Crianças de Elvas vão ser militares da GNR em Operação Stop contra os maus-tratos

Imagem ilustrativa (Câmara Municipal de Valença)

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas e o Destacamento Territorial de Elvas da GNR realizam esta quinta-feira, 13 de abril, uma Operação Stop dedicada aos Maus-Tratos, na Calçadinha, com a participação de crianças que vão estar fardadas a rigor e a parar o trânsito, para sensibilizar os condutores para a importância da prevenção da violência na infância.

Esta, segundo explica a presidente da CPCJ de Elvas, Raquel Guerra, é uma das iniciativas previstas na programação de abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

“Vão estar presentes crianças, que vão ser 15 agentes, e que vão ser acompanhadas por nós, CPCJ, e também por militares do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, que organizou esta ação connosco. Vamos sensibilizar os automobilistas: vamos pará-los e vamos sensibilizá-los de que não deve existir qualquer tipo de violência contra as crianças”, adianta Raquel Guerra.

No decorrer da atividade, as crianças vão ainda oferecer aos condutores laços azuis, marcadores de livros e folhetos alusivos à campanha de prevenção de maus tratos na infância, através dos quais se explicam, entre outros, como se devem sinalizar e a quem se deve recorrer.

“No fundo é esta a iniciativa, pela voz das próprias crianças, ou seja, ‘não nos maltratem, nós precisamos é de proteção’. É este o mote para arrancarmos com esta campanha no nosso concelho”, remata a responsável.

Esta Operação Stop Maus Tratos decorre entre as 10 e as 11 horas, na Calçadinha, na freguesia de São Brás e São Lourenço, em Elvas.