Cerca de 40 expositores promovem doçaria conventual e licores em Portalegre (c/fotos)

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, regressou ontem, 21 de abril, a Portalegre, ao Convento de São Bernardo.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, o facto de este ano o certame decorrer no Mosteiro de São Bernardo é “importante, para variar e mudar de local, temos conventos extraordinários e é também importante mostrá-los aos visitantes e habitantes do concelho e da região e, este é um espaço maravilhoso”.

Fermelinda Carvalho diz ainda que a segunda razão pela mudança de espaço foi o facto de “passados tantos anos ter sido possível desbloquear a obra do novo centro formação GNR”.

No total são cerca de 40 os doceiros e licoreiros que estão presentes no certame, vindos de vários pontos do país e também deles de Espanha, que ali promovem os seus produtos. Para a presidente o certame tem “muita qualidade”.

Rosário Maria, uma doceira de Portalegre, adianta que levou para o certame “doces do convento de Santa Clara, como lampreia, miniaturas, manjar branco, mimos, pastéis de Santa Clara”, entre outros. Rosário adianta ainda que só participa nesta feira para poder “representar Portalegre e transmitir às pessoas que nos visitam o que temos cá de bom porque isto é uma riqueza que temos cá”.

Hoje, a Feira abre às 11 horas e haverá concursos quer do melhor doce conventual, quer do melhor licor, assim como o Concursos da Boleima de Portalegre 2023. Pelas 15 atua o grupo Nave Longa, seguindo-se o Grupo de Cantares Vozes da Terra de Vale de Peso.

ÀS 17 horas há showcooking com o chef Júlio Vintém e pelas 18 horas atua o grupo “Gáfete a cantar”.

Hoje há também uma noite de fados marcada para as 21.30 horas e o certame encerra Às 23 horas.