Ovibeja coloca em reflexão grandes temas da atualidade

A cerca de duas semanas da abertura da 39ª Ovibeja, são muitos os motivos para uma visita ao evento, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio.

Os colóquios, seminários e workshops são uma das áreas de grande interesse por parte de muitos visitantes, assim como de estudantes, técnicos, investigadores e público em geral. Ao longo de todo os dias da feira são muitos os temas em debate nos três auditórios disponíveis para o efeito: Auditório ACOS, Auditório da Expobeja e Auditório do NERBE.

A 27 de abril, dia de abertura do evento, os temas que vão ser colocados em cima da mesa são: “O Futuro do Regadio em Alqueva”, “Marcas e Inovação Agropecuária”, “Diálogos Sustentáveis”, “Alfarroba: oportunidades de investimento no Alentejo” e “Valorização de subprodutos da produção de amêndoa”. No dia 28, os temas lançados para reflexão são: “Comunicar o contributo ambiental e climático da Pecuária Extensiva”, “A produção de carne está alinhada com as exigências (atuais) do consumidor?” e ainda o “Encontro DGAV – Sanidade Animal – workshop perguntas e respostas” e uma “Ação de demonstração de um piloto tecnológico para a gestão da rega e fitossanidade em olival intensivo e superintensivo”.  

“Comunicar, um grande desafio para a agricultura” é o tema da 39ª edição da Ovibeja que vai ser colocado em debate pela organização do evento, no dia 29, a partir das 11h00, no Auditório ACOS. Neste dia vai ainda acontecer a reflexão sobre “MUDA_TT Comunic@ o teu território”, “Aeroporto de Beja – Construído e Pronto a Funcionar”, “Os Desafios da Comunicação da Agricultura no Digital”. No dia 30 vai estar em debate “A Nova PAC e o Setor Hortofrutícola”.  E no dia 1 de maio vão realizar-se dois colóquios: “A Transformação Digital no Setor Agrícola” e o “O Papel da Biorrefinaria num Alentejo em Mudança”.

A 39ª Ovibeja, com expositores de todas as áreas de atividade e em maior número que nos últimos anos devido à grande afluência de interessados em participar, integra uma vasta programação cultural com espetáculos de música popular, a atuação de tunas e, além da presença de grupos durante todos os dias da feira, inclui ainda o “Comboio do Cante”, no dia 29, que traz à Ovibeja várias centenas de cantadores. Destaque para os concertos que, no ambiente das famosas “ovinoites”, atraem sempre milhares de visitantes.

Outro dos grandes atrativos da feira são os animais, as provas hípicas, provas com cães, concursos e exposições de gado, um pavilhão inteiro dedicado a raças de ovinos, caprinos, suínos, bovinos. Os comes e bebes são outro dos grandes atrativos da feira com restaurantes de carnes de raças autóctones, restaurantes de pratos mais correntes e tasquinhas de bifanas, pregos, cachorros, sopas, entre muitas outras possibilidades que proporcionam uma pausa numa mesa de esplanada entre amigos e familiares. No âmbito da gastronomia, a organização da Ovibeja vai dinamizar uma campanha de consumo de carne de borrego, com receitas que podem ser apreciadas no Restaurante “Solar da Campaniça”.

O evento integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, cujas amostras vão ser apreciadas esta semana, a 13 e 14.  A entrega de prémios vai acontecer no dia 29 de abril, a partir das 13h00.

A Ovibeja é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.