Skip to content

Festas da Exaltação da Santa Cruz animam Estremoz durante três dias

As Festas da Cidade e da Exaltação da Santa Cruz decorrem de 1 a 3 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Com entrada livre, o evento conta com espetáculos, fogo de artifício, cerimónias religiosas, animação de rua e muito mais. Os maiores destaques do programa vão para os concertos de Quim Barreiros, no dia 1, de Pedro Mafama, no dia 2, e de Dezalinhados Filarmónica Rock Show, no dia 3.

O certame, no dia 1 (sexta-feira), abre às 18 horas, com uma salva de foguetes e morteiros. Às 21 horas, decorre uma procissão com as imagens veneradas de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco. Pelas 22 horas tem início uma corrida de touros, organizada pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, na praça da cidade. À mesma hora, há espetáculo com o duo João Tendeiro e Ricardo Jorge, estando o concerto de Quim Barreiros agendado para a meia-noite. A partir da 01h30, é o DJ André Gaspar quem anima o público.

No dia 2, sábado, os festejos arrancam com alvorada com uma salva de foguetes e morteiros, pelas 9h30. Às 10 horas, a Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana inicia uma arruada no centro da cidade. Pelas 17h30, há garraiada na Praça de Touros e, às 18 horas, Santa Missa, na Igreja de São Francisco. A Banda Filarmónica Luzitana apresenta-se, pelas 21h30, em concerto, seguindo-se, às 22h30, a atuação do grupo NYX, e às 23h30, de Pedro Mafama. A partir da meia-noite e meia, há baile com Jorge Gomes, no parque de feiras, e Revive Trolaré, no castelo da cidade. O espetáculo de fogo de artifício, neste segundo dia de festa, está marcado para a 01h15.

O último dia de festas inicia-se às 9h30, com alvorada com uma salva de foguetes e morteiros, seguindo-se, às 10 horas, uma arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica Estremocense. Na Igreja de São Francisco, pelas 11 horas, há batismos. Um quarto de hora mais tarde começa a Procissão dos Pendões, com partida do Pelourinho e chegada à Igreja de São Francisco. Ao meio-dia, realiza-se a Eucaristia da Festa, na mesma igreja. A partir das 17h30, a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz organiza uma garraiada, na praça de touros, tendo início, às 18 horas, uma Santa Missa na Igreja de São Francisco. Pelas 21h30, atua o Grupo de Cavaquinhos de Estremoz. Seguem-se, às 22h30, um espetáculo musical de Dezalinhadas – Filarmónica Rock Show, e à meia-noite, baile com Paulo Lopes. O espetáculo de fogo de artifício, neste último dia, está marcado para as 00h30. O baile prossegue a partir das 00h45, estando o encerramento das festas marcado para as 3 horas.

Nos três dias do evento, a Câmara Municipal de Estremoz disponibiliza, entre o centro da cidade e o parque de feiras, um autocarro, 30 em 30 minutos, entre as 20 horas e a 1 hora da madrugada.

Compartilhe este artigo: