Festival da Idade de Ouro chega ao fim com seniores reunidos em almoço no CNT

O Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, chegou este domingo, 22 de outubro, ao fim, com a realização do último almoço, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), para os seniores das duas freguesias urbanas da cidade – Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova -, depois de já terem sido percorridas todas as freguesias rurais.

Recordando a política do município, desde que foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas, em 1994, e os apoios que a autarquia tem disponíveis para os mais velhos, como a comparticipação em 85% da fatura dos medicamentos de que necessitam, Rondão Almeida lembra que o município decidiu dotar todo o concelho de lares e centros de dia. Agora, assegura, o desafio é “aumentar” essas infraestruturas, uma vez que “continua a haver listas de espera”.

Já estes almoços, garante o autarca, são apenas uma forma de homenagear “aqueles que trabalharam ao longo de toda a sua vida”. “A grande maioria das pessoas que aqui estão presentes, começaram a trabalhar aos dez ou 11 anos e não nos podemos esquecer de todos aqueles que tudo fizeram para criar os seus filhos e que, ainda hoje, ajudam a criar os netos”, acrescenta. Esta é uma faixa etária, garante ainda, que merece o “respeito” e a “consideração” de qualquer político.

Neste último almoço, revela ainda o autarca, participaram cerca de 500 pessoas, sendo que, ao todo, o festival da Idade de Ouro chegou a “praticamente 1.600”. “Quando fazíamos a festa toda junta, não conseguíamos atingir metade”, remata.

A animar a festa esteve o músico elvense João Carlos Tocha.