Escola Básica de Évora tem um jardim sensorial

A Escola Básica do 1º Ciclo do Rossio de São Brás, em Évora, dispõe, de um Jardim Sensorial: espaço verde de lazer, de aprendizagem e terapêutico, estimulador dos diversos sentidos e profundamente relaxante para os alunos.

Como explicou a sua responsável Ana Paula Antunes, professora de Educação Especial, a ideia surgiu da “necessidade de criar um espaço de recreio adaptado a todas as crianças porque só um espaço que serve a todos é um espaço verdadeiramente inclusivo”.

Em conjunto com os alunos, foi feita uma pesquisa e apresentado o projeto à Câmara Municipal de Évora, que prestou o apoio através da sua responsável e técnicos. A escola recebeu também o apoio de alunos, pais eprofessores, assim como das empresas Agriloja, Tintas CIN e Évora Jardins.

O espaço tornou-se realidade, fruto do envolvimento e entusiasmo da comunidade, e permite aos alunos desenvolver os sentidos e outras capacidades, promovendo igualmente a inclusão e o bem-estar, num local feito com muita dedicação e carinho, constituído por plantas que estimulam os sentidos; canteiros elevados; ninhos e comedouros para atrair pássaros; cortinas coloridas e espanta-espíritos; pisos sensoriais, entre outras atrações.

Um projeto que se insere também no âmbito do Ano Europeu das Cidades mais Verdes 2022 e que interliga iniciativas existentes na escola como o “Projeto Eco Escolas” e a “Horta Biológica”, além de estar em sintonia com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021/2025.

São objetivos específicos de um jardim sensorial, segundo este projeto: promover a inclusão social das crianças com deficiência; promover a reabilitação motora, cognitiva e sensorial; desenvolver a proprioceção; estimular e desenvolver todos os órgãos dos sentidos e explorar e distinguir diferentes cheiros, sons, cores e sensações táteis; tranquilizar os alunos em momentos de maior stress ou perante comportamentos disruptivos; promover o bem-estar; conectar-se com a natureza; e usufruir de tempo de lazer de qualidade e terapêutico.