Casa assaltada em Elvas (c/fotos)

Uma habitação na Rua da Caldeirona, em Elvas, foi alvo de furto, durante a tarde deste sábado.

Cerca das 20 horas, quando os proprietários regressaram a casa, depararam-se com o interior todos remexido.

Quem entrou na casa, abriu a porta com acesso a utensílio, em procura de dinheiro ou bens  de valor.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas esteve no local às 20.20 horas, tendo pedido aos proprietários que não entrassem e ficasse à aguardar até às 22 horas a realização de perícias por parte de outros elementos da força policial.
A PSP regressou apenas às 23.20 horas, não realizando perícias, enquanto os moradores, incluindo crianças, aguardavam no exterior, já com temperaturas baixas, à espera de entrar em casa uma vez que não podiam tocar nos seus pertences.
Veja aqui as fotos do interior da casa:

 

“Super Mário Bros” é o filme de domingo à tarde em Elvas

O cinema de animação está de regresso a Elvas, com “Super Mário Bros”, no domingo, 23 de abril, às quatro da tarde, no Auditório São Mateus.

O mundo conheceu Mário pela primeira vez no videojogo de 1981 “Donkey Kong” e rapidamente se apaixonou pela icónica personagem, que veio a acompanhar o crescimento de gerações desde a década de 80.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório, ou em ticketline.pt .

Produtores de Campo Maior promovem os seus vinhos no Centro Comunitário

Foram 15 os produtores de Campo Maior que levaram os seus vinhos a prova, no Centro Comunitário da vila, numa iniciativa desenvolvida, este sábado, 22 de abril, pela Junta de Freguesia de São João Baptista.

Estes produtores submeteram os seus vinhos a prova de um enólogo e foram analisados na Adega Mayor, segundo explica Vanda Portela, da junta de freguesia, e foi considerado que “há vinhos com muita qualidade”.

Vanda Portela acrescenta que esta iniciativa, desenvolvida há vários anos, pretende ser “uma partilha de saberes e de conhecimento entre produtores, enólogos e um convívio entre todos os amantes de vinho, para além de estarem representados sete restaurantes de Campo Maior, que levaram pratos típicos da vila”.

Prova de Vinhos que decorreu, esta tarde, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Sub-15 de “O Elvas” empatam com o Guarda no nacional

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” empataram sem golos, com o Núcleo Desportivo e Social, da Guarda, na sétima jornada da Série 4 da fase de manutenção, na II Divisão do campeonato nacional. O encontro teve lugar na tarde deste sábado, dia 22, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, como documentamos na fotografia ao lado.

Num jogo equilibrado, sem muitas oacasiões de golo, a igualdade ajusta-se ao que jogaram alentejanos e beirões, que após o apito final foram protagonistas de cenas nada edificantes.

Nas sete jornadas até agora, os azuis-e-ouro têm 13 pontos, quatro vitórias, um empate, duas derrotas e 10-6 em golos. Na ronda seguinte, a 6 de maio, sábado, às 15 horas, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, o conjunto elvense recebe o Benfica B.

Inscrições para a Caminhada do Dia da Mãe em Elvas

Foto arquivo

Estão abertas as inscrições, até segunda-feira, dia 24 de abril, para a Caminhada do Dia da Mãe que vai decorrer, em Elvas, no dia 7 de maio.

Esta é uma organização da junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e o presidente, Joaquim Amante revela que, esta iniciativa, “já com grande tradição, tem sempre muitos participantes”, adiantado que no ano passado “foi um sucesso”. Este ano, à semelhança de anos anteriores, a junta de freguesia conta com o apoio dos Escuteiros, bem como da PSP e Bombeiros, para que “a caminhada decorra em segurança”.

Joaquim Amante acrescenta que, por uma “questão de logística e organização”, as inscrições tiveram de abrir mais cedo, adiantando que as pessoas se podem inscrever através dos contactos da junta de freguesia, redes sociais ou, presencialmente na sede da junta, apelando que quando fizerem as inscrições indiquem as idades e se vão permanecer para o lanche convívio, no final”.

Para além do lanche, a junta de freguesia vai também distribuir uma t-shirt e pulseiras a todos os participantes. No entanto, este ano, como revela Joaquim Amante, as t-shirts devem ser levantas na sede da junta de freguesia, “15 dias antes da caminhada”.

A inscrição para a Caminhada do Dia da Mãe, promovida pela Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso que estão abertas até segunda-feira.

Visita aos painéis de azulejo na Secundária de Elvas fecha Sábados Culturais

Uma visita guiada pelos “21 painéis de azulejo”, da autoria do professor Carlos Aurélio, e que estão distribuídos por vários espaços da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, marcou o encerramento da iniciativa “Sábados Culturais”, desenvolvida por este estabelecimento de ensino.

Para Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, esta iniciativa “encerra com chave de ouro”, com a arte azulejar, que considera que é um grande legado deixado pelo autor, não só pela parte humana que dedicou, por ter sido feito com o coração, mas também pela representação das disciplinas curriculares, numa forma artística, cultural e de grande valor”.

Para além desta visita guiada, a todos os compareceram está também já disponível uma revista que ilustra os painéis de azulejo, com descrições e que está à venda na secretaria da escola. Fátima Pinto acrescenta que este é uma forma “de deixar para o futuro esta grande arte que a escola tem e que lhe dá identidade e personalidade”.

O autor dos painéis de azulejo, o professor Carlos Aurélio, explica como este desafio teve início em 2021 e começou por fazer os 22 anagramas da palavra Elvas, e depois “passei para a parte de resumir as disciplinas em cada painel”. Carlos Aurélio revela que o objetivo nesta visita guiada foi fazer uma explicação dos painéis que elaborou.

Os sábados culturais na Secundária de Elvas que terminaram hoje, com uma visita guiada aos 21 painéis de azulejo que se encontram no estabelecimento de ensino, da autoria do professor Carlos Aurélio.

49 anos do 25 de abril de 1974 em Espinheiro (Estremoz)

Aproxima-se o 49º aniversário do 25 de abril de 1974 e a Associação Nova Geração, do Espinheiro, no concelho de Estremoz, organizou uma série de atividades para celebrar a efeméride.
No dia 22, sábado, às 21.30 horas, há uma largada de Touros da ganadaria Casa Agrícola António Galhanas; à meia-noite e meia hora, animação musical com o DJ Grouse, no Centro Cultural “Nova Geração”.

Na noite de segunda-feira, véspera de feriado, 24 de abril, às 21 horas, decorre uma animação musical pelas ruas da freguesia, com a charanga Funny Farra, das Galveias, do concelho de Ponte de Sor, e distribuição de cravos.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Estremoz.

Áurea atua na Feira de São Marcos este sábado em Alter

A Feira de São Marcos, que teve início ontem sexta-feira, continua com grande animação. Para este sábado, 22 de abril, Áurea é a artista principal.

Com muitos sucessos nas rádios portuguesas, Áurea é considerada uma das maiores cantoras da atualidade. A artista marca presença no segundo dia da Feira de São Marcos, encabeçando um cartaz com grandes artistas.

Para além de Áurea, também vão marcar presença o grupo alentejano Bellota Trompetera e o DJ RADIO HITS

Para adquirir bilhete para os concertos, pode fazê-lo no Posto de Turismo de Alter do Chão, Ticketline e nos lugares habituais. O bilhete geral custa 15 euros, enquanto o preço dos ingressos diários varia entre os quatro e os seis euros.

A Feira de São Marcos é organizada pelo Município local e pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão.

Revista “Tem Tudo Para Dar Certo” em Estremoz este sábado

O grupo de teatro “Velhas Gaiteiras” voltam a apresentar a revista à portuguesa “Tem Tudo Para Dar Certo”, em Estremoz. A entrada é livre, mas é necessários que os espectadores tenham bilhete, que são distribuídos no Posto de Turismo.

As “Velhas Gaiteiras”, da Academia Sénior de Estremoz, atuam no Teatro Bernardim, no próximo dia 22, sábado, às 21.30 horas. As alunas do Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz “prometem alegrar os seus espetadores, com muita alegria, música, humor e gaiteirices”.
Esta revista é um espetáculo organizado com apoio da Câmara Municipal de Estremoz, encenado por Marisa Serrano, com direção musical do músico estremocense Paulo Lopes e contando com as participações de 13 alunas da Academia Sénior: Ana Troncho, Bia Ramos, Luzia Banha, Guiomar Picão, Isabel Cascalheira, Júlia Casimiro, Maria Augusta Beliz, Maximina Paiva, Mina Trindade, Rosalda Garrido, São Perdigão, Tina Estriga e Virtuosa Ramalho.

Torres humanas da Catalunha ergueram-se na Praça da República (c/ vídeo)

As famosas torres humanas da Catalunha ergueram-se, esta manhã de sábado, 22 abril, na Praça da República de Elvas, através do Grupo Castellers de Vilafranca, num total de 150 pessoas.

Carles Mata, presidente do Grupo, revela que este é um trabalho “em equipa, de cooperação e, sobretudo, de confiança, uns nos outros, em que cada um tem uma posição específica, nos nove pisos, formados pelos elementos do grupo”.

O grupo está a celebrar 75 anos, daí a sua vinda até Portugal. Carles acrescenta que Elvas “é uma cidade muito bonita, que é património da Unesco, como o nosso grupo Castellers e juntamos dois patrimónios muito bonitos”.

Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha, entidade que promoveu esta iniciativa, revela que os Castellers “são um tesouro da cultura catalã” e, no ano passado, não foi possível estarem presentes no Festival APLEC, pelo que assumiram o compromisso de estarem presentes novamente e, hoje, foi altura disso.

O objetivo, acrescenta Rui Reis, é promover “a interação cultural entre Portugal e a Catalunha, entre o Alentejo e a Catalunha, bem como fortalecer e consolidar laços e, nada melhor do que a cultura para construir pontes, entre os povos”.

Já Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, demonstra-se agradecido por esta iniciativa e reconhece que “a Catalunha tem uma forma de representar a sua região, sem nunca abandonar os seus costumes e tradições”.

Esta tradição, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, teve como objetivo assinalar o Dia de Sant Jordi, em Elvas. Ainda hoje destaque, na Praça da República para a atuação dos Filhos da Madrugada às 19 horas.

Baile da Pinha este sábado na Esperança

Um Baile da Pinha está marcado para este sábado, 22 de abril, às 22 horas, em Esperança, no concelho de Arronches.
A organização é da associação Esperança Sobre Rodas, que assegura animação com Bruno Pires e uma pinha com prémios surpresa para a pinhata premiada.
O baile vai decorrer no Centro Cultural de Esperança e a entrada é livre.

Gilmario Vemba animou público no Centro Cultural de Campo Maior

O humorista Gilmario Vemba esteve na noite de ontem, dia 21 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior onde apresentou o seu espetáculo de stand-up comedy “Temas”.

Num serão em que as gargalhadas foram uma constante, foram vários os assuntos abordados pelo humorista, proporcionando uma noite bastante divertida a todos aqueles que encheram o auditório do Centro Cultural.

Alter do Chão: Feira de São Marcos com programa “mais extenso e diversificado” (c/fotos)

A Feira de São Marcos arrancou ontem, sexta-feira, 21 de abril, em Alter do Chão, contando, até terça-feira, com diversas iniciativas.

São mais de cem expositores de gastronomia e artesanato, que junto ao castelo da vila promovem os seus produtos, no entanto atividades equestres e exposição de animais fazem também parte deste certame.

Na cerimónia de inauguração, a vereadora no município, Raquel Palmeiro, garantiu que a feira, este ano, “é mais extensa, temos uma oferta gastronómica mais diversificada, bem como os espetáculos musicais, teremos passeios de trem disponíveis, com o valor do bilhete a reverter para os jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, bem como batismo a cavalo, que não tem qualquer custo e vamos ter a poule de obstáculos, na Casa da vila”.

A vereadora diz ainda o que, durante o dia de hoje, pode visitar no certame. “Temos mais cavalos expostos, que são a nossa imagem de marca, vamos ter no castelo, uma prova de vinhos de um produtor local, todo o ago espaço terá bastante atividade e há vários motivos para visitar Alter”.

Hoje, para além de passeios de comboio, batismo a cavalo, demonstração de falcoaria e atuação do Rancho Folclórico de Fortios, destaque às 23.30 horas, para a atuação de Aurea.

Cerca de 40 expositores promovem doçaria conventual e licores em Portalegre (c/fotos)

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, regressou ontem, 21 de abril, a Portalegre, ao Convento de São Bernardo.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, o facto de este ano o certame decorrer no Mosteiro de São Bernardo é “importante, para variar e mudar de local, temos conventos extraordinários e é também importante mostrá-los aos visitantes e habitantes do concelho e da região e, este é um espaço maravilhoso”.

Fermelinda Carvalho diz ainda que a segunda razão pela mudança de espaço foi o facto de “passados tantos anos ter sido possível desbloquear a obra do novo centro formação GNR”.

No total são cerca de 40 os doceiros e licoreiros que estão presentes no certame, vindos de vários pontos do país e também deles de Espanha, que ali promovem os seus produtos. Para a presidente o certame tem “muita qualidade”.

Rosário Maria, uma doceira de Portalegre, adianta que levou para o certame “doces do convento de Santa Clara, como lampreia, miniaturas, manjar branco, mimos, pastéis de Santa Clara”, entre outros. Rosário adianta ainda que só participa nesta feira para poder “representar Portalegre e transmitir às pessoas que nos visitam o que temos cá de bom porque isto é uma riqueza que temos cá”.

Hoje, a Feira abre às 11 horas e haverá concursos quer do melhor doce conventual, quer do melhor licor, assim como o Concursos da Boleima de Portalegre 2023. Pelas 15 atua o grupo Nave Longa, seguindo-se o Grupo de Cantares Vozes da Terra de Vale de Peso.

ÀS 17 horas há showcooking com o chef Júlio Vintém e pelas 18 horas atua o grupo “Gáfete a cantar”.

Hoje há também uma noite de fados marcada para as 21.30 horas e o certame encerra Às 23 horas.

Ensemble de Violoncelos do CSMB e Quarteto Mãr atuaram na Academia de Música de Elvas

O Ensemble de Violoncelos do Conservatório de Música de Badajoz e o Quarteto Mãr apresentaram-se ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 21 de abril, no auditório da Academia de Música, num concerto sob o título “Música das Nações”.

Este concerto insere-se na iniciativa “A Música Encanta o Património”, promovida pelo Município em parceria com a Academia de Música de Elvas.

Euromilhões com jackpot de 112 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 112 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 21 de abril, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 318 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de 17 mil euros contemplou 13 apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio, de 926 euros, saiu a 75 apostadores, sete deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 07 – 08 – 18 – 33 – 42 e pelas estrelas 02 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Prova de Vinhos esta tarde no Centro Comunitário de Campo Maior

Foto arquivo

A tradicional prova de vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, decorre esta tarde de sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

O objetivo, como revela o presidente da Junta, Miguel Tavares, passa por “promover os vinhos dos produtores locais e a gastronomia dos restaurantes da vila, numa tarde de convívio, em que são mais de 12 os produtores representados”.

Miguel Tavares adianta ainda que esta é uma iniciativa “com vários anos, que tem corrido sempre muito bem e, onde há troca de conhecimentos e de experiência e temos visto o aumento de práticas mais científicas, na produção dos vinhos”.

Prova de vinhos que decorre este sábado, 22 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior, a partir das 16 horas.

Penúltima jornada do Torneio da Malha este sábado na Boa-Fé

A penúltima jornada do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” tem lugar esta tarde de sábado, 22 de abril, na Boa-Fé.

A prova está marcada para as 14.30 horas, no recinto onde, normalmente, decorrem as Festas da Boa-Fé.

O torneio termina no feriado do 25 de Abril, de manhã, na Praça da República, em Elvas.