O Município de Monforte promove um Mercado de Natal, na Praça da República, entre sexta-feira, 1 de dezembro, e domingo, dia 3.
A abertura do evento estava prevista para esta quinta-feira, dia 30, mas devido à previsão de condições meteorológicas adversas, acontecerá apenas na sexta-feira, às 10h30.
Ainda assim, as atividades previstas para amanhã, dedicadas à comunidade escolar do concelho, mantêm-se, realizando-se, não na Praça da República, mas sim na sede do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço.
Com o objetivo de “envolver a comunidade em torno do espírito natalício”, este evento, explica o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, surge para fazer face “à falta de pessoas na rua”. “É para apelar à generosidade e à solidariedade das pessoas e a esta maior disponibilidade, nesta quadra, para que vivamos mais umas com as outras, que organizamos este mercado de natal”, acrescenta.
Promovendo o que de melhor Monforte tem – a sua identidade, cultura e música -, diz Lagem, procura-se envolver, nesta iniciativa, as crianças da escola, os idosos e o trabalhador comum, para, com isso, “dar vida” à Praça da República.
O Pai Natal chega amanhã à escola, para animar as crianças, pelas 10 horas. Segue-se um espetáculo de magia, com Luís Silva (10h30), uma sessão de contos natalícios (14 horas) e um concerto de natal com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço (15 horas). Pelas 17 horas, é inaugurada a iluminação de natal de Monforte.