Vídeo com jovens a assaltar viaturas

Um vídeo amador circula nas redes sociais, mostrando como dois jovens tentam abrir portas de viaturas estacionadas em Elvas, com o intuito de furtar objetos do interior dos carros estacionados.

Este vídeo é um dos que circula nas redes sociais e terá sido captado ontem à noite.
Num outro vídeo são mostradas as fotos dos jovens que alegadamente procuram assaltar os veículos estacionados.

CPCJ de Monforte celebrou o 19º aniversário

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Monforte celebrou o seu 19º Aniversário promovendo, no passado dia 1 de julho, no Museu MonforteSacro, um “Momento de Partilha” no qual participaram mais de 30 profissionais representantes de vários organismos convidados, aos quais se juntou o Presidente do respetivo Município, Gonçalo Lagem, e o Vice-presidente e a Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota.

A sessão de boas-vindas iniciou-se com a comunicação do Presidente do Município seguida das intervenções da Presidente e da Secretária da CPCJ, Vera Catarino e Rosa Brito, respetivamente. Foi prestada uma homenagem de reconhecimento a Rosa Brito pelos 6 anos que dedicou à CPCJ enquanto representante do Agrupamento de Escolas do Concelho na Comissão e sua Secretária, funções que sempre desempenhou durante esses anos e que irá cessar em breve devido à entrada na reforma.

Vera Catarino, em nome da Comissão, expressou o agradecimento “à Câmara Municipal e a todo o executivo, especialmente ao Sr. Presidente e restantes Vereadores, pelo apoio constante e incansável” e agradeceu “também a todos os comissários, ex-comissários e entidades de primeira linha que, ao longo destes dezanove anos, tem contribuído para que a nossa Comissão seja uma verdadeira mais-valia na vida das nossas crianças, jovens e famílias”.

O programa prosseguiu com a sessão “Laço de Seda: Apego na qualidade das relações”, orientada por Ana Figueiredo Ferreira, Psicóloga Educacional e Terapeuta Familiar, e uma visita guiada por José Romão, técnico afeto ao Museu.

Exposição “Por outros Olhos” está disponivel durante o mês de julho em Borba

“Por outros Olhos”, a Exposição que está disponivel a partir de amanhã, dia 7, pelas 11 horas, com a realização de um “Mural das Artes” no Celeiro da Cultura e uma visita guiada ao espaço do Festival do Graffiti.

Esta exposição que estará disponivel durante o mês de julho, é uma celebração da diversidade artística e uma homenagem à rica herança cultural da região. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar uma variedade de formas de expressão artística, desde pinturas vibrantes até instalações inovadoras.

Uma mostra de “Artes Plásticas”, do coletivo “Associação S.A.C.A.N.A.”, que traz até Borba, várias criações de jovens artistas alentejanos, entre os quais, Miguel Gustavo – GUZT – o artista do concelho de Borba, associado aos vários MURAIS que já podemos apreciar no nosso concelho (Rio de Moinhos, Orada e Borba), Davide Alves e Mariana Vieira, cujas obras prometem cativar e desafiar as perceções convencionais.

Recorde-se que a Associação S.A.C.A.N.A. realizou, em parceria com o Município de Borba, o 1º FESTIVAL DO GRAFFITI, no passado fim-de-semana 21, 22 e 23 de junho. Um evento que contou com a participação de mais de duas dezenas de jovens artistas de Portugal e Espanha, que durante os 3 dias executaram pinturas murais, num espaço contíguo ao Mercado Municipal de Borba.

A Associação S.A.C.A.N.A. dedica-se à promoção e apoio de artistas locais, proporcionando um espaço para a expressão criativa e colaboração. Com uma abordagem inovadora, a associação visa enriquecer a comunidade artística e cultural alentejana.

Estremoz faz obras de requalificação da rede de águas

Já iniciaram as obras de requalificação da rede de águas na Rua 1.º de Maio, Estremoz. Esta é uma obra que marca o início de um conjunto de intervenções cruciais para a melhoria da qualidade e eficiência do abastecimento de água em Estremoz.

O Município tem como objetivo modernizar e melhorar a infraestrutura existente, segundo este a obra visa assegurar um melhor serviço aos residentes daquela zona da cidade.

Borba participa esta noite no Festival da Canção Rural

É já hoje que o Município de Borba estará pela primeira vez a participar no Festival Nacional da Canção Rural, com uma canção intitulada “A Força da Mulher”, escrita por Francisco Rijo, com melodia de Mário Carriço e interpretação de Rute Sousa.

O festival, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) realiza-se no Convento de São Francisco, em Santarém, às 21h30.

Este domingo há ​Mercado Cá da Terra em Campo Maior

O “Mercado Cá da Terra” regressa ao Jardim Municipal de Campo Maior, na manhã deste domingo, 7 de julho.

Este mercado, que decorre entre as 9 e as 13 horas, conta com a participação de produtores e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes produtos endógenos e peças de artesanato.

A iniciativa, promovida pelo Município de Campo Maior, decorre no primeiro domingo de cada mês, entre os meses de maio e dezembro.

Faleceu Mário Dias

Faleceu o nosso ouvinte desde a primeira emissão Mário Dias, aos 80 anos.

Mário Joaquim Maneta Dias foi presidente do Núcleo do Sporting de Elvas, do Centro Artístico Elvense (Grémio) ainda  foi dirigente de “O Elvas” CAD durante várias direções.

Desde que a Rádio ELVAS começo as emissões, Mário Dias foi sempre um ouvinte fiel e diário desta estação emissora, participava nos nossos passatempos e também foi anunciante da sua Ourivesaria na Rua de Évora, em Elvas.

Ferrenho adepto do Sporting vestia-se a rigor para festejar as vitórias leoninas, como na foto que guardamos com carinho do dia 21 de maio de 2021.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Odemira: FACECO anima São Teotónio de 19 a 21 de julho

A FACECO, a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, tem lugar de 19 a 21 de julho em São Teotónio.

“O que se pretende é mostrar o que de melhor se faz no maior concelho de Portugal. O certame vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, que é um espaço muito cuidado, num autêntico jardim que tem muitos propósitos”, revela Ricardo Cardoso, vereador na Câmara Municipal de Odemira.

“Para além da animação, tentamos ter todos os anos uma apresentação forte também naquilo que são as atividades do concelho, seja a floresta, agricultura, a pecuária e aí destacaria claramente o concurso de nacional da raça Limosine e tantos outros regionais. Também queremos mostrar o que o turismo e a gastronomia têm para oferecer no concelho”, acrescenta o vereador.

No que diz respeito à animação musical, vão passar pelo palco nomes como Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e os Íris.

Os produtos locais vão estar em destaque na FACECO, como é o caso do mel, do medronho, do vinho e do azeite, sendo que o artesanato local vai ser uma das principais componentes desta feira do Sudoeste Alentejano. A FACECO volta também a ser palco de várias exposições e concursos ligados ao setor pecuário.

ENOVE+S no próximo dia 15 no Campus Politécnico de Portalegre

O Campus Politécnico de Portalegre acolhe no próximo dia 15 de julho mais uma edição do ENOVE +, evento que, desta vez, é dedicado à saúde e aos alunos finalistas do curso de Enfermagem.

O ENOVE+ S irá contar com stands e apresentação e divulgação de ofertas de trabalho de diversas entidades ligadas ao ramo da saúde e de empresas de recrutamento. Um dos momentos altos da programação do evento diz respeito ao processo de inscrição dos recém-licenciados em Enfermagem na Ordem dos Enfermeiros.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, explica que este evento, que abarcava, inicialmente, todas as ofertas formativas, passando pelos vários concelhos do distrito, acabou por se dividir, tendo em conta a sua “dimensão”, em vários ENOVE + “específicos ligados às diferentes áreas”. “Já fizemos um de tecnologia, já fizemos um de design, já fizemos um de educação e vai agora ser a vez da saúde”, adianta.

Luís Loures lembra que a fisioterapia é uma área nova de aposta do IPP, com novas vagas no próximo ano letivo, até porque esta era uma “necessidade estratégica da região”. “Temos várias IPSS e vários serviços de saúde regionais que tinham dificuldade em contratar, porque não havia essa oferta na região”, recorda. “Isto acabava por ser sempre uma limitação e nós respondemos afirmativamente e criámos este curso na Escola de Saúde. É esse o nosso caminho. Estamos a afirmar os objetivos regionais transferidos para o Ensino Superior e para a Investigação e para a Ciência”, acrescenta.

Tanto o curso de fisioterapia, como o de enfermagem, diz ainda Luís Loures, têm uma taxa de empregabilidade de “cem por cento”.

Nuno Mocinha eleito presidente da concelhia do PS de Elvas

Nuno Mocinha foi eleito ontem presidente da Concelhia de Elvas do Partido Socialista.

Após o acto eleitoral foram apurados os seguintes resultados para a Comissão Politica Concelhia do PS de Elvas.

Votantes: 91
Lista A: 82 (encabeçada por Nuno Mocinha)
Brancos e nulos: 9

Nuno Mocinha tem agora caminho aberto para poder candidatar-se à Câmara de Elvas nas próximas eleições autárquicas.

Diário do Euro 6-07-2024

Ontem à noite Portugal foi eliminado do Euro 2024, depois de perder nos penáltis por 5-3 com a França. 90 minutos a zero, seguidos de prolongamento, onde também o marcador não funcionou, levaram a seleção para novo desempate nos penáltis, depois da Eslovénia.

Desta vez Diogo Costa não defendeu nenhuma penalidade e João Félix enviou ao poste.

A França vai jogar com a Espanha que de forma brilhante eliminou a Alemanha após prolongamento por 2-1.

Os espanhóis marcaram primeiro por Dani Olmo e Wirtz empatou para a equipa da casa aos 89 minutos, levando o jogo para o desempate no prolongamento, onde apareceu o golo de Merino que fez a diferença e deu a passagem à meia-final dos espanhóis.

Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

O patrocínio deste podcast é de:

 

Diogo Piçarra na noite deste sábado no Festival Raya

Diogo Piçarra atua na noite deste sábado, 6 de julho, no Festival Raya, em Campo Maior.

Antes do artista que dá voz a êxitos como “Amor de Ferro” ou “Saída de Emergência” subir ao palco do festival, cabe à jovem campomaiorense Catarina Pereira apresentar-se ao público.

A noite prossegue com a animação dos Cromos da Noite e DJ Dinga.

As portas do recinto do festival, no parque de estacionamento das piscinas municipais da vila, abrem às 21 horas. A entrada tem um custo de seis euros.

Rondão Almeida: contrato de comodato com a Isekais visa criar “estabilidade”

O Município de Elvas decidiu avançar para a celebração de um contrato de comodato, por 20 anos, com a Associação de Desportos Gímnicos de Elvas, a Isekais, para que os ginastas possam utilizar uma das naves do Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) para os seus treinos, passando a ter ali a sua sede.

Contudo, a votação deste contrato, no decorrer de uma reunião do executivo da Câmara Municipal, contou com a abstenção e a “pouca vontade”, segundo o presidente Rondão Almeida, da vereadora do PSD, Tânia Rico.

Recordando o trabalho desenvolvido pela Isekais – atualmente com mais 200 atletas – ao longo dos últimos anos, em prol da modalidade, Rondão Almeida explica que os ginastas, por não terem uma sede, têm andado sempre de pavilhão em pavilhão, sem terem um local certo para a sua atividade. “A Isekais tão depressa está no ginásio da Escola Secundária, ou no ginásio do Escola da Boa-Fé, ou no Pavilhão Multiusos que temos no CNT, e isto não faz qualquer sentido”, garante.

Esta medida, segundo Rondão Almeida, vem contribuir para a criação de “estabilidade” no seio da Isekais, pelo que estranha o facto da vereadora do PSD se ter abstido na votação deste contrato de comodato. “Estamos a resolver um problema que já deveria estar resolvido há muitos anos”, assegura.

Questionado sobre o facto de uma das naves do CNT passar a estar ocupada pela Isekais, Rondão Almeida garante que aquele equipamento municipal continua a ter espaço suficiente para realizar qualquer evento. “Temos à volta de quatro mil metros quadrados para fazer exposições. Por muitas exposições que lá tivéssemos feito, nunca ocupámos mais de dois mil metros quadrados. Só a última nave que eu construí, quase nunca é utilizada”, remata.

Primeira noite do “Festival Raya” de Campo Maior

Primeira noite do “Festival Raya” com muita animação em Campo Maior.

De 5 a 13 de julho o festival que garante o melhor da música nacional começou hoje.
Sobem ao palco grandes artistas locais e nacionais: B3L2, Van Zee, DJ Zinco e Funk2You.

Centenas de pessoas acompanham a primeira, de quatro, grandes noites de música. Diogo Piçarra, Maninho, DJ Kura e Ivandro são alguns dos artistas que vão actuar no Festival Raya.
As portas abrem às 21 horas e o bilhete diário tem um custo de seis euros. O bilhete geral custa 20 euros.