Mostra Gastronómica de Arraiolos abriu portas esta sexta-feira

A 22ª Mostra Gastronómica, o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos começou ontem, sexta-feira, e prolonga-se até ao próximo fim-de-semana no Pavilhão Multiusos de Arraiolos.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Arraiolos, e pretende valorizar a economia local e criar uma maior dinamização do território, de forma a ganhar uma maior notoriedade no concelho.

Sílvia Pinto presidente da Câmara de Arraiolos tem a expectativa que a mostra consiga atrair ainda mais pessoas que nas edições anteriores “temos sempre a expetativa que venham muitas pessoas a Arraiolos. Acreditamos que temos bons produtos e sabemos receber e esperamos que isso tenha efeitos ao longo do ano. Na verdade no centro Interpretativo do Tapete temos tido todos os anos sempre mais pessoas a visitar-nos. Arraiolos tem excelentes restaurantes e alguns estão aqui neste Arraiolos Multiusos para que os visitantes possam vir provar”.

Até ao próximo fim de semana pode passar pelo  fim de semana Pavilhão Multiusos de Arraiolos  e apreciar a mostra gastronómica, o Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos começou ontem.

Projeto de novo hotel de luxo apresentado em Vila Viçosa

Foto: O Digital

O projeto do novo hotel de luxo, a nascer no antigo Convento de São Paulo, de Vila Viçosa foi apresentado ontem, quinta-feira, 26 de outubro, altura em que se avançou que as obras devem ter início depois do primeiro trimestre do próximo ano.

Este novo hotel que denominado de “Anantara Royal Vila Viçosa Resort” terá a gestão do grupo Minor Hotels e a marca Anantara.

Foto: O Digital

Este resort de luxo resulta de um investimento perto dos 31 milhões de euros e terá 60 suites, mais 16 apartamentos de luxo, com quatro piscinas de imersão, spa, restaurante, uma piscina ao ar livre e uma piscina coberta, bem como três restaurantes, incluindo uma área reservada a jantares, um bar e uma adega. O Anantara Spa, uma sala de fitness e três salas de conferência também farão também parte das comodidades do resort.

“O Exorcista” sexta-feira à noite em Elvas

O filme “O Exorcista: Crente”, para maiores de 16 anos, é projetado no Auditório São Mateus, em Elvas, na noite desta sexta-feira, dia 27, às 21.30 horas.

Quando Angela e a sua amiga Katherine desaparecem nos bosques, só regressando passado três dias e sem se lembrar do que lhes aconteceu, uma cadeia de acontecimentos é desencadeada, forçando Victor a enfrentar o maléfico demónio.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus, ou em ticketilne.pt

Piso abateu no cruzamento entre Rua da Cadeia e da Carreira em Elvas (c/vídeo)

O piso abateu esta tarde de sexta-feira, 27 de outubro, no cruzamento entre a Rua da Cadeia e a Rua da Carreira, devido a uma rotura numa conduta de água.

A Aquaelvas e a PSP estão no local a tomar conta desta ocorrência, sendo que o trânsito de encontra interdito, na referida rua, pelo que se pede precaução aos peões e automobilistas, sendo de evitar que a utilização do sentido Rua de Olivença-Praça da República.

Saiba o que foi aprovado na reunião da Câmara de Borba

A Reunião Ordinária Pública da Câmara de Borba decorreu na passada quarta-feira, 25 de outubro, no salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na referida reunião foi deliberado o seguinte:

A mobilidade de titular de fundo de maneio, na cantina escolar de Rio de Moinhos foi aprovada por unanimidade.

Foi deliberado, por unanimidade, ratificar o ato de antecipação de  apoio do Programa de Apoio ao Desporto 2023, no montante de 1.000€ a cada uma das entidades beneficiárias: Associação Jovem de Orada, BARBUS Associação Borba Mais, Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos e Sport Clube Borbense

A celebração do Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e Menos Muito Mais, CRL (Odisseia Nacional Do TNDMII Folha Volante) foi deliberada, por maioria, bem como o respetivo Protocolo de Parceria para realização do espetáculo “Nau Nau Maria” que integra o programa PEÇAS da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II,

Por unanimidade, foi deliberado dar início ao procedimento de Regulamento Municipal de Fardamento e Equipamento de Proteção Individual; assim como que a constituição como interessados e a apresentação de contributos da proposta de regulamento se processe por meio de requerimento, a dirigir ao Presidente da Câmara, identificando devidamente o requerente e o procedimento; que se proceda à publicitação no sítio do Município na Internet do início do  procedimento, nos moldes previstos no art.o 98.o do CPA, acompanhado do projeto de regulamento; que a constituição como interessado seja requerida no prazo máximo de 30 dias a  contar da publicitação no site do início do procedimento e a apresentação de contributos para a elaboração do regulamento no prazo máximo de 30 dias a contar da mesma data.

A celebração de escritura de justificação notarial Prédio rústico arto133 secção F foi deliberada, por maioria, proceder à celebração de escritura de justificação notarial quanto ao prédio rústico descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o número 1630/19980723 e inscrito na matriz predial rústica com o artigo 133 seção F.

Conselho diretivo do Turismo de Portugal e ERT Alentejo recebidos em Elvas

O conselho diretivo do Turismo de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo foram recebidos na manhã de ontem, quinta-feira, 26 de outubro, pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

A sessão de trabalho, que se realizou numa unidade hoteleira, pretendeu fazer o ponto de situação da vertente turística no concelho, onde os números também têm vindo a aumentar, assim como abordar os desafios que se colocam a Elvas e ao seu turismo nos próximos anos, e ainda os projetos a implementar na nossa cidade.

A comitiva foi composta por Carlos Abade, presidente do Conselho Diretivo, Lídia Monteiro, vogal com o pelouro da Promoção Nacional e Internacional, Catarina Paiva, vogal com o pelouro da Formação, do Turismo de Portugal, José Santos, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, e Pedro Beato, da mesma entidade.

Posteriormente, acompanhados da vereadora Vitória Branco e do colecionador António Cachola, visitaram o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, para abordar as comemorações do aniversário do MACE em 2024, com um festival.

Economia circular em debate na CCDR Alentejo

A CCDR Alentejo, em Évora, recebeu um workshop internacional com o tema “Circular Economy and funding schemes of Business Plans” e a assembleia geral do projeto DECISO – Developersof Circular Solutions, financiado pelo programa EuropeanUnion’sHorizon, que tem como principal enfoque no desenvolvimento de esquemas/programas financeiros de apoio a projetos de Economia Circular, com base no conceito de Ecossistema de Economia Circular (EEC).

No decorrer do workshop foi possível aferir como o apoio financeiro existente tem permitido desenvolver projetos de introdução da circularidade nas empresas, tendo sido apresentado exemplos de esquemas de financiamento que, de alguma forma, permitiram que os processos de produção/transformação se tornem mais circulares, destacando as vantagens encontradas bem como as dificuldades.

Foram apresentados, no decorrer dos trabalhos, projetos que abrangem áreas como a Energia, Águas Pluviais, Agroalimentar e Planos de Financiamento.

Através do projeto DECISO – Developersof Circular Solutions tem sido possível apoiar a promoção de projetos de investimento que tenham por finalidade a transição para uma economia circular à escala local e regional nas seguintes regiões: Hamburgo, Noroeste da Alemanha, Macedónia Ocidental e Alentejo que é responsável pelo piloto relacionado com o agroalimentar.

Autarquia de Elvas analisa problemas do concelho com chefias

Desde manhã que, na Câmara Municipal de Elvas, o presidente e os vereadores eleitos analisam os problemas no concelho em conjunto com as chefias dos departamento da autarquia.

O Município tem programas sociais em curso com mais de um milhão de euros, tendo sido analisados os regulamentos municipais.

O novo parques de obras foi também apresentado, bem como os eventos agendados. Temas como a saúde e a educação fazem ainda parte da agenda.

Borba promove-se no Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

O Município de Borba vai promover o concelho, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, amanhã, sábado, dia 28 de outubro, onde será feita a apresentação da Festa da Vinha e do Vinho 2023.

Este ano, como município convidado da Câmara de Santarém e durante todo o dia, em stand oferecido pela organização, a Câmara fará a “Promoção Turística de Borba”, em especial do seu grande evento – a Festa da Vinha e do Vinho.

Pelas 16 horas, e em colaboração, também, com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho decorre a apresentação oficial da Festa, com prova vínica e gastronómica, altura em que será oferecida uma sopa tradicional acompanhada de produtos de excelência, com animação musical, a cargo do Grupo de Cantadores de Saias da Orada.

Açorda de Camarão é o prato do mês nos hotéis Vila Galé

Imagem por: 24 Kitchen

Açorda de Camarão é o destaque amanhã, sábado, dia 28 de outubro, na iniciativa gastronómica “12 Meses, 12 Pratos”, promovida pelo Grupo Vila Galé.

Neste âmbito, com o intuito de dinamizar a gastronomia portuguesa, é possível experimentar a iguaria do mês nos restaurantes dos hotéis Villa Galé de quatro estrelas, exceto Vila Galé Porto Ribeira, Sintra, Collection Palácio dos Arcos e Douro Vineyards.

Para os interessados, tanto ao almoço como ao jantar, o prato tem o custo de 14 euros por pessoa.

Câmara de Campo Maior associa-se à iniciativa “Outubro Rosa”

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, juntamente com os colaboradores da Câmara Municipal, responderam ao desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e aderiram à iniciativa “Outubro Rosa”.

A finalidade do “Outubro Rosa” é de consciencializar para a prevenção e para importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

No mesmo âmbito, Campo Maior caminho no domingo, 29 de outubro, com as verbas angariadas com as inscrições a reverterem em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Município de Campo Maior volta a promover Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta

O Município de Campo Maior volta a promover, durante o ano letivo 2023/24, a “Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta” para os alunos do 1º e 2º ciclos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN).

Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer as tradições de Campo Maior e tudo o que envolve as tão conhecidas Festas do Povo.

Desta forma, os alunos do CERN, com a ajuda das técnicas do Município, decoram com torcidos os trabalhos para mais tarde serem expostos no espaço escolar.

Fonte: Município de Campo Maior

Arraiolos: Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete começam esta sexta-feira

A 22ª Mostra Gastronómica, o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos decorrem entre hoje, sexta-feira, 27 de outubro, e o dia 5 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Arraiolos, surge segundo coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação no município, José Manuel Pinto, “valorizar a economia local e criar uma maior dinamização do território, de forma a ganhar uma maior notoriedade no concelho”.

Esta edição do certame tem também como objetivo “promover e divulgar a nossa gastronomia, e teremos um programa onde vai ter lugar a animação musical, a atuação de grupos corais, música tradicional, e ainda o Trail da Empada, o percursos pedestre ‘Tapetes à descoberta da velha linha de comboio’ e um conjunto de atividades culturais”, garante José Manuel Pinto.

Este evento decorre entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos. Hoje, a inauguração está marcada para as 19 horas.

O primeiro dia deste certame vai contar com animação musical dos “Tocadores do Comércio” que vão trazer música ao Pavilhão Multiusos de Arraiolos, a partir das 19 horas.

ÀS 22h30 vai ter lugar um tributo a Tina Turner “Simple The Best”, após a este tributo a noite vai continuar a ser animada com o DJ GUÉ.

Comprou um telemóvel novo? Saiba o que fazer com o antigo

Vai comprar um telemóvel e não sabe o que fazer com o antigo? A DECO ajuda-o a descomplicar este processo que se pode tornar numa verdadeira dor de cabeça.

São vários os fatores que levam o consumidor a trocar o telemóvel, por isso saiba que pode devolver o seu antigo telemóvel ao fabricante ou se trocar o dispositivo por outro da mesma marca pode, em determinados estabelecimentos, obter um desconto no novo equipamento.

Conheça todas as opções sobre o que fazer ao seu antigo telemóvel, na rubrica desta semana da DECO, com a jurista na DECO Alentejo, Ana Batista. Para ouvir no podcast abaixo:

 

Crianças da Escola de Santa Luzia na abertura da VII Iberoaves

Foi na presença de quatro turmas de 1º Ciclo de Santa Luzia que arrancou oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, a sétima edição da Iberoaves, promovida pela Associação Ornitológica de Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço da cidade.

Os mais pequenos foram desafiados, na escola, a fazerem um trabalho alusivo à temática das aves, sendo que o vencedor, entre os alunos de cada turma, levou um animal para casa, explica o presidente da associação, João Pepê, que diz ainda ser “espetacular” ver todos estes alunos na exposição. “Isto é vocacionado também para este gente jovem, que está a ver, in loco, o que é um passarinho, como são as suas cores. É engraçado”, comenta, lembrando a importância de “sangue novo” e de futuros criadores, que evitem o desaparecimento de determinadas aves.

Com animais de “qualidade muito boa”, refere João Pepê, desta feita, para este evento, estiveram a concurso, entre Portugal e Espanha, cerca de 800 aves. Presente na abertura do evento esteve Marco Domingos, elemento da Federação Ornitológica Portuguesa, que considera que a edição deste ano da Iberoaves conta com aves “muito bonitas”, estando o certame “bem composto”.

Já o professor António Jeca, que levou os seus alunos até à Iberoaves, esta manhã, a par das restantes turmas da Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, explica que os trabalhos das crianças foram produzidos na escola, mas complementados em casa.

A Iberoaves decorre, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, até domingo. A entrada é gratuita.

Caminhada “Descoberta da Estrada Real” este sábado em Vila Viçosa

“Descoberta da Estrada Real” é o mote para a caminhada que decorre amanhã, sábado, 28 de outubro, em Vila Viçosa, no âmbito do TransAlentejo Walking Festival.

Segundo o vice-presidente do Município de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, esta “é a segunda participação de Vila Viçosa na iniciativa”. “A nossa participação é uma oportunidade única, porque ao longo de quase nove quilómetros podemos estar em contacto com a natureza e, no fundo, vislumbrar alguns dos principais edifícios que se encontram neste espaço cinegético”, revela o autarca.

Para o vice-presidente as expectativas para esta iniciativa “são sempre elevadas”. “Esperamos contar com a participação de estrangeiros à semelhança do que aconteceu no ano passado e assim também promover o convívio e o diálogo entre diferentes povos”, diz ainda.

Esta caminhada, de 8,5 quilómetros, tem partida do Mercado Municipal de Vila Viçosa, pelas 10 horas.

TransAlentejo Walking Festival: inscrições para Montemor no dia 29

Chegou o outono e com ele o TransAlentejo Walking Festival. Montemor-o-Novo associa-se ao maior festival de caminhadas do país, com a realização, no domingo, dia 29 de outubro, da caminhada “PR4 – Por Olivais e Montados de Montemor”.

A participação na iniciativa, promovida pela Turismo do Alentejo ERT, com o apoio do Turismo de Portugal e coordenação da SAL, Sistemas Ar Livre, é gratuita.

O Festival de Caminhadas decorre em todo o território do Alentejo, desde o passado dia 14 de outubro, e até dia 5 de novembro, num total de 47 concelhos, sendo que cada passeio pedestre está limitado a um máximo de 40 participantes.

As inscrições na caminhada de Montemor podem ser feitas aqui, sendo que, para mais informações, estão disponíveis o email turismo@montemornovo.pt e o contacto 266 898 103.

Coração Delta promove recolha de bens de higiene para idosos este fim de semana

A associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, o Coração Delta, promove este fim semana, dias 28 e 29 de outubro, a décima edição da iniciativa “É Tempo de Ajudar”, num total de 40 lojas Intermarché dos distritos de Portalegre (incluindo as de Elvas e Campo Maior), Évora, Beja, Setúbal e Faro.

Através desta campanha, com o apoio do Corpo Nacional de Escutas e outros voluntários, procura-se angariar produtos de higiene para idosos. A iniciativa, explica a presidente da direção da Associação Coração Delta, Rita Nabeiro, surge no âmbito do projeto “Tempo para Dar”, “numa lógica de dar apoio à população mais idosa, em particular à mais vulnerável, do ponto de vista social”.

A sinalização, e a posterior entrega dos kits de higiene aos beneficiários, está a cargo dos municípios e instituições parceiras da Coração Delta. A escolha dos bens de higiene em detrimento de outro tipo de artigos, nesta campanha, explica Rita Nabeiro, deve-se ao facto de, por norma, serem produtos “mais caros”, mas necessários e importantes.

Esta campanha torna-se cada vez mais relevante, tendo em conta a “subida da inflação” e disponibilidade financeira, cada vez menor, das famílias. “É importante perceber quais é que são algumas das necessidades e, dentro daquilo que cada um de nós pode fazer, tentar ajudar, que é precisamente esse o mote da nossa campanha”, diz ainda Rita Nabeiro.

Nas edições anteriores desta iniciativa, o Coração Delta ajudou cerca de nove mil idosos. Este ano, o objetivo é que se consiga chegar a mais dois mil, perfazendo, dessa forma, um total de mais de dez mil idosos em todas as edições.

Câmara Municipal de Elvas aprova proposta de reprogramação do PEDU

O executivo municipal de Elvas aprovou, na passada quarta-feira, dia 25, a proposta de Reprogramação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), na sessão pública realizada nas instalações da Banda 14 de Janeiro.

Esta reprogramação financeira permitirá alocar montantes disponíveis a outras operações inseridas no PEDU, nomeadamente os valores remanescentes de operações concluídas.

Aprovada também foi a comemoração da quadra natalícia dos funcionários do Município e entrega de presentes aos filhos dos funcionários, a 15 de dezembro.

As propostas de apoio económico do SAAS foram aprovadas, assim como o protocolo de territorialização da rede nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica – Pedido de cabimento e compromisso.

Os eleitos aprovaram o programa Eco Escolas; a atividade de comemoração do Halloween, com os prémios a entregar; e o apoio à realização do Festival de Caminhadas TransAlentejo – Walking Festival 2023.

O executivo aprovou, com um voto contra, a Revisão Orçamental III. A transferência de Património da Segurança Social para o Município – Auto de Cessão de Bens foi aprovada, assim como a proposta de Alterações ao Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Elvas.

No prosseguimento da Estratégia Local de Habitação foi aprovada a candidatura ao PRR “Reabilitação dos 132 fogos – Boa Fé”. Foi, igualmente, aprovada, a adesão à Central de Compras Públicas – CONNECT.

O executivo aprovou as cedências do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas N.º 1 de Elvas; do Cineteatro Municipal de Elvas para a realização do Maior Show Infantil; e do Forte da Graça para cerimónia do Agrupamento de Escuteiros n.º 158 de Elvas – ratificado.

Foram atribuídos apoios à Liga Regional “Os Unidos de Vila Boim”, Núcleo Sportinguista de Elvas e Associação de Assistência de Vila Boim.

Nesta sessão, o executivo deu ainda a conhecer que, nos primeiros nove meses do ano, foram investidos cerca de um milhão e meio em obras de conservação e manutenção pelo Município de Elvas.

No final os presentes puderam manifestar algumas preocupações ao executivo, sobre vários temas.

Fonte: Município de Elvas

Museu Militar de Elvas: passeio de BTT e exposição de viaturas este sábado

Um Passeio de BTT e a inauguração de uma exposição na Praça da República são as atividades promovidas pelo Museu Militar de Elvas e que têm lugar amanhã, sábado, 28 de outubro.

No que diz respeito ao Passeio de BTT, o percurso incide pelo património de Elvas, para dar a conhecer locais, que muitos desconhecem, explica o Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas. O objetivo foi “convidar todos aqueles que gostam desta modalidade, para que se reunissem no Museu Militar e, sob a coordenação do Coronel Joaquim Bucho, pudessem passar por vários locais históricos que foram determinantes na história de Portugal”, diz ainda Nuno Duarte.

Também amanhã, o Museu Militar vai até ao coração da cidade, ou seja, algumas viaturas e espólio deste espaço, estarão em exposição durante o dia na Praça da República. O diretor do Museu Militar de Elvas revela que “levarão várias viaturas do Museu e peças de temáticas como artilharia, saúde militar, entre outras, até à Praça da República, para que todos possam conhecer um pouco desta história e património militar”.

O passeio de BTT tem concentração marcada para as 9 horas, no Museu Militar de Elvas; já a exposição é inaugurada às 10 horas, na Praça da República.