Camião tomba com poste de eletricidade (c/vídeo)

Um camião tombou quando descarregava um poste de eletricidade, perto do cruzamento para Barbacena, na Nacional 246, depois do Vedor, pouco depois das 17 horas desta segunda-feira.

O condutor não sofreu ferimentos, pois saltou de imediato do veículo pesado quando se apercebeu que a viatura se estava a tombar, uma vez que o terreno na zona de apoio cedeu na gare junto à estrada nacional, onde decorriam os trabalhos.

No local do acidente estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, a PSP de Elvas e a GNR de Elvas.

 

Espetáculo “Seraphim” em sessão dupla em Estremoz

O espetáculo “Seraphim” é apresentado no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no próximo dia 30 de setembro, às 21h30, bem como no 1 de outubro, às 17 horas.

“Seraphim” é uma criação do Colectivo Cultura Alentejo, a partir do texto original de Francisco Lapa, com adaptação e dramaturgia de Cláudio Henriques e Rui Serrano, encenação de Cláudio Henriques e interpretação de Rui Serrano, Tomás Genebra e Maria Toureiro.

O espetáculo leva o público “numa viagem profunda, pessoal, através dos sentimentos e reflexões do personagem, onde a esperança é o sol no seu horizonte”.

Os bilhetes têm um custo de cinco euros, encontrando-se disponíveis para aquisição na BOL, Posto de Turismo de Estremoz e Teatro Bernardim Ribeiro.

Monforte acolhe conferência sobre “Duarte Darmas” esta quarta-feira

Foto arquivo

A exposição “Duarte Darmas- do Cálamo ao Drone” é o mote para a conferência que vai ter lugar esta quarta-feira,13 de setembro, em Monforte.

A conferência, marcada para as 14.30 horas, no auditório do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), conta com a presença do historiador e investigador Santiago Macias.

Sub-17 de “O Elvas” empatam em Lisboa com o CIF

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” empatou 2-2, em Lisboa com o CIF, na jornada 3 da Série D da II Divisão do campeonato nacional. O encontro teve lugar ao final da manhã deste domingo, 10 de setembro, no Caramão da Ajuda.

Ao intervalo, os alentejanos estavam na diateira do marcador, com um golo de Martim Canhão, no minuto 15. No reinício, os lisboetas deram a volta ao marcador, com dois golos em dez minutos, dentro do primeiro quarto de hora. Porém, a lutar pelos pontos, a equipa de Francisco Carvão chegou ao empate, num pontapé de grande penalidade transformado pro Martim Canhão, no minuto 76.

Na classificação, “O Elvas” e Sintrense, ambos com um pontos, fecham a pauta com dez equipas. Os azuis-e-ouro têm um empate, duas derrotas, 3-9 em golos e, na próxima jornada, no dia 24, domingo, às 11 horas, recebem o Estrela de Portalegre, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Quatro homens detidos na semana passada pela PSP no distrito

A PSP, no distrito de Portalegre, deteve quatro homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, no decorrer da semana passada. Dois destes homens foram detidos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal para conduzir; um por cumprimento de mandado de detenção e condução; e outro por burla.

Entre 4 e 10 de setembro, a PSP realizou 13 operações de fiscalização rodoviária, com 422 veículos controlados e 19 autos de notícia por contraordenação levantados: dez por falta de inspeção periódica obrigatória, dois por utilização do telemóvel durante a condução, cinco por excesso de velocidade durante a condução, um por falta do seguro obrigatório da viatura e um por condução de veículo automóvel sem habilitação legal para conduzir.

No mesmo período de tempo, foram também desenvolvidas quatro operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais; duas ações de fiscalização no âmbito da segurança privada; e uma ação de fiscalização no âmbito das armas e explosivos.

No que toca a acidentes de viação, a PSP registou quatro, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

São Vicente acolheu mais um leilão de borrachos

A Sociedade Columbófila de Elvas promoveu ontem, domingo, 10 de setembro, mais uma edição do seu tradicional leilão de borrachos.

A iniciativa, acompanhada de almoço de confraternização para dirigentes, columbófilos e familiares, teve por cenário o salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, marcou presença no evento da Sociedade Columbófila, onde também esteve o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas.

Fonte: Município de Elvas

Fim de semana muito competivo no Tiro e Caça de Elvas

Foto de arquivo

O Clube de Tiro e Caça de Elvas foi palco, no passado fim de semana, dias 9 e 10 de setembro, de várias provas.

No sábado, Ricardo Vaz venceu a Taça Clube de Tiro e Caça de Elvas, assim como o 1º abono da Taça Cidade de Elvas (geral). Nesta prova, Rodrigo Barbosa foi o vencedor em Juniores e Juan Cancho em Veteranos.

Já Ricardo André foi o vencedor da abertura de domingo da Taça Cidade de Elvas (geral).

O 2º abono da Taça Carlos Vasconcelos foi ganha por Ricardo André na geral; Diana Moreira, em Damas; Pedro Dores, em Juvenis; Rodrigo Barbosa, em Juniores; José Peixoto, em Veteranos; Mário Calheiros, em Super Veteranos; Ricardo, Gilberto, Paulo e Filipe, em Equipa.

Ricardo André venceu ainda o prémio “Liga dos Campeões” e Pedro Saragoça o prémio “Regularidade”.

Festas de Barbacena chegam ao fim esta segunda-feira à noite

As festas em honra de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, chegam esta segunda-feira, 11 de setembro, ao fim, depois de dias e noites de muita animação.

Para hoje, às 18 horas, está prevista uma largada de touros, seguindo-se, às 21h45, um espetáculo do grupo Voz Amiga da Terrugem. As festas terminam com um baile abrilhantado por Jorge Gomes.

Durante o fim de semana, sobretudo, foram muitos os visitantes – milhares, segundo a orgzanição – que passaram pelas festas, para as mais diversas atividades tauromáquicas, a procissão de ontem, 10 de setembro, e os vários bailes promovidos.

Voz Amiga da Terrugem atua esta segunda-feira em Barbacena

O grupo musical Voz Amiga da Terrugem atua esta segunda-feira, dia 11 de setembro, às 22 horas, nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena.

Este é um grupo de música popular portuguesa, constituído por dez elementos das mais diversas profissões e idades. Segundo a banda, este “é um grupo com uma vontade contagiante de ir mais além e levar o nome da Terrugem por este país fora”.

Esta atuação insere-se na iniciativa “Animação nas Freguesias”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

Autores de Elvas candidatam projeto de Rotas Literárias ao Orçamento Participativo

Os Autores de Elvas, grupo formado, no ano passado, por quase vinte escritores do concelho, que se dedicam aos mais diversos géneros literários, candidataram o projeto “Rotas Literárias: Geografias das Palavras d’Elvas” ao Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal.

A votação até ao próximo dia 30, este é um projeto, através do qual, explica a representante do grupo, Luísa Currito, se pretende “contribuir para o desenvolvimento de Elvas”, em termos de leitura e escrita, numa relação estreita com o património do concelho.

A intenção dos Autores de Elvas é apresentar vários percursos em pelo concelho, incluindo todas as freguesias rurais, em roteiros que serão, por vezes, acompanhados pelos escritores.

Estas Rotas Literárias terão duas vertentes: por um lado, a Rota de Escritor, que se foca num dos autores de Elvas em específico, visitando os seus locais de afetos; e, por outro, a Rota de Obra Literária, que incide num percurso de visita aos locais onde se desenrolam os principais momentos da trama. Para isso, o projeto, inclui sinalética e uma componente digital, com um QR Code, para que, mesmo na ausência dos escritores, os roteiros possam ser feitos de forma autónoma, com recurso apenas a um telemóvel com ligação à internet.

Para poder implementar este projeto, caso venha a ser o vencedor deste Orçamento Participativo, o grupo dos Autores de Elvas vai precisar de cerca de 15 mil euros. Tudo para saber sobre o projeto aqui, onde é possível proceder também à votação.

A entrevista completa a Luísa Currito, para ouvir no podcast abaixo:

Europa perdeu mais de 500 milhões de aves em 40 anos

Estima-se que se perderam cerca de 550 milhões de indivíduos da população total de aves da Europa, nos últimos 40 anos, segundo um estudo científico, coordenado por Richard Gregory, professor honorário numa universidade de Londres.

Este estudo analisou como é que 170 espécies de aves têm respondido a pressões induzidas por humanos, tendo os investigadores recorrido a dados recolhidos em mais de 20 mil locais de monitorização, em 28 países, incluindo Portugal, ao longo de 37 anos.

No decorrer deste estudo, descobriu-se que os químicos usados na agricultura para controlar os insetos e as plantas, que são vistas como daninhas, por poderem reduzir a rentabilidade das culturas, estão a privar muitas aves da sua principal fonte de alimento, e que essa é a principal causa do declínio dessas espécies na Europa.

Os métodos agrícolas modernos estão também na origem deste declínio, especialmente das espécies de aves que se alimentam de insetos e outros invertebrados, como andorinhões, alvéolas-amarelas, papa-moscas-cinzentos e cartaxos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Livro “Judeus de Elvas” apresentado na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolheu na tarde de ontem, domingo, 10 de setembro, a apresentação de “Judeus de Elvas – Linhagens de Parentesco (Séculos XVI-XVIII)”.

A obra de investigação, em dois volumes, tem autoria conjunta de Nuno Borrego e João Manuel Braz e assume-se como “um contributo para o conhecimento da História local”. Está inserida na coleção de Estudos Judaicos publicada pelo Laboratório de Estudos Judaicos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, coordenada por Nuno Borrego.

Nesta sessão em que a Câmara Municipal de Elvas esteve representada pela vereadora Vitória Branco, a apresentação de “Judeus de Elvas” esteve a cargo do professor universitário, político e ex-autarca António de Sousa Lara.

Fonte: Município de Elvas

Microalgas invadem novamente o Tejo em Portugal, alerta Quercus

A Quercus denuncia esta segunda-feira, 11 de setembro, um crescimento anómalo de microalgas, desde a entrada do rio Tejo em Portugal, em Vila Velha de Ródão, até Ortiga, em Mação.

“Este crescimento anómalo (bloom) das microalgas (cianobactérias e outras) é cíclico, devido às condições de calor e luminosidade”, referem os Núcleos Regionais de Castelo Branco e de Portalegre da Quercus, em comunicado enviado à Rádio ELVAS.

Esta situação, que dizem ser “inaceitável”, “repete-se ciclicamente e precisa de resolução política eficaz e urgente”, dizem ainda.

O comunicado da Quercus para ler na íntegra:

“Os Núcleos Regionais de Castelo Branco e de Portalegre da Quercus registaram, desde dia 8 de setembro, uma situação anómala no rio Tejo. As águas estão extremamente poluídas desde a entrada do rio Tejo em Portugal, em Vila Velha de Ródão, Arneiro, Nisa, chegando mesmo até Ortiga, já no município de Mação.

Esta situação inaceitável repete-se ciclicamente e precisa de resolução política eficaz e urgente.

Este crescimento anómalo (bloom) das microalgas (cianobactérias e outras) é cíclico, devido às condições de calor e luminosidade. Mas a sua intensificação resulta de vários fatores, sobretudo da concentração elevada de nutrientes. Estes nutrientes têm origem nas descargas de águas residuais (esgotos) sem tratamento adequado e nas escorrências de fertilizantes agrícolas que se vão acumulando, ao longo dos anos, no fundo das albufeiras da Extremadura espanhola. Portanto é imperativo que se criem condições para diminuir a concentração de nutrientes. Se continuarmos sem tratamento de esgotos e com escorrência de adubos agrícolas nada se resolverá.

A isto acresce a livre gestão das descargas de caudais das barragens da empresa Iberdrola, permitida pelos governos de Portugal e Espanha. Em vez de se compatibilizar a necessidade de manter o equilíbrio ecológico do rio, do qual dependemos, com as necessidades do mercado as descargas ocorrem atendendo apenas maximização do lucro proveniente da produção de energia hidroelétrica.

Vimos exigir a intervenção urgente do Ministério do Ambiente e Ação Climática, e reiterar a posição pública do movimento Protejo, que integramos. Neste contexto, consideramos que o Senhor Ministro do Ambiente e Ação Climática deve exigir explicações ao seu congénere espanhol visto que esta situação, que ocorre ano após ano, constitui um agravamento adicional do estado ecológico das massas de água do rio Tejo em Portugal em incumprimento da Convenção de Albufeira quanto à obrigatoriedade de garantir o bom estado ecológico das massas fronteiriças e transfronteiriças e em incumprimento da Diretiva Quadro da Água, que impõe o objetivo de alcançar um bom estado ecológico das massas de água.

Além disso, tal como a proTEJO , consideramos que há fundamento para apresentar uma queixa à Comissão Europeia contra os governos de Portugal e Espanha. Dado que a gestão das barragens para a produção hidroelétrica com critérios meramente economicistas, de maximização do lucro, sem atender nem minimizar os efeitos de poluição do rio, viola a Diretiva-Quadro da Água.

Relembramos que rio Tejo não é propriedade da Iberdrola, nem de nenhuma outra empresa que opera ao longo do rio, é Natureza e pertence a todos os seres do planeta, humanos e não humanos: é um bem comum que tem de ser preservado e respeitado.

A Quercus de Castelo Branco e de Portalegre convidam todos os cidadãos a colaborar na monitorização continuada da situação e os meios de comunicação locais a noticiar diariamente o estado de saúde do nosso rio Tejo, até que estejam criadas as condições para resolver este grave problema.”

Imagens: José Maria Moura (Cais de Vila Velha de Ródão, Cais da Barca, Água de Vila
Velha de Ródão e amostra de Vila Velha de Ródão) e Quercus Castelo Branco (Ponte Vila Velha de Ródão e Portas de Ródão)

Comendador Rui Nabeiro retratado por artista de Brotas

Terminou ontem, domingo, 10 de setembro, mais uma edição da ExpoMora, com um concerto de Fernando Daniel e o tradicional espetáculo de fogo de artifício.

Durante estes três dias de festa, o artista João Luís Relvas, natural da freguesia Brotas, no concelho de Mora, mostrou os seus trabalhos de pintura e desenho, pela segunda vez, a todos aqueles que passaram pelo certame. Conta que se dedica a esta arte, “mais a sério”, há 24 anos, ainda que o gosto tenha começado em tempos de escola.

Entre os muitos trabalhos que o artista teve expostos na ExpoMora, encontrava-se um desenho de Rui Nabeiro. João Luís Relvas explica que, em tempos, foi convidado a expor o seu trabalho em Campo Maior, mas, por não gostar muito de apresentar os seus desenhos, acabou por rejeitar o convite. Já depois da morte do comendador, decidiu levou a desenhar o comendador.

No decorrer da edição deste ano da ExpoMora, que decorreu entre sexta-feira e ontem, passaram pelo palco instalado no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora, para além de Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Toy. A ExpoMora resulta numa mostra da atividade empresarial, social e económica daquele concelho do distrito de Évora, onde a diversidade musical, a gastronomia, as atividades desportivas e culturais são outros dos ingredientes principais do evento, promovido pela Câmara Municipal de Mora.

Caçadores e Pescadores de Vila Boim celebram 19º aniversário

A Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim assinalou ontem, domingo, 10 de setembro, o seu 19° aniversário.

As comemorações tiveram início pela manhã, com uma atividade de caça aos pombos, culminando com um almoço que reuniu cerca de 40 pessoas no Monte da Cavaleira, na freguesia de Vila Boim.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, acompanhou a associação aniversariante, ao lado da equipa diretiva liderada por António Rocha.

Atualmente, a Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim conta com 112 associados, 63 dos quais são caçadores.

Além da prática das atividades cinegética e piscatória, foi no seio da Associação de Pescadores e Caçadores de Vila Boim que nasceu o grupo de música popular Xumbo Torto, um dos mais conhecidos do concelho.

Fonte: Município de Elvas

Mais de 30 clássicos no VIII Encontro “Minis & Padrinhos”

O VIII Encontro “Minis & Padrinhos”, destinado a carros clássicos e antigos, decorreu este domingo, 10 de setembro, em Elvas.

Promovido pelos elvenses José Luís Zuna, Joaquim Azenhas e Domingos Terrinca, o evento contou com a participação de 34 viaturas de diversas marcas, modelos e épocas.

Ao início da manhã, os participantes concentraram-se na Praça da República, onde esteve instalado o parque dos veículos.

Seguiu-se uma visita guiada pelos principais monumentos e pontos de interesse do centro histórico, culminando o programa com o almoço que juntou cerca de uma centena de pessoas. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, marcou presença neste convívio.

Fonte: Município de Elvas

Quinteto Pax Julia encerra ciclo “A Música Encanta o Património”

A edição 2023 da iniciativa “A Música Encanta o Património”, promovido pelo Município de Elvas, chegou ao fim na noite do passado sábado, 9 de setembro, com um concerto na Igreja do Salvador, pelo Quinteto de Sopros Pax Julia, sob a direção do maestro Vasco Pereira.

O Quinteto Pax Julia é composto pelos instrumentistas espanhóis Félix Picón, no clarinete, Antonio Mateu e Cecília Garcia, nos saxofones, Rubén Tortosa, no fagote, e Rubén Vegas, na trompa, pertencentes à Banda Municipal de Badajoz e Orquestra da Extemadura.

O Município de Elvas esteve representado pela vereadora Vitória Branco neste concerto, do qual fizeram parte temas de Johann Sebastian Bach e de bandas sonoras de filmes como “Cinema Paraíso”, “A Missão” e “A Lista de Schindler”.

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” é uma iniciativa do Município, em parceria com a Academia de Música de Elvas.

Toy atua esta segunda-feira na Festa dos Capuchos em Vila Viçosa

A Festa dos Capuchos, numa organização da Câmara Municipal de Vila Viçosa, prossegue esta segunda-feira, dia 11.

Às dez e meia da manhã, realiza-se uma largada de touros, na Praça da República e Avenida Bento de Jesus Caraça. Para as cinco e meia da tarde, na Praça de Touros de Vila Viçosa, realiza-se uma garraiada ao uso da região.

Às 20.30 horas, no Largo dos Capuchos, é feita a abertura do arraial; às 22 horas, no palco principal, começa o concerto com Toy; e, à meia-noite, no mesmo local, é o início do baile com Sons e Tons.

 

Romeiros de Vila Boim voltam a cumprir as tradições de São Mateus

O São Mateus está aí à porta e as tradições desta, que é a maior romaria a sul do Tejo, não caem em esquecimento. E foi para falar sobre uma dessas tradições que, na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, esteve em entrevista, na Rádio ELVAS, Sérgio Pereira, dos Romeiros de Vila Boim.

Os Romeiros, acompanhados pelos Romeiros de Esperança (Arronches), vão voltar a fazer, no próximo dia 20, quarta-feira, o habitual trajeto entre Vila Boim e o Parque da Piedade, em Elvas, por ocasião da romaria do Senhor Jesus da Piedade, deslocando-se de carroça puxada a cavalo, mula ou burro. A saída de Vila Boim está marcada para as 9 horas.

Desta vez, e à semelhança do que já aconteceu no ano passado, o percurso dos Romeiros não vai passar pelo centro histórico de Elvas, no sentido de evitar que os animais, alguns já com muita idade, tenham de subir o Viaduto e enfrentar a calçada do coração da cidade.

A tradição manda também que, à chegada ao Parque da Piedade, os Romeiros preparem as tradicionais sopas de tomate, servidas a todos aqueles que as queiram degustar. No Parque da Piedade, os Romeiros vão permanecer até sábado, dia 23.

A entrevista completa a Sérgio Pereira para ouvir no podcast abaixo:

União Futebol de Degolados: eleições no sábado com uma única lista

O União Futebol de Degolados vai a eleições no próximo sábado, dia 16 de setembro. A sufrágio apresenta-se uma única lista, liderada pelo atual presidente do clube, Florival Cirilo.

Para “não deixar cair um clube com quase cem anos de existência”, diz Florival Cirilo, a sua equipa vai prosseguir com o trabalho desenvolvido, até então. “Mais nenhuns sócios quiseram apresentar lista e, como é óbvio, vamos dar continuidade àquilo que são as raízes culturais de um povo”, assegura.

Nesta lista que se apresenta a sufrágio, há novos elementos, sobretudo jovens, isto porque é importante que estes possam dar seguimento ao trabalho desenvolvido, para “manter vivo” um clube que, em tempos, “foi também dos seus pais e avós”.

Ainda que apenas a sua equipa se submeta a eleições, Florival Cirilo diz ser importante que os sócios, no sábado, compareçam e exerçam o seu direito de voto.

A Assembleia Geral Eleitoral do União Futebol de Degolados decorre entre as 19 e as 20 horas de sábado, no edifício polivalente daquela freguesia de Campo Maior. Esta eleição para os órgãos sociais do clube é referente ao triénio 2023-2026.

MACE: mais novos aprendem moldagem de argila e pintura natural

“Moldagem de argila e pintura natural” foi o tema da edição de setembro do ciclo mensal de workshops “Sábados com Arte”, que teve lugar no sábado, dia 9, nas instalações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Desta vez, o responsável pela ação foi o artista plástico Luís Rosário. O workshop foi frequentado por dezena e meia de crianças e jovens com idades compreendidas entre os oito e os 14 anos.

Os “Sábados com Arte” são promovidos pelo Serviço Educativo do MACE, estando a edição de outubro agendada para dia 14, com temática e monitor ainda a anunciar.

Fonte: Município de Elvas

Grupo de Cantares de São Vicente animou a Terrugem

O Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa atuou, na noite da passada sexta-feira, 8 de setembro, no Pavilhão Multiusos da Terrugem .

O espetáculo este inserido na programação deste ano da iniciativa “Animação nas Freguesias Rurais”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

O programa do Município de Elvas termina, na noite desta segunda-feira, dia 11, em Barbacena, com a atuação do grupo Voz Amiga da Terrugem nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Paço.

Nuno Abelho apresenta a sua coleção “Raiz” em Londres

“Raiz” é o nome da coleção primavera/verão 2024, da autoria do estilista Nuno Abelho, que vai ser apresentada na Fashion Week, em Londres, no próximo sábado, 16 de setembro.

O estilista revela que esta “é uma coleção de 12 coordenados, que vai buscar muitas referências ao longo dos meus 25 anos de trabalho, mas de uma forma mais refinada e que mostra o estilo que tenho desenvolvido”.

Esta coleção, que “não olha a tendências”, porque segundo diz Nuno Abelho, “trabalho com materiais de grande qualidade, com fibras naturais e materiais reciclados, porque é importante ter essas referências e as peças que faço, são únicas”.

Esta é uma coleção, exclusivamente, feminina. Nuno Abelho explica que o nome “Raiz” surge do facto de a pandemia a o ter levado a reinventar a forma de trabalhar, mas que o essencial, a raiz, e o gosto que tem pelo seu trabalho manteve-se, por isso afirma que o nome desta coleção pretende “manter a raiz viva, para depois renascer, depois desse período difícil”.

Desde abril, que Nuno Abelho está a produzir esta coleção de 12 coordenados. Esta é a primeira vez que o estilista elvense apresenta também uma linha de sapatos, desenhada por si e produzida, propositadamente, para esta coleção, que irá apresentar em Londres.

Para Nuno Abelho torna-se importante divulgar o seu trabalho, mas também de todas as pessoas que consigo colaboram, em Elvas, numa semana de moda tão importante como é a Fashion Week, de Londres. “Para mim é importante estar numa semana de moda europeia, a divulgar o meu trabalho e a representar o nosso país e Elvas, porque o trabalho é produzido, maioritariamente, em Elvas e por de pessoas de Elvas e, é importante que se dê valor a isso, porque assim há pessoas que trabalham com a qualidade e com um nível, que pode ser apresentado numa grande capital, e numa semana de moda importante”, adianta.

Esta é a primeira vez que o estilista participa numa semana de moda. Nuno Abelho explica que a plataforma Oxford Fashion Studio “é uma plataforma que existe para designers emergentes e que dão relevância ao trabalho composto por peças únicas e sustentáveis, por isso quando submeti o meu portfólio, foi imediatamente aceite e isso deixou-me muito orgulhoso”.

Nuno Abelho que apresenta a sua coleção Primavera/Verão 2024, na Fashion Week em Londres, num desfile que tem lugar no sábado, 16 de setembro, e vai ser transmitido via online, através das suas redes sociais ou do website Oxford Fashion Studio.

A entrevista completa a Nuno Abelho para ouvir no podcast abaixo: