A jovem elvense Inês Aureliano, do grupo “Os Dançarilhos” conquistou, com o seu solo de dança contemporânea e ballet, o segundo lugar entre as dez atuações a concurso na final local do “Portugal a Dançar”, disputada na tarde deste domingo, 22 de outubro, no cineteatro municipal de Elvas.
No final, Inês, naturalmente satisfeita, revelou-se ainda entusiasmada por agora ir até Portimão para, a 10 de dezembro, enfrentar a fase nacional do concurso. “Estou muito contente, mas um bocado triste, por causa do grupo, mas estou entusiasmada”, começou por dizer, assegurando que, mesmo tendo planos de entrar no Ensino Superior, no próximo ano, assegura que vai continuar sempre a dançar. O apoio da família, garante ainda, é “muito importante”, porque são os pais, sobretudo, que “vêem o choro por trás disto tudo”.
Para a bailarina e jurada do concurso Ana Carina Rodriguez, foi uma surpresa a quantidade de estilos de dança que acabaram por estar representados nesta final. Entre as dez atuações a concurso, selecionadas entre sexta-feira e ontem, sábado, houve espaço para o ballet, a dança contemporânea, o flamenco, o hip-hop e a dança oriental. “Foi uma surpresa enorme e encontrámos aqui muito talento. É só uma questão de estarmos atentos ao talento deles”, assegura.
Já o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, que revela que foram 26 os grupos de dança a participar nas duas eliminatórias, entre sexta-feira e sábado, na cidade, garante que se conseguiu, com este evento, proporcionar um “excelente” fim de semana em Elvas. “Mais que a festa, fiquei contente por muitos destes 26 grupos serem de Elvas. Mas o mais importante que ficar em 1º, 2º ou 3º lugar – que eu fico muito feliz pela Inês ir representar Elvas em Portimão – é o facto de termos aqui um espetáculo de variedades, em termos de dança”, remata.
O grupo “D’Temple”, de Évora, foi quem ganhou esta fase final local do concurso. O terceiro lugar foi para a jovem Maria Manuel Borges.
Um excerto da atuação de Inês Aureliano para ver no vídeo abaixo:
Algumas das atuações desta tarde, no cineteatro de Elvas, para ver abaixo:


Para comemorar o aniversário do Museu Militar de Elvas, esta instituição, em parceria com o Clube Elvense de Natação (CEN), levou este domingo, 22 de outubro, a cabo um torneio de xadrez de partidas rápidas (cinco minutos para cada jogador). A prova foi ganha por Jorge Silva.

O último almoço do Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, realizou-se este domingo, 22 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.
O Cineteatro Municipal de Elvas vai ser palco dos “Monólogos do Pénis”, a 4 de novembro, pelas 21.30 horas, para maiores de 16 anos.
Em partida dos 32 Avos da Taça de Portugal, “O Elvas” venceu o Tirsense, nas grandes penalidades, por 4-2, após um empate a uma bola no tempo regulamentar.
O Município de Fronteira promove a segunda edição do Mercado de Outono, um “mercado de envolvimento”, nos próximos dias 28 e 29 de outubro, entre as 8 e as 13 horas.
A Câmara Municipal de Elvas dedica o mês de outubro e novembro à música. Ao longo destes dois meses, decorrem vários concertos no Cineteatro Municipal de Elvas, nos quais a música é o principal ingrediente.
O Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, chegou este domingo, 22 de outubro, ao fim, com a realização do último almoço, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), para os seniores das duas freguesias urbanas da cidade – Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova -, depois de já terem sido percorridas todas as freguesias rurais.
O 19.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo vai decorrer entre os dias 3 e 5 de novembro, no Parque de Feira e Exposições da cidade.
Marvão volta a ser palco da Feira da Castanha entre os dias 11 e 12 de novembro.
A exposição de arte contemporânea moçambicana “Kutlangana”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, até dia 7 de janeiro, foi inaugurada na tarde de ontem, sábado, 21 de outubro.
A Associação Amigos dos Animais de Campo Maior, em parceria com o Município e com o apoio de várias instituições e empresas do concelho, organizou ontem, sábado, 21 de outubro, mais uma Cãominhada.
A tour de José Mateus pelos salões de quatro coletividades do Centro Histórico de Elvas, no âmbito do Mês da Música, promovido pelo Município de Elvas, prosseguiu ontem, sábado, 21 de outubro, nas remodeladas instalações da Banda 14 de Janeiro.
Barbacena foi a última freguesia rural do concelho a receber a receber a edição 2023 do Festival da Idade de Ouro promovido pelo Município de Elvas.
Mais de duas dezenas de pessoas, com significativa presença de turistas espanhóis, juntaram-se no Forte de Santa Luzia na manhã de ontem, sábado, 21 de outubro, para uma visita teatralizada ao monumento.
A Associação Ornitológica de Elvas organiza, entre 27 a 29 de outubro, a VII Iberoaves Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Campo Maior completa este domingo, 22 de outubro, 74 anos desde a sua fundação.
A iniciativa “Portugal a Dançar” decorre desde a passada sexta-feira, 20 de outubro, em Elvas sendo que este domingo, 22 de outubro, tem lugar a fase final local.
“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos entra este domingo, 22 de outubro, em campo para defrontar o Tirsense em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
O elvense João Peixe apresenta, na Casa da Cultura de Elvas, a exposição “Os Dois Lados”, composta, sobretudo, por trabalhos produzidos à base de madeira.
Revelando que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de mostrar, em Elvas, todo o seu portefólio, a título individual, o artista garante que esta exposição, para si, tem um valor “acrescentado”. Nascido em Portalegre, João Peixe viveu até aos 18 anos em Elvas, sendo que foi em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje, que se formou em Arquitetura.
A Câmara Municipal de Elvas está a realizar o Festival da Idade de Ouro, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, em oito localidades.
Depois do acidente em dezembro do ano passado, que para além dos feridos que provocou, fez ainda elevados estragos na carrinha do clube, o União Futebol de Degolados viu-se obrigado a deixar para trás, por enquanto, a prática de atletismo e futsal.