Autores de Elvas candidatam projeto de Rotas Literárias ao Orçamento Participativo

Os Autores de Elvas, grupo formado, no ano passado, por quase vinte escritores do concelho, que se dedicam aos mais diversos géneros literários, candidataram o projeto “Rotas Literárias: Geografias das Palavras d’Elvas” ao Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal.

A votação até ao próximo dia 30, este é um projeto, através do qual, explica a representante do grupo, Luísa Currito, se pretende “contribuir para o desenvolvimento de Elvas”, em termos de leitura e escrita, numa relação estreita com o património do concelho.

A intenção dos Autores de Elvas é apresentar vários percursos em pelo concelho, incluindo todas as freguesias rurais, em roteiros que serão, por vezes, acompanhados pelos escritores.

Estas Rotas Literárias terão duas vertentes: por um lado, a Rota de Escritor, que se foca num dos autores de Elvas em específico, visitando os seus locais de afetos; e, por outro, a Rota de Obra Literária, que incide num percurso de visita aos locais onde se desenrolam os principais momentos da trama. Para isso, o projeto, inclui sinalética e uma componente digital, com um QR Code, para que, mesmo na ausência dos escritores, os roteiros possam ser feitos de forma autónoma, com recurso apenas a um telemóvel com ligação à internet.

Para poder implementar este projeto, caso venha a ser o vencedor deste Orçamento Participativo, o grupo dos Autores de Elvas vai precisar de cerca de 15 mil euros. Tudo para saber sobre o projeto aqui, onde é possível proceder também à votação.

A entrevista completa a Luísa Currito, para ouvir no podcast abaixo: