Elvense Inês Aureliano alcança segundo lugar no “Portugal a Dançar”

A jovem elvense Inês Aureliano, do grupo “Os Dançarilhos” conquistou, com o seu solo de dança contemporânea e ballet, o segundo lugar entre as dez atuações a concurso na final local do “Portugal a Dançar”, disputada na tarde deste domingo, 22 de outubro, no cineteatro municipal de Elvas.

No final, Inês, naturalmente satisfeita, revelou-se ainda entusiasmada por agora ir até Portimão para, a 10 de dezembro, enfrentar a fase nacional do concurso. “Estou muito contente, mas um bocado triste, por causa do grupo, mas estou entusiasmada”, começou por dizer, assegurando que, mesmo tendo planos de entrar no Ensino Superior, no próximo ano, assegura que vai continuar sempre a dançar. O apoio da família, garante ainda, é “muito importante”, porque são os pais, sobretudo, que “vêem o choro por trás disto tudo”.

Para a bailarina e jurada do concurso Ana Carina Rodriguez, foi uma surpresa a quantidade de estilos de dança que acabaram por estar representados nesta final. Entre as dez atuações a concurso, selecionadas entre sexta-feira e ontem, sábado, houve espaço para o ballet, a dança contemporânea, o flamenco, o hip-hop e a dança oriental. “Foi uma surpresa enorme e encontrámos aqui muito talento. É só uma questão de estarmos atentos ao talento deles”, assegura.

Já o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, que revela que foram 26 os grupos de dança a participar nas duas eliminatórias, entre sexta-feira e sábado, na cidade, garante que se conseguiu, com este evento, proporcionar um “excelente” fim de semana em Elvas. “Mais que a festa, fiquei contente por muitos destes 26 grupos serem de Elvas. Mas o mais importante que ficar em 1º, 2º ou 3º lugar – que eu fico muito feliz pela Inês ir representar Elvas em Portimão – é o facto de termos aqui um espetáculo de variedades, em termos de dança”, remata.

O grupo “D’Temple”, de Évora, foi quem ganhou esta fase final local do concurso. O terceiro lugar foi para a jovem Maria Manuel Borges.

Um excerto da atuação de Inês Aureliano para ver no vídeo abaixo:

Algumas das atuações desta tarde, no cineteatro de Elvas, para ver abaixo:

Museu Militar de Elvas recebeu torneio de xadrez promovido pelo CEN

Para comemorar o aniversário do Museu Militar de Elvas, esta instituição, em parceria com o Clube Elvense de Natação (CEN), levou este domingo, 22 de outubro, a cabo um torneio de xadrez de partidas rápidas (cinco minutos para cada jogador). A prova foi ganha por Jorge Silva.

Esta data marca também a primeira iniciativa oficial desta nova modalidade do CEN, iniciada há cerca de três meses.

A prova foi arbitrada por António Demétrio, sendo que, em prova, estiveram reunidas duas gerações muito distintas: por um lado, os jovens que recentemente se iniciaram; e por outro, jogadores que não jogavam oficialmente há mais de 20 anos.

A classifição final:

Almoço da Idade de Ouro no CNT de Elvas em imagens

O último almoço do Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, realizou-se este domingo, 22 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

As imagens desse almoço para ver na galeria abaixo:

“Monólogos do Pénis” a 4 de novembro no Cineteatro de Elvas

O Cineteatro Municipal de Elvas vai ser palco dos “Monólogos do Pénis”, a 4 de novembro, pelas 21.30 horas, para maiores de 16 anos.

A peça é uma comédia satírica sobre o universo masculino que revela o que, realmente, os homens falam sobre as mulheres, com Ricardo Castro e Ricardo Carriço nos principais papéis.

O texto original é do autor brasileiro Carlos Eduardo Novaes. No Brasil, foi vista por mais 1,5 milhões de espectadores e esteve em cena durante mais de uma década. A adaptação portuguesa foi feita por Luís Filipe Borges, com encenação de Paulo Cintrão.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nos locais habituais.

“O Elvas” segue em frente na Taça de Portugal após vencer Tirsense

Em partida dos 32 Avos da Taça de Portugal, “O Elvas” venceu o Tirsense, nas grandes penalidades, por 4-2, após um empate a uma bola no tempo regulamentar.

O encontro começou bem para os alentejanos, que inauguraram o marcador aos 35 minutos por Nketia. Na compensação do jogo, aos 90+5, Moura fez a igualdade para a equipa de Santo Tirso.

No prolongamento não houve golo e no desempate da marca de penálti, “O Elvas” foi mais competente e marcou as quatro vezes que rematou, tendo a equipa forasteira apenas concretizado dois penáltis.

Primeiro jogo de Pedro Hipólito e primeira vitória dos azuis e ouro, que agora podem a aspirar a receber um grande do futebol português (FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães, Vizela, Estrela da Amadora, Casa Pia e Arouca ainda estão em prova).

Mercado de Outono em Cabeço de Vide a 28 e 29 de outubro

O Município de Fronteira promove a segunda edição do Mercado de Outono, um “mercado de envolvimento”, nos próximos dias 28 e 29 de outubro, entre as 8 e as 13 horas.
Neste mercado, o destaque vai para os produtores locais, que procuram vender os seus produtos, mas onde não falta animação.
Cabe à Tocata do Rancho Folclórico de Cabeço de Vide animar os presentes no dia 28, pelas 10 horas.

Mês da Música assinalado em Elvas com três espetáculos entre outubro e novembro

A Câmara Municipal de Elvas dedica o mês de outubro e novembro à música. Ao longo destes dois meses, decorrem vários concertos no Cineteatro Municipal de Elvas, nos quais a música é o principal ingrediente.

O programa, que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Academia de Música de Elvas, Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo, tem direção artística do professor Luís Zagalo e contempla três espetáculos, tendo os mesmos entradas pagas.

No próximo dia 28 de outubro, sábado, pelas 21.30 horas, no âmbito da comemoração dos 70 anos de carreira do Maestro Victorino D’Almeida, decorre o concerto “Pequena História da Canção Francesa”, com o maestro ao piano e a voz de Nádia Sousa.

Uma “Viagem ao Mundo dos Sonhos” é a proposta para o dia 5 de novembro, domingo, às 18 horas, com a participação de professores, alunos e convidados da Academia de Música de Elvas.

A iniciativa encerra a 18 de novembro, sábado, pelas 21.30 horas, com o espetáculo “Sinédoque”, de piano, poesia e outras simbioses com a participação de Ivo Canelas (voz) e João Vasco (piano).

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline.pt ou no Cineteatro Municipal, uma hora antes do concerto.

Festival da Idade de Ouro chega ao fim com seniores reunidos em almoço no CNT

O Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, chegou este domingo, 22 de outubro, ao fim, com a realização do último almoço, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), para os seniores das duas freguesias urbanas da cidade – Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova -, depois de já terem sido percorridas todas as freguesias rurais.

Recordando a política do município, desde que foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas, em 1994, e os apoios que a autarquia tem disponíveis para os mais velhos, como a comparticipação em 85% da fatura dos medicamentos de que necessitam, Rondão Almeida lembra que o município decidiu dotar todo o concelho de lares e centros de dia. Agora, assegura, o desafio é “aumentar” essas infraestruturas, uma vez que “continua a haver listas de espera”.

Já estes almoços, garante o autarca, são apenas uma forma de homenagear “aqueles que trabalharam ao longo de toda a sua vida”. “A grande maioria das pessoas que aqui estão presentes, começaram a trabalhar aos dez ou 11 anos e não nos podemos esquecer de todos aqueles que tudo fizeram para criar os seus filhos e que, ainda hoje, ajudam a criar os netos”, acrescenta. Esta é uma faixa etária, garante ainda, que merece o “respeito” e a “consideração” de qualquer político.

Neste último almoço, revela ainda o autarca, participaram cerca de 500 pessoas, sendo que, ao todo, o festival da Idade de Ouro chegou a “praticamente 1.600”. “Quando fazíamos a festa toda junta, não conseguíamos atingir metade”, remata.

A animar a festa esteve o músico elvense João Carlos Tocha.

Festival de Sopas de regresso a Montemor-o-Novo

O 19.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo vai decorrer entre os dias 3 e 5 de novembro, no Parque de Feira e Exposições da cidade.

O vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, que recorda que este festival tem “muita história”, assegura que já tem reconhecida a “sua qualidade gastronómica”.

No evento, vão estar representados 12 restaurantes do concelho, num total de 16 expositores. O certame contará também com animação musical e expositores da área do vinho.

Inserido neste festival, encontra-se o concurso gastronómico “Borrego à Mesa”, que irá premiar os melhores partos, nas categorias de tradição e inovação, com um valor monetário de 1.900 euros.

Feira da Castanha de regresso a Marvão a 11 e 12 de novembro

Marvão volta a ser palco da Feira da Castanha entre os dias 11 e 12 de novembro.

O certame que já se assume como uma referência na região, revela o presidente da câmara, Luís Vitorino, decorrerá “dentro dos mesmos moldes do ano anterior e é uma feira para o povo, da cultura da castanha, contando também com vinhos da região e animação musical”.

Luís Vitorino apela a todos para que visitem Marvão, por esta ocasião, sendo este certame “mais um motivo para visitar a vila e conhecer os produtos locais”.

Arte contemporânea moçambicana em exposição no espaço.arte

A exposição de arte contemporânea moçambicana “Kutlangana”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, até dia 7 de janeiro, foi inaugurada na tarde de ontem, sábado, 21 de outubro.

“Kutlangana”, que significa “encontrar”, apresenta uma visão sobre a produção artística realizada por artistas muito pouco conhecidos em Portugal.

No decorrer da inauguração da mostra, o curador Rodrigo Bettencourt promoveu uma visita guiada, dando a conhecer aos presentes todas as histórias por detrás de cada obra de arte.

Estiveram presentes no evento as vereadoras na Câmara de Campo Maior São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Degolados, João Cirilo, e Vanda Portela, representante da Junta de Freguesia de São João Baptista.

Fonte: Município de Campo Maior

 

Cãominhada voltou a juntar patudos em Campo Maior

A Associação Amigos dos Animais de Campo Maior, em parceria com o Município e com o apoio de várias instituições e empresas do concelho, organizou ontem, sábado, 21 de outubro, mais uma Cãominhada.

A atividade contou com cerca de 60 participantes, que tiveram oportunidade de levar os seus patudos a passear pela vila, ou de passear os animais aos cuidados da associação.

O vereador na Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e Sandra Rosa, representante da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, marcaram presença no evento.

Fonte: Município de Campo Maior

José Mateus apresenta os seus temas na sede da Banda 14 de Janeiro

A tour de José Mateus pelos salões de quatro coletividades do Centro Histórico de Elvas, no âmbito do Mês da Música, promovido pelo Município de Elvas, prosseguiu ontem, sábado, 21 de outubro, nas remodeladas instalações da Banda 14 de Janeiro.

Acompanhado nos teclados por Ricardo Ventura, o cantor e compositor elvense radicado em Badajoz interpretou temas dos seus dois álbuns: “Ar do Sol”, de 2021, e o recente “Meu Lado”.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal na sede da Rua Sá da Bandeira.

O quarto e último concerto do Mês da Música leva José Mateus no próximo sábado, 28 de outubro, ao salão do Centro Artístico Elvense – o popular Grémio -, às 19 horas e com acesso livre do público.

Fonte: Município de Elvas

Barbacena foi a última freguesia rural de Elvas a receber o almoço da Idade de Ouro

Barbacena foi a última freguesia rural do concelho a receber a receber a edição 2023 do Festival da Idade de Ouro promovido pelo Município de Elvas.

Cerca de 170 pessoas juntaram-se ontem, sábado, 21 de outubro, no Pavilhão Multiusos da localidade, para o convívio que incluiu o habitual almoço, acompanhado de animação musical com o cantor e teclista João Tocha.

O presidente da Câmara, Rondão Almeida, marcou presença em Barbacena, ao lado do presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Jorge Madeira.

Também estiveram presentes a presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais, a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, os vereadores Hermenegildo Rodrigues, Cláudio Monteiro e Tiago Afonso, e autarcas de todas as freguesias do concelho.

Fonte: Município de Elvas

Forte de Santa Luzia recebeu última das visitas teatralizadas deste ano

Mais de duas dezenas de pessoas, com significativa presença de turistas espanhóis, juntaram-se no Forte de Santa Luzia na manhã de ontem, sábado, 21 de outubro, para uma visita teatralizada ao monumento.

O grupo de visitantes foi acompanhado pela animadora Raquel Real, da associação Arkus, que na pele de um simpático bobo foi narrando os mais importantes episódios históricos sobre aquela fortificação.

Com esta iniciativa chegou ao fim o conjunto de seis visitas teatralizadas ou especiais que se realizaram ao longo dos últimos meses nos Fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça.

A organização destas visitas foi repartida entre o Município de Elvas, através das equipas dos dois Fortes, e a Arkus – Associação Juvenil.

Fonte: Município de Elvas

VII Iberoaves Elvas: julgamento de aves este domingo

A Associação Ornitológica de Elvas organiza, entre 27 a 29 de outubro, a VII Iberoaves Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Este domingo, 22 de outubro, a associação está a realizar o julgamento das aves a concurso.

Na organização do evento, a Associação Ornitológica conta com o apoio da Câmara de Elvas.

Bombeiros de Campo Maior celebram 74º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Campo Maior completa este domingo, 22 de outubro, 74 anos desde a sua fundação.

“Desde 22 de outubro de 1949, os nossos bombeiros têm sido uma força vital na nossa comunidade, protegendo vidas e propriedades com coragem inigualável”, diz a associação humanitária, nas redes sociais.

“Neste dia especial, queremos prestar homenagem aos bravos homens e mulheres que fazem e fizeram parte desta corporação. Pelo seu compromisso, coragem e dedicação são inspiradores. Agradecemos a todos os membros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Campo Maior pelo seu serviço. Juntos, continuamos a lutar para proteger a nossa comunidade e tornar o nosso mundo um lugar mais seguro”, lê-se ainda na referida publicação.

A pensar na vitória, Pedro Hipólito espera “jogo difícil” frente ao Tirsense

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos entra este domingo, 22 de outubro, em campo para defrontar o Tirsense em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

O treinador dos azuis e ouro, Pedro Hipólito, destaca as potencialidades da equipa adversária, pelo facto de ter uma “equipa muito equilibrada” e espera um “jogo difícil”, mas o objetivo é “ganhar”.

Tendo presente a insatisfação dos adeptos, o técnico apela a que “apoiem e acreditem na equipa, porque “sem eles e sem o apoio deles tudo se torna mais difícil”, garantindo que “estão a trabalhar para que as coisas mudem, por isso acreditem”.

O capitão da equipa sénior de “O Elvas” garante que esta tarde irão mostrar uma equipa “muito focada, com personalidade e com vontade de passar à próxima eliminatória da Taça de Portugal”.

Sendo esta uma competição muito importante, Luís Dias, espera “encher o Patalino com muitas pessoas, porque esse apoio é muito importante para nós”.

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos defronta hoje, às 15 horas o Tirsense, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, no Campo Patalino, do Estádio Municipal.

Obras em madeira de João Peixe em exposição na Casa da Cultura de Elvas

O elvense João Peixe apresenta, na Casa da Cultura de Elvas, a exposição “Os Dois Lados”, composta, sobretudo, por trabalhos produzidos à base de madeira.

Estes dois lados das obras, explica o artista elvense, apresentam duas vertentes: uma mais abstrata e outra mais figurativa. “Tenho depois umas peças mais complexas, em que junto os dois lados, em que os dois lados vão para além da peça final, mas também de textos que eu escrevo e depois transformo em peças”, adianta. A temática desta exposição acaba por englobar “muito daquilo” que João Peixe considera ter e ser como artista, numa “procura por ir evoluindo tecnicamente e artisticamente”.

Ainda que a pintura, seja em acrílico, seja em spray, tenha também o seu destaque nesta exposição, o artista explica que a base das obras é sempre a madeira, através de um trabalho de carpintaria e artesanato. Por isso mesmo, João Peixe acredita que esta é uma exposição “diferente” de todas aquelas que já estiveram patentes na Casa da Cultura.

Revelando que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de mostrar, em Elvas, todo o seu portefólio, a título individual, o artista garante que esta exposição, para si, tem um valor “acrescentado”. Nascido em Portalegre, João Peixe viveu até aos 18 anos em Elvas, sendo que foi em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje, que se formou em Arquitetura.

A exposição está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até dia 11 de novembro. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas, encontrando-se encerrada aos domingos e feriados.

Festival da Idade de Ouro este domingo no CNT

A Câmara Municipal de Elvas está a realizar o Festival da Idade de Ouro, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, em oito localidades.

Neste domingo, dia 22, o festival termina em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), com um almoço às 13 horas, seguido de animação pela tarde.

Sem atletismo e futsal, UF Degolados aposta agora tudo na malha

Depois do acidente em dezembro do ano passado, que para além dos feridos que provocou, fez ainda elevados estragos na carrinha do clube, o União Futebol de Degolados viu-se obrigado a deixar para trás, por enquanto, a prática de atletismo e futsal.

“Estávamos com uma grande atividade, mas tivemos um contratempo e perdemos a nossa viatura. Estamos a tentar tratar disso conjuntamente com um patrocinador e o município, mas, até ao momento, não temos viatura e, não tendo viatura, não podemos fazer projetos e só estarmos dependentes do município”, começa por dizer o presidente do clube, Florival Cirilo.

Ainda que futsal e atletismo fiquem, neste momento, em “standby”, os “atletas da malha estão, atualmente, no Campeonato Distrital” da modalidade. A malha, recorda Florival Cirilo, é uma modalidade “há muitos anos praticada no clube”, sendo Degolados a localidade que “há mais tempo participa no Campeonato Distrital”.