EHT de Portalegre tem plano de formação dedicado aos percusos TransAlentejo

No âmbito do Programa de Formação + Próxima, desenvolvido pelo Turismo de Portugal em protocolo com os Municípios, parceiros estratégicos enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança, a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre, em articulação com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), construiu um plano de formação dirigido exclusivamente ao Programa Percursos TransAlentejo, a desenvolver em todo o território do Alentejo e cujas ações se denominam “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo: Capacitação do Destino”.

Tendo integrado a primeira ação de formação que decorreu no Baixo Alentejo, no Município de Alvito, entre os dias 28 e 30 de março, a EHT de Portalegre promove um jantar de entrega dos certificados de participação, a decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, esta quinta-feira, dia 13 de abril, pelas 19 horas.

O momento, que conta com a presença das entidades intervenientes no programa, pretende também marcar o arranque do programa de trabalho que se pretende disseminado por todo o território do Alentejo.

Inscrições para “Caminhada da Liberdade” em Ouguela até sexta-feira

Realiza-se no próximo dia 22 de abril, em Ouguela, no concelho de Campo Maior, a “Caminhada da Liberdade”, uma iniciativa inserida na 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. As inscrições encontram-se abertas até sexta-feira, dia 14 de abril.

No dia da iniciativa, com organização conjunta da Câmara Municipal de Campo Maior e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o secretariado, na Casa do Governador, abre às 9 horas, sendo que a caminhada tem início meia hora depois, na praça do castelo de Ouguela.

O percurso, de 12 quilómetros, considerado de dificuldade moderada, inclui passagem por caminhos rurais na envolvente à aldeia de Ouguela, em trilhos junto ao rios Xévora e Abrilongo. Aos participantes é aconselhada a utilização de roupa e calçado confortáveis.

Terminada a caminhada, haverá um almoço convívio, na Destilaria Atalaya Gin, em Ouguela.

Participam na iniciativa os Municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Marvão e Sousel, sendo que cada autarquia pode inscrever o número de participantes que pretender. O passeio será acompanhado por um carro de apoio.

As inscrições podem ser feitas aqui. Em Campo Maior, podem ser feitas diretamente no Centro Comunitário.

Borba: conheça os pontos em discussão na próxima reunião de Câmara

O executivo da Câmara Municipal de Borba reúne amanhã, 13 de abril, em sessão ordinário, pelas 9 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Entre a ordem de trabalhos constam, entre outros, a proposta de aprovação de documentos de prestação de contas de 2022 e do inventário dos bens, direitos e obrigações patrimoniais do Município.

As propostas de segunda alteração modificativa ao Orçamento de 2023 e de convocatória de Assembleia Municipal Extraordinária são outros dos pontos da ordem de trabalhos.

Serão ainda discutidos, nesta reunião, a resolução do contrato de concessão da loja n.° 7 do Mercado Municipal de Borba e a celebração de um protocolo para formação prática em contexto de trabalho entre o Município de Borba e INOVINTER – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica.

Crianças de Elvas vão ser militares da GNR em Operação Stop contra os maus-tratos

Imagem ilustrativa (Câmara Municipal de Valença)

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas e o Destacamento Territorial de Elvas da GNR realizam esta quinta-feira, 13 de abril, uma Operação Stop dedicada aos Maus-Tratos, na Calçadinha, com a participação de crianças que vão estar fardadas a rigor e a parar o trânsito, para sensibilizar os condutores para a importância da prevenção da violência na infância.

Esta, segundo explica a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra, é uma das iniciativas previstas na programação de abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

“Vão estar presentes crianças, que vão ser 15 agentes, e que vão ser acompanhadas por nós, CPCJ, e também por militares do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, que organizou esta ação connosco. Vamos sensibilizar os automobilistas: vamos pará-los e vamos sensibilizá-los de que não deve existir qualquer tipo de violência contra as crianças”, adianta Raquel Guerra.

No decorrer da atividade, as crianças vão ainda oferecer aos condutores laços azuis, marcadores de livros e folhetos alusivos à campanha de prevenção de maus tratos na infância, através dos quais se explicam, entre outros, como se devem sinalizar e a quem se deve recorrer.

“No fundo é esta a iniciativa, pela voz das próprias crianças, ou seja, ‘não nos maltratem, nós precisamos é de proteção’. É este o mote para arrancarmos com esta campanha no nosso concelho”, remata a responsável.

Esta Operação Stop Maus Tratos decorre entre as 10 e as 11 horas, na Calçadinha, na freguesia de São Brás e São Lourenço, em Elvas.

Torres humanas da Catalunha em Elvas no dia 22

As famosas torres humanas da Catalunha chegam a Portugal no âmbito da celebração do Dia de Sant Jordi organizada pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Esta tradição vai ser divulgada em Elvas, a 22 de abril (sábado), a partir das 11 horas, com um programa de animação, para assinalar, na cidade, o Dia de Sant Jordi, centrado no coração do centro histórico.

No mesmo dia, às 19 horas, está previsto um concerto dos “Filhos da Madrugada”. Ao longo de todo o dia, estarão disponíveis vários foods trucks.

Ovibeja coloca em reflexão grandes temas da atualidade

A cerca de duas semanas da abertura da 39ª Ovibeja, são muitos os motivos para uma visita ao evento, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio.

Os colóquios, seminários e workshops são uma das áreas de grande interesse por parte de muitos visitantes, assim como de estudantes, técnicos, investigadores e público em geral. Ao longo de todo os dias da feira são muitos os temas em debate nos três auditórios disponíveis para o efeito: Auditório ACOS, Auditório da Expobeja e Auditório do NERBE.

A 27 de abril, dia de abertura do evento, os temas que vão ser colocados em cima da mesa são: “O Futuro do Regadio em Alqueva”, “Marcas e Inovação Agropecuária”, “Diálogos Sustentáveis”, “Alfarroba: oportunidades de investimento no Alentejo” e “Valorização de subprodutos da produção de amêndoa”. No dia 28, os temas lançados para reflexão são: “Comunicar o contributo ambiental e climático da Pecuária Extensiva”, “A produção de carne está alinhada com as exigências (atuais) do consumidor?” e ainda o “Encontro DGAV – Sanidade Animal – workshop perguntas e respostas” e uma “Ação de demonstração de um piloto tecnológico para a gestão da rega e fitossanidade em olival intensivo e superintensivo”.  

“Comunicar, um grande desafio para a agricultura” é o tema da 39ª edição da Ovibeja que vai ser colocado em debate pela organização do evento, no dia 29, a partir das 11h00, no Auditório ACOS. Neste dia vai ainda acontecer a reflexão sobre “MUDA_TT Comunic@ o teu território”, “Aeroporto de Beja – Construído e Pronto a Funcionar”, “Os Desafios da Comunicação da Agricultura no Digital”. No dia 30 vai estar em debate “A Nova PAC e o Setor Hortofrutícola”.  E no dia 1 de maio vão realizar-se dois colóquios: “A Transformação Digital no Setor Agrícola” e o “O Papel da Biorrefinaria num Alentejo em Mudança”.

A 39ª Ovibeja, com expositores de todas as áreas de atividade e em maior número que nos últimos anos devido à grande afluência de interessados em participar, integra uma vasta programação cultural com espetáculos de música popular, a atuação de tunas e, além da presença de grupos durante todos os dias da feira, inclui ainda o “Comboio do Cante”, no dia 29, que traz à Ovibeja várias centenas de cantadores. Destaque para os concertos que, no ambiente das famosas “ovinoites”, atraem sempre milhares de visitantes.

Outro dos grandes atrativos da feira são os animais, as provas hípicas, provas com cães, concursos e exposições de gado, um pavilhão inteiro dedicado a raças de ovinos, caprinos, suínos, bovinos. Os comes e bebes são outro dos grandes atrativos da feira com restaurantes de carnes de raças autóctones, restaurantes de pratos mais correntes e tasquinhas de bifanas, pregos, cachorros, sopas, entre muitas outras possibilidades que proporcionam uma pausa numa mesa de esplanada entre amigos e familiares. No âmbito da gastronomia, a organização da Ovibeja vai dinamizar uma campanha de consumo de carne de borrego, com receitas que podem ser apreciadas no Restaurante “Solar da Campaniça”.

O evento integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, cujas amostras vão ser apreciadas esta semana, a 13 e 14.  A entrega de prémios vai acontecer no dia 29 de abril, a partir das 13h00.

A Ovibeja é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Feira da Saúde é este fim de semana em Elvas

A segunda edição da Feira da Saúde decorre este fim de semana, dias 15 e 16, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas (CNT), numa organização da delegação distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

Trata-se de uma iniciativa que pretende, em conjunto com várias associações, promover workshops, bem como rastreios e ainda uma caminhada.

Associada a esta Feira estão as Jornadas da Saúde, que decorrem no auditório do CNT, durante a manhã de sábado, 16 de abril, em que o tema central é a Covid-19.

Sandra Carvalho, coordenadora da delegação distrital de Portalegre da SPEM esteve esta tarde de quarta-feira, 12 de abril, em entrevista na Rádio ELVAS onde explicou, em detalhe em que consiste esta iniciativa. A entrevista, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo:

Campanha da raiva em Borba a partir de dia 13

O Município de Borba vai iniciar a Campanha da Raiva de 2023 já esta quinta-feira, dia 13 de abril, pelas 16 horas, no quintal da Câmara Municipal, nas traseiras da GNR.

Vão ser praticados os preços seguintes: Vacina da Raiva dez euros, Microchip 2,5 euros e Boletim Sanitário um euro. A desparasitação é gratuita.

Esta campanha é só para cães. Pede-se aos detentores dos animais que se façam acompanhar do Cartão de Cidadão.

Trilho da Filhós decorre a 14 de maio em Cabrela

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, no dia 14 de maio, às 9 horas.

“Esta edição vai contar com duas provas, uma de 35km e outra de 65km” e com vários prémios para os ciclistas, nomeadamente, para “aqueles que se inscreverem até ao dia 14 de abril, que vão ter uma lembrança adicional”, explica Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela. “Esta prova de BTT também vai ter prémios por escalões que tem seguro e um prémio especial para a equipa que tiver o maior número de inscrições, que será um leitão”, acrescenta ainda Paula Martins.

O Trilho da Filhós para além dos prémios, segundo Paula Martins, vai ter almoço quer para os participantes como para os acompanhantes “com diferentes custos, ou seja, para aqueles que queiram participar e almoçar tem o custo de 18 euros, para aqueles que trouxerem acompanhante para o almoço tem o valor de dez euros e ainda para aqueles que queiram apenas participar, sem almoço, terá o custo de 12 euros”.

Os percursos vão ser na Rede Natura, com um grau de dificuldade “entre fácil e médio”, afirma a presidente da Junta de Freguesia.

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, dia 14 de maio, às 9 horas. As inscrições podem ser feitas a partir do site Apedalar.pt.

Insetos em destaque na rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Os insetos são um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdómen e a presença de seis pernas.

Na edição desta semana da rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, Hadi Sheikhnejad (na foto), investigador do laboratório, refere que decidiram dar destaque aos insetos no projeto ABC “para tentar desmistificar a ideia errada que muitas vezes se tem destes animais”.

Os insetos são o tema em destaque na edição desta semana da rubrica “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Sé de Portalegre reabre este mês após obras de 3,5 milhões

A Sé Catedral de Portalegre reabre portas no próximo dia 16 de abril, após um conjunto de obras, que resultam deum investimento de 3,5 milhões de euros.

A intervenção, iniciada em 2021, incidiu, entre outros, e para além do próprio edifício, nos claustros e nos espaços anexos. Os retábulos das capelas interiores da Sé e da Capela de São Tiago também foram alvo de trabalhos de conservação e restauro.

A reabertura será feita com uma eucaristia, pelas 18 horas, momento em que já será possível observar o “novo altar branco”, produzido com mármore de Estremoz.

Toda a intervenção foi financiada a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A contrapartida nacional foi assegurada pela Diocese de Portalegre e Castelo de Branco.

No seguimento das obras, a Câmara Municipal de Portalegre aproveitou para substituir os projetores do sistema de iluminação das fachadas, recorrendo à tecnologia LED, num investimento de 7.600 euros.

 

Até domingo restaurantes do Alto Alentejo destacam borrego na ementa

A Quinzena Gastronómica Terras do Borrego está a decorrer em 120 restaurantes dos 15 concelhos do Alto Alentejo, dando destaque a este produto endógeno da região.

De recordar que a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego surgiu o ano passado, no âmbito da afirmação da vila de Sousel como capital do borrego.

André Martins apresenta “Mandado de Captura” no sábado em Campo Maior

André Martins apresenta no sábado, dia 15 de abril, no Centro Cultural de Campo Maior, o espetáculo “Mandado de Captura”, pelas 21h30.

Trata-se do segundo solo de Stand Up do jovem humorista que, segundo diz, está “bem consolidado”, com os temas “a fluírem muito bem de uns para os outros”, e melhor que o seu primeiro espetáculo, “André do Karaté”.

André Martins promete uma noite “bem passada”, tendo em conta a experiência que já leva com este espetáculo em digressão e a resposta de outras plateias. “Acho que cumpre os requisitos de um espetáculo de stand up comedy, que era aquilo que eu ambicionava e que acho que estou a conseguir”, garante.

Neste seu mais recente espetáculo, André Martins fala sobre os segredos que algumas pessoas escondem, na importância de ter um seguro de vida e conta também como é que o seu pai foi capturado pela polícia e como isso o afetou ao longo dos anos. “Este espetáculo fala desta parte, que eu nunca tinha revelado, como é que aconteceu toda esta situação do meu pai. A maior parte das pessoas, e felizmente, não esteve nessa situação e eu explico, tim tim por tim tim, para que as pessoas compreendam porque é que eu falo disto, com piada. Passei muito tempo a esconder este mistério, este segredo que eu tinha, que só de há dois anos para cá é que eu conseguir expor isto em praça pública”, diz ainda.

“Mandado de Captura”, garante ainda o humorista, é “mais eficaz” que “André do Karaté”, assegurando que é “obcecado” pela quantidade de vezes que o público se ri ao longo dos seus espetáculos.

Os bilhetes para o espetáculo, com o custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline.

 

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um de dois segundos prémios do sorteio de ontem, 11 de abril, do Euromilhões, no valor de quase 270 mil euros, saiu em Portugal.

O terceiro prémio, de 12.600 euros, contemplou dez apostadores, três deles com aposta registada em território nacional. Já o quarto, de 1.190 euros, vai para 33 jogadores, um deles em Portugal.

Sem totalistas, o jackpot para o sorteio de sexta-feira, 14 de abril, “engorda” para 76 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 14, 16, 19 e 29 e as estrelas 2 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

Forte da Graça vê número de visitantes aumentar em abril

O Forte da Graça é um dos locais mais visitados em Elvas. O monumento, que tem uma grande representação histórica, recebe pessoas de todo o mundo, mas neste mês de abril, as visitas aumentam de forma considerável.

Vera Guelha, a responsável pelo forte, revela que, no mês de março, o forte recebeu “cerca de dois mil e quinhentos visitantes”, adiantando que “o mês de março é sempre um mês que as pessoas começam a fazer visitas, sobretudo visitas de estudo e excursões”.

O mês de abril já está a ser promissor, tendo tido cerca de 350 pessoas a visitar o forte na quarta-feira, 5 de abril. Vera Guelha afirma que, sendo “um mês que normalmente costumam a bater records”, devido à semana santa, altura em que esses números aumentam ainda mais, não só com visitantes nacionais, mas também internacionais.

O Forte da Graça costuma receber pessoas de todo o mundo, tanto “pela sua arquitetura, pelo conteúdo e pela representação histórica que teve, quer no nosso país, quer fora”, reforça a responsável pelo forte.

O Monumento é gratuito para as escolas; já para adultos, uma visita livre custa 5 euros. Também é possível marcar antecipadamente uma visita guiada, que tem o custo de 8 euros por adulto.