Torres humanas da Catalunha ergueram-se na Praça da República (c/ vídeo)

As famosas torres humanas da Catalunha ergueram-se, esta manhã de sábado, 22 abril, na Praça da República de Elvas, através do Grupo Castellers de Vilafranca, num total de 150 pessoas.

Carles Mata, presidente do Grupo, revela que este é um trabalho “em equipa, de cooperação e, sobretudo, de confiança, uns nos outros, em que cada um tem uma posição específica, nos nove pisos, formados pelos elementos do grupo”.

O grupo está a celebrar 75 anos, daí a sua vinda até Portugal. Carles acrescenta que Elvas “é uma cidade muito bonita, que é património da Unesco, como o nosso grupo Castellers e juntamos dois patrimónios muito bonitos”.

Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha, entidade que promoveu esta iniciativa, revela que os Castellers “são um tesouro da cultura catalã” e, no ano passado, não foi possível estarem presentes no Festival APLEC, pelo que assumiram o compromisso de estarem presentes novamente e, hoje, foi altura disso.

O objetivo, acrescenta Rui Reis, é promover “a interação cultural entre Portugal e a Catalunha, entre o Alentejo e a Catalunha, bem como fortalecer e consolidar laços e, nada melhor do que a cultura para construir pontes, entre os povos”.

Já Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, demonstra-se agradecido por esta iniciativa e reconhece que “a Catalunha tem uma forma de representar a sua região, sem nunca abandonar os seus costumes e tradições”.

Esta tradição, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, teve como objetivo assinalar o Dia de Sant Jordi, em Elvas. Ainda hoje destaque, na Praça da República para a atuação dos Filhos da Madrugada às 19 horas.