Universidade Sénior de Vila Boim presente na Feira do Idoso em Estremoz

Os alunos da Universidade Sénior de Vila Boim estiveram presentes na 3ª Feira do Idoso, em Estremoz, que teve lugar nos dias 1, 2 e 3 de outubro.

Os alunos marcaram presença, na manhã de ontem, num encontro com Universidades/Academias Seniores de concelhos limítrofes, para convívio, partilha de ideias e conhecimentos, com atuação de grupo de cantares, dança, declamação de poemas, entre outras atividades.

Neste evento realizaram uma atuação musical, que contou com a participação de 24 alunos, orientados pelo professor de música Mário Gonçalves.

“Florbela Espanca: Sou Eu!” na casa Florbela Espanca em Vila Viçosa

A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, prepara-se para receber uma experiência

teatral única dia 5 de outubro de 2024 às 17h.

O monólogo “Florbela Espanca: Sou Eu!”, vai realizar-se na Casa Florbela Espanca, em Via Viçosa, amanhã, às 17 horas, numa interpretação profundamente tocante e inovadora da figura lendária da poetisa Florbela Espanca, com a pesquisadora, atriz e dramaturga brasileira Lorenna Mesquita no papel principal como  “Florbela Espanca”.

A presença de Florbela é sentida antes mesmo da atriz aparecer, com sua voz ecoando do alto, como uma premonição de que o milagre da transformação está prestes a ocorrer. No espetáculo, Lorenna Mesquita incorpora Florbela com uma intensidade multifacetada, revelando uma mulher repleta de complexidade emocional e intelectual. A atriz mergulha fundo na rica tapeçaria da vida e obra de Florbela, explorando as suas nuances através de gestos, falas e emoções que revelam a essência de uma mulher que foi ao mesmo tempo grandiosa e fragmentada.

Lorenna Mesquita apresenta uma Florbela exuberante, cheia de dúvidas e certezas, fragmentada e integral ao mesmo tempo. O espetáculo revela as muitas faces de Florbela – a mulher que viveu com intensidade e que, mesmo em sua brevidade, deixou um legado profundo e duradouro.

“Florbela Espanca: Sou Eu!” é mais do que uma peça de teatro, é uma jornada emocional que nos leva a compreender a poetisa sob uma nova luz. A interpretação de Lorenna Mesquita não só dá vida a Florbela Espanca, mas também nos permite vivenciar suas lutas e suas epifanias, mergulhando no paradoxal e no eterno da sua existência.

As apresentações ocorrerão também em Lisboa, Beja e Porto, em parceria com a Casa Florbela Espanca e, prometem uma experiência inesquecível, para todos que buscam uma imersão na alma e na obra de uma das maiores poetisas de Portugal.

As restantes datas deste espétaculo são as seguintes:

– Holiday Inn Beja – 9 de outubro às 17h

– Torel Palace Hotel – Florbela Pâtisserie – 16 de outubro às 17h

Terceira reunião presencial do projeto “Transcom-Euroace” decorreu em Mérida

A terceira reunião presencial do projeto “Transcom-Euroace” decorreu em Mérida, ontem,, coordenada pelo líder de projeto,” Agenex – Agência de Energia da Extremadura” (Espanha). Foram abordados vários tópicos, como o ponto de situação atual do projeto, as próximas atividades a desenvolver e as respetivas dúvidas dos vários elementos que compõem o consórcio.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede transfronteiriça de comunidades energéticas locais, bem como a criação de um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), para todo o território “Euroace”.

Ao abrigo do projeto, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promove a mobilidade suave com recurso a energia elétrica, em coordenação com os municípios participantes, ao alavancar investimentos infraestruturais para a mesma, como o “Estudo para a implementação de uma Rede Pedonal e Ciclável no Alto Alentejo”, e um conjunto de equipamentos que resultarão na disponibilização de bicicletas elétricas às populações locais.

A AREANATejo (igualmente parceira no projeto), irá implementar como ação piloto no Alto Alentejo uma Comunidade de Energia Renovável e o desenvolvimento de uma Plataforma Integrada para a Descarbonização que irá permitir gerir os investimentos, integrar a faturação de eletricidade e combustível, entre várias outras funcionalidades.

Assim, o território do Alto Alentejo, tornar-se-á mais atraente, dinâmico e acessível, não só do ponto de vista da mobilidade, mas também, do ponto de vista do desenvolvimento e coordenação, em prol do empoderamento das comunidades locais.

A eurorregião EUROACE é integrada pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e a Comunidade Autónoma de Extremadura, de Espanha, por outro. Foi criada a 21 de setembro de 2009 em Vila Velha de Ródão, materializando a vontade das três regiões em reforçar e dar um novo impulso às suas relações de cooperação.

Elvas acolhe Jornadas Ibéricas sobre a conservação das Aves dos Meios Agrícolas

A cidade de Elvas, num evento que teve inicio ontem, e que se realiza ainda hoje, sexta-feira, 4 de outubro, acolhe as Jornadas Ibéricas sobre a conservação das Aves dos Meios Agrícolas.

A sessão de abertura decorreu esta manhã, no Auditório São Mateus, tendo o vereador Cláudio Monteiro, em representação do Município de Elvas, dado as boas-vindas aos participantes, portugueses e espanhóis e deixado votos para que aproveitem e visitem também a cidade e os seus monumentos.

O encontro enquadra-se numa iniciativa do GIAE (Grupo de Investigação em Aves Estepárias) que reúne a quase totalidade de investigadores da Península Ibérica que se dedicam ao estudo deste tema, tendo reunido cerca de 80 investigadores nestas sessões de trabalho.

Cerca de 300 pessoas participaram no jantar de receção à comunidade escolar

Cerca de três centenas de pessoas participaram na noite de ontem, 3 de outubro, no jantar que o Município de Elvas ofereceu à comunidade escolar do concelho no arranque do ano letivo 2024/25.

O convívio, que teve lugar no Centro de Negócios Transfronteiriço, reuniu professores, educadores de infância e assistentes operacionais ao serviço dos três Agrupamentos Escolares do concelho, Escola Superior de Biociências de Elvas, Academia de Música e dos estabelecimentos de ensino particulares.

A animação musical do evento esteve a cargo do duo Rock Tonight, de Salvaterra de Magos.

Durante o jantar o presidente da Câmara Municipal, comendador José Rondão Almeida, saudou os docentes e demais funcionários das escolas do concelho e destacou o trabalho que a autarquia tem vindo a realizar na requalificação dos estabelecimentos de ensino.

O autarca esteve acompanhado pela presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais, pela vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, e pelos vereadores Hermenegildo Rodrigues, Cláudio Monteiro e Tiago Afonso.

Santa Casa da Misericórdia de Borba celebrou dia da Música com “A minha Casinha”

A Santa Casa da Misericórdia de Borba celebra de forma especial o Dia Mundial da Música, com o lançamento do vídeo e da música “A Minha Casinha” dos xutos e pontapés, intepretada pelos utentes da instituição, num toque de humor e diversão, para homenagear os 45 anos da banda portuguesa.

Os utentes das ERPIS previamente visitaram o estúdio dos RBF para viverem a experiência de serem músicos por um dia. Numa gravação que ocorreu antecipadamente, os utentes deram o seu melhor, deixando-se envolver pelo espírito da música e pela magia de estarem num estúdio profissional.

Para tornar esta celebração ainda mais especial, particparam também alunas da Universidade Sénior e das crianças da sala violeta da Creche e Jardim de Infância.

Veja o video em baixo:

https://www.facebook.com/100023476421897/videos/8660209617356369/

Portugal Air Summit 2024 em Ponte de Sor de 10 a 12 de outubro

A cidade de Ponte de Sor prepara-se para receber o Portugal Air Summit 2024, o maior evento de aviação e aeronáutica da Península Ibérica, que decorrerá de 10 a 12 de outubro. Sob o tema ‘Flying 4 Change’, esta edição será uma plataforma dinâmica de debate e inovação, reunindo especialistas, decisores e entusiastas para discutir as grandes tendências do setor. Vários membros do Governo estão também já confirmados.

Temas como sustentabilidade, transição digital, visão estratégica e investimentos, regulamentação e líderes para o futuro estarão no centro dos dois dias mais dedicados a conferências – 10 e 11 de outubro. O terceiro dia será marcado pelo espetáculo de Airshow e por mais atividades para toda a família, que irão desde o desporto à música.

“O Portugal Air Summit tem-se consolidado como um evento de referência global, posicionando Ponte de Sor no mapa da inovação aeronáutica e aeroespacial. Este ano, estamos particularmente focados em debater os desafios da sustentabilidade e da transição digital, alinhados com as prioridades globais. O futuro da aviação será mais verde, mais conectado e mais estratégico e o nosso evento é o palco ideal para discutir esses temas com os maiores especialistas do setor”, afirma Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Realizado desde 2017 e, a partir de 2018, numa parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor-, o Portugal Air Summit integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação.

Com um programa diverso e multidisciplinar, o evento tem-se destacado pela sua capacidade de reunir especialistas de várias áreas, promover conhecimento e fomentar parcerias estratégicas. Serão também discutidos temas cruciais para a região e para o país, com painéis relevantes, tais como: Novo Aeroporto de Lisboa: Efeito Multiplicador na Economia Regional; AERO.NEXT Portugal: Produtos e Perspetivas ou, ainda, no âmbito ambiental, um painel sobre o investimentos sobre energias renováveis na aviação.

Nesta 7.ª edição, haverá ainda áreas exclusivas para networking e um programa de workshops centrado nos temas quentes da indústria.

Ao longo dos três dias, os participantes poderão assistir ao ciclo de conferências, também disponível em direto, via live streaming através do website do Portugal Air Summit, visitar o pavilhão de exposições, assistir a ‘talks’ no Palco de Ponte de Sor, sobre variados temas estratégicos para o concelho, usufruir de oportunidades de networking B2B e de um vasto leque de atividades lúdicas.

O programa do Portugal Air Summit 2024 é totalmente aberto ao público, com participação gratuita, e com atividades para toda a família. Após os dois dias dedicados a conferências, no sábado, dia 12, o airshow promete trazer acrobacias, animação e cor aos céus desta cidade alentejana.

O espetáculo aéreo contará com várias vertentes e pilotos convidados, entre os quais, os pilotos da ex Red Bull Air Race, Juan Vellarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, Mika Brageot e Petr Kopfstein que vão estar em preparação para o campeonato World Air Race Championship, que vai surgir muito em breve nos céus europeus. Estarão ainda presentes pilotos especialistas em acrobacias aéreas e aeronaves como um Flyby da TAP e um KC390 da Força Aérea. De olhos postos nos céus, o público poderá ainda assistir a passagens de F16, atividades de aeromodelismo, paramotores e de um voo de balão de ar quente cativo, entre muitos outros.

A manhã do último dia do evento, começará com a Corrida Portugal Air Summit, pelas 09.00 horas, com partida no Campo da Restauração, atravessando a Aldeia de Tramaga e com chegada na Pista de Aviação do Aeródromo Municipal. Uma oportunidade única de correr numa pista de aviação e estar junto a aviões e pilotos, com uma vista privilegiada. A Corrida Portugal Air Summit´24 está integrada no programa do evento e faz parte do Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, sendo também a Prova do Campeonato Distrital 2023/2024.

“Alien: Romulus” é o filme em exibição esta sexta-feira no auditório São Mateus

Esta sexta-feira, dia 4 de Outubro, no auditório São Mateus, às 21:30 horas, está em exibição o filme para maiores de 14 anos, “Alien: Romulus”.

Enquanto vasculham nas profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais depara-se com a forma de vida mais aterradora do universo.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão no auditório e em ticketline.pt

Mês da Música conta ainda com quatro espétaculos no Cine-Teatro

Neste domingo, dia 6 de Outubro, pelas 18 horas, no Cine-Teatro Municipal, sobe ao palco “Tocando José Afonso” com Rumos Ensemble e Carlos Alberto Moniz, no âmbito das comemorações do Mês da Música em Elvas.

Os bilhetes para este espetáculo estão à venda em Ticketline.pt, ou no Cine-Teatro Municipal, até dia 6, às 17 horas.

No próximo sábado, dia 12 de Outubro, pelas 21:30 horas, realiza-se o concerto com o Duo Anima Feminae com a participação de Monika Streitová (flauta) e Ana Telles (piano), no Cine-Teatro Municipal de Elvas, no âmbito das comemorações do Mês da Música.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline.pt, ou no Cine-Teatro Municipal,  entre 5 a 12 de Outubro, às 21 horas. 

Na sexta-feira, dia 25 de Outubro, pelas 21:30 horas, realiza-se um recital de Violino e Piano, com a participação de Manuel Camacho (violino) e Eduardo Moreno (piano), no Cine-Teatro Municipal de Elvas, no âmbito das comemorações do Mês da Música.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline.pt, ou no Cine-Teatro Municipal, de 18 a 25, às 21 horas.

No Domingo, dia 25 de Outubro, às 18 horas, realiza-se um concerto com o mote “Ecos de Abril”, com a participação do maestro Victorino D’Almeida, no piano, e de Aurelino Costa na voz.

Os bilhetes estão à venda em Ticketline.pt, ou no Cine-Teatro Municipal, de 20 a 27, às 17 horas,

ARTMOZ apresenta BIALE 2025 no Museu Berardo em Estremoz

A ARTMOZ realiza hoje, dia 4 de outubro, às 18:30 horas, no Museu Berardo Estremoz, a cerimónia de apresentação da BIALE 2025 – Bienal Internacional do Alentejo.

A apresentação contará com a presença de algumas entidades parceiras e apoios institucionais representados pelo Presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo CCDR Alentejo, Ceia da Silva, pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, pela Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, pela Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre,Vera Barradas e ainda pelo Presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

A edição da BIALE 2025 irá reunir obras de vários artistas nacionais e internacionais, tendo como tema central a EcoCultura, com o objetivo de aproximar as práticas culturais ao respeito pelo meio ambiente, promovendo um futuro mais sustentável.

O mote “Ambiente e Ruralidade” traz à segunda edição uma abordagem que explora áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

A apresentação da BIALE 2025 será transmitida online na página do Facebook e do Youtube do Município de Estremoz.

Conheça aqui todas as sessões de cinema do mês de Outubro em Elvas

Esta sexta-feira, dia 4 de outubro, no auditório São Mateus, às 21:30 horas, está em exibição o filme para maiores de 14 anos, “Alien: Romulus”.

Enquanto vasculham nas profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais depara-se com a forma de vida mais aterradora do universo.

Na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, no Auditório São Mateus, às 21:30 horas, vai estar em exibição o filme para maiores de 12 anos, “Beetlejuice Beetlejuice”.

Com problemas a surgir em ambos os mundos, é apenas uma questão de tempo até o nome de Beetlejuice ser dito três vezes e o demónio regressar para lançar o caos.

Sexta-feira, dia 18 de outubro, no Auditório São Mateus, às 21:30, vai estrear o filme “Zona de Risco”, que é para maiores de 14 anos.

Uma operação secreta de uma unidade de forças especiais no sul das Filipinas transforma-se numa brutal batalha de 48 horas pela sobrevivência.

Domingo, dia 20 de outubro, 16 horas, no Auditório São Mateus, está disponível para vizualização o filme, para maiores de 6 anos, “Transformers: O Início”.

A história não contada da origem de Optimus Prime e Megatron, conhecidos como inimigos declarados, mas que em tempos foram amigos ligados como irmãos e que mudaram o destino de Cybertron para sempre.

Na sexta-feira, dia 25 de outubro, às 21:30, no Auditório São Mateus, está em exibição o filme, para maiores de 12 anos, “Joker: Loucura a Dois”.

Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arthur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele.

Os bilhetes para todas as sessões de cinema estão à venda meia hora antes do inicio de cada filme no auditório e em ticketline.pt.

Alpalhão promove pedra com novo festival

A pedra, enquanto elemento natural que prolifera em Alpalhão, é um ativo turístico que merece ser aproveitado e explorado quer na sua forma natural, nos imensos campos onde milenares blocos graníticos dão peculiaridade às paisagens locais, quer na sua forma trabalhada em monumentos megalíticos, muros de pedra, calçada, cantarias de portas e janelas, ou esculturas diversificadas.

Este é o mote para o Festival Pedra & Arte, que começa amanhã em Alpalhão, e que se realiza ao longo dos primeiros fins de semana de outubro, mais concretamente os dias 5,6,12 e 13 de Outubro.

O evento pretende evidenciar as diversas potencialidades deste recurso naturall, nomeadamente do granito de Alpalhão, atualmente extraído por três pedreiras, e que há muito que se disseminou pelo mundo, colocando a freguesia no mapa do mercado geológico.

Na Casa do Povo estarão patentes as exposições “Maceta e Cinzel” de João Aires e “50 anos de Pedras” de António Pedroso, cuja inauguração está prevista para amanhã, 5 de outubro, antes do concerto da Sociedade Filarmónica Alpalhoense que decorrerá no âmbito da Rota dos Coretos.

O programa do festival inclui também uma caminhada em cada fim de semana, sendo a primeira de menor distância, levando os participantes a descobrir a pedra no contexto urbano, e a segunda um pouco mais longo em plena natureza.

Para o dia 12, além da segunda caminhada, está prevista uma tarde cultural com o espetáculo musical “Cantar as Saias”, protagonizado pelo Grupo de Contradanças de Alpalhão e pelo Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, enquanto decorrem trabalhos escultóricos junto ao Coreto.

O Festival Pedra & Arte encerra dia 13 com atividades infantis durante a manhã e a sessão solene do Dia da Freguesia durante a tarde, na qual será instalada uma escultura de homenagem aos Combatentes de Alpalhão na Guerra do Ultramar.

Margarida Ribeiro dá a conhecer “Arte no cemitério de Elvas”

Este sábado, dia 5, pelas 10 horas, vai realizar-se um percurso pela “Arte no Cemitério de Elvas”, coordenado por Margarida Ribeiro, e que tem início no cemitério da cidade.

Este percurso que é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, e de participação livre, tem como objetivo dar a conhecer os diferentes objetos de arte que se encontram neste local.

Mais de 70 iniciativas divulgam criação portuguesa em Espanha

Em comunicado, lançado pelo Ministério da Cultura, relativamente ao programa Cultura Portugal, que foi apresentado quinta-feira, no Museu Reina Sofía, em Madrid, pelos Ministros da Cultura de Portugal e de Espanha, Dalila Rodrigues e Ernest Urtasun, e pelo Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes.

O evento Cultura Portugal, vai-se realizar em 21 localidades de Espanha e Andorra até Dezembro, e serve para assinalar os 50 anos da democracia portuguesa, numa programação que envolve mais de 200 artistas , entre músicos, escritores, , realizadores, bailarinos, arquitetos, atores, editores e ilustradores portugueses.

Leia o Comunicado do Ministério da Cultura em baixo:

“Cultura Portugal 2024: mais de 70 iniciativas divulgam criação portuguesa em Espanha

• O evento anual Cultura Portugal realiza-se em 21 localidades em Espanha e Andorra até dezembro e assinala os 50 anos da democracia em Portugal.

• Programação envolve mais de 200 artistas, entre músicos, escritores, realizadores,

bailarinos, arquitetos, atores, editores e ilustradores portugueses.

• O programa foi apresentado oficialmente esta manhã de quinta-feira, no Museu Reina Sofía,

em Madrid, pelos Ministros da Cultura de Portugal e de Espanha, Dalila Rodrigues e Ernest

Urtasun, e pelo Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes.

Quadro de Almada Negreiros é a obra convidada

A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o Ministro da Cultura de Espanha, Ernest Urtasun, e o Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, apresentaram esta quinta-feira, dia 3, o programa Cultura Portugal 2024, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.

A apresentação decorreu no jardim do Edifício Sabatini, depois da visita à obra convidada desta edição, Auto-Retrato num Grupo (1925), da autoria do artista português José de Almada Negreiros.

Até dezembro, Portugal estará presente em 21 localidades espanholas com mais de 70 atividades culturais que levam até Espanha cerca de 200 criadores portugueses. Numa edição que celebra o 50o aniversário do 25 de Abril de 1974, a programação assume especial destaque para o valor da cultura na democracia.

A programação apresenta trabalhos em diversas áreas disciplinares e formas de expressão artística:

– artes visuais, cinema, artes performativas, música, arquitetura, design e literatura -, que refletem a espessura histórica da arte e da cultura portuguesas.

Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura de Portugal, referiu: “Evoco a partir deste extraordinário museu a obra convidada, e em exposição em Lisboa, El abrazo, de Juan Genovés, para que se repita simbolicamente, nesta ocasião, o abraço fraterno que então demos. Partilhamos, em espírito de total convergência, o sentimento elevado de querer conhecer mais e mais profundamente, de querer fazem mais e com maior alcance, através não apenas da troca, mas também de projetos conjuntos, entre Portugal e Espanha”.

O Ministro da Cultura de Espanha, Ernest Urtasun, disse: “depois do nosso recente encontro na Mostra Espanha 2024, com El abrazo de Juan Genovés como obra convidada no Centro Cultural de Belém, chegou o momento de Madrid acolher uma nova edição da Cultura Portugal”. O Ministro apontou ainda: “precisamos deste tipo de intercâmbio, do diálogo que Portugal nos está a propor, para continuar a fortalecer o elo infalível que a cultura representa para os nossos países”. Por outro lado, sobre a obra convidada que o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía recebe, Auto-Retrato num grupo de Almada Negreiros, afirmou que “apela a uma memória comum entre Portugal e Espanha, porque reforça um laço de amizade e porque nos fala da criatividade que supera sempre as guerras, as ditaduras e as censuras”.

O Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, aproveitou a apresentação para destacar: “Ao longo deste ano, e até 2025, assistiremos a iniciativas que reforçam a amizade e os laços profundos que unem os nossos dois países, realçando o papel vital da cultura na consolidação da democracia e dos valores que nos regem. Num mundo marcado por tensões e conflitos, como os que vivemos atualmente, a cultura surge como um poderoso instrumento de diálogo e compreensão mútua”.

Manuel Segade, Diretor do Museu Reina Sofía, declarou: “Para o Museu Reina Sofía é um verdadeiro privilégio poder expor, nas galerias da nossa Coleção e graças à Cultura Portugal, o programa cultural da Embaixada de Portugal em Espanha, a obra-prima da vanguarda portuguesa Auto-Retrato num grupo, de Almada Negreiros (1925). Esta obra, criada para o lendário Café A Brasileira, em Lisboa, permanecerá na nossa instituição até 6 de janeiro, dando aos visitantes a oportunidade de a verem em diálogo com obras de Salvador Dalí, Ángeles Santos Torroella e Picasso, entre outros”.

Este ano, o programa Cultura Portugal assume um carácter especial. Muitas das atividades culturais têm um foco temático, centrado na valorização da cultura e na sua importância para a consolidação da democracia, evocando-se desta forma o 50o aniversário da Revolução dos Cravos.

A performance O meu corpo, este papel, este fogo, em que o artista Pedro Barateiro utiliza a história de uma manifestação de estudantes, em 1994, para falar da ideia de toque e de cuidado, sob a forma de um abraço e de um beijo entre duas pessoas, foi também um dos momentos desta apresentação.

Da extensa programação, destaca-se a escolha de Portugal como país convidado em vários eventos: no Festival de Cinema de Sevilha, com uma retrospetiva sobre a Revolução dos Cravos; na próxima edição do Festival Eñe, num programa dedicado à democracia, com a apresentação de um diálogo entre as escritoras Lídia Jorge e Gioconda Belli; ou no Ciclo Tramas Europeas, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Espanha.

Cultura Portugal é o programa cultural da Embaixada de Portugal em Espanha, no âmbito da Ação Cultural Externa dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura de Portugal, que este ano se insere no “Programa Cultural Conjunto: Portugal-Espanha: 50 anos de cultura e democracia”, resultado do acordo assinado na última cimeira bilateral Portugal-Espanha.

Música

A música está igualmente muito presente na programação Cultura Portugal. Numa edição que assinala o 25 de Abril de 1974 – uma revolução que foi desencadeada por senhas musicais, temas de Paulo de Carvalho e José Afonso, difundidos pela rádio – são várias as propostas em destaque.

Depois do concerto inaugural da Orquestra Metropolitana de Lisboa (dirigida por Pedro Neves), no dia 6 de setembro, no Auditório Nacional de Música, início oficial do programa Cultura Portugal, em simultâneo com o concerto da Orquestra Sinfónica RTVE & Marta Menezes no Festival IKFEM, em Valença do Minho, são muitas e variadas as propostas musicais para o Cultura Portugal.

Portugal volta a estar presente na BIME, que decorre em Bilbau, de 29 de outubro a 1 de novembro.

A banda Bad Tomato e o cantor Luca Argel irão representar o país naquele que é um dos mais conceituados encontros internacionais da indústria musical.

Por sua vez, este outono, dois festivais de fado estarão em destaque: o Festival de Fado de Barcelona (20 a 24 de outubro) e o Festival de Fado de Sevilha (3 e 20 de dezembro), com atuações de Carminho e Júlio Resende, uma conferência do historiador e musicólogo Rui Vieira Nery, a projeção do filme O Cônsul de Bordéus e a exposição O Fado e a Liberdade.

Destaque ainda para os concertos de Maria João (Conciertos del Prado, 29 de novembro, em Sevilha), Carmen Souza (Jazz Círculo, 22 de novembro, Madrid, Círculo de Bellas Artes) e MARO-Mariana Secca (10 de novembro, no Paral·lel 62, em Barcelona; 12 de novembro, no Teatro Eslava, em Madrid; e 14 de novembro, no Ram Club, em Valência).

Cinema português

No âmbito do cinema português, destacam-se duas propostas em outubro: a abertura da terceira edição do FESCIVAL Festival de Cine Europeo y Valores Democráticos (18 a 22 de outubro, Segóvia), que contará com a exibição de O Bêbado (2023), a primeira longa-metragem de André Marques; o Festival Curtocircuíto (1 a 6 de outubro, Santiago de Compostela), com a participação de Guilherme Blanc, diretor artístico do Centro de Cinema da Batalha (Porto), como jurado.

Estes dois eventos vêm juntar-se aos já realizados em setembro: o Prémio Internacional José Maria Nunes da Federação Catalã de Cineclubes, atribuído à cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes na Filmoteca da Catalunha; o Festival de San Sebastian, com a Concha de Prata para Melhor Realizador (ex aequo) atribuída a Laura Carreira por On Falling e a Concha de Ouro para Melhor Filme a Tardes de Soledad, de Albert Serra, numa coprodução portuguesa.

Destaque ainda para dois momentos já decorridos: a secção “Janela para Portugal”, no Festival Generamma (Chiclana, Cádis), e o VI Ciclo de Cinema Galego e Português “Mulher, Património, Sociedade”, que teve lugar em Tui-Valença.

Artes visuais

A obra convidada de Almada Negreiros Auto-Retrato num grupo (Pintura para o café A Brasileira no Chiado, Lisboa) estará patente no Museu Reina Sofia até 6 de janeiro. A pintura modernista, que integra a coleção do Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, foi originalmente concebida para o café A Brasileira do Chiado, espaço de importantes tertúlias artísticas e literárias.

Portugal está presente num dos grandes eventos artísticos do ano, a Manifesta 15, com obras dos artistas portugueses Carlos Bunga, Hugo Canoilas, Maja Escher e Diana Policarpo. Decorre até 24 de novembro na área metropolitana de Barcelona.

Nos próximos meses decorre ainda a exposição coletiva Así que pasen diez años (até 8 de novembro, na Galería Silvestre, em Madrid), com trabalhos de Catarina Botelho, Martinho Costa e Sara Bichão, assim como a exposição coletiva Mapa y paisaje, com obras de Daniel Blaufuks e Pedro Cabrita Reis, entre outros (até 16 de novembro, na Galería La Caja Negra, em Madrid).

Vão é a exposição apresentada por Pollyanna Freire, no âmbito de Arte.Bueño, o programa cultural resultante da colaboração com a Fundação EDP e o MAAT na zona rural de Bueño. Finalmente, Canhoto As Zurdo é o título da exposição que reúne a produção do artista português Nuno Sousa Vieira e da artista espanhola Tamara Arroyo (14 a 30 de novembro, na Galeria Nadie Nunca Nada No, Madrid).

Artes performativas e performance

A performance O meu corpo, este papel, este fogo, do artista multidisciplinar Pedro Barateiro foi apresentada na cerimónia de abertura da Cultura Portugal, depois de ter passado pelo Artium Museoa, em Vitoria-Gasteiz, no âmbito do ciclo de performances Lazos mecánicos, que decorreu em setembro.

Além deste momento, três espetáculos de teatro vão apresentar-se na Cultura Portugal. As Bruxas de Salém, versão do encenador Nuno Cardoso a partir do texto de Arthur Miller, apresenta-se a 19 de outubro, em Santiago de Compostela, no Auditório da Galiza; Falsos amigos, o projeto cocriado por Miguel Pereira com o coreógrafo catalão Guillem Mont de Palol, baseado no conceito dos “falsos amigos” da linguagem, apresenta-se a 19 e 20 de outubro em Bilbau e Santander; e ainda o espetáculo de teatro de marionetas Dura Dita Dura, em que se aborda o período do Estado Novo.

Com texto e música de Regina Guimarães, encenação, cenografia e marionetas de Igor Gandra, apresenta-se no Festival de Otoño, a 29 e 30 de novembro, nos Teatros del Canal, em Madrid.

Literatura portuguesa

Os eventos literários são uma das principais atrações do programa Cultura Portugal. Este ano, o Ciclo Tramas Europeas, que decorre na Biblioteca Nacional de Espanha, em Madrid, tem Portugal como país convidado. Depois da sessão realizada na última Feira do Livro de Madrid, decorrem dois eventos portugueses no Auditório da Biblioteca Nacional de Espanha, em novembro e dezembro.

A Residência de Estudantes, primeiro centro cultural de Espanha, acolherá a IV Bolsa de Residência Literária, em Madrid, de 7 de outubro a 7 de novembro, que nesta ocasião foi atribuída a João Concha e ao seu projeto Once Retratos, no qual o autor retrata singularidade e a diversidade dos habitantes da cidade de Madrid.

A presença de Portugal estará também em destaque em duas importantes feiras. Na Feira Internacional do Livro Liber (1 a 3 de outubro, Barcelona, Recinto Gran Vía), onde participa Gabriela Ruivo Trindade, Prémio da União Europeia para a Literatura em 2024. Na edição de Barcelona da ArtsLibris (de 15 a 17 de novembro, MACBA), que conta com a presença da editora GHOST.

O V centenário do Nascimento de Luís de Camões contará com relevantes momentos nesta programação: quatro conferências de professores espanhóis e portugueses sobre o autor, agendadas para 13 de novembro na Aula Magna da Universidade de Sevilha; e o Seminário Camões e o seu tempo (1524 – 1580): Impérios ibéricos, relações dinásticas, sociedade e literatura (7 e 8 de novembro, Universidade Autónoma de Madrid, Faculdade de Filosofia e Letras).

A apresentação da edição espanhola do livro A charca, de Manuel Bivar (22 de outubro, Madrid, La Casa Encendida) e Diálogos com a literatura: uma conversa com Lídia Jorge, a 19 de novembro, na livraria Rafael Alberti, em Madrid, completam o programa literário.

A Cultura Portugal estará também presente na Bienal Ibero-Americana de Design (8 a 13 de outubro, na Central de Diseño Matadero, em Madrid), com dez estúdios portugueses; e o Congresso Portugal, 50 anos depois: ecos do 25 de abril (de 16 a 18 de outubro, no Ateneu de Madrid), propondo uma reflexão sobre o legado cultural e social deste acontecimento na Península Ibérica e no resto do mundo.

No âmbito do “Programa Cultural Conjunto: Portugal-Espanha: 50 anos de cultura e democracia” encontra-se a decorrer em Portugal a Mostra Espanha, inaugurada pelos Ministros da Cultura de Portugal e Espanha, no passado dia 12 de setembro. A cerimónia de apresentação decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Mais informações: culturaportugal-espana.es”

O que fazer em caso de dificuldades financeiras? A DECO ajuda

Quando as finanças pessoais se complicam, segundo a DECO, o pior a fazer é sempre deixar arrastar a situação.

Nesse sentido, a Associação para a Defesa do Consumidor aconselha a que se entre, desde logo, em contacto com as entidades credoras, expondo a situação, mesmo quando ainda não se entrou em incumprimento.

Quando há prestações em atraso é ainda mais urgente estabelecer esse contacto, sendo que, alerta a DECO, deve-se evitar contrair novos créditos para fazer face às dificuldades financeiras.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Festival Al Mossassa este fim-de-semana em Marvão

O Festival Al Mossassa, leva Marvão até aos tempos da sua fundação, mais concretamente o século IX, num festejo que transforma completamente toda a vila, para homenagear Ibn Maruan, nos dias 4,5 e 6 de Outubro.

“Vai ser um Al Mossassa se tudo correr bem e o tempo ajudar, de casa cheia, temos um espetáculo renovado, com novo elenco, vamos ter toda a panóplia do mercado das três culturas e animação constante”, diz Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.

O autarca refere ainda que o festival já tem um nome feito em Portugal, afirmando que “o Al Mossassa é uma feira que já tem nome, já fez o seu percurso e se afirmou a nível nacional e regional, ela tem o seu lugar”, explicando que devido a esse fator o mesmo espera uma boa afluência de visitantes à vila.

O festival é a festa dedicada ao fundador, Ibn Maruan, e é realizada em Marvão e Badajoz, segundo Luís Vitorino, “essa parceria transfronteiriça é muito importante para Marvão, como para Badajoz, pois estes territórios de baixa densidade vivem muito daquilo que é os visitantes da Extremadura Espanhola, logo os espanhóis são muito importantes para Marvão”, reitera Luís Vitorino.

O festival Al Mossassa começa no último fim de semana de setembro, em Badajoz, sendo celebrado depois em Marvão na semana seguinte, no primeiro fim-de-semana de Outubro, nos dias 4,5 e 6 de Outubro.

 

Greve dos auxiliares fecha escolas em Elvas

Na manhã do dia de hoje, os auxiliares do antigo ciclo de Santa Luzia, designada Escola Básica EB 2/3 de Santa Luzia e a auxiliar da escola EBI/JI de Alcaçova estão em greve, levando assim ao encerramento destes estabelecimentos de ensino.

Esta é uma greve a nível nacional que encerrou várias escolas por todo o País, e que mobilizou vários trabalhadores não docentes que se manifestam por melhores salários, melhor condições de trabalho, e a criação de carreira especial.

A greve do dia de hoje, será marcada por uma manifestação em Lisboa, com concentração junto à Basílica da Estrela, às 14:30 horas, para seguir em direção até ao edifício do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que tem sede na Avenida 24 de Julho.

CURPI reúne sócios em almoço para começar a definir futuro da coletividade

A CURPI de Campo Maior promove no este sábado, 5 de outubro, nas suas instalações, um almoço para todos os seus sócios.

Trata-se de um almoço em que, para além do convívio, se pretende começar a pensar no futuro, dado que, como explica a chefe de serviço, Anselmina Caldeirão, o seu pai, José Pedro Caldeirão, vai deixar de ser, muito em breve, o presidente da coletividade.

“Vai ser um ano de mudança na CURPI. Tudo tem o seu tempo e o o presidente, tendo em conta a idade, vai mudar e nós apelamos a quem queira, que seja sócio, de começarmos a pensar numa lista”, diz Anselmina Caldeirão.

Exposição “Crer para Ver” de Patrícia Magalhães patente até esta sexta-feira

“Crer para Ver”: é esta a exposição, da autoria de Patrícia Magalhães que tem estado patente na Casa da Cultura de Elvas, até ao dia hoje, 4 de outubro, sob o mote da sustentabilidade e saúde.

Esta exposição conta com trabalhos de desenhos, objetos e instalações, produzida com base em radiografias, que foram doadas à artista para este seu trabalho. Com a mostra, Patrícia Magalhães procura levar o público a pensar sobre a importância de se pouparem os recursos ambientais, até porque, segundo a artista, faltam iniciativas que alertem as pessoas sobre o assunto da sustentabilidade. “Nós estamos em Portugal a viver a crédito, desde 28 de maio, portanto, nós precisávamos de 2,9 planetas. Já estouramos os recursos todos, que já não existem, e é uma situação que não é sustentável”, começa por explicar.

Uma das peças desta mostra, que conta com curadoria de Ricardo Castro Ferreira, só ficará concluída, com ajuda dos visitantes, e no dia em que a exposição chegar ao fim. A mostra, garante a artista, começa precisamente com um desafio que é lançado ao público: sujar uma tela branca, com carvão, antes de se entrar para a sala de exposições.

Já Cláudio Monteiro, vereador na Câmara Municipal de Elvas, que convida todos a visitar esta exposição, diz que a mostra “está relacionada com temas fundamentais que preocupam toda a gente e que dizem respeito a todos”. Realça ainda que a autarquia de Elvas tem se preocupado em apresentar sempre, ao longo dos meses, obras de temas diferentes na Casa da Cultura.

A exposição “Crer para Ver” pode ser visitada de ao final do dia desta sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Ficam em preventiva os jovens assaltantes de Elvas

Os jovens que nos últimos meses realizaram vários assaltos em estabelecimentos comerciais, habitações e veículos ficaram em prisão preventiva.

Trata-se de um jovem que já tinha sido preso e que aquando da visita do Papa saiu em liberdade, tendo realizado diversos furtos na cidade; e de dois irmãos filmados, por câmaras de vídeo vigilância, por diversas vezes a abrir veículos estacionados nos bairros de Elvas.

O primeiro jovem vai ficar na prisão, enquanto os dois irmãos, por terem apresentado a atitude mais colaborante, ficam agora presos, mas poderão depois ser colocados em casa, com pulseira eletronica.

Estes jovens foram detidos várias vezes pela PSP de Elvas, mas só hoje com o decorrer dos processos judiciais conheceram o seu futuro.

Rondão Almeida vítima de queda

O comendador José Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, caiu ontem nas escadas da Junta de Freguesia de Santa Eulália, à saída de uma reunião realizada nesse local.

Esta quinta-feira, o presidente da Câmara com a continuação do mal estar provocado pela queda deslocou-se ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde realizou vários exames, não tendo sido detetada nenhuma fratura, sendo as dores de caráter muscular. Após receber medicação, Rondão Almeida saiu do Hospital.

Reabilitação do Estádio Municipal de Portalegre já iniciou

A renovação dos balneários, a pintura das estruturas e a instalação de 800 novos bancos, fazem parte da reabilitação do Estádio Municipal de Portalegre, ao qual o Município já deu inicio.

Esta iniciativa reflete o empenho do Município em melhorar a qualidade e o bem-estar dos equipamentos desportivos, beneficiando não só os atletas como toda a população que frequenta o estádio para assistir aos espetáculos de futebol.

O objetivo desta reabilitação é proporcionar um ambiente mais agradável e confortável para todos, reforçando o compromisso do Município com a promoção do desporto e o bem-estar da comunidade.

Região da Serra D’Ossa vai ser Cidade do Vinho em 2025

Decorreu ontem, no espaço do Convento de S. Paulo, o arranque da Cidade do Vinho 2025 – Cidade, que conta cinco concelhos alentejanos unidos pela Serra D’Ossa: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.

Este início contou com a apresentação do programa de eventos previstos para o ano 2025 no âmbito das comemorações deste reconhecimento, em cada município envolvido. O programa pretende valorizar e potenciar a identidade e a unicidade desta região, promovendo este destino como um só, numa oportunidade de afirmar estes concelhos enquanto territórios de vinho e de enoturismo.

Este evento, contou com as intervenções do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, do Vice- Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Pedro Beato, do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, do Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, do Presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança.

Decorreram ainda provas de vinho, no Claustro do Convento de S. Paulo, com a presença de diversas adegas dos cinco concelhos que fazem parte desta iniciativa.

Dia das Galveias acolhe feira do livro e exposição documental

O multiusos “O Mercado” foi o palco para as comemorações do 486º aniversário da elevação de Galveias a Vila e sede de concelho que acolheu a Feira da Leitura e do Livro, uma exposição documental com o acervo de Jerónimo Milheiras, e um fim de tarde cultural promovida pela Associação Salgueiro Maia.

Primeiramente, a Presidente da Junta de Freguesia, Fernanda Bacalhau, e o vice-Presidente da Câmara, Rogério Alves, discursaram para todos os presentes, de seguida, deu-se a abertura da Feira da Leitura e do Livro, com a leitura de uma mensagem enviada pelo escritor José Luís Peixoto a partir de Skopje, na República da Macedónia, seguindo-se a visita à exposição documental, guiada pelo investigador Jerónimo Milheiras.

O fim de tarde cultural foi preenchido pela apresentação do Livro O Meu 25 de Abril, editado pela ASM, pelo presidente da associação Coronel Andrade da Silva e pelo escritor Moisés Caeytano, e finalizou com poesia e música a cargo do poeta Francisco Sousa e do cantor Manuel Gaspar.

A feira do livro decorre até ao dia 5 de outubro, enquanto a exposição continuará patente ao público até 16 de outubro.

Município de Monforte renova parceria com Inatel

O Município de Monforte renovou a parceria que tem vindo a estabelecer nos últimos anos com o INATEL, através da qual, foram programadas ao longo deste ano, sete visitas ao centro histórico de Monforte.

No âmbito do Programa INATEL Primavera/Outono 2024, a partir de uma lógica de democratização no acesso a atividades de turismo e lazer, e de forma a contribuir para a preservação e dinamização do património das comunidades, estas visitas a pontos de interesse patrimonial são guiadas por técnicos dos Serviços Municipais competentes, e destinam-se a cidadãos com 55 ou mais anos de idade que, assim, podem usufruir de uma oferta diversificada de atividades culturais, educacionais e de convívio.

“De Mozart a Chico Buarque” para celebrar o Dia da Música em Elvas

O Dia da Música foi comemorado em Elvas ao final da tarde de terça-feira passada, no Cine-Teatro Municipal, com o concerto de piano a quatro mãos “De Mozart a Chico Buarque” pelo duo 20Fingers, formado por João Vasco e Eduardo Jordão.

O alinhamento do recital contou ainda com a interpretação de temas de autores como Maurice Ravel, Eric Satie e Astor Piazzola, entre outros.

O vereador Cláudio Monteiro representou o Município no Cine-Teatro, acompanhado de Luís Zagalo, programador e diretor artístico do Mês da Música, evento que decorre ao longo de outubro numa iniciativa conjunta da autarquia e da Academia de Música de Elvas.

O segundo de cinco concertos está agendado para as 18 horas deste domingo, dia 6, sob o titulo “Tocando José Afonso” pelo Rumos Ensemble, e com a participação em vídeo de Carlos Alberto Moniz.

GNR constitui dois arguidos por crimes no distrito de Portalegre

No dia 2 de outubro, o Comando Territorial de Portalegre constituiu arguido um homem de 29 anos por violência doméstica, no concelho de Portalegre. No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o agressor exercia violência psicológica contra a vítima, de 38 anos.

No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de busca e de apreensão no concelho de Nisa, culminando na apreensão do seguinte material:

  • Três armas de caça;
  • Um punhal;
  • Um machado;
  • 68 cartuchos;
  • Uma munição.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre, numa que ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Portalegre.

Apresentação da iniciativa SuperHalfs no Politécnico de Portalegre

A apresentação da iniciativa SuperHalfs, vai realizar-se amanhã, 4 de Outubro, pelas 14 horas, nos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre.

Com um propósito solidário, um grupo de professores do Politécnico de Portalegre prepara-se para completar seis meias maratonas, em parceria com várias empresas, que pagarão uma verba, por cada quilómetro percorrido.

Após cada prova, este apoio financeiro será entregue a uma instituição de solidariedade social da região, escolhida pelas entidades patrocinadoras.

A adesão à iniciativa internacional “SuperHalfs – Half Marathon Series” vai levar estes docentes/atletas até seis cidades europeias, com a primeira meia-maratona a realizar-se já neste domingo, 6 de outubro, em Cardiff (País de Gales).

Iniciativa “Escola Eletrão” arranca no inicio do ano letivo

O distrito de Portalegre tem nove estabelecimentos de ensino onde toda a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, no âmbito da iniciativa “Escola Electrão, que arrancou com o início de mais um ano letivo.

 A iniciativa, promovida pelo Electrão, já vai na 14ª edição, sensibiliza para a necessidade de encaminhar para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens, e faz os desafios às escolas que se unam à causa e sejam pontos de recolha de resíduos.  

As escolas do Municipio de Portalegre que se associaram a esta iniciativa são:

Escola Básica Cristóvão Falcão, Portalegre
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão
Escola Básica Garcia da Orta, Castelo de Vide
Escola Básica João Maria Botas Carriço, Monforte
Escola Básica José Régio, Portalegre
Escola Básica n.º 2 de Elvas
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre

Esta ação é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas e de lâmpadas, ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros. 

No ano letivo de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos, nos mais de 500 estabelecimentos de ensino que aderiram à campanha a nível nacional.

As inscrições para este ano letivo continuam abertas, e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão

Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão”, sublinha o Diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão,  Ricardo Furtado.

Ao longo de 13 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7000 toneladas de resíduos, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.

Unir esforços para reforçar a sensibilização

Para potenciar a sensibilização e a recolha das várias tipologias de resíduos, a campanha Escola Electrão associou-se ao programa Ecovalor da EGF. O Electrão recolhe as pilhas, baterias e equipamentos elétricos e a EGF assegura a recolha das embalagens, dando às escolas participantes a possibilidade de reunir estes três tipos de resíduos e ganhar prémios a dobrar.

 No âmbito deste programa, as mais de 1000 escolas participantes dos municípios servidos pelas empresas do grupo EGF, também recebem prémios monetários como forma de reconhecimento pelo desempenho na quantidade de embalagens separadas para reciclar.

“A colaboração entre a EGF e o Electrão representa um passo fundamental na promoção da sensibilização ambiental. Através de iniciativas como a Escola Electrão e o programa Ecovalor, estamos a incentivar a participação das escolas na reciclagem. Além disso, as instituições de ensino serão recompensadas financeiramente pelo seu compromisso com a sustentabilidade, um esforço que transcende as paredes escolares e que impacta toda a comunidade”, sublinha Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF.

No âmbito da campanha do Electrão, as escolas são desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar, como o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem deste três tipos de resíduos.

O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

Mais informações podem ser consultadas em www.ondereciclar.pt.

Romaria de São Lourenço realiza-se este domingo

A Sociedade Recreativa de Varche, vai realizar, este domingo, 6 de Outubro, a Romaria de São Lourenço.

O inicio do evento está marcado para as 10 horas, seguindo-se às 15:30 horas,  a realização de uma missa na igreja de São Lourenço, seguida de procissão.

O encerramento desta festa tradicional está marcado para as 19 horas.

IPDJ promove concursos para associativismo juvenil e estudantil

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ),  promove a realização de dois concursos, os Prémios “Boas Práticas Associativismo Juvenil” e “Boas Práticas Associativismo Estudantil”, desafiando a participação das associações nesta iniciativa.

O objetivo destes concursos é premiar os projetos e atividades das associações jovens, que tiveram um impacto social nas suas comunidades, considerar a abrangência e características da sua atuação, valorizar a consistência, a qualidade, a inovação e a possibilidade de replicação existencial em outras áreas geográficas e de intervenção.  

Estes concursos pretendem selecionar, no caso da região Alentejo, uma associação que, pela sua atividade e caraterísticas, mais se tenha destacado, em 2023, em diferentes campos, tais como:

Prémio “Boas Práticas | Associativismo Juvenil”

  • Impacto na(s) comunidade(s);
  • Abrangência da atividade;
  • Caraterísticas de atuação;
  • Qualidade e inovação;
  • Consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens;
  • Possibilidade de replicação do projeto noutros contextos e por outras entidades.

Prémio “Boas Práticas | Associativismo Estudantil”

  • Promover, informar e comunicar as regras, direitos, deveres e vivências universitárias aos alunos do seu estabelecimento de ensino;
  • Criar impacto e oportunidades na comunidade académica, juvenil e população em geral, como veículo de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens;
  • Possibilidade de replicação do projeto por outras entidades.

O valor do prémio para a Associação vencedora regional é de 1.500 euros, e podem ainda ser atribuídas um total de cinco menções honrosas no valor de 350 euros.

O período de candidaturas decorre entre 30 de setembro e 4 de novembro.

A candidatura é feita através de formulário digital, e podem candidatar-se as associações juvenis e estudantis, bem como as respetivas federações efetivas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem.

A entrega dos prémios será efetuada num evento a realizar pelo IPDJ em dezembro, em data a anunciar brevemente.

A consulta dos regulamentos e acesso aos formulários é efetuada aqui, na área saber+.

Veja em baixo o vídeo sobre os concursos:

https://www.youtube.com/watch?v=U6dz5yx30m0

Sessão sobre programa europeu CERV no dia 16 em Portalegre

O Europe Direct Alto Alentejo promove, no próximo dia 16 de outubro, na BioBip do Instituto Politécnico de Portalegre, uma sessão sobre oportunidades de financiamento e partilha de boas práticas, no âmbito do programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

Este programa procura proteger e promover os valores e direitos consagrados nos Tratados da União Europeia e na Carta e nas Convenções internacionais dos Direitos Humanos.

No decorrer da sessão, com início às 9h30, serão apresentadas as diferentes vertentes do programa e aspetos práticos das candidaturas, para além de testemunhos e boas práticas.

Esta sessão é organizada pelo Europe Direct Alto Alentejo em parceria com a Polícia Judiciária, que é a entidade coordenadora do Programa CERV; o Politécnico de Portalegre; o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza; e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. As inscrições, embora gratuitas, são obrigatórias (podem ser feitas aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Jantar de Receção à comunidade educativa realiza-se esta quinta-feira no CNT de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas promove esta quinta-feira, dia 3, o habitual “Jantar de Receção à Comunidade Educativa”, no Centro de Negócios Transfronteiriço, a partir das 20h00.

Este evento tem como objetivo promover o convívio entre todos, e dar as boas vindas a toda a comunidade educativa, que iniciou mais um ano letivo, em especial aos que este ano estão a lecionar pela primeira vez no concelho de Elvas.

Feira do Livro de Marvão regressa entre 4 e 14 de outubro

A Feira do Livro de Marvão realiza-se na Casa da Cultuira, de 4 a 14 de outubro, num ponto de interesse para amantes da leitura, com diversas atividades.

No fim de semana de 4 a 6 de outubro, com a aquisição de um livro, o Município de Marvão oferece a entrada no Festival Al Mossassa.

Nesta que é a 19ª edição da Feira do Livro de Marvão, o momento de poesia com Deolinda Milhano e Francisco Ventura, no dia 9 de outubro, pelas 15:30 horas, e as duas apresentações de livros de escritores do Alto Alentejo, são os principais destaques.

No dia 12 de outubro, pelas 15 horas, a autora Aida Orelhas apresenta a sua obra infantil “O Chorão, Chorão, um desafio desafiante”, e, no dia seguinte, no mesmo horário, a Casa da Cultura recebe João Rolo para a apresentação da sua “História de Vida”, uma obra que resume as vivências do autor.

No espaço da Feira do Livro, os visitantes poderão adquirir diversas publicações das principais editoras nacionais, bem como conhecer as obras editadas pelo Município de Marvão.

A Feira do Livro de Marvão é uma iniciativa promovida pelo Município, para incentivar o contato com os livros e promover hábitos de leitura, junto da população local e dos visitantes da vila.

Campo Maior promove desporto até dia 6 com o II Trail Vila de Campo Maior

Termina o Mês do Desporto em Campo Maior, numa iniciativa da Câmara Municipal, com a qual procura incentivar à prática desportiva e que, no ano passado, se resumiu a uma semana, ganhou, desta vez, uma nova dimensão.

Como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, e tendo em conta a disponibilidade das associações desportivas do concelho, procura-se, desta vez, “diluir as diversas atividades no tempo”, depois de, em 2023, a iniciativa se ter revelado “muito densa”.

“A imagem deste Mês do Desporto tem muito que ver com as associações que nos acompanham. A iniciativa é da Câmara de Municipal, mas sem todas as associações que se querem juntar a nós seria impossível fazê-la”, explica o autarca.

A dinâmica do desporto, em Campo Maior, diz ainda Luís Rosinha, “vai crescendo e tendo variadíssimas atividades”. “Vamos ter aqui uma montra, durante um mês, para que todos possam escolher qual o desporto que vão fazer daqui em diante, numa altura de reentre escolar”, remata.

É com a segunda edição do Trail Vila de Campo Maior, promovida pelo grupo Campo Maior Trail Runners e marcada para dias 5 e 6 de outubro, que chega ao fim o Mês do Desporto.

Com uma prova “nova”, garante Carlos Pepê, da organização, a intenção é “surpreender os atletas” com percursos diferentes daqueles que foram percorridos no ano passado, para que se possa mostrar “a diversidade do território”.

Com inscrições mais baratas, face à primeira edição, tendo em conta “o conjunto interessante de patrocinadores” que conseguiu reunir, a organização quis manter o mesmo número de atletas em prova.

Para além de um mini trail, que foi “um sucesso no ano passado”, o trail curto e trail longo, a iniciativa desportiva, no dia 6 de outubro, inclui também uma caminhada. “Vamos manter tudo aquilo que fizemos de bem no ano passado, como servir um almoço de grãos, ter a nossa arena junto às piscinas municipais e vamos ter também algumas surpresas na envolvente que vamos dar ao percurso”, explica Carlos Pepê.

O dia 5 será dedicado aos mais novos, com a final do Kids Urban Run. “Já vamos na terceira edição e este ano termina o circuito concelhio com essa mesma prova. Começamos no dia 5, na Casa da Flor, com o secretariado aberto para todas as distâncias, e fazemos a festa dos mais pequeninos”, adianta o responsável.

Entretanto, as inscrições para a prova encontram-se abertas, sendo que para o Kids Urban Run são gratuitas. Para as restantes provas, as inscrições são feitas através do portal “O Meu Tempo” (aqui).

Toureiro Miguel Carvalho celebra 25 anos de alternativa

O toureiro Miguel Carvalho celebra hoje, 3 de outubro, os seus 25 anos de alternativa. Ainda que tenha nascido em Vila Franca de Xira, foi em Elvas que o bandarilheiro cresceu e tem passado grande parte da vida, onde conviveu de perto com Joaquim Bastinhas.

Recordando a Feira de Outubro de Vila Franca, em 1999, onde tirou a alternativa, Miguel Carvalho explica que começou as suas lides na tauromaquia, e apesar do seu gosto pelos cavalos, enquanto novilheiro. Retirado há já alguns anos das arenas, depois de uma grave lesão, Miguel Carvalho evitou, durante muito tempo, ir a corridas de touros e até olhar para os fatos que tem pendurados em casa.

A celebração destes 25 anos de alternativa, segundo o bandarilheiro, poderá vir a coincidir, também muito por incentivo dos seus filhos, com a sua despedida das arenas, a acontecer, quem sabe, em 2025.

A entrevista completa para ouvir aqui: Entrevista a Miguel Carvalho.

Inscrições para a Feira de Natal de Elvas já abriram

As inscrições para a Feira de Natal, inserida na iniciativa Elvas Cidade Natal, encontram-se a decorrer e encerram a 30 de outubro.

A programação da Elvas Cidade Natal, na qual se inclui a Feira de Natal, estende-se de 29 de novembro a 5 de janeiro, e contempla várias iniciativas, aliando a tradição da quadra com a diversão para todas as idades.

PSP apreende 485 quilos de explosivos em operação

A Policia de Segurança Pública, realizou uma operação nacional, “Pedreiras em Segurança”, entre os dias 23 e 27 de Setembro, onde promoveu ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos, sobretudo onde se procede à exploração de massas minerais e a extração de inertes.

Leia aqui o comunicado:

“A Polícia de Segurança Pública (PSP), entre 23 e 27 de setembro, realizou a operação “Pedreiras em Segurança”, promovendo 98 ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos, nomeadamente locais onde se procede à exploração de massas minerais, bem como extração de inertes. 

Decorrente das fiscalizações realizadas,  a PSP elaborou 16 autos de contraordenação por:

  • Três por armazenamento em órgão de armazenagem não licenciado ;
  • Três por não devolução das autorizações à Direção Nacional da PSP ;
  •  Sete por registos incorretos relacionados com o sistema de rastreabilidade de produtos explosivos;
  •  Dois por falta de livro de registos no local;
  • Um por falta das autorizações emitidas pela PSP no local de aplicação.

Foram ainda apreendidos os seguintes produtos explosivos: 

  • Produto explosivo: 485,54 kg;
  • Detonadores: 79 (unidade);
  • Pólvora: 40 kg;
  • Cordão detonante: 617 metros;
  • Rastilho: 445 metros;
  • Ligadores: 30 (unidade).

Salientamos que, em 2022 e 2023, a PSP desenvolveu igualmente esta operação nacional seletiva, tendo realizado as seguintes ações de fiscalização em locais de consumo de explosivos de utilização civil e obtido os respetivos resultados:

 202220232024
Período da operação17 a 21 de outubro18 a 21 de setembro23 a 27 de setembro
N.º ações de fiscalização10212698
    
Resultados / Apreensões202220232024
N.º autos de notícia (CO)10816
Explosivos (kg)10075485,54
Pólvora (kg)2840
Cordão detonante (metros)70617
Rastilho (metros)510200445
Detonadores (unidade)7079
Ligadores (unidade)30

Com este tipo de atividade operacional seletiva a PSP pretende:

  • reforçar a segurança pública e o sentimento de segurança;
  • sensibilizar a indústria extrativa, e demais operadores, para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes à utilização de explosivos de utilização civil;
  • contribuir para a redução de acidentes que envolvem o recurso a explosivos de utilização civil.

Nesta operação participaram 103 polícias, envolvendo todos os Comandos Territoriais da PSP, o Departamento de Armas e Explosivos e ainda a Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo.”

ARTMOZ realiza cerimónia de apresentação da BIALE 2025

No dia 4 de Outubro, pelas 18:30 horas, a ARTMOZ irá realizar a cerimónia de apresentação da BIALE 2025 – Bienal Internacional do Alentejo, no Museu Berardo, em Estremoz.

A apresentação contará com a presença de algumas entidades parceiras, bem como apoios institucionais representados pelo Presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, pela Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, pela Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures e pelo Presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

A edição da BIALE 2025 irá reunir obras de vários artistas nacionais e internacionais, tendo como tema central a EcoCultura, com o objetivo de aproximar as práticas culturais ao respeito pelo meio ambiente, promovendo um futuro mais sustentável. O mote “Ambiente e Ruralidade” trará à segunda edição uma abordagem que explora áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

Municípios de Elvas e Buckeburg (Alemanha) assinam geminação

Foi hoje assinado, um protocolo de geminação e amizade, entre o Município de Elvas e a cidade alemã de Buckeburg, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 Esta geminação surge pelo facto da cidade alemã ser a cidade do Conde Lippe que no século XVIII comandou o exercito português e iniciou os trabalhos de construção do Forte da Graça em 1763, estendendo-se até ao reinado de Dona Maria I que a inaugurou a obra de arte militar em 1792, com o nome de Forte Conde de Lippe,

Em 1763 foram precisos quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para s sua construção.

Agora celebrando a ligação entre Elvas e o Conde Lippe e em representação de Elvas, Rondão Almeida, presidente do Município de Elvas, junto com o presidente do Município da cidade alemã de Buckeburg, assinaram a geminação que irá permitir reforçar os laços entre as duas cidades.

“Uma geminação com outra cidade siginifica uma determinada responsabilidade para ambas as localidades, e neste caso estamos a falar de duas entidades que tem algo em comum, como o património arquitetónico, a sua vivência cultural, como também o facto de estar uma pessoa presente que teve muito a ver com a construção do Forte da Graça, o conde de Lippe”, refere Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O autarca afirma ainda que ambas as cidades tem que “deixar o papel e partir para as ação”, pois o objetivo é a troca de valores socioculturais entre as cidades, bem como a “troca de um conjunto de experiências até no mundo empresarial”, explica.

“Elvas é uma identidade conhecida em termos mundiais, quando se recebe o selo da UNESCO, todos aqueles que admiram aquele turismo de qualidade, procuram sempre essas cidades classificadas como Património da Humanidade, mas depois de uma geminação deste género, é muito natural que suscite o interesse, especialmente aos alemães, pela área geográfica onde o Conde Lippe acabou por viver”, afirma Rondão Almeida.

Veja em baixo as fotos:

Atividades de “A Hora dos Superquinas” na sexta-feira em Campo Maior

A manhã da próxima sexta-feira, 4 de outubro, no pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, será de muita atividade, no âmbito da iniciativa “A Hora dos Superquinas”, da Federação Portuguesa de Futebol.

Esta é já uma das últimas atividades do programa do Mês do Desporto, promovido pelo Município de Campo Maior, que termina no domingo, dia 6, com o II Trail Vila de Campo Maior.

No que toca à “Hora dos Superquinas”, a vereadora São Silveirinha revela tratar-se de um projeto que está a ser desenvolvido com as turmas de 1º Ciclo de Campo Maior, desde o ano letivo passado. “É organizado pelo município, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e o Agrupamento de Escolas, e vamos ter uma manhã repleta de atividades, no dia 4, entre as 10 horas e o meio-dia”, adianta.

Escola de Música fundamental para fazer crescer Banda 14 de Janeiro

A Banda 14 de Janeiro prepara-se para iniciar as aulas da sua Escola de Música, que, depois da pandemia, só foram retomadas no ano passado.

O maestro da banda, Jorge Grenho, espera que a escola possa vir a conhecer um crescimento, com vista a fazer crescer também a banda, lembrando que, em 2023, foram dez os alunos a frequentar as aulas.

“Temos alunos inscritos desde os dez aos 15 anos. É muito engraçado perceber a diferença de idades e há até algumas pessoas mais velhas interessadas em aprender música e que estão inscritas. Quem sabe se, este ano, não teremos uma turma de adultos”, diz o maestro.

Embora reconheça que o ensino da música é hoje diferente do que acontecia no passado, Jorge Grenho revela as maiores dificuldades que os alunos enfrentam: “a compreensão da parte teórica demora algum tempo, mas hoje em dia as coisas já se fazem de outra maneira”. “Em os músicos sabendo as lições essenciais, é integrá-los e fazê-los escolher um instrumento, para começar a trabalhar nesse instrumento”, remata.  

Os interessados em vir a ter aulas de música, na Banda 14 de Janeiro, ainda podem fazer a sua inscrição.

Filme da Creative Led candidato a prémio  CIFFT

O filme promocional da região de Turismo de Coimbra, “Viagem dos Sentidos” produzido pela empresa elvense Creatived Led, de Gaspar Magarreiro, é candidato ao prémio 2024 “People’s Choice” do International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), destinado a escolher a produções inovadoras de marcas de turismo e agências criativas em todo o mundo, “oferecendo um vislumbre do mundo diverso do marketing turístico”.

O filme da Creative Led é um dos 60 vídeos que estão a competir no CIFFT Circuit 2024, uma competição global que definirá os Melhores Filmes de Turismo do Ano do Mundo.

A votação é simples. Esta competição é limitada a apenas um voto por dia, por endereço IP ou sessão do navegador. O vencedor será anunciado no site da CIFFT e nas mídias sociais em 18 de outubro, imediatamente após a contagem dos votos. A primeira escolha do público também ganhará um lugar na gala do World Tourism Film Awards em novembro em Valência, Espanha, para receber seu troféu.

Pode votar aqui:

https://www.filmservicesubmissiontool.com/cifftSite/single-entry/63

Plano de Atividades e Orçamento para o quinquénio 2025/2029 apresentado aos Municípios

Os técnicos e chefes de divisão da Área Financeira dos municípios do Alto Alentejo, reuniram ontem, 30 de setembro, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com vista à preparação do Orçamento para o quinquénio 2025/2029, no que diz respeito às comparticipações nacionais dos projetos que cada Município integra, de forma a que os mesmos possam contemplar nos seus orçamentos as verbas correspondentes.

À semelhança dos anos anteriores, seguindo uma lógica de cooperação institucional e de coesão territorial, a reunião contou com a presença da AREANATejo e Águas do Alto Alentejo, que também apresentaram as suas propostas para integração nos orçamentos Municipais.

Valorização do Património Cultural já com candidaturas abertas

Os apoios à Valorização do Património Cultural (IT) têm como objetivo promover a valorização cultural e patrimonial do Alentejo, visando aumentar a resiliência, atrair e fixar pessoas e investimentos, além de dinamizar e diversificar a economia local de forma sustentável, combatendo a sazonalidade e reforçando o papel da cultura e a identidade regional.

O período de candidaturas para a Valorização do Património Cultural (IT) vai decorrer em várias fases:

• a fase 1 encerra a 29 de novembro de 2024 (18 horas);

• a fase 2 encerra a 31 de dezembro de 2024 (18 horas);

• a fase 3 encerra a 28 de fevereiro de 2025 (18 horas);

• a fase 4 encerra a 30 de abril de 2025 (18 horas);

• a fase 5 encerra a 30 de junho de 2025 (18 horas);

• a fase 6 encerra a 2 de setembro de 2025 (18 horas).

Os beneficiários deste apoio são os Municípios situados na área geográfica da NUTS II – Alentejo.

Município de Estremoz abre concurso para contratação de dois técnicos superiores

A Câmara Municipal de Estremoz, tem em aberto um Procedimento Concursal Comum, para contratação por tempo Indeterminado de dois postos de trabalho na categoria de Técnico Superior.

Foi publicado em Diário da República, um procedimento concursal, para contratação por tempo indeterminado, no Município de Estremoz, de um Técnico Superior de Psicologia e um Técnico Superior, na área de Animação Sociocultural.

Os candidatos dispõem de dez dias úteis para se candidatarem, com início hoje, podendo fazê-lo, presencialmente, no Setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Estremoz, no horário de expediente ou através de correio registado c/AR para a morada do Município.

Aquamaior irá fazer desbaratização e desratização em Campo Maior

A Aquamaior informa que vai efetuar uma intervenção de desbaratização e desratização no concelho de Campo Maior no dia 7 de Outubro, em Degolados e  Ouguela e nos dias 8 e 9 de Outubro na Vila de Campo Maior.

Para que o resultado desta intervenção seja o mais eficiente, a Aquaelvas, solicita à população que tenha o cuidado de tapar todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir, nos logradouros e quintais das suas habitações.

 a Aquamaior agradece a colaboração de todos e recomenda sempre que:

– Feche bem o saco do lixo e deposite diariamente no contentor;

– Não deixe restos de comida na rua.

Apresentação das Ruas Floridas de Redondo 2025 feita em Lisboa

Foi na Casa do Alentejo, no passado sábado, em Lisboa, que foi apresentada a edição de 2025 das Ruas Floridas, que vão colorir a Vila de Redondo entre 2 e 10 de agosto.

A Praça D. Pedro IV, em pleno coração da capital, foi palco de 25 metros de pura imaginação, cor, arte, beleza e pormenor, através da Rua Móvel, que nesta edição é dedicada a um dos produtos mais expressivos do nosso território: o vinho. Esta exposição marcou o arranque da ação de promoção do evento que visa valorizar a arte minuciosa de quem a sabe moldar e desafiando todos a conhecer a nossa identidade, através de motivos trabalhados em papel.

O evento contou ainda com a animação da percussão dos Tomba Lobos, da Casa do Alentejo ao Rossio, e com a distribuição de flores de papel pelos visitantes.

Garraiada no dia 5 de Outubro em Vila Boim

Neste sábado, 5 de Outubro, pelas 16 horas, realiza-se uma garraiada em Vila Boim, com gado da Ganadaria Tiago Carranca, onde haverá também serviço de bar, que estará a cargo da junta de freguesia.

“Mass Training” no âmbito do Mês do Desporto em Campo Maior

No âmbito da iniciativa do Município, Desporto em Campo Maior 2024, o Agrupamento de Escolas do Concelho, os Bombeiros Voluntários de Campo Maior e o INEM, com o apoio do GEDA e dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e Técnico de Juventude, juntaram-se para um Mass Training, no dia 30 de setembro, no Pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

Esta ação, centrada no Suporte Básico de Vida e dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, teve como principais objetivos explicar como devem ser transmitidas as informações ao ligar o 112, como agir em caso de emergência e como realizar corretamente as manobras em vítimas em paragem cardiorrespiratórias.

Antes de qualquer tipo de formação prática, um Enfermeiro do INEM conversou com os alunos sobre a cadeia de emergência e os passos a ter em conta quando encontram uma pessoa que não se está a sentir bem. De seguida, a Técnica de Emergência Pré-hospitalar do INEM fez a demonstração de alguns procedimentos de SBV e distribuíram-se os grupos para se iniciar a atividade.

O Presidente do Município, Luís Rosinha, e os Vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha juntaram-se aos alunos no pavilhão no decorrer da iniciativa.

Apresentação do “Alentejo Walking Festival”

Tem lugar dia 3 de outubro, às 13.00 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa a apresentação do “Alentejo Walking Festival”, o novo Festival de Caminhadas do Alentejo”.

A referida apresentação é da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e contará com a presença dos embaixadores Nelson e Sérgio Rosado, dos Anjos.

Inaugurado núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires

Já foi inaugurado o núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo.

É um projeto que vem na sequência da requalificação do santuário, que tem como propósito contar um pouco a história do referido santuário, como referiu, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este núcleo museológico vai estar aberto todos os dias, sendo as entradas pagas.

Núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo, já foi inaugurado.

Mês da Música inicia-se esta terça-feira em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas dedica outubro à música, sendo que, ao longo do mês, serão apresentados vários concertos no cineteatro municipal.

O primeiro, que vai desde Mozart até Chico Buarque, e que conta com entrada gratuita, está marcado para hoje, 1 de outubro, às 19 horas, com as participações de 20 Fingers, João Vasco e Eduardo Jordão.

Para além deste, o Cine-Teatro Municipal de Elvas vai receber mais quatro concertos, numa iniciativa que tem direção artística do professor Luís Zagalo e que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da  Academia de Música de Elvas, da Direção-Geral das Artes.

Banda 1º de Dezembro celebra Dia Mundial da Música com dois espetáculos

Celebra-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música e a Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, não vai deixa passar a data em branco.

Por mais que o dia seja celebrado, com um concerto do Ensemble de Sopros, no Museu Aberto da vila, no próximo dia 12, esta terça-feira tem lugar uma atuação de um trio de saxofones, na sede da banda.

A ideia desta primeira atuação partiu de dois jovens da escola de música da banda campomaiorense, revela o maestro Francisco Pinto, que garante que é “muito importante” para os músicos assinalar esta data. Francisco Pinto, que revela que este primeiro espetáculo tem como slogan “Faz a Arte se Libertar”.

O início deste espetáculo, na sede da banda, aberto a toda a população, está hoje marcado para as 19 horas. O concerto de dia 12, no Museu Aberto, está agendado para as 16 horas.

Uso de telemóveis proibido nas aulas das escolas de Campo Maior

O uso dos telemóveis, nas salas de aula das escolas de Campo Maior, é permitido, apenas e só, quando estes possam ser considerados, pelos professores, uma ferramenta pedagógica.

“Não temos ainda uma tomada de posição oficial, mas aquilo que temos debatido, até antes desta recomendação (do Governo) é a questão de, em sala de aula, não se fazer utilização do telemóvel, a não ser que seja considerada uma ferramenta pedagógica. Aí, não vejo problema nenhum”, começa por dizer o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona.

Não sendo um instrumento de trabalho, o telemóvel, adianta o professor, deve ser guardado, desligado ou em silêncio, “para que não tenha qualquer interferência no desenrolar da aula”.

Considerando que não se educa “proibindo só por proibir” e que a “tecnologia faz já parte destas gerações”, Jaime Carmona diz que tem de existir, acima de tudo, “bom senso”. “Depois há uma questão que tem de ser trabalhada, e que não passa pela escola, e aí teremos de responsabilizar os pais”, diz ainda o diretor.

De recordar que no início deste novo ano letivo, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, recomendou aos agrupamentos que proibissem o uso e a entrada de telemóveis nas escolas, para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Para o terceiro ciclo, embora não haja uma recomendação de proibição, foram solicitadas medidas que restrinjam ou desincentivem a utilização de smartphones nos espaços escolares.