Feira de S. João em Évora já foi inaugurada (c/fotos)

O renovado Rossio de São Brás em Évora, acolhe até 30 de junho mais uma edição da Feira de S. João.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora no momento da inauguração referiu “que esta é uma edição especial em que são assinalados os 50 anos do 25 de Abril”.

Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para dia 22 (sábado), a partir das 21.00 horas, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 23 (domingo), a partir das 09.00 horas, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.

A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20.00 horas e as 00.30 horas, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.

A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis.

Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

Todos os dias há concertos gratuitos.

Hoje às 22.00 horas Dino D’Santiago, amanhã Van Zee, segunda-feira, dia 24 Ricardo Ribeiro canta Zeca Afonso, dia 25 de junho há noite de folclore, dia 26 Manuel Guerra, dia 27 Capitão Fausto, dia 28, Carolina Deslandes, sábado dia 29 Rui Veloso, o evento encerra com a música de Ivandro no domingo dia 30 de junho.

Montenegro quer criar lei de finanças para o setor social

O primeiro-ministro, Luís Montenegro,  inaugurou na tarde de sexta-feria, a segunda fase da unidade de cuidados continuados, em São Tiago de Urra, no concelho de Portalegre, num investimento de 11,5 milhões de euros.

Durante o seu discurso, Montenegro anunciou que o Governo espera criar uma lei de finanças para o setor social que estabeleça regras de comparticipação, para facilitar todo o setor e os projetos que são desenvolvidos pelas instituições sociais.

“Sempre defendi e aproveitarei o facto de ser primeiro-ministro, e de ter ao meu lado a senhora ministra do Trabalho e da Segurança Social, aquilo que é o desígnio deste Governo, que é aprovar, quando tivermos essa possibilidade, uma lei de finanças do setor social, uma lei que defina as regras de comparticipação para sempre, com critérios pré-definidos com atualizações pré-definidas para que as instituições tenha regras transparentes”.

De acordo com o padre Marcelino Dias Marques, presidente da direção do Centro Social Paroquial, esta é uma obra que está agora “ao serviço da comunidade, para se cuidar dos pobres, dos mais frágeis, dos mais vulneráveis, que é um dever de todos, para tornarmos o mundo mais atraente e menos desigual”.

O Centro Social e Paroquial de São Tiago de Urra tem presentemente uma residência de idosos, centro de dia e agora uma unidade de longa duração de convalescença, para um máximo de 130 utentes, havendo ainda três dezenas de idosos acompanhados em apoio ao domiciliário, cozinhando 160  refeições. A freguesia é a única rural do concelho de Portalegre que mantém duas escolas.

O Centro Social Paroquial emprega mais de 150 pessoas, sendo um dos maiores empregadores do concelho.

 

 

 

Câmara de Elvas atribui diplomas a alunos de 11º ano do curso de Desporto

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II receberam esta sexta-feira, 21 de junho Diplomas de Mérito, em virtude da sua colaboração com as atividades na área desportiva do Município de Elvas.

O documento refere-se ao ano letivo 2022/2023, ao longo do qual os alunos, em formação em contexto de trabalho, colaboraram na área desportiva, integrados nos eventos realizados.

O certificado reconhece o trabalho desenvolvido por estes alunos, a colaboração, disponibilidade, espírito de equipa e empenho que, de acordo com a Câmara Municipal,  foram imprescindíveis para o sucesso dos eventos.

Neste ato, o presidente da Câmara, Rondão Almeida e o vereador do desporto, Hermenegildo Rodrigues, reafirmaram a disponibilidade para que esta “colaboração entre Município e Escola se mantenha nos próximos eventos, pois é uma mais-valia para todos”.

Zumbando chega pela primeira vez a Elvas e Campo Maior

A iniciativa Zumbando foi apresentada esta sexta-feira, dia 21 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho de Elvas, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, do vereador Hermenegildo Rodrigues, de Curro López da organização, e de Helena Belchior, da APPACDM de Elvas.

A iniciativa com caráter solidário, e cujas receitas revertem integralmente para a ASPACE Badajoz e a APPACDM de Elvas, vai ter lugar este ano, pela primeira vez, em Elvas, Campo Maior e encerra em Badajoz.

O evento realiza-se a 7 de setembro em Campo Maior, a 14 de setembro, em Elvas, na Praça da República, e a 21 de setembro no El Faro, em Badajoz.

Esta é a oitava edição e que tem como objetivo reunir participantes numa mega aula de zumba, para promover a prática desportiva, a saúde e bem-estar e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa solidária, estando direcionado para todas as idades e ideal para reunir a família.

A expectativa da organização, que na última edição contou com quase 1100 inscritos, é de bater o recorde e chegar aos 1500.

A anteceder esta conferência, a Zumbando 2024 foi apresentada na sede da ASPACE, com a presença de Carlos Batalla, da ASPACE, Helena Belchior da APPACDM de Elvas, do vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, da vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, e dos vereadores do Ayuntamiento de Badajoz Juan Parejo, Sol Ballesteros e Elena Vaquerizo.

As inscrições para este evento abrem a 10 de julho.

Passeio de Cicloturismo este sábado em Arronches

A Junta de Freguesia de Assunção, em Arronches, promove este sábado, 22 de junho, a terceira edição do Passeio de Cicloturismo, no âmbito das Festas de São João.

Com concentração dos participantes marcada para as 8h30, no Jardim do Fosso, o passeio tem início meia hora depois, num trajeto de 45 quilómetros.

Considerado de dificuldade média, o percurso inclui passagens por Esperança e Mosteiros, antes do regresso ao local de partida.

Terminado o passeio, realiza-se um almoço-convívio, durante o qual serão distribuídas lembranças de participação, bem como troféus ao participante mais novo, ao mais velho e à equipa com mais membros.

Forcados de Arronches: 25 anos de história em exposição

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches está a comemorar um quarto de século de existência e, como tal, com o apoio do Município, encontra-se a desenvolver diversas atividades ao longo do ano, tendo lugar de destaque nas festividades de São João, onde, além das habituais largadas e da tradicional corrida de toiros, se encontra incluída uma exposição que percorre a sua história.

A mostra, patente numa das salas do Convento de Nossa Senhora da Luz, foi inaugurada ao final da tarde da passada sexta-feira, dia 14, com o presidente do município, João Crespo, acompanhado pelo restante executivo e por outros autarcas do concelho, a estar junto do atual cabo do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, Manuel Cardoso.

A mostra pode ser visitada, até ao próximo dia 30 de junho, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Trabalhadores não docentes de Campo Maior iniciam greve ao trabalho suplementar

Em “em luta contra os abusos laborais impostos pela autarquia”, os trabalhadores não docentes das escolas da rede pública do concelho de Campo Maior vão iniciar uma greve, entre este sábado, 22 de junho, e o dia 30 de setembro, “a todo o trabalho suplementar”.

Em causa, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, está a exigência, por parte da Câmara Municipal de Campo Maior, de que “depois de uma semana de trabalho nas escolas, os trabalhadores não docentes tenham de exercer funções nas piscinas”.

Trata-se, segundo o sindicato, “de um abuso e de uma falta de respeito pelos trabalhadores não docentes”. No mesmo comunicado, que foi enviado à redação da Rádio ELVAS, lê-se que o “’recrutamento’ obrigatório para a realização de trabalho suplementar aos sábados e domingos começou desde o dia 8 de junho”.

Assegurando que estes profissionais não são “pau para toda a obra”, o sindicato exige “respeito pelo descanso dos trabalhadores não doentes e pelas suas funções específicas que devem ser exercidas nas escolas da rede pública”.

UCC do Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra já foi inaugurada

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 21 de junho, a obra de ampliação do Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra para Unidade de Cuidados Continuados (UCC), na Tapada das Freiras, no concelho de Portalegre.

Trata-se do maior investimento, de índole social e de saúde, no Alentejo e Algarve, na ordem dos quase 11 milhões de euros, valor cofinanciado por fundos comunitários em 88,41 por cento.

De acordo com o padre Marcelino Dias Marques, presidente da direção do Centro Social Paroquial, esta é uma obra está agora “ao serviço da comunidade, para se cuidar dos pobres, dos mais frágeis, dos mais vulneráveis, que é um dever de todos”.

João Manuel Nabeiro, que celebra hoje o seu aniversário, e a quem todos os presentes quiseram cantar os parabéns, mostrou-se muito satisfeito com a abertura desta nova resposta no Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra, até porque o Grupo Nabeiro foi uma das entidades que apoiou a obra. “O meu pai sempre esteve ao lado do padre Marcelino”, recorda.

De recordar que esta cerimónia de inauguração, onde a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, esteve a acompanhar o primeiro-ministro, chegou a estar agendada para o passado dia 28 de maio.

Piscina Municipal Descoberta de Monforte abre portas este sábado

A Piscina Municipal Descoberta de Monforte abre as portas ao público já este sábado, dia 22 de junho, às 10 horas.

Aquele equipamento muncipal vai estar a funcionar todos os dias da semana, sendo que à  segunda-feira só abre das 14 às 20 horas, para trabalhos de manutenção, no período da manhã.

De terça-feira a domingo, a piscina abre às 10 horas e encerra às 20 horas.

Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes na peregrinação militar a Fátima

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes participou esta quinta-feira, 20 de junho, na peregrinação militar nacional anual a Fátima.

Esta peregrinação militar reuniu membros dos três ramos das Forças Armadas, das forças de segurança e outros elementos da Proteção Civil, de norte a sul do país, em torno de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Os militares da Armada, Exército, Força Aérea e representantes de muitos Núcleos da Liga dos Combatentes “agradeceram as graças recebidas e suplicaram por novo alento e renovada energia”, revela o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes em nota de imprensa.

A eucaristia realizou-se na Basílica da Santíssima Trindade e foi presidida pelo administrador apostólico das Forças Armadas e das Forças de Segurança, o bispo D. Rui Valério. Seguiu-se um almoço de confraternização na Casa da Nossa Senhora das Dores, “em ambiente de convívio e alegria”.

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes agradece “aos participantes que participaram nesta jornada, vivida na partilha da fé, e à Junta de Freguesia de São Vicente, mais propriamente ao senhor João Charruadas, que cedeu a viatura da Junta para a deslocação até Fátima”.

Festival Medieval de regresso a Elvas de 4 a 7 de julho

O Festival Medieval regressa, de 4 a 7 de julho, ao centro histórico de Elvas, com um programa direcionado para a recriação da vivência na Idade Média.

A abertura desta edição acontece no dia 4 de julho, quinta-feira, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, com a participação de grupos musicais cristãos e árabes.

O grande destaque desta edição vai para o regresso dos torneios a cavalo, no Baluarte, junto ao Castelo, que prometem fazer recordar tempos idos. Como nos anos anteriores, as tasquinhas concentram-se na Rua da Cadeia e Praça da República.

O programa contempla ainda animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros e passeios de camelo.

João Moura esta sexta-feira na Corrida de São João em Arronches

João Moura (na imagem), Andrés Romero, Francisco Maldonado Cortes e Tomás Moura são os cavaleiros que entram em praça, em Arronches, na noite desta sexta-feira, 21 de junho, para mais uma tradicional corrida de touros inserida nas Festas de São João.

Nesta corrida, com início às 22 horas, pega em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, capitaneado por Manuel Cardoso.

Serão lidados touros das ganadarias Branco Núncio, Dr. António Silva, Sommer D’ Andrade, Romão Tenório, Cochicho e Pégoras e um novilho da ganadaria Fernandes de Castro.

De recordar que, neste ano de 2024, celebram-se, para além dos 130 anos da Praça de Touros de Arronches, o 25º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Marcha do Alto do Pina no regresso das “Noites de Verão” a Vila Viçosa

A iniciativa “Noites de Verão” está de regresso a Vila Viçosa, entre hoje e segunda-feira, de 21 a 24 de junho, numa organização da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, com o apoio da Câmara Municipal.

Os grandes destaques desta terceira edição do evento, que termina em dia de São João, com marchas populares, segundo revela a presidente da junta, Paula Queiroz, vão para as atuações de “artistas de renome”, como Rosinha e de Sons do Minho, bem como para a participação do Alto do Pina, de Lisboa, nas marchas populares.

“As Noites de Verão serão sempre na noite de São João e no Largo São João, em Vila Viçosa, daí querermos ter sempre marchas populares. Já no primeiro ano tivemos e no segundo também e temos vindo sempre a crescer com as marchas populares”, diz ainda Paula Queiroz.

O evento inicia-se, esta sexta-feira, com as atuações de Kalipolemusic, do Coro da Universidade Sénior de Vila Viçosa, Sons do Minho e DJ S-Silva. Amanhã, sábado, dia 22, haverá espetáculo musical com o Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos”, Rosinha e DJ Moonlight.

No domingo, dia 23, para além de um Sarau de Ginástica, que irá contar com a participação do grupo de dança Just Move, haverá também espetáculo da Banda T. No último dia, segunda-feira, 24 de junho, em Dia de São João, haverá Marchas Populares, com a participação do grupo do Alto do Pina e do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, de Bencatel e de Estremoz.

A par da animação musical, não vão faltar, nestas “Noites de Verão”, no Largo de São João, em Vila Viçosa, a gastronomia e o artesanato.

DECO denuncia Temu por violação da legislação europeia

A DECO e 16 associações que integram a organização europeia de consumidores (BEUC), apresentaram, recentemente, denúncias às respetivas autoridades nacionais contra o crescente marketplace online chinês Temu, por não proteger os consumidores e por utilizar práticas ilegais de manipulação, violando a recente legislação da União Europeia (UE).

Em Portugal, o coordenador dos serviços digitais é a ANACOM, entidade a quem a DECO entregou a sua queixa. A Temu, garante a associação, está a desrespeitar os direitos dos consumidores ao violar o Regulamento Serviços Digitais da UE.

Esta plataforma, por um lado, garante a DECO, “não fornece aos utilizadores a rastreabilidade suficiente dos comerciantes que vendem na sua plataforma. Por outro, utiliza práticas de manipulação, como padrões obscuros, e não é transparente sobre como recomenda produtos aos utilizadores”.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da Associação Para a Defesa do Consumidor, com a jurista na DECO Alentejo Ana Sofia Rosa. Para ouvir no podcast abaixo:

Greve nos serviços públicos afeta funcionamento do Centro de Saúde de Elvas

A greve nos serviços públicos está esta sexta-feira, 21 de junho, a afetar o normal funcionamento do Centro de Saúde de Elvas.

A Unidade de Saúde Familiar Amoreira está hoje encerrada, sendo que a Uadiana funciona apenas “a meio gás”.

Esta greve, que teve início ontem, e que só termina às 23h59 de hoje, foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e Entidades com Fins Públicos. Com esta greve de 48 horas, os profissionais exigem, entre outras coisas, uma diferenciação salarial entre as carreiras.

Os centros de saúde e os hospitais, tendo em conta que as aulas já terminaram, são naturalmente os locais mais afetados por esta paralisação.

Nona jornada do Torneio de Futsal do CRP da Boa-Fé disputa-se esta sexta-feira

A oitava jornada do Torneio de Verão de Futsal do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, foi disputada na noite desta quinta-feira, 20 de junho.

Em Veteranos, o Bairro Caixas bateu o Lava & Seca por 4-2, enquanto o Coral Stout venceu os “Amigos da Justiça” por 6-1. Seguiu-se mais uma partida, em Seniores, com o Meu Super ganhar por 6-4 à equipa de “Os Magníficos”.

O torneio prossegue até 28 de junho, sendo que, na noite desta sexta-feira, dia 21, está previsto um jogo, em Veteranos, entre o CRP da Boa-Fé e o Bairro das Caixas, a partir das 21 horas. De seguinda, em Seniores, “Os Elvenses” defrontam o Meu Super e o CRP da Boa-Fé a “Laranja Mecânica”.

A jornada realizada ontem estava inicialmente prevista para a noite de quarta-feira, mas foi adiada devido ao mau tempo.

Jogos do Alto Alentejo com sessão de hidroginástica sénior em Elvas

As Piscinas Municipais de Elvas recebem, este sábado, 22 de junho, uma das últimas atividades da programação deste ano dos Jogos do Alto Alentejo.

Trata-se, como explica o vereador Hermenegildo Rodrigues, de uma atividade de hidroginástica, em que estarão representados todos os municípios do distrito que dispõem desta modalidade, através da participação de “cerca de 200 atletas”.

“Estamos a tentar ser o mais abrangente possível, dinamizar tudo o que é desporto, nas mais variadas vertentes, porque é isso que nós pretendemos”, diz ainda o vereador.

O início desta sessão de hidroginástica sénior, nas Piscinas Municipais de Elvas, está este sábado marcado para as 16 horas.

De recordar que esta iniciativa estava inicialmente agendada para o passado dia 8, mas que acabou por ser adiada devido ao mau tempo.

Festa do Ténis volta a reunir crianças da Escola de Santa Luzia no CETE

Cerca de 500 crianças do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas participam, na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, na “Festa do Ténis”, a ter lugar no Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), no jardim municipal.

Com esta iniciativa, explica José Sustelo, professor na Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia e treinador no clube, dá-se por terminada a atividade de um projeto que é desenvolvido, ao longo do ano letivo, com estas crianças, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis. “É uma festa de encerramento para os miúdos experimentarem, brincarem e divertirem-se, que está a ter muita adesão”, assegura.

Mais que fomentar o gosto pelo ténis, a intenção, garante o professor, é incutir nestas crianças “o gosta pela prática desportiva”. “Neste caso é o ténis, mas também fazemos outras atividades e é muito importante que eles ganhem esses bons hábitos e os levem para a vida”, adianta.

José Sustelo, que não esconde que ficaria “muito agradado” que deste grupo de alunos pudessem sair bons jogadores de ténis, no futuro, garante que o mais importante é que estas crianças gostem de desporto e que o pratiquem, durante toda a vida, para que se mantenham saudáveis.

Esta festa, revela, por sua vez, Pedro Lobão, coordenador nacional juvenil e do fomento da Federação Portuguesa de Ténis, para além da prática desportiva, inclui música e muita animação, contando ainda com a presença de mascotes. Ao longo do mês, e para mostrar a modalidade às crianças, esta festa acontece um pouco por todo o país. Criar hábitos desportivos, seja no ténis ou noutra modalidade qualquer, assegura o responsável, é o grande objetivo da iniciativa.

De recordar que a primeira edição desta Festa do Ténis, no CETE, teve lugar a 23 de junho do ano passado.

Elvas: Agrupamento nº1 encerra ano letivo com Festa de Verão na Praça da República

A Praça da República de Elvas dá esta sexta-feira, 21 de junho, ao final da tarde, lugar a uma festa de verão, que é, na verdade, a festa de final de ano letivo do Agrupamento de Escolas nº 1, onde os alunos irão apresentar ao público o mais diverso tipo de atuações.

Lembrando que, com a atividade, a escola procura, uma vez mais, “abrir-se à comunidade”, a diretora do agrupamento, Paula Rondão, explica que, à semelhança de que já tinha sido feito no ano passado, foi escolhido o coração da cidade para, em festa, se marcar o encerramento de mais um ano letivo.

“Vamos ter as crianças desde o pré-escolar a todos os ciclos que representam o Agrupamento nº1 de Elvas a apresentar todo o tipo de atuações, desde dança a declamação de poemas, isto para, mais uma vez, dar cumprimento ao plano de ação de melhoria do agrupamento, em que uma das medidas consiste na aproximação da escola à comunidade”, explica a professora.

Paula Rondão adianta que, com estas atividades, os encarregados de educação acabam por se aproximar mais do processo de aprendizagem dos alunos, sendo que estes eventos têm contado sempre com casa cheia. “Onde há crianças, geralmente, está sempre tudo cheio, porque os pais e familiares gostam de ir e foi partindo desse princípio que criámos a ação”, adianta. No futuro, garante a professora, estes eventos são para continuar, ainda que possam a vir a ser realizados em outros locais da cidade.

A festa, na Praça da República, tem hoje início marcado para as 19 horas.

Diário do Euro 21-06-2024

Nesta quinta-feira, o jogador escolhido foi Jota, do Liverpool, um dos eleitos por Roberto Martinez que no ultimo Mundial não conseguiu estar presente por lesão e que neste Europeu quer dar tudo por Portugal, desde já para ajudar a seleção a passar à fase seguinte.

Ontem dois empates a um golo, entre a Eslovénia e a Sérvia e a Dinamarca e a Inglaterra.

No jogo do dia, dois candidatos frente a frente, Espanha-Itália, com a sorte a cair para o lado espanhol, mercê de um auto golo italiano.

Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

Ah e amanhã volta a jogar Portugal!

Confira os nossos palpites para os três jogos de hoje.

O patrocínio deste podcast é de:

O que deve ter em conta ao escolher um leite para bebés?

Escolher qual dos leites para bebés é o mais adequado, pode ser uma verdadeira missão para quem cuida. Não é somente uma decisão que se toma ao acaso, é uma escolha que contribui para o bem-estar dos nossos pequeninos. Vamos analisar algumas questões essenciais para que possam fazer uma escolha consciente e informada sobre qual o leite mais adequado para o seu bebé. Preparados?

Diferentes tipos de leites para bebés

Pode oferecer ao seu bebé três tipos de fórmulas: leite de arranque, leite de transição e leite de crescimento, cada um com as suas particularidades.

Em primeiro lugar, o leite materno oferece o equilíbrio perfeito de nutrientes recomendado pelos especialistas em nutrição infantil. É o superalimento da Mãe Natureza feito à medida para o seu bebé.

  • O leite de arranque foi concebido para se assemelhar o mais possível ao leite materno e é adequado para os recém-nascidos.
  • O leite de transição, por outro lado, é uma espécie de “ponte” nutricional para ajudar a complementar a dieta de bebés ligeiramente mais velhos, normalmente a partir dos seis meses.
  • O leite de crescimento é o passo anterior à introdução do bebé no leite de vaca.

Nutrientes essenciais para os bebés

Para um crescimento saudável os bebés necessitam nutrientes essenciais que encontramos nos diversos tipos de leites para bebés:

  • Proteínas: de extrema importância para o crescimento, reparação de tecidos e desenvolvimento do sistema imunitário.
  • Gorduras: são fontes de energia e cruciais para o desenvolvimento cerebral.
  • Carboidratos: principal fonte de energia para o desenvolvimento e crescimento dos bebés.
  • Vitaminas e minerais: de A a Zinco, são os operários que garantem e atuam em diversas funções vitais.

Verifiquem a quantidade diária recomendada de cada nutriente, garantindo um crescimento adequado. Cada bebé é um universo único, por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre a alimentação devem consultar um pediatra.

Alergias alimentares em bebés

As alergias alimentares podem surgir de forma inesperada. Os sintomas podem incluir, desconforto gastrointestinal, erupções cutâneas ou outros sinais mais sérios que pedem atenção médica imediata.

  • Reações a proteínas encontradas em leites de vaca são comuns;
  • Intolerâncias à lactose não são muito frequentes em bebés, mas podem ocorrer;
  • Sinais como irritabilidade após alimentação e dificuldades respiratórias devem ser alertas vermelhos para os pais.

Para os bebés que não podem ingerir leite de fórmula tradicional, existem alternativas de leite para bebés hipoalergénicas que podem aliviar o problema e trazer de volta os sorrisos e a tranquilidade.

Fatores a considerar ao escolher um leite para bebés

É essencial considerar alguns pontos cruciais para garantirem que o seu bebé  receberá tudo o que necessita para o seu desenvolvimento.

  • A idade do bebé que vai determinar o tipo de leite apropriado: para recém-nascidos devem optar pelo leite materno ou por fórmulas específicas para essa fase.
  • Analisar os ingredientes e nutrientes é primordial: tenha em mente as exigências nutricionais do bebé.
  • Consultar um pediatra é sempre um passo sábio: ele poderá direcionar para a melhor escolha com base nas necessidades individuais.
  • Estudar atentamente os rótulos dos produtos: é aí que estão informações cruciais sobre composição e validade.

O que funciona para uma família, pode não ser o melhor para outra. A sensibilidade às necessidades particulares do seu filho é a bússola que deve guiar essa escolha. Observar e respeitar a unicidade do seu bebé fará toda a diferença. E não se esqueçam: a orientação de um pediatra é sempre a sua melhor aliada.

Degolados celebra São João com arraial esta sexta-feira à noite

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, sai à rua esta sexta-feira à noite, 21 de junho, para comemorar o São João, com um animado arraial, onde não vão faltar as tradicionais sardinhas assadas e a animação musical.

Esperando uma boa adesão, tal como aconteceu no ano passado, o presidente da junta, João Cirilo, que convida todos a marcarem presença no evento, promete, acima de tudo, “uma boa sardinhada”.

“Quem quiser, estão todos convidados para visitar Degolados, esta sexta-feira, a partir das 21h30”, diz o presidente, adiantando que se pretende que o evento se traduza num momento de “confraternização” entre todos. João Cirilo revela ainda que, desta feita, o evento realiza-se, não no Largo da Igreja, como em outros anos, mas em frente ao Pavilhão Polidesportivo.

O baile deste arraial de São João vai estar a cargo do Duo Musical R&C.

Para todas as idades, Yoga é uma “filosofia” e uma “forma de estar” na vida

Seja para aliviar o stress, seja para trabalhar o corpo através de uma alternativa à ginástica convencional ou para preparar o físico e a mente para a meditação, hoje em dia, estima-se que sejam mais de cem mil os portugueses que praticam Yoga, cujo Dia Internacional se celebra esta sexta-feira, 21 de junho.

De acordo com Tânia Melo, instrutora de Yoga e responsável pelo Centro Áshrama, em Elvas, procura-se que este seja “um dia de paz”, sendo o Yoga, acima de tudo, uma “filosofia, uma forma de estar”.

E contrariamente ao que se possa pensar, o Yoga é para qualquer idade: dos três anos até aos seniores. “Todos os exercícios são adaptados, sejam os físicos, sejam os de respiração, porque as pessoas têm a ideia de que é só a parte física ou só a meditação, o que é incorreto. Meditação é Yoga e Yoga é meditação”, garante Tânia Melo, que assegura que as “pessoas só fazem aquilo que conseguem”.

Com o tempo, e com a experiência, há “uma evolução do ser”. No que toca aos benefícios da prática, a instrutora enumera vários: “para além da flexibilidade, da musculatura que se ganha, há um combate ao stress e ganhamos mais resistência, ou seja, o Yoga confere-nos a possibilidade de conseguir ultrapassar os desafios que a vida nos coloca”. Atingir um equilíbrio interior e exterior, diz ainda, é o grande objetivo.

No Centro de Yoga de Elvas este Dia Internacional é hoje celebrado com sessões gratuitas para acompanhantes de quem as frequenta habitualmente.

O yoga, que teve origem há cinco mil anos na Índia, como uma disciplina espiritual, define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspetos da sua existência. 21 de junho foi proclamado Dia Internacional do Yoga pela Organização das Nações Unidas, em 2014, servindo a data, acima de tudo, para evidenciar os benefícios que a prática desta modalidade produz no indivíduo, quer física quer mentalmente.

A entrevista completa a Tânia Melo para ouvir no podcast abaixo: