O Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) de Campo Maior recebeu ontem, dia 9 de outubro, a cerimónia de apresentação e lançamento oficial do Projeto Ilumina, uma iniciativa transfronteiriça que visa promover o turismo cultural noturno, realçando o valor do património histórico e natural da eurorregião EUROACE, numa cerimónia na qual participou o presidente do Município, Luís Rosinha.
O Projeto Ilumina vai implementar o sistema de iluminação do Castelo de Ouguela, sendo que o convénio de colaboração entre o Município de Campo Maior e a Fundação Iberdrola, responsável pelo projeto, foi posteriormente assinado na Casa do Governador, em Ouguela.
Participaram ainda na cerimónia o diretor da Fundação Iberdrola Espanha, Ramón Castresana, o Ppesidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, e o diretor geral de Turismo da Extremadura, Jesus Viñuales.
O Projeto Ilumina é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP 2021-2027 da União Europeia e destaca-se pela sua estratégia de desenvolvimento sustentável e cooperação transfronteiriça.
Para além do Castelo de Ouguela, o projeto contempla ainda a iluminação do Castelo de Valencia de Alcántara, e do Santuário de Carrión, em Alburquerque.