Presidente da Câmara de Elvas reúne com juntas de freguesia em Santa Eulália

A habitual reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, e os presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho decorreu na tarde desta segunda-feira, 17 de junho, em Santa Eulália.

Com o objetivo de articular o trabalho entre estas instituições, foi dado a conhecer o ponto da situação da sessão anterior, em termos de intervenções a realizar, assim como estabelecido as obras e intervenções a levar a cabo nas próximas semanas.

No decurso desta sessão foram ainda dado a conhecer alguns dos projetos a desenvolver nas freguesias, tendo o presidente do Município adiantado que pretende concretizar dois monumentos de homenagem nas localidades onde ainda não existem: Barbacena e Vila Boim.

Sónia Caldeira: desafios das migrações devem ser “uma preocupação de todos”

Em representação do Município de Estremoz, a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, está a participar naquela que é a primeira formação específica em Portugal sobre migrações para quadros da administração pública, que decorre, desde domingo, 16 de junho, no Fundão.

Com o objetivo de capacitar estes profissionais e para fomentar o trabalho em rede, esta formação, organizada pela Câmara do Fundão, a Universidade da Beira Interior e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), explica Sónia Caldeira, é dedicado “aos desafios das migrações”, uma questão que, sendo “cada vez mais premente”, deve “preocupar todos”. “Decidi participar, enquanto representante do Município de Estremoz, porque as autarquias são, todos os dias, chamadas a encontrar respostas para estas questões e aquilo que vou fazer aqui, ao longo desta semana, é aprender o máximo possível e partilhar conhecimentos com outros colegas que estão aqui”, adianta.

Participam nesta formação 50 profissionais, desde autarcas, “a dirigentes da Segurança Social e do Instituto de Emprego e Formação Profissional”, “um leque muito variado de interlocutores que trabalham com estas áreas”. “Acreditamos que, entre outros, conseguiremos trocar opiniões, esclarecer dúvidas e ajudarmo-nos uns aos outros, naquilo que poderá ser a resposta às migrações em Portugal”, acrescenta a vice-presidente da Câmara de Estremoz.

Sónia Caldeira lembra ainda que, ao contrário de outros municípios, Estremoz não tem grande experiência ao nível das migrações. “Só fizemos o acolhimento dos refugiados da Ucrânia, em 2022, mas, por exemplo, o Município do Fundão é pioneiro nesta área, tem aqui um Centro de Migrações, que é onde estamos a fazer esta formação. O objetivo é aprender porque o conhecimento também é importante para a definição das políticas públicas locais”, remata.

Esta formação, que inclui visitas a empresas onde trabalham migrantes, teve início no passado domingo, 16 de junho, e decorre ao longo de toda a semana.

Évora em festa de 21 a 30 de junho com a Feira de S. João

O renovado Rossio de São Brás, em Évora, acolhe uma das maiores celebrações populares de Évora e do Alentejo: a Feira de São João.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril marcam a programação deste ano que inclui música, exposições, mostra de atividades económicas e sociais, desporto, divertimentos e gastronomia, com destaque para as indispensáveis tasquinhas. Como sempre, a entrada é livre.

Évora prepara-se para dez dias de encontros e partilha num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados muitos milhares de visitantes. O cartaz de espetáculos apresenta outros grandes nomes da música nacional como Buba Espinho, Dino d’Santiago, Van Zee, Ricardo Ribeiro, Capitão Fausto, Ivandro, e, também, Manuel Guerra, cantor que reside em Évora.

A secular Feira de São João é organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região. Inclui a mostra do setor económico (institucional, artesanato e artes decorativas) e os espaços dedicados ao desporto e à juventude, situados no Jardim Público. O Espaço Criança estará no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na R. Diana de Liz, vai estar a mostra agropecuária.

Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para dia 22 (sábado), a partir das 21h00, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 22 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.

A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20h00 e as 00h30, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.

A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida  reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis.

Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

Piscinas de Alandroal estão à sua espera este verão

As piscinas municipais de Alandroal abriram a sua época balnear no último sábado.

O horário de funcionamento é das 10 às 20 horas, de terça-feira a domingo.

No concelho de Alandroal, para além das piscinas municipais, ainda existe uma excelente praia fluvial, em Azenhas D’el Rey, situada em Montejuntos.

Após vitória em Espanha, João Santos viaja até aos EUA para prova de pesca

O elvense João Miguel Santos e o seu parceiro, Luisma Nogales, de Badajoz, venceram no passado fim de semana, a MLF PRO SERIES 2024, prova de pesca embarcada ao achigã, que teve lugar na barragem de Cíjara, em Espanha.

Como prémio, a dupla ganhou 1.500 euros e ainda uma viagem aos Estados Unidos, onde, em 2025, se irá realizar esta prova, mas numa vertente profissional.

Enquanto pescador amador, João Santos realiza assim o sonho de uma vida, ao participar numa competição profissional nos Estados Unidos, país que é considerado a “Meca” da pesca ao achigã.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches dispõe de nova viatura

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches conta com uma viatura, para dar resposta às necessidades diárias, bem como a situações de emergência.

Ao cuidado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches está então um Dacia Duster Expression Blue dCi 115 4×4, viatura todo-o-terreno com 115 cv e uma cilindrada de 1461, num investimento total de 26.898,88 euros por parte do Município.

O automóvel foi recebido pelo executivo da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo e pelo vice-presidente Paulo Furtado, acompanhado pelo coordenador do Gabinete Técnico Florestal e Proteção Civil, Nelson Velez.

Município de Elvas mantém aulas de hidroginástica no verão

O Município de Elvas aprovou a continuidade da disciplina de hidroginástica, durante o período de verão, para os inscritos.

Assim, os residentes nas freguesias rurais de Vila Boim, Terrugem, Varche e Calçadinha terão aulas às terças-feiras, das 10 às 10h45 e os de Barbacena, São Vicente e Santa Eulália, das 11 às 11h45. O início das aulas está marcado para 25 de junho.

Os residentes nas freguesias urbanas terão aulas nas quintas-feiras, das 10 às 10h45 e das 11 às 11h45, com início a 20 de junho.

Torneio de Verão de Futsal do CRP já leva sete jornadas disputadas

A sétima jornada do Torneio de Verão de Futsal do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas, foi disputada na noite desta segunda-feira, 17 de junho.

No primeiro jogo da noite, em Veteranos, o Coral Stout bateu o CRP da Boa-Fé por 5-0. Seguiram-se mais duas partidas, em Seniores: “Os Elvenses” venceram a Laranja Mecânica por 4-3, enquanto o CRP da Boa-Fé ganhou, com o mesmo resultado, a equipa do Bairro das Caixas.

O torneio prossegue até 28 de junho, sendo que, na noite desta quarta-feira, dia 19, estão previstos dois jogos, em Veteranos, entre o Bairro das Caixas e o A.C. Lava & Seca e dos “Amigos da Justiça” frente ao Coral Stout. Em Seniores, há jogo entre “Os Magníficos” e o Meu Super.

Biblioteca Municipal distribui livros pelos lares de idosos de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no âmbito das atividades do Dia Mundial do Livro, está a oferecer aos lares de Elvas um fundo documental, onde constam as publicações municipais, os autores locais e alguns livros de literatura e saúde, de modo a promover a leitura junto aos utentes e funcionários destas instituições.

Na entrega destas publicações é dinamizada uma sessão de leitura, tendo na passada sexta-feira, 14 de junho, os serviços da Biblioteca, acompanhados pela vereadora Vitória Branco, procedido à entrega do fundo documental e leitura oral da “Lenda do Cavaleiro de Elvas” no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Elvas.

Basket: seniores do CEN terminam época com torneio em Elvas

A época de competição da equipa sénior de basquetebol do Clube Elvense de Natação encerrou no passado domingo, 16 de junho, com a realização de um torneio triangular, no Pavilhão Municipal de Elvas, em participaram, para além do clube da casa, as equipas da Associação Juvenil de Estremoz de Basquetebol (AJES) e da Escuela Deportiva Guadalupe, de Badajoz.

“Boas sensações neste final de ano desportivo, neste que foi o nosso primeiro ano de competição mais a sério”, revela o CEN em nota de imprensa.

Os jogos, no domingo, revelaram-se “intensos”, tendo sido sempre disputado “com lealdade”, que fizeram, de acordo com o clube, “deste evento uma mais-valia para a modalidade”.

“Obrigado às equipas participantes pela disponibilidade sempre demonstrada. Deixar um agradecimento a todos os intervenientes da secção e equipa que fizeram todos os possíveis e impossíveis para levar a avante este projeto. E é claro ao público, que sempre esteve presente a dar o seu apoio”, lê-se ainda na referida nota.

Dois mortos em acidente no IC13 entre Crato e Portalegre

Duas pessoas perderam a vida, na manhã desta terça-feira, 18 de junho, na sequência de um acidente que envolveu três viaturas ligeiras, no IC13, entre Portalegre e o Crato.

As vítimas mortais são dois homens de 34 e 72 anos, sendo que, do acidente, resultaram ainda dois feridos graves, transportados ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Um dos feridos, com um trauma torácico e por ter fraturado as costelas, fica em observação. Já o outro, devido a um trauma abdominal, vai ser ainda hoje operado.

O acidente deu-se por volta das 7h40, junto ao acesso ao Pisão, sendo que o IC13 esteve cortado ao trânsito, para remoção das vítimas.

Para o local foram mobilizados 26 operacionais, entre Bombeiros do Crato e Portalegre, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e a Guarda Nacional Republicana (GNR), apoiados por dez viaturas.

Taça de Portugal de Paraquedismo com prova em Elvas nos dias 29 e 30

A II Prova de Paraquedismo da XXV Taça de Portugal, em precisão de aterragem, decorre nos dias 29 e 30 de junho, em Elvas, numa organização da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo (APQAL) e do Pára-Clube Nacional “Os Boinas Verdes”.

Na prova, que está também inserida no calendário de competições da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq), está prevista uma grande adesão, quer de atletas, quer de visitantes.

A prova vai decorrer no dia 29 (sábado), entre as 9h30 e as 19h30, e no dia seguinte das 9 às 13 horas, com as aterragens, após os saltos de paraquedas, a realizarem-se no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Três detidos em Elvas por furto em restaurante

Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, foram detidos pela GNR, no concelho de Elvas, na passada sexta-feira, 14 de junho, por furto no interior de um restaurante.

“Na sequência de uma denúncia por furto no interior de um estabelecimento de restauração, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo sido possível intercetar os suspeitos em fuga, ainda na posse dos bens furtados”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

No decorrer das diligências policiais, os suspeitos foram detidos, tendo sido apreendidos “duas gavetas de caixa registadora, com o respetivo dinheiro; diversas garrafas de bebidas; e três cheques”.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

“Noites de Verão” em Vila Viçosa com Rosinha e Sons do Minho

Paula Queiroz

A iniciativa “Noites de Verão” está de regresso a Vila Viçosa, entre sexta e segunda-feira, de 21 a 24 de junho, numa organização da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, com o apoio da Câmara Municipal.

Os grandes destaques desta terceira edição do evento, que termina em dia de São João, com marchas populares, segundo revela a presidente da junta, Paula Queiroz, vão para as atuações de “artistas de renome”, como Rosinha e de Sons do Minho.

“As Noites de Verão serão sempre na noite de São João e no Largo São João, em Vila Viçosa, daí querermos ter sempre marchas populares. Já no primeiro ano tivemos e no segundo também e temos vindo sempre a crescer com as marchas populares”, diz ainda Paula Queiroz.

O evento inicia-se, na sexta-feira, com as atuações de Kalipolemusic, do Coro da Universidade Sénior de Vila Viçosa, Sons do Minho e DJ S-Silva. No sábado, dia 22, haverá espetáculo musical com o Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos”, Rosinha e DJ Moonlight.

No domingo, dia 23, para além de um Sarau de Ginástica, que irá contar com a participação do grupo de dança Just Move, haverá também espetáculo da Banda T. No último dia, segunda-feira, 24 de junho, em Dia de São João, haverá Marchas Populares, com a participação do grupo do Alto do Pina e do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, de Bencatel e de Estremoz.

A par da animação musical, não vão faltar, nestas “Noites de Verão”, no Largo de São João, em Vila Viçosa, a gastronomia e o artesanato.

Clubes de Verão de Campo Maior com inscrições abertas até sexta-feira

À semelhança do que tem acontecido ao longo dos últimos anos, o Município de Campo Maior volta a promover os habituais Clubes de Verão, com vista a ocupar, entre julho e agosto, as crianças do concelho, com as mais diversas atividades.

Com um limite de cem vagas, e inscrições abertas até sexta-feira, 21 de junho, no Centro Comunitário da vila, este programa, para crianças dos seis aos 12 anos, recorda a vereadora São Silveirinha, é uma das respostas da autarquia de apoio à família. “Estas questões do público escolar são muito importantes para o Município”, garante.

As vagas são limitadas a cem inscrições, sendo que, adianta a vereadora, e apesar do município ter “um conjunto de monitoras a trabalhar nos Clubes de Verão”, não consegue dar resposta a todas as crianças do concelho.

São Silveirinha explica ainda que, no decorrer destes dois meses, entre 1 de julho e 30 de agosto, os mais novos vão estar ocupados com as mais diversas atividades: desde idas à piscina, a atividades culturais e desportivas e passeios.

No ato da inscrição, os encarregados de educação pagam apenas um “valor irrisório” referente ao seguro.

Rondão quer revisão de parecer da obra do novo parque subterrâneo

A falta de estacionamento deu origem a um projeto da Câmara de Elvas para construção de um parque subterrâneo, junto às portas de Olivença, onde se encontra o parque à superfície, ao fundo da Rua de Alcamim.

O presidente do Município, Rondão Almeida, garantiu à Rádio Elvas que tem, neste momento, a verba necessária para fazer a obra, que terá um custo entre um milhão e meio e dois milhões e meio de euros, tendo pedido parecer à Direção Regional da Cultura do Alentejo que deu parecer favorável condicionado.

“Em 9 de fevereiro de 2024, a Direção Regional da Cultura do Alentejo deu parecer favorável condicionado”, referiu Rondão Almeida, acrescentado que “estava condicionado a que fizéssemos sondagens arqueológicas e projetos de arquitetura e especialidade. As sondagens foram feitas e enviámos logo de seguida os projetos para a Direção Regional.”

Para surpresa da autarquia elvense, a Direção Regional da Cultura do Alentejo enviou o processo para o Instituto do Património Cultural, em Lisboa, que deu parecer desfavorável. “Recebemos um parecer desfavorável” – explica Rondão Almeida – “sem qualquer fundamentação técnica, dizendo apenas que, por princípio, não se devem fazer parques subterrâneos nos centros históricos. Esta resposta, «por princípio», fez me logo contactar o presidente do Instituto do Património Cultural que me disse que não se tinha apercebido que havia esse parecer desfavorável dado pela subdiretora do Instituto e comprometeu-se a analisar toda a situação”.

No entanto, o presidente do Instituto do Património Cultural, em Lisboa, foi substituído pelo atual Governo, o que veio a atrasar o processo, segundo Rondão Almeida: “o ex-presidente ligou-me a dizer que tinha sido substituído e que agora o assunto teria que ser tratado por quem tomou posse a 1 de junho. O que temos feito agora é tentar ter uma reunião com quem tomou posse para podermos construir o parque que é o que nos importa”.

O presidente da Câmara de Elvas acredita que o Instituto Património Cultural irá rever o parecer e que haverá elvenses que andam a tentar “minar” os projetos que Rondão Almeida considera estruturantes e que não querem que tenham êxito. “Onde estava o Instituto Património Cultural quando se destruíram casas para passar autocarros (para a zona do Mercado da Casa das Barcas e Castelo)?”, questiona-se o autarca, que garante que “serão esses argumentos que teremos que apresentar para evitar que haja alguns elvenses a colocar grãos de areia no Poder Central, para inviabilizar projetos que queremos levar por diante. Infelizmente, Elvas tem meia dúzia de pessoas que tudo fazem para que projetos estruturantes para o nossos concelho não tenham êxito”.

A obra de construção do parque subterrâneo, ao fundo da Rua de Alcamim, teve parecer negativo do Património Cultural, IP, mas Rondão Almeida considera a obra importante e vai pedir revisão do parecer.