O Roupeiro Social do Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas tem novas instalações, encontrando-se agora na Fundação António Gonçalves, no Largo de São Domingos.
Estando o MTA ao serviço da comunidade de Elvas há mais de 40 anos, lembra a irmã Maria de Fátima Magalhães, o Roupeiro Social funcionava, desde 2008, na Rua dos Quartéis, mas onde as condições não eram as melhores. “Na casa, onde nós tínhamos a roupa, chovia e era muito pequena”, revela a irmã, sendo que o vestuário disponível nestas novas instalações é destinado a crianças com mais de dois anos, a jovens e adultos. A roupa para bebés, dos zero aos dois anos, encontram-se numa sala da Igreja de Santa Luzia, onde funciona o projeto “Ajudar a Crescer Bebés”.
Por outro lado, e com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, o MTA vai ter também um outro espaço para guardar os bens maiores que são doados pela população, como camas, colchões e todo o tipo de mobílias.
Os oito projetos do MTA, adianta a irmã, passam agora a estar reunidos numa nova associação: Fratelli Tutti de Elvas. A começar a dar os primeiros passos, esta nova associação está associada, diretamente, ao MTA. “Os sócios são os elementos do MTA, alunos, antigos alunos, amigos e voluntários, mas os projetos do MTA estão todos dentro desta associação, que tem o seu contribuinte e o seu livro de recibos”, explica ainda.
O Roupeiro Social, explica, por sua vez, Luzia Caramelo, voluntária do MTA responsável por este projeto, está aberto às terças e quartas-feiras, entre as 14h30 e 16h30, agora num espaço “com outra apresentação”. “Está um espaço muito bonito e com muito boas coisas para quem precisa”, acrescenta, revelando que as roupas são doadas por pessoas que “têm roupa a mais ou que já não servem”.
A quem não tem nada, o MTA doa os artigos pretendidos. Quem puder, pode sempre contribuir com algum donativo, em troca de peças de roupa. “Estamos a levar por uma blusa 0,50 euros ou por um casaco um ou dois euros”, explica.
Quem quiser pode sempre doar a roupa que, estando em perfeitas condições e já não usa, revela outra das voluntárias, Edite Hortas, fazê-la chegar ao roupeiro nos dias em que este está de portas abertas.


Foi apresentada na tarde desta terça-feira, em Montemor-o-Novo, a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.
A exposição “Coletiva de Cerâmica”, de Cláudia Tavares Soares, Madalena Meireles e Maria João Sampaio, é inaugurada esta quinta-feira, 29 de fevereiro, no Espaço de Exposições dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
O município de Campo Maior promove no sábado, dia 2 de março, a caminhada Da Mulher.
O Município de Elvas integra os parceiros do projeto FEEnERT, Promoção da Eficiência Energética em Edifícios Públicos de Arquitetura Tradicional, que teve início com um encontro de trabalho em Cáceres.
O atendimento no Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas, por parte da DECO, vai realizar-se esta quarta-feira dia 28 entre as 10 horas e o meio-dia, na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo.
O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro esteve em campanha eleitoral esta manhã de terça-feira, 27 de fevereiro, no concelho de Elvas.
A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo acontece entre os dias 23 e 28 de abril. Nesta, que será a 22ª edição doi evento, são esperadas centenas de romeiros.
Decorreu entre os dias 21 e 22 de fevereiro, o 1° Encontro Ibérico ATAM/COSITAL que juntou autarcas e técnicos das autarquias locais de Espanha e Portugal, em Elvas e Badajoz, numa série de debates e conferências sob o lema: “Procurando elementos de união para solucionar problemas comuns”.
Uma mulher foi atropelada, na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, na Avenida de Liberdade, em Campo Maior.
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo levou ontem, 26 de fevereiro, a cabo em Beja uma iniciativa que visa dar a conhecer uma nova experiência turística no destino.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, no sábado passado, 24 de fevereiro, uma reunião pública relativa à construção da Barragem do Pisão, com a participação daqueles que, num futuro próximo, terão de vir a ser realojados na nova aldeia.
Um encontro infantil de judo tem lugar no dia 16 de março, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.
No âmbito da 23ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, que teve lugar entre sexta-feira, 23 de fevereiro, e domingo, dia 25, em Serpa, realizou-se o concurso “O melhor queijo da feira”.
De 21 de junho a 18 de agosto, 30 espaços da cidade de Elvas vão ser palco da FARRA: “A Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo”.
Cláudia Batuca é campeã nacional dos 1.500 metros e vice-campeã dos 3.000 metros, na categoria F40.