempo, e depois Ciborro, onde este personagem frequentou o ensino primário.

Durante o percurso, os visitantes foram convidados a redescobrir estas localidades através de episódios de Levantado do Chão, assim como foram convidados a descobrir algumas referências históricas de episódios e de pessoas que motivaram o enredo da obra.