Romeiros de Vila Boim voltam a cumprir as tradições de São Mateus

O São Mateus está aí à porta e as tradições desta, que é a maior romaria a sul do Tejo, não caem em esquecimento. E foi para falar sobre uma dessas tradições que, na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, esteve em entrevista, na Rádio ELVAS, Sérgio Pereira, dos Romeiros de Vila Boim.

Os Romeiros, acompanhados pelos Romeiros de Esperança (Arronches), vão voltar a fazer, no próximo dia 20, quarta-feira, o habitual trajeto entre Vila Boim e o Parque da Piedade, em Elvas, por ocasião da romaria do Senhor Jesus da Piedade, deslocando-se de carroça puxada a cavalo, mula ou burro. A saída de Vila Boim está marcada para as 9 horas.

Desta vez, e à semelhança do que já aconteceu no ano passado, o percurso dos Romeiros não vai passar pelo centro histórico de Elvas, no sentido de evitar que os animais, alguns já com muita idade, tenham de subir o Viaduto e enfrentar a calçada do coração da cidade.

A tradição manda também que, à chegada ao Parque da Piedade, os Romeiros preparem as tradicionais sopas de tomate, servidas a todos aqueles que as queiram degustar. No Parque da Piedade, os Romeiros vão permanecer até sábado, dia 23.

A entrevista completa a Sérgio Pereira para ouvir no podcast abaixo: