Rondão Almeida: Elvas terá dos valores mais baixos de IMI no interior do país

O Município de Elvas, segundo o presidente Rondão Almeida, está em condições de avançar para a implementação de uma redução dos impostos cobrados aos munícipes. Dessa forma, a Câmara Municipal prevê voltar a devolver uma percentagem do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), bem como reduzir a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que o autarca diz que será dos mais baixos em todo o interior do país.

A medida, anunciada recentemente, surge depois de, numa primeira fase, diz o autarca, e após a sua chegada à presidência, em 2021, o seu objetivo ter sido, por um lado, “proceder ao equilíbrio das contas” da autarquia e, por outro, realizar um “conjunto de projetos para lançar em obra”.

“Durante estes anos, tivemos uma grande preocupação, não só com o equilíbrio financeiro, mas como em arranjar um superavit, que nos permitisse, em determinada altura, lançar a concurso todos os projetos que foram feitos até esta data. E é isso que está a acontecer por todo o concelho”, explica o autarca. Agora, garante, seguem-se “obras a sério”, quer em Elvas, quer nas freguesias do concelho, como é o caso das piscinas de Vila Boim.

Neste momento e com “contas certas”, lembrando que foi no executivo de Nuno Mocinha que foram retirados os dois pontos percentuais de IRS (dos cinco possíveis) que o Município de Elvas devolvia aos munícipes, Rondão Almeida garante que é possível, agora, voltar a adotar essa medida. “Quem me sucedeu, retirou esses dois pontos percentuais e a Câmara passou, até ao dia de hoje, a receber os cinco pontos para si. O que eu vou propor à Câmara e à Assembleia Municipal é que, de futuro, aqueles dois pontos percentuais voltem para as mãos dos contribuintes”, frisa.

Assegurando ainda ter uma “grande preocupação” com a tabela de taxas e tarifas, que irá ser revista, depois de aumentos “superiores a 200 por cento” em 2019, o autarca garante ainda que, no futuro, a Câmara de Elvas será dos municípios “do interior do país com o IMI mais baixo”.