APPACDM e Bombeiros de Elvas recebem visita de Henrique de Freitas

O deputado do Chega na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre, Henrique de Freitas, acompanhado de alguns membros da Comissão Distrital do partido, vai estar amanhã, quinta-feira, 6 de junho, em Elvas.

Henrique de Freitas visita a APPACDM de Elvas pelas 15 horas, passando depois pelo quartel dos Bombeiros Voluntários.

O dia termina com um jantar em São Vicente e Ventosa, aberto a todos os “simpatizantes e militantes” do Chega que se queiram juntar.

Projeto do InPP é um dos vencedores do programa Horizonte Europa ICAERUS

O projeto “AI4Leafhopper: Automatic Infestation Alert for Leafhopper using Drone Imagery”, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), é um dos seis vencedores da primeira edição das candidaturas PULL do programa Horizonte Europa ICAERUS, na categoria “Agricultura, Floresta e Desafios Rurais”, focada em utilizadores finais que podem usar drones e os seus serviços para enfrentar desafios comerciais e/ou rurais da comunidade.

O projeto utilizará tecnologias avançadas, como drones para controlar as infestações provocadas pela cigarrinha-verde nas vinhas do Alentejo, fornecendo de forma automática indicações espaciais e temporais do início da infestação.

A cigarrinha-verde (ou cicadela) é uma praga emergente de grande preocupação, que afeta o rendimento e a qualidade da produção de vinho. No entanto, as soluções para o controlo desta praga são muito limitadas e de eficácia inconsistente entre diferentes anos, principalmente em modo de produção biológico. No contexto atual das alterações climáticas na região do Alentejo, a cigarrinha-verde representa um dos maiores desafios com que os produtores vitivinícolas se debatem em termos de pragas, com um impacto moderado a elevado na produção.

“O AI4Leafhopper tem como objetivo desenvolver um sistema inovador que utiliza dados recolhidos ao nível do ar e do solo, combinando imagens captadas por drones com dados populacionais de cigarrinhas recolhidos por armadilhas convencionais”, explica iLaria Marengo, investigadora do InPP responsável pelo projeto. “O sistema será concebido para informar o  agricultor sobre quando, onde e com que intensidade a cigarrinha está a atacar as suas vinhas, prevendo o risco do nível crítico de sintomas com até duas semanas de antecedência e, detetando com antecedência plantas sintomáticas”, acrescenta Manisha Sirsat, investigadora do InPP também envolvida no AI4Leafhopper.

As soluções digitais propostas pelo AI4Leafhopper permitirão aos produtores de vinho minimizar os custos e o impacto ambiental da aplicação de pesticidas, reduzindo as aplicações fitoquímicas e as emissões de CO2, graças à aplicação precisa (espacial e temporal) destes produtos, bem como reduzir os custos da melhoria da qualidade do vinho na pós-colheita.

Adicionalmente, estas soluções permitirão também aos viticultores aproveitarem melhor o seu horário de trabalho e recursos, através da redução do tempo dedicado à vigilância de pragas e permitindo decisões mais rápidas sobre o controlo das mesmas.

Para além do InPP, o projeto AI4Leafhopper integra as empresas Reynolds Wine Growers e João Portugal Ramos, com as quais o laboratório colaborativo tem estado a trabalhar desde 2021 e 2023.

Visita especial ao Forte de Santa Luzia no sábado

As visitas guiadas especiais, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, estão de regresso este sábado, dia 8 de junho. Desta vez, o espaço a visitar é o Forte de Santa Luzia, a partir das 10 horas.

Trata-se de uma visita guiada mais prolongada por todo o espaço do forte, e em que se incluem locais usualmente encerrados ao público.

A participação é feita mediante inscrição prévia, que deve ser feita através do email forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

Rondão: Mimoso “põe em causa” trabalho de quem já evitou que “O Elvas” fechasse portas

No seguimento das declarações do presidente demissionário de “O Elvas”, Hugo Mimoso, que alega que o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, está “mal informado” relativamente à forma como o clube conseguiu equilibrar as suas contas, e que, este ano, não foi ainda atribuído qualquer apoio por parte do município (ver aqui), o autarca começa por explicar que o pedido de subsídio foi entregue “a 23 de maio, no dia em que a direção se demitiu”.

Lamentando que estes assuntos acabem sempre em praça pública, Rondão Almeida, que diz também ter “dificuldade em entender a interpretação” que Hugo Mimoso faz das suas palavras, garante que “não era no dia seguinte” que a Câmara Municipal podia atribuir o apoio financeiro. Ainda assim, esse apoio, diz o autarca, “foi garantido ao senhor presidente Hugo Mimoso, numa reunião pessoal”, em que o autarca terá garantido que o município poderia atribuir o mesmo apoio financeiro de outros anos, apesar de “O Elvas”, “em termos de formação, deixe de ter sobre si os encargos com a equipa dos juniores”.

Por outro lado, e no que toca aos alegados “mais 700 mil euros” de apoio que “O Elvas” recebeu, Rondão Almeida garante que foi com a ajuda de “centenas de milhares de euros” de “um conjunto de entidades” que a equipa sénior se conseguiu manter no Campeonato Nacional, na época passada. Nessa altura, lembra, ainda não era a SAD que representava o clube, mas sim “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.

Por mais que dê os parabéns a Hugo Mimoso e à sua equipa de direção pelo “excelente” trabalho desenvolvido, que contribuiu para a “saúde” financeira do clube, Rondão Almeida recorda que foi com a comissão administrativa, da qual faziam parte, entre outros, José Eduardo Gonçalves, Caldeira Fernandes e Luís Marvanejo, que se começou a fazer “o saneamento financeiro dos grandes encargos” herdados.

O autarca pede ainda a Hugo Mimoso que pare de tentar imputar, tanto a si, como à Câmara Municipal, qualquer problema relacionado com “O Elvas”, lembrando que chegou a impedir que o clube, por várias vezes, ao longo dos últimos anos, de encerrar portas.

“O senhor Hugo Mimoso que tenha muito cuidado com Rondão Almeida, que é sócio honorário desta casa e que não deixou de fazer o seu trabalho. Custa-me imenso que alguém que tenha tomado posse há meia dúzia de meses e que se tenha demitido agora, venha a pôr em causa o trabalho de um sócio, que é também, atualmente, presidente da Câmara”, remata.

Fotografias do Prémio Santiago Castelo em exposição em Campo Maior

O Museu Aberto de Campo Maior acolhe uma exposição das obras finalistas do VII Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo 2023, a partir desta quinta-feira, 6 de junho.

A mostra vai poder ser visitada até 9 de julho, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas. A entrada é gratuita.

O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, instituído pelo Centro Unesco da Extremadura em memória do seu presidente fundador, D. José Miguel Santiago Castelo, viu o seu campo de atuação alargar e cruzar fronteiras em 2019, assumindo então um cariz transfronteiriço entre Espanha e Portugal e contando com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo.

Ministro da Agricultura na Assembleia Geral do CPCQ em Santa Eulália

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, participa na tarde desta quarta-feira, 5 de maio, na 50ª Assembleia Geral do Clube Português de Cereais de Qualidade (CPCQ), que tem lugar na sede da Cersul, em Santa Eulália, no concelho de Elvas.

O início da Assembleia Geral do CPCQ, que celebra 25 anos de existência, está marcado para as 15 horas.

Já durante a manhã, a comitiva esteve na EN372, entre Santo Aleixo e Vila Fernando, onde fez uma primeira visita ao campo. Partiu depois para a Herdade Experimental da Cersul – Herdade do Retiro – para visita aos campos experimentais.

Com este evento, o CPCQ e a ANPOC (Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais) procuram evidenciar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da valorização da produção cerealífera nacional, para bem do território, da sociedade e da economia portuguesa.

Torneio Luís Pires junta cinco equipas em Elvas no dia 10

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos organiza na próxima segunda-feira, feriado de 10 de junho, o Torneio Luís Pires, no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas.

Este evento desportivo, organizado em memória do ex-atleta Luís Pires, terá início às 10 horas com uma cerimónia de homenagem

O torneio, disputado em nas categorias de futebol 7 e futebol 9, contará com as participações de “O Elvas”, Monfortense, “Os Elvenses”, Lusitano de Évora e Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde.

O Torneio Luís Pires “promete ser uma celebração emocionante e uma oportunidade para honrar a memória de alguém que tanto contribuiu para o desporto e associativismo local”.

Incêndio rodoviário em veículo pesado de mercadorias

Um incêndio deflagrou na tarde desta quarta-feira, 5 de junho, num veículo pesado de mercadorias, na Avenida de Badajoz, em Elvas.
O alerta foi dado às 12.57 horas, tendo o incêndio sido apagado pelo próprio condutor, com recurso a extintor e posterior ajuda dos Bombeiros de Elvas, que realizaram o arrefecimento e rescaldo, tendo estado presente também a PSP, num total de 15 operacionais e seis viaturas.

Em festa, Arronches celebra São João até final do mês

Até final do mês, Arronches vai estar a celebrar o São João, numa programação que inclui as mais diversas atividades: desde os bailes às sardinhadas, passando pelos espetáculos musicais, exposições, torneios e atividades desportivas.

Estas comemorações, que têm o seu ponto alto nos dias 23 e 24, por ocasião do feriado municipal, arrancam já esta sexta-feira à noite, 7 de junho, com as tradicionais largadas de touros, no Rossio, numa organização do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que celebram 25 anos de existência.

Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, junho é sempre “mês de festa” em Arronches, com um “programa diversificado, com muita animação e cheirinho a Santos Populares”.

“Começamos esta sexta-feira, com as largadas de touros, e vamos por aí fora, até dia 30, com um programa muito virado para o bailarico, muito virado também para a parte cultural, onde temos desde a apresentações de livros até à inauguração de exposições, umas ao ar livre, outras na nossa galeria municipal”, adianta o autarca.

João Crespo lembra também que, todos os anos, o município faz sempre questão de oferecer as sardinhas e o vinho, não só aos residentes, mas também a quem visita Arronches por esta ocasião.

Quanto ao feriado municipal, ainda que se celebre no dia 24, as comemorações arrancam logo no dia anterior, com um concerto de Raquel Tavares, no Jardim do Fosso. À meia-noite, haverá um apontamento de fogo de artifício, com as cerimónias protocolares a terem lugar no própria dia 24.

A programação completa do São João em Arronches para conhecer no cartaz abaixo:

Carolina Mendes revê-se “nas miúdas que querem chegar longe no futebol”

O Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, recebe este sábado, dia 8 de junho, a terceira edição do Torneio Carolina Mendes, organizado pela Associação de Futebol de Portalegre.

O evento de homenagem à atual jogadora estremocense do Sporting Clube de Braga e  volta a juntar as Seleções Distritais Femininas Sub-12 das Associações de Futebol de Portalegre, Castelo Branco, Évora e Santarém.

Ouvimos Carolina Mendes que é uma das jogadoras mais conhecidas e um ídolo para as jogadoras mais jovens “sim, isso torna o torneio muito especial, para elas e para mim, sabendo que também já tive os meus ídolos e agora estou deste lado, é uma experiência muito enriquecedora”.

À Rádio ELVAS, Carolina Mendes disse que se revê “nas atletas que participam no torneio, olho para estas miúdas de hoje em dia, tem sonhos que desejam chegar o mais longe possível no futebol, com o sonho de chegar às seleções nacionais, aos grandes clubes, revejo-me nessa Carolina que começou a jogar aí no distrito de Portalegre e que vinha carregada de sonhos”

Este sábado em Portalegre disputa-se o torneio inter associações sub12, em homenagem a Carolina Mendes que começou a jogar no nosso distrito e atualmente veste a camisola do Sporting de Braga, sendo 121 vezes internacional por Portugal.

Piscinas descobertas de Elvas abrem ao público na segunda-feira

A Piscina Municipal descoberta de Elvas vai reabrir ao público esta segunda-feira, dia 10 de junho, feriado nacional, às 10 horas, para mais uma época balnear.

A piscina vai funcionar com o seguinte horário: nas segundas-feiras, das 14 às 20 horas, e de terça a domingo, entre as 10 e as 20 horas. Nos feriados funciona também das 10 às 20 horas.

A piscina coberta e aquecida encerra ao público hoje, dia 5 de junho. Este encerramento antecipado, explica a Câmara Municipal de Elvas, “deve-se a motivos técnicos e ao tratamento da água”, pelo que pede “a compreensão de todos os usuários”.

RCE festeja primeiro ano de equipa feminina com torneio ibérico

O 1º Torneio Ibérico de Rugby Feminino “Cidade de Elvas”, promovido pelo Rugby Clube de Elvas (RCE), realiza-se no domingo, 9 de junho, no Estádio Municipal de Atletismo.

Este evento marca não só o fim da época desportiva, mas também o primeiro aniversário da equipa feminina de rugby, “uma lacuna” que existia até então, segundo explica Luís Miguel Bagulho, membro da direção do clube. “Felizmente (esta equipa) veio-se a concretizar, porque as miúdas jogavam até aos 14 anos com os rapazes e depois deixavam de jogar ou acabavam por ir, mais tarde, para outras equipas”, adianta.

“Conseguimos formar uma equipa de rugby feminino, que tem sido extremamente positivo, o que torna o rugby uma modalidade ainda mais inclusiva”, garante o responsável, que recorda que várias atletas têm integrado as seleções regionais da modalidade.

No domingo, em prova, ao que tudo indica, estarão seis equipas, entre portuguesas e espanholas. O início do torneio, no Estádio de Atletismo de Elvas, está marcado para as 11 horas. Ao longo do dia, a promessa é de jogos emocionantes de rugby sevens feminino, destacando a dedicação e o espírito das jogadoras do RCE.

O evento é organizado pelo RCE e pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio de amigos e apoiantes do desporto elvense.

Elvense Soraia Branco leva o fado à Tunísia e a Marrocos

Soraia Branco vai levar o fado até à Tunísia, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, com três espetáculos agendados para os dias 10, 11 e 12 de junho.

A fadista elvense irá estar acompanhada por Rui Poço, na guitarra portuguesa, e por João Domingos, na viola de fado.

Nestes três espetáculos, com o primeiro a ter lugar na Praça Central de El Bathaa, e os outros dois em La Marsa, serão apresentados desde os temas mais tradicionais ao fado mais contemporâneo.

A 28 de junho, também no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, o mesmo espetáculo será apresentado em Marrocos.

Recolha de sangue na sexta-feira no Centro Comunitário de Campo Maior

O serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas promove na sexta-feira, 7 de junho, no Centro Comunitário de Campo Maior, uma recolha de sangue.

A recolha, segundo explica o médico responsável pelo serviço, Diego Cruz, que adianta que pode doar sangue quem tenha mais de 18 anos e menos de 60, no caso de ser a primeira vez que o faça, decorre entre as 10 e as 13 horas. Para quem não é a primeira vez que doa sangue, o limite de idade é de 65 anos.

“Agradecemos que se possa apresentar o maior número de pessoas possível”, diz o médico, que assegura que, para doar sangue, são “poucas” as restrições, bastando, à partida, ter “um estado de saúde bom”. “Mas nós avaliamos quem pode ser dador de sangue na triagem”, remata.

O médico explica ainda que quem for doar sangue deve antes tomar uma refeição ligeira, não se apresentando em jejum. Não é necessária fazer qualquer inscrição prévia, bastando aparecer. Os possíveis dadores devem apresentar apenas um documento de identificação.

Vidigueira recebe sessão de balanço do programa operacional Alentejo 2020

O Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frades, na Vidigueira, foi o palco de um evento organizado pelo Alentejo 2030, que teve como objetivo apresentar o balanço do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, sendo o ponto alto do dia a homenagem ao Vogal do Alentejo 2020 e 2030, Filipe Palma, que cessou as suas funções no final do mês de maio.

Depois da apresentação de um vídeo institucional sobre o Alentejo 2020, António Ceia da Silva, presidente do Conselho Diretivo do Alentejo 2030 e da Comissão Diretiva da CCDRA, dirigiu-se aos presentes, destacando o êxito que foi a execução do Alentejo 2020, mas também prestando homenagem a Filipe Palma pelo seu trabalho no Programa.

Usaram ainda da palavra na sessão de abertura Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, e Caroline Callens, chefe de Unidade DG Política Regional e Urbana – PT/ESP, a que se seguiu a apresentação de resultados do Programa, feito por Sérgio Barroso da CEDRU e Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo do Alentejo2030.

De recordar que o Alentejo 2020, integrado no quadro do Portuga l2020, teve como objetivo a promoção do desenvolvimento económico, social e territorial da região do Alentejo, através de investimentos estratégicos em áreas como a inovação, competitividade, inclusão social, sustentabilidade e a valorização do património cultural.

Cláudia Costa, coordenadora do Núcleo de Comunicação da AD&C, moderou o debate sobre a evolução do Alentejo 2020, que contou com as participações de António Dieb e Roberto Grilo, ex-presidentes da CCDR Alentejo e Alentejo 2020, e de Luís Castilho, ex-secretário técnico do Alentejo 2020, encerrando a sessão de segunda-feira, 3 de junho, Filipe Palma. A finalizar o dia, a cultura esteve presente com a atuação do Grupo Vindimadores de Vidigueira e do Grupo Coral de Vidigueira.

Já ontem, dia 4, no Centro Interpretativo do Vinho da Talha, decorreu a quarta reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030, um encontro fundamental para avaliar o progresso e delinear estratégias futuras do programa, que teve como objetivo o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo. A reunião contou com a presença de membros do comité de acompanhamento, assim como parceiros institucionais e stakeholders locais.

O Alentejo 2030 tem como objetivo promover o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo da região do Alentejo, através de investimentos estratégicos em diversas áreas prioritárias.

Hugo Mimoso: contas certas d’O Elvas com “grande gestão financeira” da direção

Depois do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, em declarações à Rádio ELVAS, ter dito que “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, neste momento, e depois de um investimento de “mais de 700 mil euros” feito pela SAD, ter “contas certas” (ver aqui), o presidente demissionário do clube, Hugo Mimoso, garante que o autarca só pode estar “mal informado”.

Alegando que o clube não recebeu, este ano, qualquer apoio do município e que nem a SAD pagou qualquer dívida, as contas do clube, garante Hugo Mimoso, estão certas apenas devido a “uma grande gestão financeira” da sua direção, “que nada tem a ver com os investimentos da SAD”.

“Esse valor deve pertencer ao investimento que SAD fez no futebol sénior da época passada e isso nada tem a ver com o clube, nada tem a ver com a formação, nada tem a ver com o passivo que nós herdámos”, garante.

Hugo Mimoso diz ainda que devia ser dada uma “maior importância” a quem tem, “por amor ao clube e à cidade”, levado por diante todo o trabalho, enaltecendo o “esforço árduo” de todos os membros da direção. “Não deviam só prevalecer os bons trabalhos que a SAD está a fazer”, comenta.

Quanto à demissão da sua direção, Hugo Mimoso garante que só irá falar depois da Assembleia Geral da próxima quarta-feira, 12 de junho. De recordar que a direção de “O Elvas” deu conta da sua demissão, em comunicado, no passado dia 24 de maio, justificando a sua decisão com um “desgaste nas relações” com a SAD.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 4 de junho, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 7, estará em jogo um jackpot de 130 milhões de euros.

O segundo prémio, de 279.488,36 euros, saiu a dois jogadores do estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.663,15 euros, contemplou sete jogadores, todos eles também fora de Portugal. Para Portugal vem um quarto prémio de 1.565,06 euros. Mais 25 jogadores ganharam este prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 6, 7, 9, 14 e 43 e as estrelas 3 e 4.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.