Skip to content

Manifestação pelo Guadiana este sábado em Badajoz

Várias associações e coletivos espanhóis manifestam-se, na manhã deste sábado, 19 de outubro, contra a poluição do rio Guadiana, em Badajoz. A manifestação, com início às 10h30 (menos uma hora em Portugal), foi convocada pela associação cidadã “Salvemos el Guadiana”.

“A associação tem vindo desde 2016 a lutar contra a poluição do Guadiana. O rio é poluído pelos nitratos provenientes da agricultura e produção de gado, mas também por resíduos diversos, como despejos ilegais de restos de obras, resíduos de plásticos provenientes de estufas e de sistemas de rega e lixo deixados por pessoas que frequentam as margens”, começa por explicar o presidente do núcleo de Portalegre da Quercus, José Janela.

Atualmente, um dos maiores problemas diz respeito às espécies exóticas invasoras, como os jacintos-de-água, “que tapam a água, impedindo a chegada de luz para as partes mais profundas da água, provocando a morte dos outros seres vivos”.

José Janela, que garante que a Quercus “está solidária” e que pretende “contribuir para a qualidade deste rio que também é português”, revela ainda que os responsáveis da associação “Salvemos el Guadiana” dizem que Badajoz “vive de costas voltadas para o rio”. Para contrariar isso, “apelaram todos os habitantes de Badajoz e redondezas que se juntem à manifestação para que as autoridades locais, regionais e nacionais atuem”.

Compartilhe este artigo: