Portugueses retomam consumo de café fora de casa

O consumo de café fora de casa em Portugal subiu em 2023 face a 2022, segundo um estudo TGI da Marktest que quantifica, o ano de 2023, em 3 milhões e 799 mil o número de indivíduos que referem beber café fora de casa, o que representa 51.0% dos residentes no Continente com idades entre 15 e 74 anos.

O pico deste indicador verificou-se em 2014, com 64% dos indivíduos a indicar que consumiam café fora de casa, tendo depois sido registadas percentagens sempre inferiores. Em 2019 o indicador veio a revelar um crescimento face aos cinco anos anteriores, baixou sucessivamente nos dois anos seguintes, sobretudo devido à pandemia, tendo iniciando em 2022 uma recuperação.

Os homens, os indivíduos com idades entre 45 e 64 anos, assim como os residentes no Litoral Centro e os pertencentes à classe média quem mostra maior afinidade com este consumo.

Os dados do TGI revelam ainda que a hora de almoço é o momento do dia em que um maior número de indivíduos diz ter este consumo.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Paula Calado vai ter rua com o seu nome em Elvas

A Comissão Concelhia do PSD de Elvas “congratula-se” com a aprovação, na reunião de Câmara desta quarta-feira, 8 de maio, da atribuição do nome da vereadora Paula Calado a uma rua na Urbanização das Caldelas.

Em comunicado, a Comissão Concelhia revela que, a “21 de julho de 2023, deu entrada um requerimento, na Câmara Municipal de Elvas, para se fazer a atribuição com o nome da vereadora Paula Calado a uma rua, na cidade de Elvas”.

Com este pedido, segundo a Comissão Concelhia do PSD de Elvas, pretendia-se “imortalizar a nossa companheira Paula Calado, tendo em conta a sua determinação e trabalho em prol dos elvenses, pela grande estima que a população lhe tinha e devido ao facto de o seu percurso a ter reconhecido perante a comunidade como individualidade de relevo concelhio, merecendo ser lembrada através da toponímia elvense”.

“Nunca te esqueceremos companheira Paula Calado”, pode ainda ler-se no referido comunicado. De recordar que Paula Calado faleceu a 24 de junho de 2023, na sequência de um despiste.

Serviços de Urgência de Elvas, Portalegre e Ponte de Sor condicionados no sábado

A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA) informa que no sábado, dia 11 de maio, irá realizar uma atualização no seu sistema informático, pelo que os serviços de urgência desta ULS (Portalegre, Elvas e Ponte de Sor) irão trabalhar “de forma condicionada” ao longo desse dia.

Trata-se de uma atualização “fundamental para garantir uma melhor performance do sistema e a segurança dos dados por ele utilizados”.

A ULSAA apela ainda a todos que, “antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, procurem aconselhamento junto da linha SNS24 (808 24 24 24), podendo também encontrar apoio profissional no atendimento complementar do centro de saúde da sua área de residência ou, em caso de emergência, ligue 112”.

Mercado Medieval a 18 de maio em Estremoz

No próximo dia 18 de maio, o Mercado Tradicional de Estremoz vai viajar no tempo, até à Idade Média, através de uma recriação histórica medieval.

Esta iniciativa irá decorrer ao longo de toda a manhã, no espaço onde habitualmente decorre o mercado tradicional e a feira de velharias e antiguidades de Estremoz, com o objetivo de assinalar a data em que habitualmente se realiza o Festival da Rainha.

Ao longo da manhã e até às 14 horas, irão decorrer várias iniciativas de animação do espaço, entre elas música, dança, malabares e o já habitual desfile que percorrerá as ruas da cidade, desde a Escola Secundária até ao Rossio.

Devido à necessidade de realização de obras de recuperação do muro de suporte do miradouro do Largo Dom Dinis e à iniciativa em curso para concessão da Casa das Fardas, no âmbito do Programa Revive, não será possível realizar este ano o Festival da Rainha, razão pela qual o Município de Estremoz e a Escola Secundária da Rainha Santa Isabel decidiram realizar este Mercado Medieval associado a um dos ex-líbris da cidade de Estremoz: o mercado de sábado.

Os artesãos e mercadores que pretendam participar como expositores, poderão efetuar a sua inscrição no Posto de Turismo de Estremoz, até ao próximo dia 14 de maio.

Viana do Alentejo acolhe 3º Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria

O Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO) é um evento anual que celebra a olaria, a cultura e a inovação, que tem lugar em Viana do Alentejo entre sexta-feira e domingo, de 10 a 12 de maio.

“Nestes dias há workshops criativos, uma exposição de olaria pintada e uma feira de cerâmica e olaria”, revela Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

A animação musical também faz parte deste evento, nomeadamente através de um concerto de Dino D’Santiago, marcado para sábado, dia 11, às 22 horas, no castelo de Viana do Alentejo.

Conheça a programação completa do evento:

Município de Elvas sensibiliza crianças para a importância de uma floresta segura

O Gabinete Técnico Florestal do Município de Elvas realizou uma ação de sensibilização, no âmbito do programa “Floresta Limpa, Floresta Segura”, junto dos alunos do ensino básico.

A iniciativa contou com o apoio da Proteção Civil Municipal, da PSP de Elvas, dos Bombeiros Voluntários de Elvas e dos Sapadores Florestais.

No decorrer da iniciativa, os alunos tiveram oportunidade de ter um contacto direto com os meios à disposição no âmbito deste tema.

“Roteiro Nacional para a Adaptação 2100” apresentado na CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo tem vindo a dar uma especial atenção à temática das alterações climáticas.

Neste sentido, no passado dia 22 de abril, a CCDR associou-se à APA, na realização do seminário “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100” durante o qual foi apresentado os resultados finais do projeto Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 (RN 2100), tendo a vice-presidente Carmen Carvalheira feito a abertura e participado no decorrer dos trabalhos.

De referir que o RN 2100 identifica os cenários climáticos de referência e avalia os riscos climáticos das alterações climáticas, com especial enfoque na modelação de impactes em zonas costeiras, recursos hídricos, agrofloresta e no domínio dos incêndios.

Dada a importância dos resultados alcançados, que estão alinhados com a Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo (fazer ligação com o sítio onde está localizada a ERAACA) estes devem ser uma referência para as políticas de adaptação.

Exposição “Aparato” de Rui Macedo inaugurada quinta-feira no MEIAC

A exposição “Aparato”, do artista português Rui Macedo, é inaugurada amanhã, quinta-feira, dia 9 de maio, no Museu Estremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), em Badajoz, numa colaboração com a Fundação Eugénio de Almeida de Évora.

A inauguração está marcada para as 10 horas, e conta com a presença do curador que, pelas 18.30 horas, fará uma visita guiada à mostra.

Esta exposição insere-se no projeto Campo Abierto/Campo Aberto, uma iniciativa de cooperação territorial transfronteiriça entre o MEIAC e a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) iniciada em 2019 e que visa dar apoio e visibilidade ao trabalho de artistas nascidos ou residentes tanto na Extremadura espanhola como no Alentejo.

Para isso, são criadas exposições nos espaços expositivos de ambas as instituições em ambos os lados da Raia. Exemplos dessa colaboração têm sido as exposições de Gonzalo Jardím, Luis Costillo, Pedro Calhau, Maite Cajaraville, João Fontesanta e Mariajosé Gallardo, que formam um território comum em torno da arte contemporânea.

A exposição, com curadoria de José Alberto Ferreira, já foi apresentada e exposta na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, entre setembro de 2023 e abril de 2024. Trata-se de uma proposta artística baseada exclusivamente na pintura como ferramenta para explorar as linguagens da representação visual.

Na obra de Rui Macedo, segundo o curador, o artista português propõe introduzir o espectador num jogo entre o que reconhece e o que acredita reconhecer. A sua obra é, portanto, um diálogo entre exposição e ocultação; entre evidência e aparência.

Grupo Nabeiro-Delta Cafés continua a inovar no café e aposta em novas categorias de produtos

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés continua a inovar no café e aposta em novas categorias de produtos, reforçando a sua estratégia de negócio com o objetivo de alcançar o top 10 de marcas de café do Mundo.

Depois de virar o mundo ao contrário com a maior inovação de sempre da sua história, com o lançamento da máquina Delta Q Rise em 2022, que incorpora um revolucionário sistema de extração de café invertido, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés volta a desafiar o mercado e apresenta a sua estratégia de negócio e os lançamentos previstos para este ano que exploram novos produtos que vão além do café.

Café da Sorte

2024 assinala o arranque do Café da Sorte, a maior ação de sempre da história da Delta que vai oferecer aos consumidores do canal Horeca mais de 6000 prémios. Esta iniciativa que pretende reforçar a ligação com os clientes e consumidores, e que se inicia hoje, conta já com mais de vinte mil pontos de venda aderentes de norte a sul do país. Para se habilitarem aos prémios, os consumidores apenas têm de pedir um café de qualquer uma das marcas do portfólio do Grupo (Delta Cafés, Camelo, Belíssimo, Cubano e Delta Q) num dos estabelecimentos aderentes, e utilizar o código da fatura na app Café da Sorte.

Novas categorias de produtos: Gelados SWEE, OOTIE the Real Smoothie, Unboring Snacks

O Grupo Nabeiro reforça a sua ambição em destacar-se através de propostas diferenciadoras, novos produtos, na entrada em novas categorias, para estar presente em todos os momentos de consumo, conquistando e superando as expectativas de cada vez mais consumidores em Portugal e além-fronteiras.

Em linha com as tendências atuais, apresenta uma nova proposta de bebida on the go e saudável. O OOTIE, the Real Smoothie, que combina 75% de sumo de fruta com bebida de base vegetal e aveia. Uma opção nutritiva, ótima fonte fibra, prática para qualquer altura do dia, sem açúcares adicionados ou glúten. Disponível em duas opções: Frutos Vermelhos com Colagénio, que contribui para a saúde da pele e articulações e Manga Laranja com Fibra e fonte de vitaminas essenciais. O OOTIE estará disponível no mercado no último trimestre do ano.

Do programa de inovação interno MIND, nascem também os Unboring Snacks by qampo. Uma gama de snacks à base de vegetais e leguminosas. Disponível em três variedades, snacks Vegetais, compostas por espinafres, beterraba e cenoura, salgados naturalmente com a Salicórnia qampo; E chips à base de grão-de-bico, um superalimento, em duas versões: “Sour Cream and Onions” e “Tomato and Basil”. Em formato de 85gr e 30gr, com menos 60% de gordura.

Potenciando a inovação de fora para dentro, através da Delta Ventures, a aceleradora e incubadora de start-ups, o Grupo Nabeiro dá a conhecer dois novos projetos:  Swee e Yogan.

Estreando-se numa nova categoria, o Grupo investiu na start-up portuguesa Swee, que utiliza coco em alternativa às natas, stevia em vez de açúcar e ingredientes naturais, para proporcionar novos e equilibrados momentos de consumo e que passam também a integrar o portefólio de produtos do Grupo Nabeiro.

A Yogan é uma alternativa vegetal ao leite, que se apresenta na versão “Yogan Barista de Aveia”, a bebida de aveia ideal para juntar ao café, sem lactose ou glúten, e com um baixo impacto ambiental.

Delta House, um selo de qualidade Delta

No evento de inovação do Grupo é também apresentada a Delta House, um selo de qualidade Delta, que agrega todas as marcas do Grupo e que sustenta a estratégia da empresa na área de distribuição alimentar, em Portugal e nos mercados onde está presente, em mais de 40 países e onde o Grupo distribui mais de 60 marcas do setor alimentar. O objetivo passa por assumir-se como uma empresa de referência na distribuição de produtos alimentares internacional.

Novos blends funcionais, a ICONIQ e uma nova biocápsula

No segmento do café o Grupo continua a inovar, um dos pilares de crescimento da empresa. Em julho chegam ao mercado os Delta Cafés Super Blends: uma gama de cafés solúveis com ingredientes funcionais que são um ótimo aliado para o dia a dia e que estarão disponíveis em três versões com diferentes benefícios: Imunidade, Proteína e Energia. As fórmulas foram desenvolvidas com ingredientes de alta qualidade, sem aditivos, e com assinatura Delta.

Dando continuidade à política de sustentabilidade, Delta Q apresenta uma nova cápsula composta por biomateriais feita de óleos vegetais presentes na natureza. A biocápsula foi melhorada tecnicamente, o que garante uma maior frescura do café e validade igual a qualquer outra cápsula. É perfeita para ser utilizada em todas as máquinas Delta Q.

Disponível a partir de julho, através de um novo blend da gama intensidades – Delta Q impaQtus, com intensidade 13, um paladar marcante, notas achocolatadas e de amêndoa torrada, em mydeltaq.com, nas lojas Delta The Coffee House Experience e nos Hipers e Supers.

A par da biocápsula, Delta Q apresenta um novo blend da gama aQtive coffees com canela, guaraná e uma fonte de energia duradoura extraída do coco (MCT) que promete proporcionar um boost de energia para as diferentes atividades do dia a dia.  Este blend Delta Q estará disponível, a partir de setembro, nos pontos de venda habituais.

Já na gama Flavours, e depois do sucesso do blend Menta & Chocolate, Delta Q apresenta mais três cafés únicos: Delta Q Baunilha, Delta Q Caramelo e Delta Q Frutos Silvestres e Espumante, disponíveis a partir de setembro.

A pensar em todos os que privilegiam o design e cores diferenciadoras, Delta Q apresenta a nova máquina com linhas mais modernas, cosmopolitas e arredondadas. Desenvolvida pela Diverge, Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, a Delta Q ICONIQ cumpre a promessa de marcar a diferença no portefólio de máquinas de café. Disponível em branco, preto e azul, distingue-se pelo seu ecrã touch e o aquecimento em apenas 30 segundos, e estará à venda nos locais habituais no último trimestre de 2024.

“Guiados pela inovação, pelo desejo de diversificação e impulsionados pela origem, o café, encaramos cada caminho como uma oportunidade. Todos os anos nos propomos a ir mais longe e 2024 vai ser um ano de muitos desafios. Através da aposta nas nossas marcas, na dedicação diária da nossa equipa e no nosso compromisso inabalável, estamos determinados a fazer a Delta crescer em Portugal e no mundo e chegar ao Top 10 mundial de café”, sublinha Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Festival de Fado de Estremoz: Nani Nadais atua esta quarta-feira em São Domingos

A freguesia de São Domingos, no concelho de Estremoz, recebe esta noite de quarta-feira, 8 de maio, a fadista Nani Nadais, no âmbito da terceira edição do Festival de Fado de Estremoz, que irá percorrer todas as freguesias do concelho.

O concerto está marcado para as 21 horas, tem entrada livre e Serviço de Bar, com comidas e bebidas, a cargo da Associação Social Solar das Azenhas.

O Município de Estremoz organiza a terceira edição do Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, mais uma vez, com a imprescindível direção artística do estremocense José Gonçalez.

Abastecimento de água cortado em São Vicente e Alentisca esta quinta-feira

O abastecimento de água ao aglomerado populacional de Alentisca e São Vicente, no concelho de Elvas, vai estar cortado, esta quinta-feira, 9 de maio, entre as 8h30 e as 11h30, informa a Aquaelvas.

Esta interrupção “deve-se à empreitada de construção da adutora Elvas Monforte, onde está preconizada a realização de interceções da conduta adutora para os novos pontos de entrega, por parte da EPAL”, faz saber a empresa.

Município de Montemor apoia juntas de freguesia com mais de 230 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, na presença da vereadora com o pelouro da Relação com as Juntas de Freguesia, Sílvia Santos, assinou ontem, 7 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, diversos Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia do concelho, num apoio municipal de 233.333 euros.

Estes Contratos Interadministrativos e Adendas a Contratos Interadministrativos, para o ano de 2024, com as Juntas de Freguesia de Cabrela, Ciborro, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras e a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, visam apoiar  refeições escolares, lanches escolares e transportes escolares, assim como a construção de um parque infantil para o Jardim de Infância de Cabrela.

Nesta mesma reunião, a vereadora Sílvia Santos reuniu com os representantes de todas as Juntas de Freguesia do concelho, tendo sido discutidos, entre outros assuntos, a dinamização do Espaço Freguesias na Feira da Luz.

Encontro de Atletismo Adaptado alia desporto ao convívio entre utentes de instituições do distrito

Perto de cem utentes de seis instituições do distrito de Portalegre participaram na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, na 20ª edição do Encontro de Atletismo Adaptado, que decorreu no Estádio Municipal de Atletismo.

Esta prova insere-se na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo e, para Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM de Elvas, assume-se como “um momento desportivo, de alegria, partilha e de convívio entre os utentes da APPACDM de Elvas, APPACDM de Portalegre, CERCI Portalegre, Centro de Recuperação de Menores de Assumar, Centro de Bem Estar Social de Arronches e Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor”.

Luís Mendes garante ainda que, o desporto “continua a ser fomentado por todas as instituições”, pelo que os seus utentes “já se conhecem de edições anteriores”. No final da prova realizou-se um almoço convívio na APPACDM de Elvas.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, lembra que este é acima de tudo, “um momento desportivo, onde todos os utentes gostam de participar e, onde reina o convívio e a inclusão, porque é necessário sermos mais inclusivos, porque estas pessoas precisam e merecem que nós tenhamos este carinho e postura para os conseguir incluir, cada vez mais, na nossa sociedade”.

Município de Vila Viçosa procura “dinamizar gosto pela literatura” com Feira do Livro

Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa

Um antigo e histórico restaurante, em plena Praça da República de Vila Viçosa, é, até domingo, 12 de maio, palco de uma feira do livro, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Rota do Livro: parceria que se mantém desde o ano passado, quando o evento teve lugar no Centro Cultural de Bencatel.

Com esta feira, na sede de concelho, que abriu ao público na manhã desta quarta-feira, dia 8, diz o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, procura-se, sobretudo, “dinamizar o gosto pela literatura e pelos livros”, numa altura em que se assiste a “uma espécie de massificação em termos do saber muito vocacionado para as redes sociais”.

Na feira, garante o autarca, estão disponíveis os mais recentes títulos, neste momento, no mercado. “Pensamos que se trata de um marco importante e queremos dar continuidade à feira do livro e, eventualmente, até dar-lhe uma nova envergadura, um novo formato, no ano que vem”, acrescenta.

Ao longo do fim de semana, vários autores vão dar a conhecer as suas obras ao público, com Tiago Salgueiro a destacar Carmen Garcia, autora de diversas obras e do blog “A Mãe Imperfeita”.

Já Rui Oliveira, responsável pela Rota dos Livros, revela que, no ano passado, a feira, em Bencatel, acabou por se revelar “uma boa surpresa”, sendo objetivo da empresa divulgar “a cultura” por todo o país. A Rota do Livro tem a sua própria editora, tendo nascido para ajudar todos aqueles que querem escrever e publicar as suas obras. Na feira, explica ainda Rui Oliveira, há livros disponíveis de “praticamente todas” as editoras do país.

O evento, com obras disponíveis para diferentes gostos e idades,  decorre até domingo, todos os dias entre as 10 e 20 horas.

Alunos de Santa Luzia vão “Dar voz à liberdade” com iniciativa de música e poesia

“Dar voz à Liberdade” é o nome da iniciativa que tem lugar esta quarta-feira, 8 de maio, na Biblioteca da escola sede do Agrupamento nº2 de Elvas.

Trata-se de uma atividade inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, da qual fazem parte atuações musicais e declamação de poesia pelos alunos, e também, por músicos e autores de Elvas, com o objetivo de homenagem todos os que lutaram pela liberdade.

A iniciativa está marcada para as 18.30 horas.

Irmãos Serpa vencem concurso de ganadarias em Sobral de Monte Agraço

A ganadaria Irmãos Serpa, de São Vicente e Ventosa, estreou-se, recentemente, no Concurso de Ganadarias “Confronto entre Concelhos”, em Sobral de Monte Agraço: logo com uma vitória.

Diante outras três ganadarias – de Arronches, da Batalha e de Mafra -, a ganadaria fundada há 28 anos, por Joaquim Serpa, hoje aos comandos dos filhos Diogo e Luís, levou a melhor, com um touro e um novilho. Ainda que, inicialmente, Diogo, revela o pai, não quisesse participar, acabou por aceitar o desafio, pelo que, diz Joaquim, “valeu a pena”. “Foi e ganhou. É um grande elogio. Temos a ganadaria há 28 anos e temos sempre êxitos, toda a gente nos conhece e tentamos sempre dar o melhor”, garante.

Assegurando que, por onde passa, a ganadaria vai deixando o seu “bom nome”, Joaquim Serpa diz que quem esteve assistir ao concurso ficou “contente” com o touro e o novilho que levaram a Sobral de Monte Agraço. Joaquim Serpa garante ainda a ganadaria trabalha sempre com “mais garra”, quando as pessoas “dão valor”.

Diogo Serpa quis dividir o prémio conquistado com o ganadeiro de Arronches, João Rosa, atitude muito aplaudida por todos quantos participaram neste concurso.

Exposição Canina de regresso no sábado ao CNT de Elvas

Centenas de exemplares caninos vão estar em exposição no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, naquela que é a 34ª edição da Exposição Canina Internacional de Elvas, numa organização da Câmara Municipal de Elvas, a 11 de maio, sábado.

A iniciativa, que conta com o apoio da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura, é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale.

As provas decorrem a partir das 9 horas e têm entrada livre.

Este sábado há caminhada da Primavera em Degolados

A Caminhada da Primavera realiza-se este sábado, 11 de maio, em Degolados, numa organização da junta de freguesia, em colaboração com a União Futebol de Degolados e o GEDA, com apoio do Município de Campo Maior.

João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, revela que a caminhada, “que no ano passado correu muito bem, tem um percurso de dez quilómetros e, no final, será serviço um almoço para os participantes no Polivalente da freguesia”.

O objetivo desta caminhada passa por “promover a atividade física junto da população, bem como o convívio entre os participantes”, acrescenta João Cirilo.

Caminhada de Primavera que decorre este sábado, em Degolados, com concentração marcada para as 9 horas, no Polivalente da freguesia.

Rondão Almeida: Elvas terá dos valores mais baixos de IMI no interior do país

O Município de Elvas, segundo o presidente Rondão Almeida, está em condições de avançar para a implementação de uma redução dos impostos cobrados aos munícipes. Dessa forma, a Câmara Municipal prevê voltar a devolver uma percentagem do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), bem como reduzir a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que o autarca diz que será dos mais baixos em todo o interior do país.

A medida, anunciada recentemente, surge depois de, numa primeira fase, diz o autarca, e após a sua chegada à presidência, em 2021, o seu objetivo ter sido, por um lado, “proceder ao equilíbrio das contas” da autarquia e, por outro, realizar um “conjunto de projetos para lançar em obra”.

“Durante estes anos, tivemos uma grande preocupação, não só com o equilíbrio financeiro, mas como em arranjar um superavit, que nos permitisse, em determinada altura, lançar a concurso todos os projetos que foram feitos até esta data. E é isso que está a acontecer por todo o concelho”, explica o autarca. Agora, garante, seguem-se “obras a sério”, quer em Elvas, quer nas freguesias do concelho, como é o caso das piscinas de Vila Boim.

Neste momento e com “contas certas”, lembrando que foi no executivo de Nuno Mocinha que foram retirados os dois pontos percentuais de IRS (dos cinco possíveis) que o Município de Elvas devolvia aos munícipes, Rondão Almeida garante que é possível, agora, voltar a adotar essa medida. “Quem me sucedeu, retirou esses dois pontos percentuais e a Câmara passou, até ao dia de hoje, a receber os cinco pontos para si. O que eu vou propor à Câmara e à Assembleia Municipal é que, de futuro, aqueles dois pontos percentuais voltem para as mãos dos contribuintes”, frisa.

Assegurando ainda ter uma “grande preocupação” com a tabela de taxas e tarifas, que irá ser revista, depois de aumentos “superiores a 200 por cento” em 2019, o autarca garante ainda que, no futuro, a Câmara de Elvas será dos municípios “do interior do país com o IMI mais baixo”.

Livro “Venham Mais Cinquenta” apresentado à comunidade escolar de Elvas

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou esta terça-feira, 7 de maio, junto da comunidade escolar de Elvas, a apresentação da obra “Venham Mais Cinquenta”.

A apresentação realizou-se no Cine-Teatro Municipal, em três sessões, para as turmas dos três agrupamentos de escolas e Colégio Luso-Britânico.

Na sessão marcaram presença a vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, a vereadora Vitória Branco, o presidente da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal, Albano Silva, e o representante da PSP de Elvas, chefe José Ferreira.

O livro, um compêndio com cinco textos, sobre os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, foi escrito e ilustrado por 668 alunos, dos 3º e 4º anos, dos agrupamentos de escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.

Três pessoas identificadas por furto de cortiça em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Vendas Novas, identificou na passada segunda-feira, 6 de maio, dois homens de 40 e 60 anos, e uma mulher de 28 anos, por furto de cortiça, na localidade de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, “os militares da Guarda detetaram uma viatura ligeira em circulação que fazia o transporte de uma elevada quantidade de cortiça, tendo os seus ocupantes evidenciado um comportamento suspeito. No seguimento da ação foi realizada uma abordagem e fiscalização ao veículo, tendo sido possível apurar que os três suspeitos estavam na posse de 910 quilos de cortiça, cuja proveniência não souberam justificar, motivo pelo qual foi apreendida a cortiça”, revela Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

Da ação resultou a apreensão de 910 quilos de cortiça e de três machados.

Os suspeitos foram identificados e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Montemor-o-Novo.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 42 milhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 7 de maio, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 10, vai estar em jogo um “jackpot” de 42 milhões de euros.

Também não houve segundos prémios atribuídos. O terceiro prémio, de 202.575,51 euros, saiu a três jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, no valor de 1.707,60 euros, contemplou um total de 21 apostadores, um deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 35, 36, 41, 42 e 45 e as estrelas 6 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.