Nos últimos anos, a forma como consumimos entretenimento sofreu uma transformação radical. Antes, o acesso ao entretenimento era limitado a televisão, rádios, livros e, ocasionalmente, idas ao cinema ou a concertos.
Com o avanço da tecnologia, especialmente com o aparecimento da internet, assistimos a uma verdadeira revolução no setor, abrindo novas possibilidades e criando experiências completamente diferentes.
Sabe quais foram as principais mudanças no entretenimento online e como isso impactou o nosso dia a dia? Descubra algumas das áreas que mudaram que talvez não tenha notado.
1. O streaming: um novo mundo de opções
O streaming tornou-se uma das maiores mudanças no mundo do entretenimento. Serviços como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e HBO Max substituíram, em grande parte, as tradicionais idas ao cinema ou até a compra de filmes e séries em Blu-Ray/DVD.
A tecnologia permitiu que, com apenas uma ligação à internet, tivéssemos acesso a uma vasta biblioteca de filmes, séries e documentários, disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.
Este formato não só nos dá liberdade para escolher o que ver, como também introduziu novas formas de consumir conteúdo, como as famosas “maratonas” de séries. Ao invés de termos de esperar uma semana pelo próximo episódio, podemos ver uma temporada inteira de uma só vez.
Além disso, o streaming não se limita ao vídeo. Plataformas como Spotify e Apple Music mudaram a forma de ouvir música. Já não precisamos de comprar álbuns físicos ou digitais, pois podemos simplesmente subscrever a um serviço e ter acesso a milhões de músicas.
2. Videojogos: o crescimento dos jogos online e dos eSports
Outro setor que sofreu uma transformação foi o dos videojogos. Antigamente, os jogos eram algo que jogávamos sozinhos ou com amigos em casa, usando consolas ou computadores.
Hoje em dia, plataformas como a Steam, PlayStation Network e Xbox Live permitem-nos jogar com pessoas de todo o mundo.
Os eSports também cresceram exponencialmente, tornando-se uma forma de entretenimento tão popular quanto o desporto tradicional. As competições de eSports chegaram a um ponto em que equipas profissionais e atletas dedicam as suas vidas a treinar e competir em torneios internacionais.
Por outro lado, no campo gaming também surgiram novos setores de jogo como no caso do iGaming. Aqui, o grande exemplo desta área vai para o segmento dos casinos online que desenvolveram novas formas de jogo, graças a plataformas próprias. Atualmente, qualquer casino online tem um catálogo de jogos que pode ser explorado, onde slots e jogos de mesa são os atores principais.
3. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) abriram portas para novas experiências imersivas.
Se antes nos limitávamos a ver filmes ou jogar em ecrãs 2D, agora podemos estar no centro da ação. A tecnologia VR permite-nos entrar num mundo digital onde podemos interagir com o ambiente, seja para jogar, aprender ou simplesmente explorar.
Já a realidade aumentada mistura o mundo real com elementos digitais. Exemplos disso incluem jogos como Pokémon GO ou funcionalidades em redes sociais como filtros de Instagram.
4. Redes sociais: entretenimento na palma da mão
As redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok tornaram-se fontes de entretenimento por si só.
Com a capacidade de criar e partilhar vídeos, fotografias e até transmissões em direto, qualquer pessoa pode tornar-se criadora de conteúdo.
Por exemplo, o TikTok, em particular, revolucionou o formato de vídeos curtos, criando tendências virais que capturam a atenção de milhões.
Além disso, as redes sociais tornaram-se também plataformas para transmissão de eventos ao vivo, desde concertos a estreias de filmes e lançamentos de videojogos.
5. A personalização do entretenimento
A tecnologia também permitiu uma personalização sem precedentes do entretenimento. Algoritmos inteligentes, como os que encontramos em plataformas de streaming ou nas redes sociais, analisam o nosso comportamento para nos recomendar conteúdo baseado nos nossos gostos.
Assim, cada utilizador tem uma experiência única, com recomendações a variar conforme os seus interesses.
Isto não só melhora a nossa experiência como consumidores, mas também aumenta a quantidade de tempo que passamos nas plataformas, visto que somos constantemente apresentados a conteúdo que realmente nos interessa.
A tecnologia transformou então o entretenimento online de uma forma que nunca poderíamos ter imaginado há apenas algumas décadas.
Para os curiosos sobre o impacto da tecnologia nas nossas vidas, basta olhar para o tempo que passamos online a consumir entretenimento.
A evolução tecnológica trouxe-nos mais liberdade e opções, e as mudanças no entretenimento online são apenas o início do que o futuro nos reserva.
A Rádio Elvas também deu esse passo e a sua emissão e programação diária pode ser consultada e “consumida” via online.