Prémio Nacional de Agricultura para Rui Nabeiro

Os vencedores da 11ª edição do Prémio Nacional de Agricultura já são conhecidos. A divulgação foi feita numa cerimónia que distinguiu os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária e que contou com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e Alimentação, que encerrou o evento.

Os membros do júri decidiram, unanimemente, homenagear a título póstumo o Comendador Rui Nabeiro – já distinguido pelo Prémio Macional de Agricultura (PNA) em 2016 com o Prémio Personalidade – pelo seu valiosíssimo contributo na unificação e dinamização do sector agrícola nacional, nas suas diferentes vertentes e por se tratar de uma personalidade de vida e trabalho reconhecidos a nível global. Subiu ao palco o seu filho, João Manuel Nabeiro.

No evento, foram divulgados os vencedores das cinco categorias a concurso – Jovens Agricultores, Empresário em Nome Individual, Agricultura Digital, Agricultura Exportadora e Agricultura Sustentável, tendo sido reconhecidos pelo júri as seguintes empresas e empresários:

Categoria Jovem Agricultor
Vencedor: Joel Mateus
Menção honrosa: Luís Salvado Oliveira

Empresário em Nome Individual
Vencedor: Álvaro Martinho Lopes
Vencedor: Camélia Unipessoal
Menção honrosa: Rui Lucas

Agricultura Digital
Vencedor: Jacobus Van Schie

Agricultura Exportadora
Vencedor: CACIAL

Agricultura Sustentável
Vencedor: Fromageries Bel Portugal

CPCJ de Elvas realizou operação “Stop Maus-Tratos”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas e o Destacamento Territorial de Elvas da GNR, no âmbito da programação de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 13, a Operação “Stop Maus-Tratos”, com a participação de seis crianças, na freguesia de São Brás e São Lourenço, tal como a Rádio Elvas tinha já noticiado (ver aqui).
Os pequenos agentes da GNR estiveram devidamente fardados, acompanhados por responsáveis das diferentes entidades organizadoras, e entregaram um laço azul, marcadores de livros e um folheto alusivo à campanha, alertando os condutores para a importância da prevenção da violência na infância.
A CPCJ de Elvas contou com a colaboração do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, da Associação Juvenil Arkus, do Município de Elvas e de todos os pais e crianças que participaram nesta imitativa.

Incêndio no golfe de Cáceres com prejuízos superiores a meio milhão

Um incêndio deflagrou esta madrugada e propagou-se pelas instalações do clube de golfe Norba, em Cáceres, causando avultados prejuízos.

O alerta foi dado pouco depois da cinco da manhã, tendo o armazém, onde os sócios guardam os equipamentos, ardido na totalidade, apesar da ação dos bombeiros, que se deslocaram prontamente para o local.

Os danos são superiores a meio milhão de euros, numa primeira avaliação da Federação Estremenha de Golfe, sendo que o incêndio deverá ter tido origem num curto circuito na instalação elétrica ou numa bateria de lítio dos carros elétricos do campo.

Ainda falta apurar a totalidade dos danos, mas a maior parte terão sido tacos de golfe, bolas, sacos e troleys existentes nos 180 cacifos e armários.

Visita guiada ao Museu Militar de Elvas e Forte de Santa Luzia no domingo

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, já este domingo, 16 de abril, o Museu Militar de Elvas, em colaboração com a Câmara Municipal de Elvas, promove uma visita guiada gratuita à Fortificação Abaluartada e Contramina do Museu Militar e do Forte de Santa Luzia.

Tendo em conta a temática proposta para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no presente ano – “Patrimónios e Mudança”, a atividade incluirá uma explicação sobre a importância da Fortificação Abaluartada do século XVII e da Contramina e a sua relevância na defesa do Reino, seguida de uma visita ao seu interior.

O início da visita está marcado, no domingo, para as 10 horas. Na terça-feira, dia 18, o Museu Militar de Elvas vai estar de portas abertas, com entradas gratuitas.

“Great Yarmouth – Provisional Figures” exibido esta sexta em Elvas

“Great Yarmouth – Provisional Figures” é o nome do filme, para maiores de 14 anos, que vai estar em exibição esta sexta-feira, 14 de abril, no Auditório São Mateus, às 21.30 horas.

Sinopse: em Outubro de 2019, Great Yarmouth, Norfolk (Reino Unido). Três meses antes do Brexit. Centenas de imigrantes portugueses continuam a chegar a esta vila costeira semi-abandonada, outrora um destino balnear de eleição para a classe trabalhadora Inglesa, em busca de uma vida melhor.  Tânia (a Mãe dos Portugueses), antiga trabalhadora das fábricas, está agora casada com um inglês e lidera uma rede de contratação de mão-de-obra barata vinda de Portugal para trabalhar nas fábricas de peru da região. Numa região com uma das taxas mais altas de desemprego do Reino Unido (onde o voto Leave teve mais de 70%), Tânia vive da exploração dos emigrantes que instala nos decadentes hotéis da marginal (pertencentes ao pai do seu marido) na esperança de um dia vir a adquirir cidadania inglesa e deixar o negócio de alojamento dos imigrantes, transformando os hotéis do seu marido em residências para cidadãos seniores”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou podem ser adquiridos em Ticketline.

Barbacena ruma à Lapa no sábado e domingo

A Romaria da Senhora da Lapa, em Barbacena, está marcada para o este fim de semana, sábado e domingo, dias 15 e 16. A organização do evento, pela primeira vez, é da Associação Barbaris de Barbacena.

O programa de sábado começa às 11 horas, com a abertura do bar da Comissão de Festas; ao meio-dia há jogos tradicionais; às 14 horas decorre uma aula de zumba, com Paula Ribeiro; e às 16.30 horas, anuncia-se uma tourada à vara larga, com gado da ganadaria dos Irmãos Serpa.

Para domingo, o bar da Comissão de Festas volta a abrir às 11 horas; um jogo de futebol entre solteiros e casados está marcado para as 11.30 horas; ao meio-dia, decorre a procissão seguida de missa em honra de Nossa Senhora da Lapa; às 16.30 horas, realiza-se a tourada à vara larga, com gado da ganadaria dos Irmãos Serpa; e o encerramento da romaria está marcado para as 23 horas.

Vila Viçosa: Concerto de Páscoa no domingo na Igreja de São João Evangelista

A Scala Coeli Ensemble, juntamente com dois percussionistas e o Coro do Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, apresenta no domingo, 16 de abril, um Concerto de Páscoa, na Igreja de São João Evangelista (São Bartolomeu), em Vila Viçosa.

O início do espetáculo, que tem entrada livre, está marcado para as 16 horas. Esta é uma iniciativa da Fundação UNITATE que conta com o apoio do Município de Vila Viçosa.

Teatro Bernardim Ribeiro tem Residência Artística nos dias 15 e 16

A Residência Artística “Viver o Teatro com Cristina Cavalinhos” decorre este fim de semana, dias 15 e 16, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. A iniciativa tem como objetivo trabalhar técnicas e contextos de interpretação para televisão.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes formas de interpretação e diferentes técnicas, que podem ser adaptadas aos diferentes contextos de trabalho, seja em teatro, televisão ou cinema

Esta é uma iniciativa do Colectivo Cultura Alentejo e é gratuita e para maiores de 12 anos. É possível fazer a inscrição até dia 14 de abril , através do email: colectivoculturaalentejo@gmail.com.

Escola Básica de Évora tem um jardim sensorial

A Escola Básica do 1º Ciclo do Rossio de São Brás, em Évora, dispõe, de um Jardim Sensorial: espaço verde de lazer, de aprendizagem e terapêutico, estimulador dos diversos sentidos e profundamente relaxante para os alunos.

Como explicou a sua responsável Ana Paula Antunes, professora de Educação Especial, a ideia surgiu da “necessidade de criar um espaço de recreio adaptado a todas as crianças porque só um espaço que serve a todos é um espaço verdadeiramente inclusivo”.

Em conjunto com os alunos, foi feita uma pesquisa e apresentado o projeto à Câmara Municipal de Évora, que prestou o apoio através da sua responsável e técnicos. A escola recebeu também o apoio de alunos, pais eprofessores, assim como das empresas Agriloja, Tintas CIN e Évora Jardins.

O espaço tornou-se realidade, fruto do envolvimento e entusiasmo da comunidade, e permite aos alunos desenvolver os sentidos e outras capacidades, promovendo igualmente a inclusão e o bem-estar, num local feito com muita dedicação e carinho, constituído por plantas que estimulam os sentidos; canteiros elevados; ninhos e comedouros para atrair pássaros; cortinas coloridas e espanta-espíritos; pisos sensoriais, entre outras atrações.

Um projeto que se insere também no âmbito do Ano Europeu das Cidades mais Verdes 2022 e que interliga iniciativas existentes na escola como o “Projeto Eco Escolas” e a “Horta Biológica”, além de estar em sintonia com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021/2025.

São objetivos específicos de um jardim sensorial, segundo este projeto: promover a inclusão social das crianças com deficiência; promover a reabilitação motora, cognitiva e sensorial; desenvolver a proprioceção; estimular e desenvolver todos os órgãos dos sentidos e explorar e distinguir diferentes cheiros, sons, cores e sensações táteis; tranquilizar os alunos em momentos de maior stress ou perante comportamentos disruptivos; promover o bem-estar; conectar-se com a natureza; e usufruir de tempo de lazer de qualidade e terapêutico.

Delta Q tem dois novos cafés: Brazil e Vietnam

A Delta Q acaba de reforçar o seu posicionamento de especialista em café através do lançamento de dois novos cafés de origens únicas: Brazil e Vietnam, que vêm fortalecer a sua gama e, assim responder às necessidades dos amantes e especialistas do café expresso.

Porque ser expressialista é isso mesmo, oferecer um expresso feito com perfeição, seja com café 100% original do Brasil ou do Vietname. Desta forma, a Delta Q oferece novas viagens sensoriais a duas regiões completamente distintas, desde as montanhas do Vietname até às florestas tropicais do Brasil.

A montante, devido ao clima tropical do Brasil, cultiva-se o melhor café em solos férteis. Este é sujeito a um aquecimento de diversas horas ao sol e humedecido por chuvas tropicais. Delta Q Brazil, resulta de uma seleção das melhores bagas e grãos colhidos por mãos sábias, originando um expresso equilibrado de sabor intenso e acidez reduzida. Este café, caracteriza-se pelo seu aroma suave, com notas de ananás e manga.

A jusante, no clima quente e húmido do Vietname, as bagas e os grãos do melhor café são colhidos no momento certo, dando origem ao expresso Delta Q Vietnam. Este café, caracteriza-se pelo seu sabor intenso, com ligeiras notas a mel e frutos maduros.

Delta Q Brazil e Delta Q Vietnam juntam-se agora à gama Origens, que conta com algumas das mais apreciadas origens de café do mundo: Colômbia, Jamaica, Timor, Etiópia, Quénia e Tanzânia. A gama Origens já se encontra disponível em Portugal nos pontos de venda habituais e na loja online da marca (mydeltaq.com) a um PVPR de €4,59.

Queimas e queimadas autorizadas em Vila Viçosa até dia 20

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, com caráter excecional, entre 11 e 20 de abril, está a autorizar os pedidos de queimas e queimadas. Assim, fica autorizado o uso de fogo para eliminar os sobrantes de explorações florestais ou agrícolas, tais como podas de oliveiras e vinhas, cortados e amontoados.

Os pedidos devem ser feitos na plataforma de queimas e queimadas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), desde que o perigo de incêndio rural não exceda o nível moderado (aviso amarelo).

Esta informação está patente no site do Município de Vila Viçosa, onde os interessados podem registar-se e pedir a autorização para realizar queimas e quaimadas.

Parlamento Europeu adota novas regras para combater disparidade salarial

A diretiva da transparência salarial foi aprovada, recentemente, pelo Parlamento Europeu, numa proposta da Comissão Europeia, que surge do facto de as mulheres ganharem em média, na União Europeia, menos 13%, por hora, do que os homens.

A nova legislação vai obrigar as empresas da União Europeia a divulgar informações que facilitem aos trabalhadores a comparação de salários e exponham as disparidades salariais entre homens e mulheres.

Todas as propostas, desta diretiva, para conhecer no programa desta semana “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Festas da Senhora da Boa Nova regressam a Terena esta sexta-feira

As centenárias festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de abril.

Esta, que é considera a festa religiosa “mais importante do concelho”, revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, e que é organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, conta sempre com um apoio significativo por parte da autarquia.

“É desde sempre uma das festas religiosas mais importantes da região e reconhecida por isso. Temos feito sempre este trabalho de colaboração, para a manter viva e a promover”, garante o autarca, recordando que, no ano passado, o município investiu cerca de 300 mil euros, “sem qualquer financiamento”, na reabilitação do Santuário da Senhora da Boa Nova.

Esta, diz ainda João Grilo, é uma romaria que “tem as suas particularidades”, convidando todos a acompanhar e “a conhecer a forma como se celebram estas festividades no concelho”.

Mas nem só de tradição religiosa é feita a Festa dos Prazeres, como popularmente é chamada, entre a chegada da 11ª edição do Seixal-Terena, no sábado, haverá também, desde sexta-feira à noite, animação com vários grupos no jardim público de Terena.

A secular festa dos Prazeres, na histórica vila de Terena, em Alandroal, realiza-se entre sexta e terça-feira, dia 18.

Férias da Páscoa no Turismo decorrem até sexta-feira em Estremoz

O projeto “Férias da Páscoa no Turismo” é a iniciativa do município de Estremoz que pretende ocupar os mais jovens nas férias escolares.

Para Hugo Guerreiro, chefe de Divisão da área da cultura, no município de Estremoz, esta iniciativa pretende “ajudar os jovens do concelho a ter propostas culturais, durante esta pausa letiva, para além da participam do Museu, Biblioteca e setor do Turismo, há uma série de associações que irão dar um cunho cultural aos jovens”.

Hugo Guerreiro recorda que para construir públicos há atividades de enriquecimento cultural, na escola, com uma forte componente cultural, nomeadamente “AECS de Teatro, Bonecos de Estremoz, Arte Urbana, entre outros”.

Pequenos workshops de Olaria, workshops de Pintura do Azulejo, Atividades Desportivas, Visitas Lúdicas, Festas “Fantasia”, Paddy Papper no Museu, Workshop de Costura, Hora do Conto e Jogos Tradicionais são algumas das propostas para os mais jovens, nesta pausa letiva, no âmbito do projeto “Férias da Páscoa no Turismo”, que decorre em Estremoz, até sexta-feira, dia 14 de abril.

Campo Maior: “O Ministro” aposta no borrego ao longo de todo o ano

O borrego, um dos mais versáteis alimentos usados no Alto Alentejo, sobretudo nesta época do ano, está em grande destaque em mais de 120 restaurantes da região, até domingo, 16 de abril, dia em que termina a segunda edição da Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego”.

Para a taberna “O Ministro”, em Campo Maior, garante o proprietário e chef de cozinha, João Paulo Borrega, estes eventos são sempre uma “mais-valia”, servindo para divulgar pratos que, no caso, constam da ementa do restaurante ao longo de todo o ano. “Se vierem à nossa casa, todo o ano há ensopado de borrego, borrego assado, costeletas panadas, fritas, na brasa. Todas as semanas gastamos uma quantidade muito significativa de borrego”, assegura.

Segundo João Paulo Borrega, o turismo, sobretudo, oriundo da Beira Alta, gosta muito dos pratos de borrego e cabrito, encontrando-os na região de Campo Maior, Elvas e Arronches, confecionados de uma forma “muito diferente e diversificada”. “Vamos para Portalegre e já não é igual. E não é igual não é qualidade. São pratos confecionados de maneiras diferentes”, garante.

De recordar que a Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego” surgiu no ano passado, no âmbito da afirmação da vila de Sousel como capital do borrego.

Condutor idoso circulava em contramão na autoestrada em Mérida

Um condutor provocou um grande susto na autoestrada A5. A Guarda Civil espanhola conseguiu interceptar ontem, quarta-feira, um automobilista que circulava em sentido contrário, perto de Mérida.

Uma patrulha deteve o condutor por volta das 18h30 locais, ao quilómetro 613 da autoestrada, após percorrer cerca de 10 quilómetros em sentido contrário. O condutor idoso transitava  inicialmente pela A66 e entrou depois na A5.

De acordo com o “Periódico da Extremadura”, a Guarda Civil confirmou que “felizmente não houve nenhum acidente grave com outra viatura”. Os militares receberam “muitas chamadas de outros condutores alertando para situação”.

Foi aberto um processo e está, neste momento, a fazer-se a devida investigação, por se tratar de um delito grave ao volante.

Elvas acolhe Baja TT Dehesa Extremadura esta sexta-feira

Foto ilustrativa

Elvas vai receber o reagrupamento da X Baja TT Dehesa Extremadura, que decorre até domingo,16 de abril.

No Rossio de São Francisco, amanhã, 14 de abril, após um percurso pelas muralhas da cidade Património Mundial, os 375 participantes reúnem-se junto ao Aqueduto, de onde será depois a partida para Badajoz.

A partir das 16 horas e até cerca das 22 horas, motos e carros mostram-se ao público, prevendo-se alguns condicionamentos temporários no trânsito de veículos.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, refere que “cada vez mais nós notamos que a Eurocidade começa a ser conhecida, daí que vamos tendo várias provas que envolvem este núcleo habitacional. Neste caso, é uma prova que já tem história na Estremadura espanhola e vem, este ano, pela primeira vez, para o nosso território”.

Esta prova faz parte da Federação Internacional de Automobilismo e pontua para o Campeonato de Portugal, Espanha e da Europa de automobilismo.