Saúde mental dos jovens estremenhos piorou com a pandemia

O estudo “Juventude na Estremadura 2021” destaca a crescente problemática da saúde mental na juventude.

Olga Toscano, presidente do Conselho da Juventude da Estremadura deixou, na apresentação deste estudo, um apelo a todos os partidos políticos para que esta investigação sirva de base para as próximas políticas públicas, direcionadas para a juventude e desenvolvimento da região.

No trabalho, onde participaram 1500 jovens, constam dados muito significativos, como por exemplo, o facto de apenas 12 por cento dos jovens da região conseguirem viver dos seus ordenados, tornando a dependência económica um grave problema. Por outro lado, apenas 10 por cento vive em habitação própria ou com um/a companheiro/a, enquanto 87 por cento dos jovens que participaram têm que dividir casa com a família ou outras pessoas.

O estudo destaca ainda que 70 por cento dos inquiridos está muito satisfeita por viver na Estremadura, identificando-se com o território.

Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta de Estremadura, admitiu que conhecia a problemática da saúde mental na juventude, lamentando que tenha aumentado com a pandemia.

O estudo, apresentado pela Assembleia da Estremadura, é fruto da importância que o Conselho da Juventude da Estremadura dá à população jovem e em conhecer a sua realidade.